cordas afinadas empenam o braco

    Autor Mensagem
    axe
    Veterano
    # nov/03


    E a[i galera blz e aprimeira vez que participo e por favor peco que respondam-me uma coisa, deixar o baixo afinado sem usar empena o braco, se sim eu devo desafinar qdo nao for usar

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eu creio q naum

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    axe
    Poo achu q naum tem nda a ve, c naum tds tariam fudidos, pelo contrario kra, c vc deixar muitu afroxado tdas as cordas, vc provalvemente terá q regular o tensor!!!

    jrcintra
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    nao empena nao
    eh soh dexa na posicao certa
    q eh com as cordas viradas pro apoio
    KRA
    NAO DESAFINA NAO pq daih nao vai t pressao das cordas e o braco vai ih pra frente

    jrcintra
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    dae empena

    axe
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    valeu galera brigadao...perguntei isso por que me disseram que deixar afinado empenava e eu tenho medo de empenar e ter que trocar o braco

    jrcintra
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    c empena c leva num luthier d confianca e pronto
    vai gasta uns 30 mango e ele desempena

    axe
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    30e caro pra compra o jogo de cordas da gianini por 45 eu quase chorei...

    jrcintra
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    "valeu galera brigadao...perguntei isso por que me disseram que deixar afinado empenava e eu tenho medo de empenar e ter que trocar o braco"
    nao , eh q c falo trocah o braco , eu kis dize q um luthier resolve problema de empenacao , nao precisa troca o braco!!!
    um jogo d cordas varia kra..
    daddario eh uns 100 mango

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    jrcintra
    Kra nem sempre tem solucao p. braco empenado!!!

    TrancudoBass
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eu to ligado q se vc afinar uma si em mi seu baixo corre perigo

    HyperioN
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Muito pelo contrario kra, se você tirar, ou deixar todas as cordas soltas, daí sim o braço empena, ou desnivela...

    JonathanBass
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    comprei o meu baixo a 5 anos e sempre deixo ele afinado e até hoje ele sempre manteve a ação baixa (como eu gosto) sem qualquer indício de empenamento...

    Basshero
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    TRANCUDOBASS
    um amigo meu tem um baixo golden de 5 cordas,ele emprestou p/ um amigo dele e,qd ele buscou o muleke tava falando q deu mo trabalho p/ afinar akelas cordas e q ele devia jogar akele encordamento fora,qd ele tirou o bass da capa parecia um arco,o maluco tinha afinado a si em mi!!

    joaozitorossi
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    hhhhhhhhhhhaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhaaaaaaaa........mt idiota.........

    pagode alto astral
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    axe


    Cuidado ein cara , essas coisas são perigosas.
    Dx sempre afinado .

    alex_groove
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    NUNCA DEIXE O BAIXO DESAFINADO, POIS ISSO SIM VAI FODER O BRAÇO !!!!
    NÃO EXISTE ESSA HISTORIA, QUEM TE CONTOU ISSO, NÂO SABE NADA DE BAIXO, NEM DE QUALQUER INSTRUMENTO DE CORDA !!!
    FALOWWWWWW
    E DEIXE SEMPRE O BASS AFINADO !!!

    Slim
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mas e eu q sou acostumado à tocar na afinação CGCF.
    Terei q afinar o baixo em EADG toda vez q parar d tocar ??

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Slim

    Não.. é só manter a afinação q vc ta acostumado a deixar. O importante é que sempre exista a mesma pressão sobre o braço.

    Slim
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ok
    + 1 duvida:

    A espessura das cordas q vieram no meu baixo é maior q a normal; certo dia o meu Lá pocou, tem até 1 topico:


    Corda pocada no baixo, aí é até d mais!

    Então comprei 1 corda avulsa, só q notei q ela era d numeração diferente.

    Existe algum perigo para a ponte ou para o tensor se desajustarem causando problemas maiores no futuro ou agora ???

    rushrush
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    Slim
    Existe algum perigo para a ponte ou para o tensor se desajustarem causando problemas maiores no futuro ou agora ??? Creio que o que ocorrerá é justamente isso, uma desregulagem, principalmente na tensão (altura) das cordas.O ideal é usar todas as cordas do mesmo calibre, a não ser que vc leve a um luthier para fazer outras calibragens.
    Não se esqueça que a troca do calibre de cordas (mesmo q todas do mesmo jogo) também merece uma visita a um luthier.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Precisamos usar um pouco o bom senso.

    Um baixo para estudante tem entre outras características um braço superdimensionado (quase sempre). Uma única corda de cálibre diferente não deve fazer muita diferença.
    Empenamentos quando ocorrem é mais por secamento da madeira (mas isso vem das especificações de fábrica) ou mesmo por afinações erradas como a citada acima (em que o cara afina a corda 5 em E, por exemplo).

    O problema é que a gente se acostuma a baixos mais específicos, com construções mais técnicas e esmeradas, onde colocar uma corda de um cálibre diferente é sacrilégio: Imaginem uma corda 0,50 num set de 5 cordas num braço finíssimo de um Fodera?
    Mas quem usa um baixo desses sabe o que tem e nunca faria uma coisa dessas...

    Mas para um carinha que está começando com os amigos, com um som mais básico, num instrumento bem malhado, isso não fará muita diferença.

    E de mais a mais, quando você fala que é sacrilégio usar cordas fora da especificação, perigas do cara nem saber a diferença entre cordas 0,35 e 0,50 apenas no visual.

    Talvez ele nem saiba qual o cálibre das cordas que está no baixo dele. Ele simplesmente foi na loja, pediu 1 corda avulsa de baixo (a grana tá curta pra todo mundo) e vai colocá-la no baixo.

    Nesse caso, tudo bem.

    Mais tarde, se ele continuar sendo músico, com a evolução natural ele terá a sensibilidade mais desenvolvida.

    Slim
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Slim
    · votar


    Eu não notei q a corda tinha calibre diferente só depois q coloquei-as lado a lado.
    Já havia tocado com outro baixo durante 1 ano e + outro durante 8 meses, e, ao comprar o meu notei q o calibre era diferente, só nq na hora de comprar a corda avulsa não sabia q numeração dizer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cordas afinadas empenam o braco