Qual a diferença entre o jazz bass e o precision?

Autor Mensagem
Johnny Favorite
Veterano
# fev/08


Qual as características?

Blackus
Veterano
# fev/08
· votar


Acho que o Jazz tem mais harmônicos enquanto o Precision é mais centrado na tônica mesmo... por isso um Jazz Bass não aparece muito numa banda grande

THE BASSMAN
Veterano
# fev/08
· votar


Existem "n"tipos de cada um, mas genericamente, as diferenças são os shapes dos corpos, captação e shape do braço, sendo o jazz bass mais afinado no nut.
O precision tem um grave redondão, gorduroso, pesado treme tudo, puta presença, um timbre um tanto fechado.
O jazz , soa mais aberto, muito versátil, e tem normalmente um timbre mais pra medio, e com agudos cortantes, muito bacana para slaps.

Mas ate acho q essa decrição no q diz respeito a sonoridade, nao pode ser feita de forma tao simplista, pq dferentes pegadas, equalizaçoes podem modelar isso, e dar infinitas possibilidades .

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


por isso um Jazz Bass não aparece muito numa banda grande

O loco, meu...

VeEh
Veterano
# fev/08
· votar


Blackus
essa foi novidade, nunca tive problema do meu baixo não aparecer em banda!

e olha que numa banda de forro agente tem violão,zabumba, sanfona, vocal, percussão e baixo!

ae depende de como voce timbra o seu baixo!

Krist Novoselic
Veterano
# fev/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Eu tb concordo com o cara q o jazz bass some; mais no caso uma banda de forró mesmo com esse monte de instrumentos o som não é nada agressivo. O problema mesmo é vc tentar tocar um rock and roll onde as guitarras usam bastante drive e a batera mais pesada, o jazz bass fica la pra trás... Mais ai vem um e diz... " e o monte de bandas de rock q usavam jazz bass?" Repare q nenhuma delas ( ou quase nenhuma) tem guitarras com muito drive, o som é sempre mais leve..

Mais estou me referindo aos jazz bass tradicionais. Passivos e com captadores q nao tem muita saida...

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


mas num banda que os guitarristas usam muito drive e distorções mais pesadas, o jazz bass num é uma boa pedida mesmo não ,mesmo pq o timbre dele não cai legal pra esse tipo de musica
pelo menos é a minha opnião

pra som mais pesado, baixo com timbre mais fechado nos graves mesmo pra mim é o ideal

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/08
· votar


Krist Novoselic

tolo.

VeEh
Veterano
# fev/08
· votar


Krist Novoselic
eomer
é ai honestamente não posso comentar, já que com esse baixo eu nunca toquei rock mais pesado...

mas EU PESSOALMENTE dificilmente pegaria um baixo com a captação somente P(precision)...
sou adepto de um PJ que dependendo do som voce joga com o cap do braço ou ponte...

tem um fender que tem um cap P no braço e um estilo MM na ponte... ideia interessante!

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


VeEh
cara, eu tb não sou adepto ao P simplesmente
sou mais adepto aos soap bar, humbuckers, apesar de gostar tb do JJ (mas pra tocar coisas mais leves)

no caso que citei acima, me referia a usar um baixo com dois soapbar, que da um timbre fechado, mas nem tão fechado assim , mas aparece mais do que um par de JJ no meio das guitarras ultra mega super distorcidas

chr19
Veterano
# fev/08
· votar


"por isso um Jazz Bass não aparece muito numa banda grande"
[i][/i]

Cara acho que isto vai da regulagem pessoal de cada um, por exemplo sou apaixonado pelo Jazz Bass, tenho 2 e depende do estilo a configuração adequada, lembrando que no forró utilizo nada de ,iuto grava para embolar com a percursão.. acho que é muito pessoal isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Johnny Favorite
O precision tem um formato mais simétrico (que eu, pessoalmente acho mais bonito), braço mais largo próximo à "mão" e um captador tipo "split" (não confundir com Hb "splitável"). Seu som é mais grave nas cordas graves e mais agudo nas mais finas, tendo assim uma "amplitude" maior com um captador apenas.
O Jazz Bass é mais "refinado", com um formato mais "alongado", assimétrico, braço mais fino e dois captadores, o que proporciona uma maior gama de regulagens timbrísticas.
Pelo fato de possuir apenas um captador de alta saída, o Precision tende a ser mais saída (se vc ligar ambos em um amp com a mesma regulagem e mesmo volume, o Precision soará mais alto e mais grave).
Quanto ao fato de "...sumir numa banda grande...", isso é um equívoco incrível. Basta ter boa amplificação.
Abçs

VeEh
Veterano
# fev/08
· votar


no site da squier, por exemplo, nós vemos baixos que tem o braço de jazz bass mas é um precision...

tem até um de 5 cordas que tem 2 caps single e é um precision...
os caras misturaram bem!
Rssss

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


Jah toquei em banda de 15 componentes com Jazz Bass e meu baixo nao sumiu de forma alguma.

TugaBass
Veterano
# fev/08 · Editado por: TugaBass
· votar


Ok!
Para quem diz que o JazzBass não serve ou que não aparece muito no rock... que some, sem presença, sem força...!?!? Pois eu não concordo nada com isso! Até acho mesmo o contrário!

Já tocaram com um Jazz, mesmo passivo, só com o pickup da escala, ficando o da ponte completamente fechado? Ok!... então experimentem e esqueçam o facto de estar a usar um JazzBass. Vai soar a Precision e numa gravação nem se consegue edentificar se é um ou outro.

O problema é que o Jazz é um baixo muito mais técnico e versátil e no rock simples não se exige tanto dum baixo... e para alguns baixistas, são mais "botões" para "atrapalhar e confundir"... e em questões de timbres, o P.Bass é suficiente para o efeito pretendido!!! Talvez por isso se vejam no rock, mais P.Bass que JazzBass.

