compondo com o baixo?

    Autor Mensagem
    Volzinhofulero
    Membro Novato
    # mai/15


    Olá, eu ouço muito engenheiros do hawaii (formação GLM), e gostaria de entender a forma de como o baixo se encaixa na musica daquele jeito, ele se encaixa na composição depois que tiram os acordes da musica? faz o baixo separado e mete uma letra por cima? ou bota o baixo pra acompanhar a melodia da letra?

    Eu penso que o humberto faz a a letra, melodia e depois bota o baixo em cima dessa melodia.. mas gostaria de entender direito de como fazer assim, as musicas parecem não pertencer a acordes, tanto que se tentar tocar no violão fica estranho...para quem não conheçe engenheiros, o baixo é tipo de rush (solado), não é apenas a tonica marcando um tempo

    A música ''quem tem pressão não se interessa'' por exemplo, não tem guitarra, é só baixo e bateria, gostaria de ter uma noção de como criar linhas desse jeito, se puderem explicar agradeço

    LeandroP
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    as musicas parecem não pertencer a acordes,

    Não sei o que você quer dizer com essa frase, mas lhe digo que se quer aprender essas linhas, estude harmonia. Não sem antes ter um bom conhecimento de teoria elementar, como análise intervalos, formação das escalas, harmonização de escalas (campo harmônico). Pelo o que eu conheço de Engenheiros do Hawaii, o baixo está sempre dentro do contexto, sempre soa inside.

    kiki
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    Volzinhofulero
    as musicas parecem não pertencer a acordes, tanto que se tentar tocar no violão fica estranho...
    eu só toco umas quatro musicas do engenheiros no violão, mas pra mim todas soam ok.

    não tem nada de esotérico, é um grupo de pop rock como outro qualquer da época, a musica está apoiada em acordes normais.

    a questão apenas acho que é que como o cara é um ótimo baixista, ele faz linhas menos óbvias, então soa diferente, e acho que voce tá sentindo falta desse baixo ao tocar só os acordes no violão.

    para quem não conheçe engenheiros, o baixo é tipo de rush (solado), não é apenas a tonica marcando um tempo
    sim. o paul maccartney também começou a fazer isso mais no final da carreira (penny lane, something). nesse caso muitas vezes ele gravava o baixo depois de todo o resto, pra poder "costurar" uma melodia paralela. mas isso nao significa que ele não esteja estritamente dentro de uma harmonia tradicional. ele apenas não se limita à tonica-terça-quinta.
    isso é o que o paul faz, acredito que toda essa galera ampliou essa porta que ele abriu.

    Volzinhofulero
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    o baixo não pertencer a acordes, eu quero dizer que por exemplo, ele pega um tom e vai tipo improvisando sobre esse tom com o baixo, não necessariamente tem acordes, ele não ''improvisa'' sobre os acordes, ele pega a escala do tom e ''improvisa'', nesse caso não parece ter acordes e sim apenas o baixo solando

    o que o kiki quis dizer ''a questão apenas acho que é que como o cara é um ótimo baixista, ele faz linhas menos óbvias, então soa diferente, e acho que voce tá sentindo falta desse baixo ao tocar só os acordes no violão.'' pode ser mesmo isso

    o album a revolta dos dandis foi gravado originalmente só com baixo e bateria, depois arrumaram um guitarrista e ele colocou uma guitarra nas musicas, porém na musica ''quem tem pressa não se interessa'' não colocaram guitarra

    eu gostaria apenas de entender como fazer essa combinação do baixo pra acompanhar a voz por exemplo, você cantando e botando o baixo pra lhe acompanhar, sem nenhum outro instrumento, só você e o baixo, o que é necessario aprender?

    tentando tocar ''guardas da fronteira'' é a mesma coisa, fica estranho tocando no violão com os acordes, queria saber o processo de composição do baixo assim...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Volzinhofulero
    eu gostaria apenas de entender como fazer essa combinação do baixo pra acompanhar a voz por exemplo
    Cara, basta o baixo proporcionar a linha melódica (junto com a rítmica, que é uma associação com a bateria). É uma forma de tocar o baixo.
    Geddy Lee SEMPRE fez isso, e o baixista em questão o imita (Vá escutar RUSH, que é o "top do top", e não Engenheiros, que é a imitação)
    Ademais, TODAS as notas "isoladas" tocadas no baixo podem ser "harmonicamente ampliadas" para acordes, e, dependendo da "intenção" que se quer passar, maiores ou menores (para simplificar).
    Isso é uma parte de algo que vc devería estudar: Harmonia Funcional.
    Abçs

    Volzinhofulero
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Geddy Lee SEMPRE fez isso, e o baixista em questão o imita (Vá escutar RUSH, que é o "top do top", e não Engenheiros, que é a imitação)

    eu sei que o geddy lee sempre fez isso, mas desculpe, eu prefiro a tal imitação, já ouvi rush e não me atraiu tanto quanto engenheiros, tanto disse que a llnha de baixo é tipo rush no inicio do tópico

    Isso é uma parte de algo que vc devería estudar: Harmonia Funcional.
    Abçs

    Obrigado, irei ver sobre isso já

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a compondo com o baixo?