Enquete primordial: Timbre clássico ou moderno?

Autor Mensagem
fabricio 12
Veterano
# mar/08


Fala galera, tudo ok.

Já estou pra fazer essa enquete faz tempo, mas aí vem ela. Postem aqui qual é o seu timbre, se é clássico (Fender, Music Man, Rickenbacker e similares) ou moderno (Warwick, Yamaha, Tobias e similares) e porque dessa escolha. Eu sei que tem pessoas que gostam dos dois e têm baixos nas duas linhas, mas o seu gosto pessoal tenderia pra qual? Não se esqueça que explicar o pq é fundamental, e além disso existe a velha máxima: gosto não se discute e nehum é melhor que o outro.

Eu já escolho o meu e sem dúvida é Moderno pois sou fissurado pelo som limpo, grave e aveludado e sempre com 5 cordas, eu me encontrei apaixonado pelo baixo na primeira vez que eu ouvi um WW Corvette ao vivo!!! Outro que me fez apaixonar foi um Yamaha Trb 1005, som de louco. Toco com um Jazz Bass na Igreja, mas nem orando muito ele me dá o prazer de tocar que o meu Cort B5 (moderno) dá.

Galera aguardo opiniões.
Abçs.

TugaBass
Veterano
# mar/08
· votar


Para mim não é facil dar uma opinião concreta sobre timbres. Gosto de vários timbres caracteristicos da marca de baixo em questão e isso serve-me para usar o baixo indicado para o tipo de música que vou tocar em dado espectáculo... o único baixo com que eu consigo fabricar o timbre que quero é o Status. Todos os outros são muito fieis à marca de fabrico.

Para mim é mais facil dizer, por exemplo, que não gosto da Warwick, embora reconheça que é muito bom, mas não faz bem o meu género e deve mesmo ser o único.

Abraço.

ClaudioBass
Veterano
# mar/08
· votar


fabricio 12

Eu gosto do timbre do Pastorius, tenho um Fender JB-83 que me dá exatamente aquele som, grave carregado nos médios. Não toco em contrabaixo com mais de 4 cordas, não gosto. Todos os instrumentos que tenho são de 4 cordas!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

denismonteiro
Veterano
# mar/08
· votar


e timbres clássicos-modernos?
aehaiuheaiuheaiuea
o fender do marcus miller tem um timbre único, que mistura a sonoridade JB com uma cara mais moderna...
:P
mas confesso que gosto muito de abaixar todo o volume do captador da ponte e deixar no modo passivo, fica outro timbre total! com cara de PB!

marcioazzarini
Veterano
# mar/08
· votar


fabricio 12

Cada hora gosto de um timbre diferente... Cada musica pede um timbre diferente... Então, pra não ter essa dúvida, tenho sempre as 2 opções sempre à mão... hehehehe

Ja aconteceu comigo de levar meu JB num show, e na hora curtir tanto o timbre dele, que, o q era pra ser utilizado em 4 ou 5 musicas, ficou sendo utilizado como baixo principal... O contrário tbm ja aconteceu, de fazer o show todo com o SR885... Vai da inspiração do dia... hehehehe

Abraços

jkdias
Veterano
# mar/08
· votar


fabricio 12

caraca velho, dúvida cruel hein...

tem q ter os dois, é igual um GT500 e uma 360 Spyder...

Mas se tivesse q escolher apenas um, acho q ficaria com o clássico.

NESCAU
Veterano
# mar/08
· votar


eu acho o timbre do MM mais moderno que clássico, mas enfim, prefiro os modernos, até o meu PB é modificado pra seguir essa linha.

fabricio 12
Veterano
# mar/08
· votar


NESCAU

Concordo contigo ele é o mais "moderno" dos "clássicos" e seria o primeiro que eu compraria nessa linha, e é claro ... de 5 cordas.

Abç.

LucasLermen
Veterano
# mar/08
· votar


O timbre de um Fender Precision com captação Seymour Duncan Quarter Pound SPB-3 é imbatível na minha opinião... Masss, gosto é gosto neh?

NESCAU
Veterano
# mar/08
· votar


O timbre de um Fender Precision com captação Seymour Duncan Quarter Pound SPB-3 é imbatível na minha opinião...
é exatamene assim que é o meu Pb! fica beeeem modernao!

LucasLermen
Veterano
# mar/08
· votar


NESCAU
Cara... a minha captação ta pra chegar, encomendei... Vou colocar no meu Precision Standard (Mexicano) ...
Vai ficar nervoso né?

