Treinamento Auditivo - Preciso do feedback de voces

    Autor Mensagem
    Fá Mendonça
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Fá Mendonça


    Fala galera,

    Estou postando aqui, pq é neste forum que estão os meus conhecidos.

    Estou terminando o meu curso na UnB (computacao) e dei um jeito de unir minhas paixoes, computador e musica: resolvi fazer como projeto final um sistema de treinamento audito (aural, termo academico).

    Estou na fase de implementação e é extremamente importante que eu tenha feedback de outras pessoas, para poder melhorar e fechar uma versão 1.0 bem completa. No momento, o sistema está na sua versão 0.0.2, muita coisa ainda está por vir...

    Por favor, dêm uma olhada e me digam o que acham:

    www.musicaempauta.com.br/TreinamentoAural


    Abraços, bassbrothers...

    Nycolas
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fá Mendonça

    Eu acho q falta tpw assim, vc fala Tom = C, identifique qual a nota que foi tocada... 1T,2M,2m,3M,3m,4j,4+,5j...

    Fá Mendonça
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Fá Mendonça
    · votar


    Nycolas

    Eu cheguei a pensar, no início, que seria algo interessante implementar este tipo de treinamento.
    Mas fazendo pesquisas, verifiquei que a maioria dos músicos e estudantes de música desenvolvem o chamado "Ouvido Relativo" que consiste, basicamente, na habilidade não de reconhecer a nota, mas de identificar o espaço que existe entre elas, o que chamamos de intervalos.

    Como as notas musicais nada mais são que representações de frequencias, valores numéricos pertencentes ao conjunto dos números reais. Os intervalos podem ser comparados a uma mera operação matemática, ou seja, podemos identificar a diferença numérica entre uma nota tocada e outra, da mesma forma que identificamos a diferença entre 10 e 4, 16 e 10, 12 e 6. Todas elas dão o mesmo resultado, 6. Assim funciona a identificação dos intervalos no treinamento do ouvido relativo. Não importa se você tocou G e B, C e E, A e C#; importa é que a diferença entre essas notas representa um intervalo de 3M.

    Com essa teoria, e se baseando na teoria de grupos, da álgebra moderna podemos estender esse pensamento para a formação de acordes. Como? Se você superpor os seguintes intervalos, independentemente da ordem você terá uma 5J: 3M e 3m.

    Exemplo: A tríade maior é formada por fundamental, 3M e 5J. Superpondo os intervalos temos, 3M e 3m (de C - E, 3M; e de E - G, 3m).
    A tríade menor é formada por fundamental, 3m e 5J.
    Superpondo os intervalos temos, 3m e 3M( de A - C, 3m; e de C - E, 3M).

    Essa teoria funciona para quaisquer intervalos. É bem interessante para estudar leitura de acordes na partitura, em breve escreverei um artigo sobre isso e publicarei lá no música em pauta.

    Essa interface que vocês estão avaliando é o que estamos chamando de sistema de treinamento aleatório, que o próprio usuário escolhe o que vai estudar. Estou desenvolvendo uma interface que armazenará em uma base de dados um roteiro de estudos que pode ser direcionado a um ou mais alunos. Nesse roteiro o professor configurará as questões de acordo com sua linha pedagógica ou do tipo de treinamento. Se o objetivo for o desenvolvimento do ouvido absoluto (capacidade de identificar exatamente qual a nota tocada), o roteiro será configurado para tal e só os alunos que o professor determinar farão parte do treinamento.

    Existem estudos que mostram que o ouvido absoluto pode ser desenvolvido em qualquer pessoa, outros que é um dom de nascença. Como é um assunto polêmico, resolvi restringir a possibilidade (o que na verdade pode ser considerado como versatilidade do sistema) à linha de pesquisa do professor.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fá Mendonça

    Tá ficando legal o teu projeto cara,bem simples,prático e funcional,está com uma resposta bem precisa e rápida,esta me ajudando muito a identificar a distância de uns intervalos que eu tenho dificuldade,tem tudo pra ficar bem mais completo na versão final.

    Dou como sugestão que você coloque uma opção onde a pessoa possa escolher um tom principal como referência e seus diversos modos e escalas,e que na resposta retornasse a representação escrita na pauta,tudo bem que essas opções facilitariam muito a vida de quem já conhece teoria e tem um ouvido treinado,mas servem bem pra ajudar quem é leigo nesse assunto.

    hyuuga_adam
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    fá mendonça

    amigo, não sei se foi descuido meu. Mas alguns exercícios de comparação de intervalos estavam, digamos, agarrando. Não tocava dois intervalos diferentes, tocavam o mesmo, e repetidamente, assim não dava pra responder a questão. Mas isso aconteceu poucas vezes.

    Fora isso, é um excelente trabalho e está me ajudando muito ^^

    maquiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Muito bom. Parabéns pela iniciativa!

    Fá Mendonça
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    hyuuga_adam

    Pode ser que isso tenha acontecido sim, afinal, é uma versão beta 0.0.2 ainda tem muito bug...

    Vou adicionar este bug na minha lista de pendências. Muito obrigado pelo feedback

    maquiro
    Valeu cara, acho que estou fazendo a minha parte pra tentar mudar a realidade da educação musical no país, mesmo que seja uma contribuição pequena, mas se cada um fizer a sua parte, conseguiremos mudar, com certeza.

    LuCaSbass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fá Mendonça
    Ta muito legal cara! Mas olha só, se possivel seria interessante colocar uma opção de tocar um modo,arpejo de algum acorde ou o acorde inteiro para o usuario "advinhar", pq é interessante se acostumar com a sonoridade "conjunta"
    mas no mais ta bem legal o site! se precisar de alguma coisa só me falar hehe
    abç!

    Fá Mendonça
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    LuCaSbass

    Isso já está previsto para o sistema! :D

    Valeu

    Nycolas
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fá Mendonça

    Agora entendi o teu raciocinio...
    Pq tpw... nessa parte de teoria, eu sou meio que "Leigo"...
    Eu estudei mto poco, sei soh o básico de Formação de acordes, mas depois que você explicou como funciona o seu projeto, ficou muito melhor ^^
    Mto legal msmo, gostei bastante (tinha esquecido de elogiar no post anterior)

    Abraços!

    Fá Mendonça
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Nycolas
    Obrigado, cara. Na verdade eu é que tenho que agradecer pela ajuda que vocês estão dando. É por isso que eu gosto desse forum!

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Treinamento Auditivo - Preciso do feedback de voces