O que eu preciso?(compondo)

    Autor Mensagem
    LetalHell
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: LetalHell


    Tava cá pensando com meus botões e queria saber o que é preciso parar compor uma musica? Porque eu tiros as musicas das bandas que eu gosto com facilidade até, nunca fiquei mais de 2 dias em cima de 1 só musica pra tentar masterizar ela, porem acho que preciso de algo mais própio ...
    Quando to tocando baixo só pra descontrair me vem vários ritmos porem não sei como aproveita-los, dai la vai minha duvidas
    Sobre escalas.Que tipo de escalas usar para que tipos de musicas? li aqui pelo fórum que existem escalas para cada tipo de som, quando quer um som mais triste, um som mais alegre e por ai vai, porem quais são essas escalas, alguem tem uma lista de que tipo de som cada escala indica...Outra coisa, pretendo tocar rock, heavy e Folk Metal, que escalas são básicas para se aprender pra tocar esses tipos de musicas?
    Isso ae qualquer duvida que surgir apareço aqui

    EDIT: tava olhando umas tabs aqui do gp é vi em varias delas q eles usavam escalas Be-Bop em Lá Sol e Do, que tipo de escala é essa?

    vitorzanoni
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    procure por modos gregos, intervalos, escalas poentatônicas(maior, menor, dominante, alterada, Blues...), acordes e arpejos.

    com isso vc faz tudo cara..num vo postar td aki pq é mta coisa..mas da uma pesquisada nisso
    modos gregos: são esses sons tristes, alegres, sombrio e bla bla bla
    arpejos é o som de um acorde so q digitado no braço do contrabaixo como se fosse uma tab..


    na minha opinião cara não existe essa de "o q eu preciso pra tocar isso"..pra mim ou vc sabe ou vc não sabe..
    um bom baixista de rock, se vc der um baixo pra ele tocar jazz ele toca! ex: Robert Trujillo - Mettalica --->essa cara esteve num festival de jazz aí e arregassou no bass de 6 cordas Oo

    resumindo..vc tem q saber tocar todos os estilos...principalmente aqueles q o contrabaixo tem grande importancia na musica -- jazz, blues, funk, gospel, black, o Rock tbem, entre outros aí..
    por incrivel q pareça, quanto mais vc se dedica, estudando todos os estilos e não só o q vc gosta,,
    isto acaba influenciando mto no estilo q vc curte em relação de precisão, tecnica, CRIATIVIDADE e tudo mais

    Krist Novoselic
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Vou tentar te dar uma ideia, nem sei se consigo explicar.. Eu não sabia q tinha capacidade q criar minhas proprias musicas e bem feitas ainda, até começar realmente fazer isso... Não se preocupe se vc tenta começar compor algo sozinho e não consegue... As ideias fluem justamente quando vc está tocando em conjunto... é assim q se consegue fazer boas composições....Digo, no caso, vc estando ensaiando mesmo, junto com todos os outros instrumentos, as ideias vem aos montes, vc tem em que se basear.

    E além do mais, vc vai pegando o jeito de acordo com que vc vai compondo mais coisas.. O segredo é vc ter uma banda com pessoas q toquem bem, que já tenham experiencia de varios anos de instrumento, ou que sejam no mínimo criativos e ensaiar sempre.. O mais importante é a experiencia, oq vc ta perguntando ai sobre teorias é o de menos,se vc sabe tudo isso tb, tudo bem, pode ser legal, mas oq estou querendo dizer é que por exemplo: Eu não tenho noção nenhuma da parte teórica e não tenho nenhuma difuculdade pra criar minhas linhas de baixo e de usar escalas... Vc acaba aprendendo tudo isso meio que " sem querer" procurando ouvir varias bandas e tirando musicas deles...

    Sobre a questão de estilo; não tem muito essa, pq na musica não existe essas grandes separações......Se vc reparar bem no fundo tudo tem um padrão... e as pequenas diferenças fazem o som ficar interessante. Se vc vai tocar em uma banda de blues, q os caras tudo tem noção, e vc apesar de ser um bom musico, saber compor legal, vc nunca tocou esse estilo.... não vejo problema nenhum nisso, o som acaba ficando melhor. Isso pq o cara q tem boa noção simplismente vai "ver" oq o som ta pedindo e fazer do jeito que acha melhor, ele não vai tocar algo que não se encaixe bem com o resto dos instrumentos(esse é ate meu caso, eu não ouvia o som q eu faço, hoje em dia passei a ouvir bastante coisas semelhantes)...É claro q se vc coloca um cara q nao sabe tocar direito ai fica um merda....

    jkdias
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LetalHell

    é igual escrever livros cara, o primeiro sai uma bosta, mas depois vai melhorando.
    Tenho um DVD documentário do Djavan em que ele se nega a cantar a primeira música que compôs, disse que ela é horrível.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LetalHell


    Você tem banda cover? Está aprendendo tocar? Toca só por diversão? Bem, não sei oq vc faz, mas aconselharia fomar uma banda mesmo q só por diversão, ou q comece a tentar compor junto com alguem, com um guitarrista, algo assim pra vc desenvolver isso que vc quer..

    Rafaew
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LetalHell

    A tabela abaixo resume os modos com suas principais características:

    Grau
    Nome
    Tipo (Acorde) - Ver lição V
    Característica Sonora

    I
    Jônico (=Jônio)
    Maior
    Imponente, majestoso, alegre.

    III
    Frígio
    Menor
    "Dark", "down" - "Heavy metal"

    IV
    Lídeo
    Maior
    Suave, doce.

    V
    Mixolídeo
    Maior
    Levemente triste - Blues e rock

    VI
    Eólio
    Menor
    Escala Menor Natural - Uso geral

    VII
    Lócrio
    Menor
    Exótico, meio oriental.

    Eh mais ou menos isso!

    LetalHell
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Valeu ai galera, era isso que eu estava querendo, vou começar a estudar todos esses modos e escalas e ver no que da

    Fredilson
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eu sigo +- o que o Krist Novoselic falou... eu primeiro pego a base da musica, só tonicas e tal... e ai nos ensaios vou criando a linha em cima disso, uns 3 ensaios depois a linha já tem vida propria...

    LucasLermen
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eu faço o mesmo que o Fredilson e o
    Krist Novoselic fazem... E sempre consigo fazer linhas legais assim.

    LetalHell
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ae galera, tirei umas pentatônicas aqui só que agora não sei como usa-la...alguem ajuda? =P

    LetalHell
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: LetalHell
    · votar


    Avaliem meu primeiro riff
    http://rapidshare.com/files/104756866/track__1_by_letalhell_.mid.html

    fiz usando a pentatonica maior de MI

    Will Piasecki
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LetalHell

    Pequeno, aumente ele pra dar uma ideia melhor do contexto que ele esta inserido =)

    LetalHell
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    http://rapidshare.com/files/104991184/Track__1_by_letalhell__v2.0.mid. html

    continuação...ta faltando uma guita neh =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que eu preciso?(compondo)