baixistas compondo

    Autor Mensagem
    thebassx
    Veterano
    # mai/05


    boa tarde galera!
    gostaria que os mais experientes me auxiliassem:
    eu nao toco nenhum instrumento harmônico, na verdade já tentei sax, bateria (nunca, violao, teclado, etc.. porque nunca me chamou a atenção) mas me encontrei mesmo no baixo. o fato é que ultimamente eu tenho ideias pra musicas (letras, melodia) pra passar pra minha banda, mas nao sei como vou mostrar para os outros integrantes. sempre vejo em encartes de cds musicas compostas pelos baixistas, mas provavelmente eles nao sao soh baixistas e tocam algum instrumento harmonico, geralmente violao e guitarra (aliás, são poucos os baixistas q começaram no baixo, não eh? ) será q se eu nao aprender a tocar algum outro instrumento nunca vou ter uma musica feita soh por mim? obrigado e desculpem se eu falei alguma asneira.

    loudenvier
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: loudenvier
    · votar


    Cara, eu estou começando no baixo tb, e na música como um todo... Fiz minha primeira música quando toquei uma linha de baixo que gostei... É uma linha melódica legal, em F menor... Pronto, fiz a guitarra de acompanhamento na nota base de cada parte da linha de baixo... Ficou legal!!!!

    Peguei e coloquei bateria (estou usando o Guitar Pro)... Ficou super legal!

    Depois disso pensei, preciso de um lead de guitarra pra arrematar... Pronto, fui experimentando (no Guitar pro mesmo, pq na guitarra sou um zero à esquerda) e cheguei em 2 versões maneiras pra música...

    Só tive que prestar atenção que estava em F menor... Como eu sou iniciante, simplesmente não usei qualquer nota fora da escala de F menor.. E tentei ficar nas quintas, terças e oitavas da linha de baixo em cada parte da música... O resultado me agradou muito...

    Eu não tenho banda, por isso recorri ao Guitar Pro e à minha criatividade (ou sorte)...

    Se vc tem uma banda, apresente a linha de baixo, e a guitarra base (que pode ser baseada nas notas base da linha do baixo)... Converse com o guitarrista, que ele pode, em contribuição com vc, escrever o lead, ou mudar a base... Com o tempo acho que a gente consegue desenvolver essa experiência pra compor a harmonia tb...

    E além disso há teoria de harmonização, que vc pode procurar aprender estudando teoria musical, e exercitar e desenvolver isto na prática.

    luks dexcart
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu jah fiz 6 musikas pra minha banda primeiro eu faço na guitarra..dpois eu gravo e crio as linhas de baixo

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    thebassx: da uma olhada num baixista chamado Mike Dimin. o site dele é http://www.michaeldimin.com/ . ele toca o baixo com instrumento solo quase totalemente harmônico. ele escreveu um livro também sobre vozes de acorde no baixo bem bom cara. eu toco um arranjo de um standard de jazz dele que é muito bonito. da um bizú no site dele que tu vai achar coisas interessantes ali.

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    cara....eu crio as linhas de baixo antes nas minhas composiçoes (minhas comoposiçoes valorizammm mtooooo o baixo, eu acho isso importante pois eh uma formula naum mtoo usada no mundo pop e eh o q eu curto e tbm porque eu qro mostrar pras pessoas q o baixo naum eh um instrumento secundario)
    bom entaum...eu componho no baixo....depois eu passo no guitar pro e vou acrescentando os outros instrumentos....tipo a bateria eu msmo faço pq eu tenho umas noçoes msmo nunca tendo tokdo....jah a guitarra eu decho um esboço e mando para o guitarrista fazer algo mais elaborado em cima......o unico problema eh compor letras...tenho mtooo dificuldade

    rfasioli
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Qndo eu componho uma música, eu penso em alguma coisa e toco no instrumento que pensei... às vezes componho no baixo mesmo, outras vezes na guitarra, violão ou teclado... Depende da inspiração...
    Mas geralmente eu faço o baixo p/ a música, ao contrário do Steve Harris eh o cara, em algumas eu valorizo mais o baixo, mas nem sempre...

    robgd
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    eu crio as musicas no violao depois jogo pro baixo

    NESCAU
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    apesar de tocar um pouco de violao, eu crio tudo no baixo, guitarra e arranjos de bateria inclusive, ai no ensaio, mostro a gravaçao e eu e a galera vamos aperfeiçoando o esqueleto.

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Na minha banda sou eu quem compões o Baixo, a Guitarra Base, a Guitarra Solo e o Teclado. Eu sou o único lá quem conhece Harmonia...

    loudenvier
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Aí, Steve Harris eh o cara, vc faz a mesma coisa que eu fiz na minha 1a música... Legal ver que tem mais gente que faz parecido...

    O Guitar Pro é foda pra isso.. Experimentar fica fácil... E vc ainda pode "se inspirar" (CTRL+C + CTRL+V eheh) numas linhas de batera do Neil Peart (hehe) pra deixar seu baterista louco depois tentando tocar... hahaha

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    loudenvier

    eh o mais pratico neh cara! hehe pelo menos pra minha banda q tm pocos ensaios ai acaba sobrando poco tempo pra compor em grupo

    mas com certeza a melhor formula pra compor uma musica eh juntar a banda inteira, cada um traz algum esboço d alguma coisa e depois fikr tokndo 4 hras seguidas....qndo agnt faz isso sai mtaaa composiçao loca e mto bem trabalhada em todos os instrumentos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a baixistas compondo