Sobre cordas e braço

    Autor Mensagem
    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08


    Olá colegas baixistas, gostaria de saber de voces se realmente deixar o baixo com as cordas em sua devida afinação quando não se esta utilizando danifica o braço, sei que já foi perguntado outras vezes e já verifiquei outros topicos, mas ainda não tirei a duvida, sempre deixei afrouxadas sem tensão nenhuma, mas fiquei na duvida se não seria pior ter que submeter o braço a uma tensão relativamente inconstante do que uma fixa, notei também que a região do braço do baixo que uso no momento onde a tensão seria maior tem uma pequena flexibilidade se forçada com as mãos nas costas do braço, achei isso um pouco estranho, porém levando em conta o tensor proximo a esta area acho que é normal, até porque o baixo não apresenta nenhum problema no braço. Mas por via das duvidas, se alguém puder dar uma dica ou link de topico ou site que ainda não vi, agradeço!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    I.Nosferatu

    Essa lenda de desafinar o instrumento após tocar é falsa,não faça isso.

    O certo é você deixar o instrumento sempre afinado,com o braço tencionado,e bem regulado,do contrário você estará danificando o braço do instrumento lentamente,já que essa variação constante de tensão "cansa" o tensor do instrumento.

    EDIT:Apenas desafine o seu instrumento e tire suas cordas,se for deixá-lo parado por vários meses,ou anos,em alguns casos afrouxam até mesmo o tensor,para conservar o instrumento em boas condições.

    TugaBass
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    I.Nosferatu

    Amigo! Desde sempre que eu deixo os meus baixos sempre afinados normalmente, e alguns estão parados há vários anos. Nunca tive problema algum com nenhum deles. Por norma, deixo-os dentro da case mas voltada para baixo para que a posição contaríe a tensão das cordas no braço. Não é de bom tom afrouxar as cordas sistemáticamente quando não se vai usar o baixo, pois isso faz com que aumente a flacidez no tensor e em todo o sistema do braço. É possivel que após algum tempo sem se usar o baixo, ele necessite de um pequeno ajuste no braço (tanto apertar como aliviar), que é perfeitamente normal.

    Quanto à flexibilidade do braço, quando se força em qualquer direcção, isso é normal e ainda bem que é assim. Todos eles fazem isso, mesmo que seja inteiro. Tem que ser assim para que o tensor possa actuar com a sua função... Só os braços inteiros de grafite é que não são flexiveis (não têm tensor)... pelo menos tanto como os de madeira.

    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    I.Nosferatu
    NUNCA DESAFINE SEU INSTRUMENTO.
    Abç

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Valeu pessoal, realmente acho que estou errando conforme voces me mostraram... obrigado pelos toques, agora não resta mais duvidas! Abraço a todos e desculpem o topico quase que desnecessário, mas tinha que sanar essa duvida... abraço!

    jkdias
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    I.Nosferatu
    Rafael do Baixo
    O certo é você deixar o instrumento sempre afinado,com o braço tencionado,e bem regulado,do contrário você estará danificando o braço do instrumento lentamente

    além de ferrar as cordas também

    allexcosta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    I.Nosferatu

    Inclusive pra trocar cordas o certo eh trocar uma por uma e afinar antes de trocar a outra pra q a mudanca de tensao no braco seja a minima possivel.

    TugaBass
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    allexcosta
    Eu sempre que mudo cordas nos baixos, primeiro tiro todas as antigas! Além de dar uma boa limpeza geral no baixo, a intenção é mesmo fazer-lhe um novo setup de raiz, sobretudo reajustar toda a mecânica dele, desde tensor, ponte, pickups, etc... para que tudo vá funcionando regularmente ao longo do tempo. Qualquer mecanismo se ficar estático durante muito tempo não é muito saudavel para o seu funcionamento. Compreendo que por opinião geral, muitos não o farão, talvez por não saberem exactamente como se faz ou por falta de segurança ou experiência. É tudo uma questão de atrevimento para o fazer pela primeira vez. O importante é ter a sensibilidade certa e não forçar nada demais, para não correr riscos desnecessários. Mas não é nada de complicado!

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    TugaBass

    Prefiro manter a tensao no braco constante, por isso uso sempre as mesmas cordas, mesma tensao e as troco e afino uma por uma. Faco ajustes minimos talvez uma ou 2 vezes ao ano. Aprendi com os anos q qto menos vc mexe melhor o baixo se comporta.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    TugaBass
    allexcosta

    Eu acredito q os dois estão certos, uma limpeza na escala de tempos em tempos é importante ao meu ver, e se nao remnover todas fica dificil, em contrapartida , se não for necessário fazer a limpeza, troco uma por uma tb. Uma dica legal é nao deixar a bolinha da corda já encostada na ponte no inicio do aperto, assim as cordas não se torcem durante o processo.
    abçs

    jkdias
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    THE BASSMAN
    Uma dica legal é nao deixar a bolinha da corda já encostada na ponte no inicio do aperto, assim as cordas não se torcem durante o processo.

    hhmmm interessante isso

    Stackinho_bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Deixe o seu baixo afinado! Afinal, como já falaram, ele foi regulado e feito para isso!

    Apenas, deixe ele deitado, não de bruços! Encostado na parede não é muito legal! Pois ajuda a tencionar mais (peso do próprio bass)!

    A idéia é, vai ficar como sempre está e bem relax(deitado)!

    bnnunes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    o meu eu dexo numa estante...fik apoiado por baixo i tem um apoio no ponto de fixação entre o baxo i o corpo...i afinado, sguindo conselhos q eu recebi aki no forum...qnto a trok d cordas eu num posso comenta pq eu nunk trokei as do meu( ta com 3 semanas d uso...)...+ eu vo anota essa parada da bolinha...
    abraços...

    MaTuX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    galera eu geral mente deixo o baixo em pé de "cara" com a parede /l
    vcs sabem dizer se tem problema??

    Stackinho_bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    MaTuX

    Não é muito legal, pois assim como disse antes, o peso sempre fica empurrando contra, a idéia é deitar, ai ele fica sem tensão!

    Stackinho_bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    continaundo e completando...
    Sem tensão além das cordas!

    Stackinho_bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    jkdias


    Uma dica legal é nao deixar a bolinha da corda já encostada na ponte no inicio do aperto, assim as cordas não se torcem durante o processo.

    ótima dica!

    TugaBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    allexcosta
    Faco ajustes minimos talvez uma ou 2 vezes ao ano.

    Sim! Claro! Eu nos meus baixos que uso com mais frequência, se não partir nenhuma corda, como uso elixir, mudo-as uma vez por ano (mais ou menos) e é claro que todos os ajustes que faço são minimos. Mas devo dizer que já me apareceram baixos para reparar e fazer setups que não foram mexidos há alguns anos e vou-te dizer: o eixo (tensor) do braço completamente preso, ao ponto de ter que lhe dar umas valentes pancadas no braço (apoioando com a outra mão no sentido contrário, claro) para ele soltar do vicio do aperto porque a força para rodar o tensor nos dois sentidos estava a ser de tal maneira forte que fazia aflição e pode sempre partir alguma coisa... e os parafusos da ponte/cavalete cheios de sujidade a ponto que mal roscavam!

    É assim! Cada um tem as suas técnicas e truques!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre cordas e braço