O Precision Bass (passivo) é um baixo simples: Tem um pickup, um volume e uma tonalidade... e pronto! Está feito! É só ligar e tocar!

O Jazz Bass (passivo) é um baixo mais técnico: Tem dois pickups, dois volumes (alguns modelos um dos potenciometros é o balanço dos pickups) e tonalidade... Tem mais possibilidades no que toca a timbres, na conjugação e volumes dos pickups.

Quanto a braço e corpo, já alguns amigos aqui, mostraram e bem a diferença entre eles.

Aqui, dá para ver melhor as diferenças:
http://www.fender.com/products/search.php?section=Basses

Abraços.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


TugaBass
cara, mas o que eu falei foi que pro rock onde os guitarrista abusam das distorções, um bar de soap bar cairiam melhor, de preferencia com controle de volume, balanço, medio, grave e agudo

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


eomer
e como você explica o rage against the machine? O tom morello usava e abusava daquele pedalboard com distorçoes, ruídos, dalays, etc e o baixo não desaparece de modo algum.

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


cara, mas o que eu falei foi que pro rock onde os guitarrista abusam das distorções, um bar de soap bar cairiam melhor, de preferencia com controle de volume, balanço, medio, grave e agudo


Discordo dessa ideia de q soapbar ou captador duplo tenha mais presenca ou ganho q singles. Pra falar a verdade minha experiencia me diz o contrario.

Qual desses baixos tem mais ganho e presenca?



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


eomer
Isso não existe!

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Isso de Jazz Bass sumir em bandas grandes,ou no meio de guitarristas usando distorções com ganho em níveis incríveis,é besteira.

Já toquei metal extremo usando um Jazz Bass passivo e com captadores de baixo ganho,sem pedais ou prés,já toquei no meio de bandas com 15-20 componentes,e o baixo não sumiu,sabendo equalizar ele vai aparecer bem em qualquer ocasião.

O únic baixo que some em bandas que eu já vi e tive é o Cort Curbow (independente do amp e da equalização),some até no clean de uma Strato.

Já tocaram com um Jazz, mesmo passivo, só com o pickup da escala, ficando o da ponte completamente fechado? Ok!... então experimentem e esqueçam o facto de estar a usar um JazzBass. Vai soar a Precision e numa gravação nem se consegue edentificar se é um ou outro.
[2]

Exatamente,já fiz isso e teve gente que jurava que eu tava usando um Precision.

O Jazz Bass é um baixo extremamente versátil que se encaixa em qualquer situação musical.

allexcosta

O Jazz Bass do MM soa mais presente e com mais punch, que o Fodera do Wooten e que o Alembic do Stanley,ambos com circuitos e caps de ganho altíssimo,mesmo tendo menos botões e sendo um baixo JJ,mas temos que lembrar que o baixo do Miller ter um pré ativo excelente também.

vefer
Veterano
# fev/08
· votar


Blackus
Banda grande tipo escola de samba?

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


Rafael do Baixo

mas temos que lembrar que o baixo do Miller ter um pré ativo excelente também.


Eh, mas essa sonzeira vem principalmente dos single coil da Fender, esses sim tem um ganho e definicao impressionantes. Os Fodera nao tem tanto ganho assim e o pre Pope mascara bastante o som natural do instrumento.

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


allexcosta

Eh, mas essa sonzeira vem principalmente dos single coil da Fender, esses sim tem um ganho e definicao impressionantes.

Realmente.

Krist Novoselic
Veterano
# fev/08
· votar


Krist Novoselic

tolo.





hahuAUHAUHh

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
ta, mas a gente num pode negar que o baixista do rage abusava nas modificações nos cabeçotes dele, como até hoje abusa ne
tem até aquela entrevista que ele falou que quem descobrir os segredos das modificações que ele fez, que ele mata o cara... ta na cover baixo

allexcosta
oh mano, aqui num abre nada alem das mensagens escritas, num vou poder falar sobre o que vc colocou

mas ta bom gente, eu desisto...... mesmo pq eu grado demais de jazz bass... rs
mas eu tb to tirando base pelos modelos jazz bass que eu ja toquei, que num eram nem squier, quanto mais Fender... toquei em jazz bass da condor e da peavey, e so.....

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


eomer

Esse video q eu postei merece ser visto. Dah pra percerber a grandiosidade do timbre do Marcus Miller. Ninguem nem chega perto.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


allexcosta
quando chegar em casa eu vou ver.... so la pra meia noite mais ou menos

vida de trabalhador/estudante é froyd

Johnny Favorite
Veterano
# fev/08
· votar


Galera, valeu mesmo pelas informações...até aqui vou ficar com o Jazz bass =)

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


eomer
sim, acho que lemos a mesma entrevista, dele falando que reenrola os trafos dos amplificadores, os captadores, faz modificações, etc. Mas isso é normal, tem muita gente que compra equipamento handmade já modificado. Em amplis de baixo isso nao é lá tao normal (acho que aqui no forum o mais conhecido é o "up" que o pedrone faz no meteoro 400mb fazendo ele ficar praticamente um gk 800rb)

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


eomer

as ta bom gente, eu desisto...... mesmo pq eu grado demais de jazz bass... rs
mas eu tb to tirando base pelos modelos jazz bass que eu ja toquei, que num eram nem squier, quanto mais Fender... toquei em jazz bass da condor e da peavey, e so.....


Isso não justifica muita coisa cara,eu tenho um Condor CJB 5A (jazz bass 5 cordas) e tiro tudo o que eu falei no tópico numa boa,o baixo é Condor e barato mas realmente tem o som de um legítimo Jazz Bass.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença entre o jazz bass e o precision?