Saito
Veterano
# mar/08
· votar


Eu sigo a linha do marcioazzarini, depende da música mas, principalmente, da inspiração na hora.
Eu tenho 2 baixos, um Jazz Bass e um SR500. Um completamente diferente do outro.
Os próximos da wish list são seguindo os mesmos princípios, um moderno (WW) e um classico (MM). Depois desses ainda virão alguns clássicos como um Jazz Bass '78 e um Precision. Então se fosse pra ficar só com uma opção, acho que ficaria com o clássico.
Abçs

THE BASSMAN
Veterano
# mar/08
· votar


Tb sou da opinião do Marcio e do Saito, tenho usn baixos com som mais vintage e uns mais modernos. engraçado q percebi q algumas musicas q toco sempre com os classicos, ( fender pbass e Sx jazz bass) ficaram muito legais com um condor xb 25 e um washburn xb 500.....e vice versa ....
então posso dizer q sou meio de lua, uma coisa q acho bacana demais, é ao invés de ter um baixo com trocentos timbres, ( o que chamam de versatilidade) prefiro ter cada baixo com sua caracteristca...e assim..ter varios baixos auhauhuah
To fechando negocio com um Olp mm3, 5 cordas agora, vou experimentar... nunca tive nada nesse esquema, se achar q vale a pena ..turbinarei-o-o.

vitorzanoni
Veterano
# mar/08 · Editado por: vitorzanoni
· votar


TUDO DEPENDE
principalmente da sua inspiração na hora, como disse o Saito!

Oo

mas gosto mesmo
do som moderno
graves limpos e bem definidos...
não gosto de som ardido ou muito estalado em nem daquele grave muito encorpado roco!pesado d+

Maurício_Expressão
Veterano
# mar/08
· votar


Clássico. Por que? Por que até hoje só toquei em instrumentos clássicos. Tenho 3 Jazz Bass (1976, 1983 e 1995).
Mas já estou pensando em comprar um WW Thumb de 5 cordas ativo.
Afinal um dia preciso aprender a tocar num baixo de 5 Cordas.

Saito
Veterano
# mar/08
· votar


Maurício_Expressão
Eu tb, só toco em 4 cordas. Tenho vontade de pegar um MM de 5, mas pagar caro num baixo desse e não se acostumar é pau.

NESCAU
Veterano
# mar/08
· votar


LucasLermen
ô! se vai!

FindanS
Veterano
# mar/08
· votar


Me amarro em timbre vintage, tipo os sons de baixo do Black Sabbath e do Pink Floyd, geralmente do rock clássico
Mas também não posso negar que sons atuais como o que Arthur Maia tira ou o Bi Ribeiro tiram do instrumentos, são bem legais também.
Creio que o timbre a ideal esteja associado ao tipo de banda e som que você esteja procurando.

Maurício_Expressão
Veterano
# mar/08
· votar


Saito
MM pra mim tem que ser de 4 C. Assim não tem perigo de não se acostumar.... hehehehe.

THE BASSMAN
Veterano
# mar/08
· votar


Saito
Maurício_Expressão

Fala brothers, olha, ate um ano atrás, falava em 5 cordas pra mim, eu já nem achava q estava falando em baixo, pra mim baixo sempre foi 4 cordas. Por motivo de necessidade, de algumas musicas q estava tocando , precisei de um de 5....Bom, como era uma coisa q eu compraria sem prazer nenhum queria um baixo barato, e tive 2 surpresas.
comprei um condor xb25A, ativo, e fiquei surpreso com o somq eu conseguia com ele, tinha aversão so do nome dessa marca, baswood etc, enfim comprovei q muitos falam e poucos sabem mesmo.
E outra,.......... viciei nas 5 cordas......é dificil dizer isso, ainda trava na ponta da lingua ou dedos......mas hj acho 5 cordas perfeito e nao consigo ficar sem um!!!! No inicio, me perdi, achei q nunca iria conseguir tocar ele corretamente, tocava a mi, pensando ser a lá, e qdo precisava tocar algo tipo a Ré, nossa..era triste, tinha q ficar contando as cordas!! afinal em 20 anos, so toquei em baixos de 4 cordas.
Claro q os baixos clássicos, só 4 cordas mesmo. 5 cordas eu acho bacana um baixo moderno e com circuito ativo, p dar um boost no Bzao, q é mais apagado q as outras cordas!
valeu ..abraços

fabricio 12
Veterano
# mar/08 · Editado por: fabricio 12
· votar


THE BASSMAN

Aeiuouaaioeuaaeioua

Eu tenho dois baixos um clássico (Precision) e um moderno (artisan B5) que são de 5 cordas, eu quando comecei também achava o Bzão desnecessário, hoje em dia eu não vivo sem ela. É como o allexcosta diz :" no baixo de 4 c eu preciso pensar em como tocar e o que não é bom musicalmente". Mas desde novo tendia pro moderno porque o baixo de 4c que eu usava era um Yamaha Rbx170 de um colega.

Cara vc que tem dinheiro e um bom emprego (o forum inteiro sabe), esculacha logo: Arruma um de 5c modernão e top de linha que vc não se arrependerá. Testa o Corvette Alemão e TRb 1005 (que lembrando do allex novamente, que confirmou o que eu sabia, esse baixo é um monstro, e a galera aqui mete malha)
ou outro na linha cara. Fica chateado não, mas tu vai largar o precision rsrsrsrsrsrsrs

Abç.

