Autor |
Mensagem |
Fá Mendonça Veterano |
# jan/08 · Editado por: Fá Mendonça
Fala galera,
Estou postando aqui, pq é neste forum que estão os meus conhecidos.
Estou terminando o meu curso na UnB (computacao) e dei um jeito de unir minhas paixoes, computador e musica: resolvi fazer como projeto final um sistema de treinamento audito (aural, termo academico).
Estou na fase de implementação e é extremamente importante que eu tenha feedback de outras pessoas, para poder melhorar e fechar uma versão 1.0 bem completa. No momento, o sistema está na sua versão 0.0.2, muita coisa ainda está por vir...
Por favor, dêm uma olhada e me digam o que acham:
www.musicaempauta.com.br/TreinamentoAural
Abraços, bassbrothers...
|
Nycolas Veterano |
# jan/08
· votar
Fá Mendonça
Eu acho q falta tpw assim, vc fala Tom = C, identifique qual a nota que foi tocada... 1T,2M,2m,3M,3m,4j,4+,5j...
|
Fá Mendonça Veterano |
# jan/08 · Editado por: Fá Mendonça
· votar
Nycolas
Eu cheguei a pensar, no início, que seria algo interessante implementar este tipo de treinamento. Mas fazendo pesquisas, verifiquei que a maioria dos músicos e estudantes de música desenvolvem o chamado "Ouvido Relativo" que consiste, basicamente, na habilidade não de reconhecer a nota, mas de identificar o espaço que existe entre elas, o que chamamos de intervalos.
Como as notas musicais nada mais são que representações de frequencias, valores numéricos pertencentes ao conjunto dos números reais. Os intervalos podem ser comparados a uma mera operação matemática, ou seja, podemos identificar a diferença numérica entre uma nota tocada e outra, da mesma forma que identificamos a diferença entre 10 e 4, 16 e 10, 12 e 6. Todas elas dão o mesmo resultado, 6. Assim funciona a identificação dos intervalos no treinamento do ouvido relativo. Não importa se você tocou G e B, C e E, A e C#; importa é que a diferença entre essas notas representa um intervalo de 3M.
Com essa teoria, e se baseando na teoria de grupos, da álgebra moderna podemos estender esse pensamento para a formação de acordes. Como? Se você superpor os seguintes intervalos, independentemente da ordem você terá uma 5J: 3M e 3m.
Exemplo: A tríade maior é formada por fundamental, 3M e 5J. Superpondo os intervalos temos, 3M e 3m (de C - E, 3M; e de E - G, 3m). A tríade menor é formada por fundamental, 3m e 5J. Superpondo os intervalos temos, 3m e 3M( de A - C, 3m; e de C - E, 3M).
Essa teoria funciona para quaisquer intervalos. É bem interessante para estudar leitura de acordes na partitura, em breve escreverei um artigo sobre isso e publicarei lá no música em pauta.
Essa interface que vocês estão avaliando é o que estamos chamando de sistema de treinamento aleatório, que o próprio usuário escolhe o que vai estudar. Estou desenvolvendo uma interface que armazenará em uma base de dados um roteiro de estudos que pode ser direcionado a um ou mais alunos. Nesse roteiro o professor configurará as questões de acordo com sua linha pedagógica ou do tipo de treinamento. Se o objetivo for o desenvolvimento do ouvido absoluto (capacidade de identificar exatamente qual a nota tocada), o roteiro será configurado para tal e só os alunos que o professor determinar farão parte do treinamento.
Existem estudos que mostram que o ouvido absoluto pode ser desenvolvido em qualquer pessoa, outros que é um dom de nascença. Como é um assunto polêmico, resolvi restringir a possibilidade (o que na verdade pode ser considerado como versatilidade do sistema) à linha de pesquisa do professor.
|
Rafael do Baixo Veterano |
# jan/08
· votar
Fá Mendonça
Tá ficando legal o teu projeto cara,bem simples,prático e funcional,está com uma resposta bem precisa e rápida,esta me ajudando muito a identificar a distância de uns intervalos que eu tenho dificuldade,tem tudo pra ficar bem mais completo na versão final.
Dou como sugestão que você coloque uma opção onde a pessoa possa escolher um tom principal como referência e seus diversos modos e escalas,e que na resposta retornasse a representação escrita na pauta,tudo bem que essas opções facilitariam muito a vida de quem já conhece teoria e tem um ouvido treinado,mas servem bem pra ajudar quem é leigo nesse assunto.
|
hyuuga_adam Veterano |
# jan/08
· votar
fá mendonça
amigo, não sei se foi descuido meu. Mas alguns exercícios de comparação de intervalos estavam, digamos, agarrando. Não tocava dois intervalos diferentes, tocavam o mesmo, e repetidamente, assim não dava pra responder a questão. Mas isso aconteceu poucas vezes.
Fora isso, é um excelente trabalho e está me ajudando muito ^^
|
maquiro Veterano |
# jan/08
· votar
Muito bom. Parabéns pela iniciativa!
|
Fá Mendonça Veterano |
# jan/08
· votar
hyuuga_adam
Pode ser que isso tenha acontecido sim, afinal, é uma versão beta 0.0.2 ainda tem muito bug...
Vou adicionar este bug na minha lista de pendências. Muito obrigado pelo feedback
maquiro Valeu cara, acho que estou fazendo a minha parte pra tentar mudar a realidade da educação musical no país, mesmo que seja uma contribuição pequena, mas se cada um fizer a sua parte, conseguiremos mudar, com certeza.
|
LuCaSbass Veterano |
# jan/08
· votar
Fá Mendonça Ta muito legal cara! Mas olha só, se possivel seria interessante colocar uma opção de tocar um modo,arpejo de algum acorde ou o acorde inteiro para o usuario "advinhar", pq é interessante se acostumar com a sonoridade "conjunta" mas no mais ta bem legal o site! se precisar de alguma coisa só me falar hehe abç!
|
Fá Mendonça Veterano |
# jan/08
· votar
LuCaSbass
Isso já está previsto para o sistema! :D
Valeu
|
Nycolas Veterano |
# jan/08
· votar
Fá Mendonça
Agora entendi o teu raciocinio... Pq tpw... nessa parte de teoria, eu sou meio que "Leigo"... Eu estudei mto poco, sei soh o básico de Formação de acordes, mas depois que você explicou como funciona o seu projeto, ficou muito melhor ^^ Mto legal msmo, gostei bastante (tinha esquecido de elogiar no post anterior)
Abraços!
|
Fá Mendonça Veterano |
# jan/08
· votar
Nycolas Obrigado, cara. Na verdade eu é que tenho que agradecer pela ajuda que vocês estão dando. É por isso que eu gosto desse forum!
Abraço
|