Ponte e tensor vibrando

    Autor Mensagem
    Kroetz
    Veterano
    # fev/08


    Sou novo no fórum e decidi começar agora a aprender tocar este instrumento (já toco gaita de boca cromática há algum tempo). Comprei meu primeiro baixo semana passada. Queria um baixo no estilo Music Man e o que coube no meu orçamento foi um Michael BM700 cuja captação é ativa, feito em Basswood, escala em Maple.
    Apesar de não entender bulhufas sobre contra-baixo detectei dois barulhos que não parecem ser normais. Um deles é acontece na ponte do baixo. Aqueles "carrinhos" que servem para levantar e abaixar as cordas, parecidos com mini-cilindros, onde cada corda reposa sobre um deles estão batendo lateralmente uns nos outros. Dependendo da nota que eu toco eles entram em ressonância e ficam vibrando produzindo um barulho de metal com metal que me encomoda (mas felizmente não sai no amplificador). O barulho só cessa quando eu pressiono lateralmente todos estes "carinhos" empurrando uns contra os outros.
    Outro barulho esquisito e que me parece ser mais preocupante vem do braço do instrumento.Só acontece quando eu toco a corda "A " (não importa em que casa seja a nota desde que seja na segunda corda). Quando esta corda vibra surge um zunido que parece sair de dentro do braço, próximo à mão do baixo. Pelo que estudei à respeito imagino que seja algo relacionado com o tensor. A impressão que dá é que esta barra está meio solta ali dentro, isto é possível? E por que isto só acontece quando toco notas da segunda corda? O pior deste outro problema é que este barulho sai no amplificador. Parece até um timbre de guitarra destorcida.
    Levei de volta na loja e os cara me disseram que iriam abrir o instrumento pra investigar o que era. Mas estou com receio, não seria o caso de eu exigir um novo já que eles poderiam mascarar o problema?
    Estes barulhos que expliquei não têm nada a ver com trastejamento. Sei o que é isto e garanto que não está trastejando. O barulho vem de dentro do braço e da ponte mesmo.

    Valeu galera!
    Desculpa ter sido tão longo!
    Espero que compreendam o que descrevi!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Kroetz

    Leve o baixo a um luthier, para apenas um diagnóstico, se forem problemas de construcào mesmo, leve á loja e exija a troca.

    Jfactor
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Leve o baixo a um luthier, para apenas um diagnóstico, se forem problemas de construcào mesmo, leve á loja e exija a troca.

    (2)

    Kroetz
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    O baixo está na loja agora, disseram que iam diagnosticar o que era. Só estou com medo de não serem honetos comigo. Alguém já viu algum problema parecido? Andei pesquisando no fóram e não vi ninguém relatando estes problemas

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Kroetz

    Acho que vc deve pedir a troca. Mas mesmo se consertarem e o ruído sumir, leve depois a um luthier para que ele veja se não fizeram uma gambiarra apenas para travar um tensor defeituoso a fim de que ele não emita o ruído, mas que comprometa no futuro a regulagem do braço.

    eomer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Kroetz
    quanto ao ruido do braço, pode ser trastejamento mesmo cara, acho que se fosse tensor vibraria em todas as cordas....

    agora o lance da ponte eu nunca vi

    Kroetz
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Valeu pelas respostas galera! Me ligaram da loja ontem à noite. Disseram que o tensor estava rachado dentro do baixo e ortanto vibrava, dá pra acreditar? Não imagino como possam ter cometido este erro na fábrica. Mas enfim, estão mandando trazer um baixo novo pra mim. Quanto ao barulho na ponte não me deram nenhuma satisfação (e tb nem to interessado já que vão desfazer a besteira). Mais uma vez obrigado!

    Kroetz
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fiquei pensando que só percebi estes problemas por ter pesquisado bastante na internet sobre contra-baixos, peças e funcionamento antes de comprar um. Mas imagina quantos produtos defeituosos são vendidos para pessoas que não tem esta noção e quando vão perceber já é tarde demais. To sacando que tratando-se de instrumentos musicais tem que ficar com os olhos bem abertos pra não levar "gato por lebre"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte e tensor vibrando