THE BASSMAN
Veterano
# mar/08
· votar


fabricio 12


Cara vc que tem dinheiro e um bom emprego (o forum inteiro sabe),

hauhauhau se foi pra mim isso ae......só eu q não sabia então!!!

auhuahau Olha, o precision dificil de largar viu....é foda, é uma coisa de curtir o timbre dele demais, e ser viciado no modelo.
O yamaha é com certeza um excelente baixo, só acho esse modelo "feio".
Se fosse p pegar algo top 5 cordas, seria um Sting Ray ou...de repente..um warwick fna jazzman.
valeu!!
Só essa do dinheiro q...tomara q os deuses digam amém!
Abçs

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/08
· votar


Eu gosto mais de um timbre mais moderno mesmo,já que o meu timbre característico,que eu ralei até encontrar,é mais moderno mesmo,independente do baixo que eu use,e esse timbre se encaixa em todos os estilos.

Em meus trabalhos uso um Condor CJB 5A,passivão e vintage por natureza,e um baixo de 6 cordas fretless de luthier,com captadores ativos que tem um ganho absurdo,e consigo encontrar um som bem moderno com esse set,inclusive com o JB,que pretendo colocar um set de Seymour Duncan/Basslines Quarter Pound,pra facilitar meu trabalho na hora de encontrar o meu timbre.

Meu sonho de consumo,menos caro e mais antigo,é um TRB-6 JP-2,que é um baixo com um timbre bem modernão,

denismonteiro
Veterano
# mar/08
· votar


THE BASSMAN
tinha q ficar contando as cordas!! afinal em 20 anos, so toquei em baixos de 4 cordas.

!!!
se vc pegar um baixo de 6 cordas então vai dar um nó no cérebro!
aiheiheaiheaiheaihea

meu primeiro baixo tinha 5 cordas e o segundo 6!
só lá pelo quinto baixo que eu peguei um 4 cordas!
e hj tou com 2 de 6 e 1 de 4 que praticamente só toco com ele...
vai entender!

THE BASSMAN
Veterano
# mar/08
· votar


denismonteiro

auhauh brother, já pensei num de 6, nems ei pq...mas depois q lembrei meu sufoco com o de 5......desisti!

LucasLermen
Veterano
# mar/08
· votar


Só toquei duas vzs com baixos de 5 cordas.... Foi mt difícil, quando ia subir pra E subia pra B... um desastre... huehuaihe
Mas eh tudo questão de costume... e o de 5 cordas dá mais possibilidades sonoras pro baixista.

TugaBass
Veterano
# mar/08 · Editado por: TugaBass
· votar


THE BASSMAN
auhauh brother, já pensei num de 6, nems ei pq...mas depois q lembrei meu sufoco com o de 5......desisti!

No início é dificil... mas é como tudo na vida e não dá para desistir! Ok?! Temos que praticar! Depois, com o tempo começa a tornar-se fácil.

Ainda me lembro bem quando passei de 4 para 6 cordas! Apercebi-me que afinal não sabia mesmo tocar, eheheheheh! E até me arrependi! Depois com a prática começou tudo a fazer sentido e a ficar mais fácil!

Abraço.

Saito
Veterano
# mar/08
· votar


Lembro que uma uma vez eu teva numa boate e eu conhecia o vocalista da banda que tava tocando. Então o pessoal começou a pedir Los Hermanos, aí ele:
-Allan (eu), por favor compareça ao palco.
Quando fui ele disse pra tocar algumas músicas dos Los Hermanos com ele pq o baixista dele não sabia... Blz, quando peguei o baixo do cara... 5 CORDAS..
hheheheh
Nesse dia eu suei.. hehehhe

THE BASSMAN
Veterano
# mar/08
· votar


TugaBass

faaaala meu brother!! pois é concordo contigo! é q eu realmente como toco rock/ classic, e outros, ams sempre rock...o de 6 cordas seria demais para mim.....
Mas concordo contigo! desistir nunca
abraços

Maurício_Expressão
Veterano
# mar/08
· votar


Saito
Passo esse sufoco direto. Adoro escutar banda nova de conhecidos. Mas já estou até com complexo: em quase tudo quanto é show de amigo que vou o pessoal me chama para dar uma canja. Quando baixo é de 5 cordas eu tenho que ficar olhando o braço e pensando na música. Não é só o caso da corda a mais, é o espaçamento, a posição das mãos em relação ao instrumento que já estão acostumadas ao de 4, a ergonomia do instrumento.
Mas já acho que um baixo de 6 cordas não seria problemático não. Seria um violão grandão com afinação diferente... Mas definitivamente 6 cords não é minha praia.

THE BASSMAN
Legal esse lance de ter um Codor de 5C ativo. Eu já tive um Bx-12 e sei que Condor é um instrumento bem honesto.
Já considerei comprar um BC5000. Mas falam muito mal da eletrônica dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Enquete primordial: Timbre clássico ou moderno?