Autor |
Mensagem |
I.Nosferatu Veterano |
# jan/08
Olá colegas baixistas, gostaria de saber de voces se realmente deixar o baixo com as cordas em sua devida afinação quando não se esta utilizando danifica o braço, sei que já foi perguntado outras vezes e já verifiquei outros topicos, mas ainda não tirei a duvida, sempre deixei afrouxadas sem tensão nenhuma, mas fiquei na duvida se não seria pior ter que submeter o braço a uma tensão relativamente inconstante do que uma fixa, notei também que a região do braço do baixo que uso no momento onde a tensão seria maior tem uma pequena flexibilidade se forçada com as mãos nas costas do braço, achei isso um pouco estranho, porém levando em conta o tensor proximo a esta area acho que é normal, até porque o baixo não apresenta nenhum problema no braço. Mas por via das duvidas, se alguém puder dar uma dica ou link de topico ou site que ainda não vi, agradeço!
|
Rafael do Baixo Veterano |
# jan/08 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar
I.Nosferatu
Essa lenda de desafinar o instrumento após tocar é falsa,não faça isso.
O certo é você deixar o instrumento sempre afinado,com o braço tencionado,e bem regulado,do contrário você estará danificando o braço do instrumento lentamente,já que essa variação constante de tensão "cansa" o tensor do instrumento.
EDIT:Apenas desafine o seu instrumento e tire suas cordas,se for deixá-lo parado por vários meses,ou anos,em alguns casos afrouxam até mesmo o tensor,para conservar o instrumento em boas condições.
|
TugaBass Veterano |
# jan/08 · Editado por: TugaBass
· votar
I.Nosferatu
Amigo! Desde sempre que eu deixo os meus baixos sempre afinados normalmente, e alguns estão parados há vários anos. Nunca tive problema algum com nenhum deles. Por norma, deixo-os dentro da case mas voltada para baixo para que a posição contaríe a tensão das cordas no braço. Não é de bom tom afrouxar as cordas sistemáticamente quando não se vai usar o baixo, pois isso faz com que aumente a flacidez no tensor e em todo o sistema do braço. É possivel que após algum tempo sem se usar o baixo, ele necessite de um pequeno ajuste no braço (tanto apertar como aliviar), que é perfeitamente normal.
Quanto à flexibilidade do braço, quando se força em qualquer direcção, isso é normal e ainda bem que é assim. Todos eles fazem isso, mesmo que seja inteiro. Tem que ser assim para que o tensor possa actuar com a sua função... Só os braços inteiros de grafite é que não são flexiveis (não têm tensor)... pelo menos tanto como os de madeira.
Abraço.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/08
· votar
I.Nosferatu NUNCA DESAFINE SEU INSTRUMENTO. Abç
|
I.Nosferatu Veterano |
# jan/08
· votar
Valeu pessoal, realmente acho que estou errando conforme voces me mostraram... obrigado pelos toques, agora não resta mais duvidas! Abraço a todos e desculpem o topico quase que desnecessário, mas tinha que sanar essa duvida... abraço!
|
jkdias Veterano |
# jan/08
· votar
I.Nosferatu Rafael do Baixo O certo é você deixar o instrumento sempre afinado,com o braço tencionado,e bem regulado,do contrário você estará danificando o braço do instrumento lentamente
além de ferrar as cordas também
|
allexcosta Veterano |
# jan/08
· votar
I.Nosferatu
Inclusive pra trocar cordas o certo eh trocar uma por uma e afinar antes de trocar a outra pra q a mudanca de tensao no braco seja a minima possivel.
