Qual a diferença entre o jazz bass e o precision?

Autor Mensagem
MkThEbEsT
Veterano
# fev/08
· votar


Allexcosta,

Pode ficar tranquilo, que eu sei que você não esta pegando no meu pé... e o massa do forum é isso, esses debates que nos enriquecem. ;)

E desde o inicio quando iniciei esse debate, sempre coloquei como sendo uma opinião minha.

Nem vou me estender muito novamente, é legal ver opinoes divergentes, apesar de discordar ferozmente em que o rock se tem baixistas menos "fodas" dos que o jazz,etc... mas um exemplo que cito classico o porquê de não ver com bom olhos esse povo que bota um ritmo e sai solando é o fato de:

Você bota um Greddy Le (desculpa se escrevi errado hehe, sempre erro o nome dele.) pra tocar msm coisa que um wooten faz (não as mesmas musicas, mas a mesma concepção de solar, etc.) ele faz e com maestria, pode ter certeza.
Agora coloque um wooten para fazer o que o Greddy faz, música da qualidade de um rush (não tocar as mesmas musicas, mas sim criar algo no estilo, com banda, vocal, etc... sempre sabendo a hora de ceder o espaço do outro e a hora de fazer sua parte) ele pode ate fazer, mas com beeem menos maestria e genialidade!

É disso que eu falo, a maioria das pessoas acha um Steve vai, um wooten na parte dos baixistas, como sendo os mestres que tocam do que ah de pior... mas na verdade, o mais foda é vc saber justamente criar como um Rush fez, King crimson, tool.. etc.

Abraço!

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


MkThEbEsT
Pode ficar tranquilo, que eu sei que você não esta pegando no meu pé... e o massa do forum é isso, esses debates que nos enriquecem. ;)

Fico feliz q vc nao tenha se chateado. Realmente nao quis te ofender, soh defender minha tese.

Você bota um Greddy Le (desculpa se escrevi errado hehe, sempre erro o nome dele.) pra tocar msm coisa que um wooten faz (não as mesmas musicas, mas a mesma concepção de solar, etc.) ele faz e com maestria, pode ter certeza.

Jah disse q nao sou fa do Wooten, mas num faz nao, veio... Num faz mesmo. Nem aqui nem na China.

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


VeEh
Só não concordo completamente com a opinião de voces sobre as linhas de baixo no Rock.
Como em todo estilo existe muita coisa ruim, mas também tem muita cosia boa!
Queria dar destaque ao baixista do Angra ao baixista do Helloween...
O disco do angra Temple of Shadows também tem linhas de baixo muito interessantes (executadas pelo Felipe Andreoli se não me engano)!
Enfim, cuidado pra não cometer as gafes que nosso amigo cometeu acima... as vezes por não conhecer ou não gostar mesmo!


Corretissimo, eu estava generalizando pra provar um ponto, uma teoria. Eh claro q em qualquer estilo existem bons e ruins.

Abraco.

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


MkThEbEsT

Pô cara você fica falando que o Wooten,o MM e o Stanley Clarke não fazem música,só sabem solar e não respeitam os espaços da banda,não fazem música ou seguram uma banda,mas isso é uma tremenda mentira,opinião de quem não conhece o trabalho dos caras.Se não conhece não fala besteira.

Já ouviu a banda que o Wooten toca,Béla Fleck & The Flecktones,ou sua participação no show que virou um cd ao vivo da banda Dave Matthews Band, alguns dos vários álbuns de diversos artistas que o MM tocou como Al Jarreau (álbum Tenderness) ou no álbum Rio do Lee Ritenour,ou Miles Davis,ou David Sanborn,isso só pra citar alguns poucos álbuns e artistas sem nem citar o Stanley que já gravou com MUITA gente.

Mas e aí já ouviu algum desses álbuns deles,ou outros que eles participaram,sem ser os cds solo??? Nem precisa responder pois a resposta é obviamente não,pois se você tivesse ouvido mudaria de opinião no ato,as vezes nem dá pra saber que são esses baixistas tocando nos cds de tão respeitosos que eles são com a música,fizeram participações memoráveis sem nem precisar solar,só segurando a banda no groove.

