Um duvida sobre amplificadores

Autor Mensagem
eomer
Veterano
# abr/08


e ai galera, blz?

to com uma duvida aqui
tenho um ampli da warmmusic, um Basspro 15, com alto-falante de 15"
tava olhando alguns amplificadores de baixo, e notei que a maioria tem um duto normalmente na parte de tras
no caso do meu ampli, ele é totalmente fechado, e a unica saida de som é a parte frontal do amplificador.....

bom, pensei em pegar uma serra copo e abrir um duto na parte frontal do ampli.... mas fica a duvida
o som fica bom? qual é a real função desse "furo"?
alguem sabe me explicar?

valeu

jkdias
Veterano
# abr/08
· votar


eomer

a função é dar mais graves, assim como o furo na pele de resposta de um bumbo.
Se vc estiver sentindo falta de graves, pode ser uma boa idéia. Eu tinha um starblack 15 que tinha o duto e eu tampei, o grave tava excessivo.

denismonteiro
Veterano
# abr/08
· votar


não fure a sua caixa!
tem todo o skema de acústica, cálculo de volume, e ter um duto ou não influencia muito nisso!
portando tira o pé daí!

aeheuahiehihiuehaiuheaiuea

Krist Novoselic
Veterano
# abr/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Geralmente essa saida de ar é feita junto com o calculo do volume interno do caixa... se vc por um duto atras, vc teria q fechar a saida de ar da parte da frente e no minimo olhar outro cubo de tamanho parecido e por um duto igual..

jkdias

Se tapar o duto deve ainda ficar mais grave eu acredito. Eu acho que o duto atrás, assim como o furo na pele do bumbo, são para dar mais ataque no som e nao mais graves, mas não tenho certeza

jkdias
Veterano
# abr/08
· votar


Krist Novoselic
Se tapar o duto deve ainda ficar mais grave eu acredito..

Pode ser que dependa também do posicionamento, eu usava o cubo próximo a uma parede. O som que saía do duto e refletia na parede aumentava em muito os graves. Quando tapei o duto, o grave diminuiu bastante.

Mas o fabricante coloca esse duto para reforçar os graves, esse é o propósito.

Krist Novoselic
Veterano
# abr/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Esses supostos "graves exessivos" são na verdade uma ressonancia nos graves... Isso tb me acontece.... Em quantos fechados sempre acontece... Atrapalha um pouco, tapar o furo deve ter tirado essa ressonancia, mas vc tapou como?

DotCom
Veterano
# abr/08
· votar


O duto reforça os graves, caso isso esteja previsto no projeto da caixa isso é bem eficiente.

Ao abrir um furo sem nenhum critério, você pode deixar o som do seu cubo embolado, ou até com os graves "frouxos" (dummmmmmm dummmmmmmm sem nenhuma definição).

jkdias
Veterano
# abr/08
· votar


Krist Novoselic

Atrapalha um pouco, tapar o furo deve ter tirado essa ressonancia, mas vc tapou como?

hehe, enchi de panos velhos... mas tomei cuidado para não caírem dentro do cubo, usei somente a área do duto mesmo.

Krist Novoselic
Veterano
# abr/08
· votar


que gambiarra feiaaaaa.. uauhauh

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


valeu galera
na verdade eu num to sentindo falta de volume no meu ampli
pensei que caso eu fissese esse tudo liberaria mais volume
mas ja que num é pra isso que funciona o duto, vou tirar o pé rs

valeu demais pelas informações gente
vou é juntar dinheiro e comprar um Behringer ultrabass bxl3000
alguem ja testou esse ampli? ele da os 300 watts prometido mesmo?
ou é igual ao meu warmmusic que não da os 200 watts prometidos nunca
pra vcs terem uma ideia, os guitarrista da minha banda usam uma meteoro de 100 watts e outra de 160 watts. um com volume no 4(100 watts) e outro com volume no 3 (regulando com um pedal de volume na hora do solo)
eu to tendo que usar meu ampli no 7....

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


jkdias
ah seu zé gambiarra heheheh
cara, sabe aqueles tampões de colocar em boca de violão? pra tirar o HUUMMM excessivo quando toca com o violão plugado?
pq vc num coloca um treco daquele?

DotCom
Veterano
# abr/08
· votar


eomer
Ampli de baixo tem que ter beeeeeeem mais potência que ampli de guitarra pra dar a mesma sensação de volume.
100 w pra guitarra é um bocado de volume, mesmo sendo transistor.
160 então é pra derrubar o quarteirão.

