Afinação no Fretless

    Autor Mensagem
    Mulder
    Veterano
    # jan/08


    Colegas, gostaria de saber como vocês fazem para treinar a afinação no baixo fretless. Existem exercicios especificos ouc ada um faz dfa sua maneira? Se puderem compartilhar algum dos seus segredos comigo, eu ficaria em grande debto com vocês. ;D

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mulder

    Eu procuro treinar a afinação,usando intervalos de 3ª maior e 5ª justa e oitava,que são muito fáceis pra se notar alguma falha na afinação (você sente o som "batendo"),pego uma escala maior e vou tocando ela por todo o braço usando esses intervalos.

    Tem quem treina usando um afinador ligado pra conferir se as notas estão bem afinadas,mas isso não é indicado pois você acaba não desenvolvendo o seu ouvido, que é indispensável pra quem toca fretless.

    Trabalhar com cordas soltas também é de grande ajuda,pois assim você tem uma referência pra checar se os demais intervalos (a partir dessa corda) estão afinados,sempre busco usar cordas soltas durante a execução de escalas ou ao terminar uma escala,desde que essa corda seja ou a 3ª maior,4ª ou 5ª justas,ou uma 8ª,do tom da escala que eu executo.

    Um exercício bom também é tocar oitavas simultaneamente,deixando-as soar,e mover algum dos dedos para os lados,indo e vindo lentamente,pra poder notar o som da nota afinada,um pouco abaixo e um pouco acima de sua afinação perfeita.

    Te recomendo assistir a vídeo aula do Steve Bailey "Fretless Bass",onde ele ensina vários exercícios pra uma afinação e entonação precisa das notas,procure também os livros "Fretless Bass" e o livro "101 Fretless Bass Workouts" que neles tem vários exercícios pra desenvolver isso.

    Não soube explicar direito o que eu faço,mas acho que dá pra entender. \o/

    Dpaulo
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Dpaulo
    · votar


    outra coisa interessante é pegar um cd com músicas fáceis e vá acompanhando. não esquente é questão de treino, depois que você acostuma é uma maravilha, tenho fretless fender jazz bass american series (orginal de fábrica) que não largo ele de jeito nenhum.

    makumbator
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Mulder

    Te recomendo assistir a vídeo aula do Steve Bailey "Fretless Bass",onde ele ensina vários exercícios pra uma afinação e entonação precisa das notas,procure também os livros "Fretless Bass" e o livro "101 Fretless Bass Workouts" que neles tem vários exercícios pra desenvolver isso. (2)

    Steve Bailey(no meio da página):
    http://nukebass.blogspot.com/search?q=Fretless+Bass+video

    Fretless bass workouts:
    http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38901152839C92 Q9FJ

    Há também um método de Fretless do Bunny Bruñel & Josquin des Prés:

    http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=37754160423LM1 7RRF

    ClaudioBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mulder
    como vocês fazem para treinar a afinação no baixo fretless

    Quando você toca um contrabaixo comum, você não tem muito (ou nenhuma) a preocupação com a divisão das casas, pois os frets estão lá pra te auxiliar... e se você "desafinar", basta olhar pro braço do instrumento e corrigir a afinação. Dessa forma, o teu senso de afinação está nos teus olhos e na tua falta de preocupação com isso.

    Mas... e quando você pega um instrumento fretless? se você desafinar, não adianta muito olhar pro braço do instrumento, e aí você percebe que a tua afinação visual não te valhe de nada.

    A afinação tem que estar sempre no seus ouvidos e não nos seus olhos. Foi com esse texto que convenci a um aluno meu a estudar e fazer exercícios com os olhos vendados, pra tirar o inevitável hábito de tocar olhando pra escala... dessa forma, a afinação "migra" dos olhos para os ouvidos... só depois de várias aulas eu dei a ele um fretless pra tocar, e ele mesmo ficou impressionado com o resultado, parecia que ele já tocava aquele instrumento há muito tempo, quando na verdade era a primeira vez!

    Então, só pra acrescentar no que o Rafael do Baixo falou, se você quer passar a tocar um fretless, comece a estudar escalas, arpejos e tocar com os olhos vendados, abandone a afinação visual!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    allexcosta
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: allexcosta
    · votar


    Mulder

    Grandes conselhos dados pela galera. Nao esqueca de treinar muito arpejo de 2 oitavas (se vc toca baixo de 4 cordas) e 3 oitavas se vc usa 5. Gosto tambem de gravar linhas e frases com um baixo com trastes e depois tocar junto no fretless, no escuro. Vc vai sentindo a desafinacao e vai corrigindo ateh virar uma segunda natureza. Uma dica legal eh a pessoa q toca fretted e fretless ter exatamente o mesmo baixo nas duas versoes. Isso facilita muito a transicao. Alem disso, tocar fretless ajuda muito seu som e sua pegada no fretted.

    E pra inspirar:



    Ivanov_br
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu recomendo num primeiro momento estudar o braço com o afinador, para ir localizando "nos olhos" e no tato as notas.

    Assim, vc treina a abertura dos dedos da mão e vai tranquilo.

    Eu fui pro fretless depois de muitos anos no fretted. Acho que foi mais fácil por isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação no Fretless