Você bota um Greddy Le (desculpa se escrevi errado hehe, sempre erro o nome dele.) pra tocar msm coisa que um wooten faz (não as mesmas musicas, mas a mesma concepção de solar, etc.) ele faz e com maestria, pode ter certeza.

O Geddy Lee é um excelente baixista sem dúvidas,mas a resposta é um retumbante não.

Agora coloque um wooten para fazer o que o Greddy faz, música da qualidade de um rush (não tocar as mesmas musicas, mas sim criar algo no estilo, com banda, vocal, etc... sempre sabendo a hora de ceder o espaço do outro e a hora de fazer sua parte) ele pode ate fazer, mas com beeem menos maestria e genialidade!

A resposta é um sim,e ele faz com a mesma maestria que um Geddy Lee ou um Justin Chancellor fazem na sua opinião.

OBS:Não gosto do Wooten como solista,o único cd solo dele que eu gostei foi o Palmystery que vai sair dia 1º de abril ainda,mas vazou antes.Só que sou fã de seu trabalho acompanhando artistas e tocando em banda.E o MM eu conheci e passei a admirar o trabalho dele ouvindo o álbum Tenderness do Al Jarreau,nunca tinha ouvido ele como solista antes disso.

Cambraia
Veterano
# fev/08
· votar


allexcosta
Opinião é opinião,particularmente eu daria um tiro na cabeça se eu tocasse axé.

Acho que esse preconceito contra o rock é derivado das mesmas causas do preconceito contra os "virtuosos" dos graves: falta de conhecimento.Quem diz que as linhas de rock são tediosas com certeza não conhece Geddy Lee, Chris Squire e tantos outros que marcaram a história do instrumento e contribuíram muito, sobretudo para a popularização do intrumento.E é aquela coisa tbm de criticar quem tem muita técnica, que obviamente tbm vem da falta de conhecimento devido.
Acho que ambos deveriam escutar mais dos dois mundos com um pouco menos de preconceito, isso poderia acrescentar muito a todos. Um bom exemplo disso é o Billy Sheehan:O cara destrói no rock mas também toca jazz excepcionalmente bem(Tem um dvd dele com o batera do Dave Mathews Band em que eles tocam jazz que é muito bom).
Bom, é isso...Abraço!

Dpaulo
Veterano
# fev/08
· votar


MkThEbEsT
allexcosta
Rafael do Baixo
A questão não é se no rock tem baixistas bons como no jazz, eu particularmente acho que sim. A questão é que para um baixista tocar jazz ele precisa ser muito mais músico, o estilo exige muito mais dele, a questão é essa. Já para tocar rock, qualquer baixista de merda toca, o que não quer dizer que no rock não tenham bons baixistas.
Comparativamente é pedir para um violonista tocar choro, o cara tem que ser muito bom, tocar Legião Urbana todo mundo toca, o que não quer dizer que um bom violonista não goste de tocar Legião..rsss

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Dpaulo
qualquer baixista de merda toca
Mais ou menos né? tocar é uma coisa, tocar bem é outra completamente diferente

Cambraia
particularmente eu daria um tiro na cabeça se eu tocasse axé.
Eu pensava assim a uns 2 anos, hoje eu curto mais os shows da minha banda de axé do que da de rock clássico. Opiniões costumam mudar. Quando entrei pra esse fórum eu tinha aversão a baixos de 5 cordas e ativos... falava que a quinta corda era desnecessária e que o circuito dava um som de plástico. Tudo falta de conhecimento mesmo. Depois de ter um bom contato com algumas coisas as opinioes mudam e muito

MkThEbEsT
nem tudo é fritação com o wooten... as vezes ele faz solos mais harmônicos:


Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


Dpaulo
A questão não é se no rock tem baixistas bons como no jazz, eu particularmente acho que sim. A questão é que para um baixista tocar jazz ele precisa ser muito mais músico, o estilo exige muito mais dele, a questão é essa. Já para tocar rock, qualquer baixista de merda toca, o que não quer dizer que no rock não tenham bons baixistas.
Comparativamente é pedir para um violonista tocar choro, o cara tem que ser muito bom, tocar Legião Urbana todo mundo toca, o que não quer dizer que um bom violonista não goste de tocar Legião..rsss


Realmente cara,o rock tem vários bons baixistas assim como o jazz também tem,mas é bem como você falou,pra tocar jazz o cara tem que ter bem mais conhecimento,técnica,bom senso e estudo do que pra se tocar rock.Rock qualquer iniciante ao testar o instrumento na loja já tá tocando (claro que existem excessões,nem todo rock é fácil).

Eu sou rockeiro/metaleiro a mais de 10 anos (eu tinha 10 anos quando comecei a ouvir rock,metal),e ainda hoje eu ouço e toco em bandas desses estilos que eu gosto muito,mesmo tendo uma banda de jazz/fusion que eu me amarro também.

MkThEbEsT
Veterano
# fev/08 · Editado por: MkThEbEsT
· votar


Rafael do baixo,

Concerteza eu não conheco o trabalho dele todo... tanto é que acho que fui bem claro que os trabalhos que conheco sao esses "solos", que ja vi mtos e não admiro nenhum.

Vou pesquisar mais sobre essas bandas que ele participo, inclusive do do Dave mathews que eh uma excelente banda que sou fã.

E se não fico claro que eu falei em relacao a esses trabalhos solos, peço desculpas.. pq realmente nao conheco os trabalhos em banda, no qual pesquisarei mais.

Agora eu insisto.. não faz como greddy lee nem justin, a concepção musical desses caras são algo de aplaudir de pé. (apesar de nem ter escutado eles tocando em banda, pode ser uma outra concepção... ).

Abraço

Cambraia
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
Minha opinião sobre o estilo vem do fato de eu achar o estilo repugnante. Mas já prestei atenção em algumas linhas e são até bem feitas, geralmente as que mais me chamam atenção são do baixista da ivete sangalo. Porém, tem uns que são bizarros, principalmente em relação ao timbre. O engraçado é que ele sempre empunham excelentes baixos mas conseguem fazer com que fiquem com som de lata.
Se bem que no axé a falta de timbre é generalizada, o cara do chiclete com banana toca em uma PRS e tira uma distorção que parece de zoom 505,vai entender!

Desculpem-me se fiquei muito fora do assunto...
Abraço!

THE BASSMAN
Veterano
# fev/08
· votar


....É, eu sou um baixista de merda!! só toco rock! auhauhauha
Pô , nào entendo mesmo jazz...cara, tem musicas q eu nao vejo logica nele...queria entender !! Precisava estudar muito mesmo!

Nessa ai de quem é melhor ou mais músico eu nem me meto....isso nao leva a nada ....vao discutir isso ate o fim do mundo..podem crer e morrer batendo boca.

Bom sobre precision e jazz basses ? pode ate mudar o nome do topico heim...uahuahua se derem uma lida isso aki ja falou de tudo!! uahuahuhaua

Seis são tudo loco!!

abçs gerais!

MkThEbEsT
Veterano
# fev/08
· votar


...É, eu sou um baixista de merda!! só toco rock! auhauhauha
Pô , nào entendo mesmo jazz...cara, tem musicas q eu nao vejo logica nele...queria entender !! Precisava estudar muito mesmo!

Nessa ai de quem é melhor ou mais músico eu nem me meto....isso nao leva a nada ....vao discutir isso ate o fim do mundo..podem crer e morrer batendo boca.

Bom sobre precision e jazz basses ? pode ate mudar o nome do topico heim...uahuahua se derem uma lida isso aki ja falou de tudo!! uahuahuhaua

Seis são tudo loco!!

abçs gerais!


HEueheauaheaaueaeHaeuaeh Bouaaaa 06!!