Se você quer "bater de frente" com eles, procura isso aí mesmo... 300 w pra cima (aproveita e compre tampão de ouvido, você vai precisar!)

jkdias
Veterano
# abr/08
· votar


Krist Novoselic
que gambiarra feiaaaaa.. uauhauh

eomer
ah seu zé gambiarra heheheh

Gambiarra nada! O selviço ficou de primeira!

Usei somente panos de chão 100% algodão, um primor!


cara, sabe aqueles tampões de colocar em boca de violão? pra tirar o HUUMMM excessivo quando toca com o violão plugado?
pq vc num coloca um treco daquele?


já vendi o ampli hehe

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


DotCom
to quase vendendo a alma pra pegar um paredão da Harkter, com uns 400 watts por ai hehehe. nem preciso de tampão, ja sou meio surdo mesmo


jkdias
mas o algodão era egipcio?

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


eomer

Baixo é assim mesmo.. Nossos ouvidos captam médios com mais facilidade, portanto você precisa do triplo da potência pra compensar instrumentos como guitarra e teclados... Ou carburar nos médios =)

Existe também a questao da acustica que eu estava discutindo com o ABATANGERINA em outro tópico, a questao de ondas estacionárias, que é a onda da nota do baixo voltando (refletida numa parede) e anulando a si mesma.

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


Will Piasecki
póis é brother
me esclareceu finalmente a ação das ondas estacionarias
mas assim, acho que la na casa do meu batera num deve dar muita onda estacionaria, pq so tem uma angulo reto, mas o pedestal de uma das caixas de voz fica bem nesse ponto,
a sala tem 3 paredes + teto forradas com lã de vidro de 5 cm
a quarta parede é de tijolo a vista, sabe como é ne?? aqueles tijolinhos tipo casa de campo ? e tem duas janelas nessa parede que ficam abertas (se não ninguem aguento a catinga)
bom... vc acha que da muita onda estacionaria nesse caso?]

ah, tem uma armario de madeira do lado do meu ampli tb...

eu devo ta achando que o ampli ta fraco, mas ja me lembrei o pq, quando eu comecei a tocar com essa banda cada guitarrista usava um nitrous drive, daqueles de 30 watts hehehe, ai os caras apelaram e me fuderam.... vou ver esse behringer
alguem tem alguma referencia sobre o ultrabass?

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


eomer

Eu nao manjo mto dessas tais ondas, mas me parece que nao, pq eh um lugar aberto esse ae e talz...

Jah toquei no ultrabass (caboçote) achei um tesao, até pq tava ligado numa caixa ampeg, hauhuahuaauhauhauhauhahuau

jah ouvi ele ligado em outras caixas e achei um som honesto. É bom, só nao me surpreendeu como Ampeg =)

NESCAU
Veterano
# abr/08
· votar


não fure a sua caixa!
tem todo o skema de acústica, cálculo de volume, e ter um duto ou não influencia muito nisso!
portando tira o pé daí

eomer
Rapaz, siga os ensinamentos do mestre denismonteiro.

E digo mais, se a tua caixa nao tem duto é pq foi projetada pra ser assim, nao vai fazer cagada aí... (perdao pelo termo).

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


NESCAU
que isso meu brother, nada a ver o termo que vc usou, afinal, eu sou um dos que mais usa o termo "cagada" por aqui hehehehe

pois é cara, vou seguir os conselhos da galera toda mesmo, vai que eu cago o ampli que ja num é muito legal ehhehehehe

amanhã vou testar o BLX3000a, o problema vai ser arrumar 800 conto e ainda vender meu "verme musica"

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


"verme musica"

huahauauahauhauhahauauhuahuahuahu

denismonteiro
Veterano
# abr/08
· votar


NESCAU
mestre denismonteiro
aiheaiuheaiuheaihea
pqp, olha só qq eu tenho que ler!!!!

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


Will Piasecki
uai veio, mas num é? WARM MUSIC.... verme musica em portugues uai heheheh
o nome da empresa traduz bem a qualidade do ampli....

sabe quando alguem fala assim : " num compra" ai vc fala assim : ah veio nada a ver, eu gradei dele, vermelinho e tal...

me fudi

denismonteiro
que isso cara, foi so um elogio da parte do mano nescau heheheheh

jkdias
Veterano
# abr/08
· votar


eomer
amanhã vou testar o BLX3000a, o problema vai ser arrumar 800 conto e ainda vender meu "verme musica"

esse BXL3000a é head ou cubo?

Se for head dá uma olhada no hartke ha2500... eu comprei um há dois meses por 920, novo, parcelado em 12x s/juros.
Se for cubo, a galera tá comprando hartke A70, pagando em torno de 1000 conto...

