Autor |
Mensagem |
Mulder Veterano |
# jan/08
Colegas, gostaria de saber como vocês fazem para treinar a afinação no baixo fretless. Existem exercicios especificos ouc ada um faz dfa sua maneira? Se puderem compartilhar algum dos seus segredos comigo, eu ficaria em grande debto com vocês. ;D
|
Rafael do Baixo Veterano |
# jan/08
· votar
Mulder
Eu procuro treinar a afinação,usando intervalos de 3ª maior e 5ª justa e oitava,que são muito fáceis pra se notar alguma falha na afinação (você sente o som "batendo"),pego uma escala maior e vou tocando ela por todo o braço usando esses intervalos.
Tem quem treina usando um afinador ligado pra conferir se as notas estão bem afinadas,mas isso não é indicado pois você acaba não desenvolvendo o seu ouvido, que é indispensável pra quem toca fretless.
Trabalhar com cordas soltas também é de grande ajuda,pois assim você tem uma referência pra checar se os demais intervalos (a partir dessa corda) estão afinados,sempre busco usar cordas soltas durante a execução de escalas ou ao terminar uma escala,desde que essa corda seja ou a 3ª maior,4ª ou 5ª justas,ou uma 8ª,do tom da escala que eu executo.
Um exercício bom também é tocar oitavas simultaneamente,deixando-as soar,e mover algum dos dedos para os lados,indo e vindo lentamente,pra poder notar o som da nota afinada,um pouco abaixo e um pouco acima de sua afinação perfeita.
Te recomendo assistir a vídeo aula do Steve Bailey "Fretless Bass",onde ele ensina vários exercícios pra uma afinação e entonação precisa das notas,procure também os livros "Fretless Bass" e o livro "101 Fretless Bass Workouts" que neles tem vários exercícios pra desenvolver isso.
Não soube explicar direito o que eu faço,mas acho que dá pra entender. \o/
|
Dpaulo Veterano |
# jan/08 · Editado por: Dpaulo
· votar
outra coisa interessante é pegar um cd com músicas fáceis e vá acompanhando. não esquente é questão de treino, depois que você acostuma é uma maravilha, tenho fretless fender jazz bass american series (orginal de fábrica) que não largo ele de jeito nenhum.
|
makumbator Moderador
|
# jan/08
· votar
Mulder
Te recomendo assistir a vídeo aula do Steve Bailey "Fretless Bass",onde ele ensina vários exercícios pra uma afinação e entonação precisa das notas,procure também os livros "Fretless Bass" e o livro "101 Fretless Bass Workouts" que neles tem vários exercícios pra desenvolver isso. (2)
Steve Bailey(no meio da página): http://nukebass.blogspot.com/search?q=Fretless+Bass+video
Fretless bass workouts: http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38901152839C92 Q9FJ
Há também um método de Fretless do Bunny Bruñel & Josquin des Prés:
http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=37754160423LM1 7RRF
|
ClaudioBass Veterano |
# jan/08
· votar
Mulder como vocês fazem para treinar a afinação no baixo fretless
Quando você toca um contrabaixo comum, você não tem muito (ou nenhuma) a preocupação com a divisão das casas, pois os frets estão lá pra te auxiliar... e se você "desafinar", basta olhar pro braço do instrumento e corrigir a afinação. Dessa forma, o teu senso de afinação está nos teus olhos e na tua falta de preocupação com isso.
Mas... e quando você pega um instrumento fretless? se você desafinar, não adianta muito olhar pro braço do instrumento, e aí você percebe que a tua afinação visual não te valhe de nada.
A afinação tem que estar sempre no seus ouvidos e não nos seus olhos. Foi com esse texto que convenci a um aluno meu a estudar e fazer exercícios com os olhos vendados, pra tirar o inevitável hábito de tocar olhando pra escala... dessa forma, a afinação "migra" dos olhos para os ouvidos... só depois de várias aulas eu dei a ele um fretless pra tocar, e ele mesmo ficou impressionado com o resultado, parecia que ele já tocava aquele instrumento há muito tempo, quando na verdade era a primeira vez!
Então, só pra acrescentar no que o Rafael do Baixo falou, se você quer passar a tocar um fretless, comece a estudar escalas, arpejos e tocar com os olhos vendados, abandone a afinação visual!
[ ]s www.gravidadevertical.zip.net
|
allexcosta Veterano |
# jan/08 · Editado por: allexcosta
· votar
Mulder
Grandes conselhos dados pela galera. Nao esqueca de treinar muito arpejo de 2 oitavas (se vc toca baixo de 4 cordas) e 3 oitavas se vc usa 5. Gosto tambem de gravar linhas e frases com um baixo com trastes e depois tocar junto no fretless, no escuro. Vc vai sentindo a desafinacao e vai corrigindo ateh virar uma segunda natureza. Uma dica legal eh a pessoa q toca fretted e fretless ter exatamente o mesmo baixo nas duas versoes. Isso facilita muito a transicao. Alem disso, tocar fretless ajuda muito seu som e sua pegada no fretted.
E pra inspirar:
|
Ivanov_br Veterano |
# jan/08
· votar
Eu recomendo num primeiro momento estudar o braço com o afinador, para ir localizando "nos olhos" e no tato as notas.
Assim, vc treina a abertura dos dedos da mão e vai tranquilo.
Eu fui pro fretless depois de muitos anos no fretted. Acho que foi mais fácil por isso.
|