Dpaulo
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
Rafael do Baixo
Falei em linhas gerais, claro que há exceção.
Mas no geral qualquer merda de baixista toca rock
Mais ou menos né? tocar é uma coisa, tocar bem é outra completamente diferente
concordo, a questão é que jazz o cara não consegue nem tocar...rss

Claro que há rock difícilimo de executar.
Vá tocar Roundabout do Yes, é mais difícil que muito jazz...rs

vefer
Veterano
# fev/08
· votar


Dpaulo
MkThEbEsT
THE BASSMAN
Cambraia
Rafael do Baixo
Meditei muito em tudo o que foi dito por vcs e ... Acho que vou comprar um Precision.

Cambraia
Veterano
# fev/08
· votar


haiuahaiuhaiuah

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


vefer

Meditei muito em tudo o que foi dito por vcs e ... Acho que vou comprar um Precision.

O Precision é um bom baixo cara,pode comprar que é garantia de bons timbres. (mesmo sendo um baixo muito limitado nesse quesito)

THE BASSMAN
Veterano
# fev/08
· votar


vefer

Faz bem cara, esse lance de nao ser evrsátil..eu sei lá, tiro o timbre q eu curto nele, e esse timbre serve pra tudo q queira tocar....tenho jazz bass, ativo PJ, ativo soap bar...e prefiro meu precision a todos eles!
Acho q é muito mais uma identificacao com o instrumento, eu nunca procurei um instrumento versátil ao extremo, mas singularmente bom e eficaz para o fim que queria....assim nunca me decepcionei...

vefer
Veterano
# mar/08
· votar


THE BASSMAN

Pois é meu irmão, estou chegando conclusão que não tem esse negócio de " o melhor" não. Tudo depende do contexto. neguinho ficar discutindo que o artista x é melhor que o y não acrescenta nada além da discórdia e antipatia. A música não tem nada a ver com isso e o baixo muito menos. Compartilho de sua opinião.

juninho bass
Veterano
# mar/08
· votar


a diferença entre o precision e o jazz bass é q o precision é baixo mais específico pra rock podendo obter apenas um timbre sendo um baixo mais simples para manuseio q é um botão de volume e o outro de tonalidade enquanto o jazz bass é um pouco mais versátil podendo tirar mais timbres podendo se tirar do precision ele tem três botões dois de volume e um de tonalidade o primeiro é do captador da frente q capta o som do braço e o captador de tras capta o som do corpo do instrumento e o ultimo botão é pra dar brilho no instrumento ou deixar ele com som fechado

DotCom
Veterano
# mar/08
· votar


Vá tocar Roundabout do Yes, é mais difícil que muito jazz...rs
ahh peraí, não é pra tanto... a linha é linda, mas onde que tá a dificuldade nela?

denismonteiro
Veterano
# mar/08
· votar


só pra constar, eu toco uns rocks bem pesados em um JBMM,e definitivamente não "sumo" na banda....
aeuahihiheaihe

um macete tbm pra deixar JB com timbre bem próximo de um precision é usar apenas o captador do braço....
eu gosto muito de fazer isso, e adicionamente deixo um pouco de volume no da ponte, da outra cara total ao JB!

enfim, JB ou PB, é questão de gosto, logo, qq opinião se torna suspeita!

FabRib
Veterano
# mar/09
· votar


Tudo bem, bom eh o baixista do Led Zepellin q soh toca tonica e quinta, o resto q estuda a vida toda pra desenvolver sua arte eh tudo um bando de gente q soh faz barulho.

Meu caro, cetamente voce nunca ouviu "The Lemon Song", um blues com uma levada de baixo totalmente funkeada, que nao tem nada de tonicas quintas. Faca um favor a vc mesmo, baixe essa incrivel musica de 1969, e reveja seus conceitos.

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


FabRib
coveiro!

maquiro
Veterano
# mar/09
· votar


Pelo menos ele desenterrou o tópico por uma causa justa.

"The Lemon Song" é um grande exemplo do trabalho do JPJ.

Blackus
Veterano
# mar/09
· votar


Tudo bem, bom eh o baixista do Led Zepellin q soh toca tonica e quinta, o resto q estuda a vida toda pra desenvolver sua arte eh tudo um bando de gente q soh faz barulho.