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


eomer
uai veio, mas num é? WARM MUSIC.... verme musica em portugues uai heheheh

"Warm" eh morno, "worm" eh verme, minhoca...

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


eomer

Eu nao posso falar muito que eu tenho um Meteoro QX 200... Dá uma trabalheira do caramba pra timbrar (tanto que agora to investindo em pedais pra isso) e tambem nao é lá muito de "empurrar" o ar quando tem que dar os graves... =/

mas o "verme musica" foi otima!!

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
kkkk caleu pela correção alex
mas vamos fingir que é verme mesmo, se não perde a graça da piada rs

jkdias
cara, é o cubo, mas o A70 são 70 watts ne, ai pra mim num da
com 200 watts eu to sofrendo pra acompanhar os dois guitarristas da minha banda, com os amplis de 100 e 160 watts
fora o tecladista cque vai pegar um warm music de 300 watts pro teclado
o vocal com 200 watts
e o baterista socando a mão sem dó

Will Piasecki
foi la testar o bxl hoje
show de bola o brinquedinho, faz barulho pra caramba, fora o canal com distorção

ai gente, to vendendo a alma, baratinho, se alguem interessar
é por um bom motivo... ampli novo hehehe

Krist Novoselic
Veterano
# abr/08
· votar


Deu vontade de rir com essa... uhauhah "vendendo a alma baratinho"Mas se eu fosse você eu correria equanto não aparece um evangélico por aqui e te da uma "coça" de sermões.

" Não diga isso meu amigo... o satanás vai se apossar de sua alma" uauhahuahuauhUHAhuhuhuHUhuAUHA

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


Krist Novoselic
aleluia irmão hehehe

pensando bem cara, melhor nem zuar com isso pra não ofender os baixistas evangelicos do forum
afinal não é meu intuito ofender ninguem, ainda mais se os brothers evangelicos forem baixistas ne

mas ja arrumei um esquema, vou vender meu verme musica pro tecladista da minha banda, ja que ele insiste em dizer que serve pro teclado dele
os dois saem lucrando, eu que me livro daquilo, e ele que ta afim de pegar um ampli, e consegue um por menos de 1000 reais hehehe

alguem mais aqui ja tocou ensse cubo BXL3000a?

Krist Novoselic
Veterano
# abr/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


O cara vai levar uma pernada comprando um warm music. Eu já testei esse behringer, mesmo q só na loja, mais ja deu pra perceber q é muito bom. Eu tenho um Hartke kickback 15, que é um bom cubo, tiro um som muito bom dele, porém vejo que ele não tem nenhuma vantagem sobre o behringer, o preço mais alto do hartke é apenas por marca. Só que eu optaria pelo falando de papel, eu mesmo mandei tirar o cone de aluminio do hartke e fazer um de papel, ficou bem melhor. Os cones de aluminio não são ruin, o lance é que, pra uma caixa com apenas 1 auto falante, ele sendo de aluminio não fica legal, falta aquele som natural. Fica muito bom se vc tiver uma caixa com 1 falante de 18 polegadas de papelão e outra caixa com 4 de 10 em aluminio, é igual se vc estivesse tocando com um PA todinho de retorno, vc sente os golpes dos subgraves no peito... uaeuhuae

eomer
Veterano
# abr/08
· votar


Krist Novoselic
cara, ai nos temos um problema grave aqui em bh.... ou seria um problema de graves hehehe

num sei como é ai em colatina, mas aqui vc sempre acha as mesmas coisas em todas as lojas, falta opção demais
eu so achei esse ampli da behringer pra comprar em duas lojas aqui em BH, e ambas so tinham com o alto-falante de aluminio (que os caras da loja sismam de falar que é de titanio)

mas eu tb tenho preferencia tb pelo falante de papelão ou borracha.... tinha curiosidade de ouvir o som daquela falante hibrido da hartke, mas aqui em BH num vi em lugar nenhum

vou olhar com os caras da loja se eles trazem pra mim o com falante de papel


quanto ao tecladista cara... nem vai tomar pernada rs..... quer dizer... so um tiquim ne.... mas o que rola é que ele vai usar o ampli no estudio, mas em shows pequeno que a gente tiver que levar o equipo, ele quer usar o ampli ligado em linha com a mesa pra dar aquele reforço leve.... entrão essa potencia pra ele ta tranquilo... eu fico com medo é de mandar meu ampli pro espaço, pq o baixo em algumas musicas que a gente toca temq ue sobresair sobre as guitarras, e o teclado faz arranjo o tempo todo, forrando a musica.... so tem uma musica com solo de teclado...
acho que da pra aguentar ne?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um duvida sobre amplificadores