|
TugaBass Veterano |
# jan/08 · Editado por: TugaBass
· votar
allexcosta Eu sempre que mudo cordas nos baixos, primeiro tiro todas as antigas! Além de dar uma boa limpeza geral no baixo, a intenção é mesmo fazer-lhe um novo setup de raiz, sobretudo reajustar toda a mecânica dele, desde tensor, ponte, pickups, etc... para que tudo vá funcionando regularmente ao longo do tempo. Qualquer mecanismo se ficar estático durante muito tempo não é muito saudavel para o seu funcionamento. Compreendo que por opinião geral, muitos não o farão, talvez por não saberem exactamente como se faz ou por falta de segurança ou experiência. É tudo uma questão de atrevimento para o fazer pela primeira vez. O importante é ter a sensibilidade certa e não forçar nada demais, para não correr riscos desnecessários. Mas não é nada de complicado!
|
allexcosta Veterano |
# fev/08
· votar
TugaBass
Prefiro manter a tensao no braco constante, por isso uso sempre as mesmas cordas, mesma tensao e as troco e afino uma por uma. Faco ajustes minimos talvez uma ou 2 vezes ao ano. Aprendi com os anos q qto menos vc mexe melhor o baixo se comporta.
|
THE BASSMAN Veterano |
# fev/08
· votar
TugaBass allexcosta
Eu acredito q os dois estão certos, uma limpeza na escala de tempos em tempos é importante ao meu ver, e se nao remnover todas fica dificil, em contrapartida , se não for necessário fazer a limpeza, troco uma por uma tb. Uma dica legal é nao deixar a bolinha da corda já encostada na ponte no inicio do aperto, assim as cordas não se torcem durante o processo. abçs
|
jkdias Veterano |
# fev/08
· votar
THE BASSMAN Uma dica legal é nao deixar a bolinha da corda já encostada na ponte no inicio do aperto, assim as cordas não se torcem durante o processo.
hhmmm interessante isso
|
Stackinho_bass Veterano |
# fev/08
· votar
Deixe o seu baixo afinado! Afinal, como já falaram, ele foi regulado e feito para isso!
Apenas, deixe ele deitado, não de bruços! Encostado na parede não é muito legal! Pois ajuda a tencionar mais (peso do próprio bass)!
A idéia é, vai ficar como sempre está e bem relax(deitado)!
|
bnnunes Veterano |
# fev/08
· votar
o meu eu dexo numa estante...fik apoiado por baixo i tem um apoio no ponto de fixação entre o baxo i o corpo...i afinado, sguindo conselhos q eu recebi aki no forum...qnto a trok d cordas eu num posso comenta pq eu nunk trokei as do meu( ta com 3 semanas d uso...)...+ eu vo anota essa parada da bolinha... abraços...
|
MaTuX Veterano |
# fev/08
· votar
galera eu geral mente deixo o baixo em pé de "cara" com a parede /l vcs sabem dizer se tem problema??
|
# fev/08
· votar
MaTuX
Não é muito legal, pois assim como disse antes, o peso sempre fica empurrando contra, a idéia é deitar, ai ele fica sem tensão!
|
# fev/08
· votar
continaundo e completando... Sem tensão além das cordas!
|
# fev/08
· votar
jkdias
Uma dica legal é nao deixar a bolinha da corda já encostada na ponte no inicio do aperto, assim as cordas não se torcem durante o processo.
ótima dica!
|
TugaBass Veterano |
# fev/08
· votar
allexcosta Faco ajustes minimos talvez uma ou 2 vezes ao ano.
Sim! Claro! Eu nos meus baixos que uso com mais frequência, se não partir nenhuma corda, como uso elixir, mudo-as uma vez por ano (mais ou menos) e é claro que todos os ajustes que faço são minimos. Mas devo dizer que já me apareceram baixos para reparar e fazer setups que não foram mexidos há alguns anos e vou-te dizer: o eixo (tensor) do braço completamente preso, ao ponto de ter que lhe dar umas valentes pancadas no braço (apoioando com a outra mão no sentido contrário, claro) para ele soltar do vicio do aperto porque a força para rodar o tensor nos dois sentidos estava a ser de tal maneira forte que fazia aflição e pode sempre partir alguma coisa... e os parafusos da ponte/cavalete cheios de sujidade a ponto que mal roscavam!
É assim! Cada um tem as suas técnicas e truques!
|