É o John Paul Jones não entende nada mesmo, nunca estudou, por isso hoje ele compõe estilos menos complexos que nem música erudita.

MkThEbEsT
Veterano
# mar/09
· votar


É o John Paul Jones não entende nada mesmo, nunca estudou, por isso hoje ele compõe estilos menos complexos que nem música erudita.

Boa!

fucking smoke
Veterano
# abr/10
· votar


precision tem diferenfa m varis lugares no som e no visual como disse ja o THE BASSMAN o jazzbass é bom para slap
precision:su gosto n enporta ele é o primeiro baixo eletrico q existiu ele apareceu na decada de 50 e tem som mais grave porem menos procurado por baixista do q seu irmão jazzbass muito escolhido e usado mais o precision é usado por rockeiros q nem eu Mike Dirnt(Greenday) Pete wentz (Fall Out Boys) Steve Harris (Iron maiden) etc Até o início dos anos 50, bandas de jazz, rock'n'roll e blues só conheciam os contra-baixos acústicos, grandes e bastante pesados. A introdução do Precision Bass pela Fender causou uma verdadeira revolução na maneira de tocar dos baixistas, pois o instrumento era bem mais leve, elétrico, feito de madeira sólida e possuia trastes marcando o braço, características herdadas das guitarras elétricas que estavam chegando no mercado, além de proporcionar mais liberdade e versatilidade ao baixista: agora seu instrumento poderia ser pendurado no seu ombro por meio de uma correia ou até mesmo tocar sentado, com o instrumento no seu colo.

Apesar de ter sido lançado quase 15 anos depois do primeiro contra-baixo elétrico do mesmo estilo, produzido pela Audiovox, o P-Bass foi o primeiro a ser produzido em larga escala. Com a explosão de sucesso entre os baixistas da época, a Gibson, arquirival da Fender na briga pelo mercado de intrumentos musicais e amplificadores, lançou um modelo em 1953, mas não obteve muito sucesso. A Danelectro também tentou lançar um modelo na mesma época, mas sua construção era muito pobre, assemelhando-se a uma guitarra afinada uma oitava abaixo. O único baixo que posteriormente veio a dividir o espaço do mercado com este baixo foi o Jazz Bass, da própria Fender, dez anos depois.usa nos modelos de hj cap O chamado "humbucker" é um tipo de captador para guitarras e baixos elétricas, permitindo melhorar a captação de som sem os ruídos até então registrados.
Jazz Bass:um som inconfudivel um agudo e um tibre otimo otimo para todos os gostos metade dos baixitas q vc conhecer vai falar q quer um jazz mais alguns um strigray outros p bass mais metade quer um jazz o jazz bass é mais caro q o precision e mto mais dezejado pro baixista de mundo afora o segundo baixo da fender feito na decada de 60 dez anos depos do precision
Introduzido em 1960 como "Deluxe Model", foi comercializado juntamente com a guitarra Jazzmaster que também era chamada de "Deluxe Model" O Jazz Bass possui dois captadores simples cada um com dois ímãs por corda. Isso dá ao baixo um som com muitos médios para competir com o baixo Rickenbacker, fabricado em 1954 e que ficou famoso pelo seu timbre brilhante e característico.Artist: modelos signature, criados especificamente para os artistas. Os modelos atualmente fabricados são os modelos de: Frank Bello (Anthrax), Geddy Lee (Rush), Jaco Pastorius (1951-1987), Marcus Miller, Mark Hoppus (Blink 182), Reggie Hamilton, Steve Bailey (modelo especial com 6 cordas) e Victor Bailey.



wiskeria
Veterano
# abr/10
· votar


fucking smoke
caramba, vc escreve mal pra diabo!

fucking smoke
Veterano
# abr/10
· votar


wiskeria
cara mais eu dei uma resposta sabia

Bassist_rsl
Veterano
# abr/10
· votar


fucking smoke
Vou esperar o filme...
*preguiça*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença entre o jazz bass e o precision?