Dúvidas sobre amplificadores

    Autor Mensagem
    Lipe Tavares
    Veterano
    # jan/06


    Olá amigos,

    Estou me programando para pegar um bom amplificador em breve. Depois de muito pesquisar e ouvir conselhos, decidi que vou ficar com algo da Hartke.

    Preciso de um amplificador que segure a onda legal em pequenos pubs e bares, sendo ele o meu retorno e o som de frente (sem passar por P.A), além de shows de porte médio, com palcos maiores, onde ele servirá apenas como meu monitor.

    Estava quase decidido a pegar um Kickback 15, com 120w de potência, custando cerca de R$ 2.100. Mas estou na dúvida, já que com R$ 2.500 eu posso pegar um pequeno set: cabeçote HA 2500 (250W) e uma caixa VX115 (300W). O maior problema da segunda opção é a dificuldade de transporte, dado o tamanho da caixa.

    Eu não me preocupo com o peso da caixa, o problema é saber se conseguirei levá-la no meu carro aos locais de show. Não tenho noção do espaço que ela ocupa. Se possível, gostaria de contar com vocês para me ajudar nos seguintes questionamentos:

    1. Será que consigo transportar a caixa VX115 num fiat uno?

    2. Para as minhas apresentações, irei usar 150W, em raros casos precisarei mais do que isso. Há problemas de usar uma caixa com potência de 300W junto de um cabeçote de 250 W (que é o set que estou de olho)?

    3. O meu baixo é um deOliveira com captadores jazz bass da seymour duncan. Será que o meu som não ficará com excesso de graves pelo fato de eu só usar a caixa com falante de 15", não contando com o auxílio da tradicional com 4 x 10" para atenuar com as outras freqüências? Ou posso compensar a falta da caixa com 4 x 10" usando o equalizador de bandas do cabeçote?

    Desculpas pela extensão do tópico, mas estou mesmo precisando desses esclarecimentos.

    Desde já, muito obrigado pela atenção.

    Lipe Tavares.
    www.seuze.net

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Lipe Tavares
    Cara, aconselho firmemente a compra do cabeçote e da caixa de 1X15 (depois vc poderá comprar mais uma de 2X10). Não haverá problemas de transporte, pois possuo um Gol antigo e levava nele meu Meteoro 400MB e minha caixa de fabricação própria 1X15 e 1X8, e várias outras coisas.
    Abç

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Lipe Tavares
    Eu gosto mais de usar a caixa 1x15" do que a caixa 4x10". Acho que o som fica mais legal.
    Tenho um pálio e a 1 cx cabe. Como quase nunca uso só uma cx, a solução é abaixar o bando traseiro e colocar o baixo, as tralhas, o cabeçote e as 2 cx atrás.

    Ainda vou comprar uma Blazer... acho que caberia sem baixar o banco.

    Flávio Lira
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Recomendo muito mais o cabeçote.

    Pesquise o cabeçote Behringer BX4500H, tenho um e acho excelente.

    Antes do Behringer tive um Kickback 15", e achei muito fraco, na minha opinião 120W realmente não são suficiente pra segurar palcos um pouco maiores ou mesmo ensaios.

    Lipe Tavares
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Lipe Tavares
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Maurício_Expressão
    Flávio Lira

    Muito obrigado pelas informações, meus amigos. Grande ajuda a de vocês!

    Lipe Tavares
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Maurício_Expressão
    Flávio Lira

    Muito obrigado pelas informações amigos. Com certeza elas serão muito importantes na hora de eu comprar o meu equipamento. Eu só teria mais duas dúvidas.

    1. Há algum problema de se usar um cabeçote com potência diferente da caixa?
    No meu caso, estou de um olho num set com um cabeçote de 250W (http://www.samsontech.com/products/productpage.cfm?prodID=1794&brandI D=3) e uma caixa com 300W de potência (http://www.samsontech.com/products/productpage.cfm?prodID=1794&brandI D=3).

    2. O que significa, de maneira prática, dizer que um cabeçote tem potência de 250W à 4 Ohms e de 180W à 8 Ohms?

    Muito obrigado,

    Lipe Tavares.
    www.seuze.net

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Lipe Tavares
    Cara, não há problema, na verdade é recomendável que a caixa tenha potência bem superior ao amp (no mínimo 50%).
    No caso da impedância, o amp "entregará" a potência determinada para a impedância da caixa: Se seu amp tem potência de 250WRMS em 4 Ohms, ele "entregará" esta potência a uma caixa com essa impedância (4 Ohms), se a caixa tiver 8 Ohms, a potância "entregue" será 180WRMS. Como vc pode perceber, a potência dependerá da resistência da caixa (expressa em Ohms). Quanto menor o valôr da resistência, maior será a potência entregue. MAS ATENÇÃO: Jamais use uma caixa de impedância inferior ao mínimo recomendado pelo fabricante do amp, pois ele queimará na hora. O ideal é sempre trabalhar com folga - Se o mínimo permitido para o amp é 4 Ohms, o ideal é trabalhar com uma caixa de 8 Ohms, a "queda" de potência é compensada pela maior durabilidade do amplificador.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre amplificadores