Review:Condor cjb 5A

    Autor Mensagem
    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07


    Comprei esse baixo tem mais de uma semana,mas só hoje eu fui na loja buscar ele(falta de espaço em casa =)) e vou fazer um breve review com as minhas opiniões sobre o instrumento:

    Corpo - O corpo do baixo é Ash,com pintura Sunburst e um escudo tortoise em 3 camadas,sem emendas aparentes.É um baixo bem leve se comparado com os demais modelos de Jazz Bass 5 que tem no mercado,ele tem um ótimo acabamento,bem brilhoso e com um belo tom da pintura sunburst.

    Braço - Braço feito em maple,não sei ao certo qual é a madeira da escala,mas me pareceu ser Rosewood,ele tem marcações tipo bloco brancas.Braço muito confortável,com fácil acesso a todas as suas regiões e trastes e com uma boa pegada,veio regulado e com cordas 0.45 bem baixas e sem trastejar(veio de fábrica assim),achei ele tão confortável quanto o braço de um JB da Fender,bem macio mesmo.Seu nut é de plástico e estava muito bem colocado,os trastes e as marcações em bloco estava muito bem colocadas também,sem falhas rebarbas ou desníveis.O braço veio fixado ao corpo do baixo por 4 parafusos passando por um plate metálico com o logo da marca gravado.

    Captação/Circuito - O baixo tem 2 captadores tipo J da própria marca(chineses ou coreanos),2 pots de volume(um pra cada cap) e 1 de tone(master).Os captadores apresentam um leve chiado característico da captação passiva,mas possuem bons timbres e um bom ganho até.O som da corda B não é magro em nenhum dos captadores,em ambos o som tem presença,peso e corpo.O captador da ponte tem um som bem aberto com médios e agudos bem presentes,com poucos graves devido ao seu posicionamento,um som bem limpo e definido nos harmônicos.O captador do braço tem um som bem pesado e definido com médios bem roncados e bons graves,tem um som limpo mas não possuí uma resposta muito boa nos harmônicos mais altos.O pot de tone funciona muito bem,tem uma ótima sensibilidade e já responde ao menor toque,o que torna o baixo bem versátil,apesar da sua proposta ser mais vintage.

    Ferragens - O baixo tem tarraxas open gear e ponte com 5 saddles,da própria marca,na ponte vem gravado o nome Condor.As tarraxas funcionam muito bem e com muita precisão,deixei o baixo afinado e na caixa(fechada na minha frente),dentro do estoque da loja há mais de uma semana e a sua afinação se manteve quase impecável,apenas a corda B que sofreu uma alteração mais brusca de afinação (caiu pra Ab).A ponte do baixo aparenta ser de fácil manuseio e de boa qualidade também,ainda não ví necessidade de uma regulagem nela então não posso falar muito sobre.A sua distância entre as cordas na ponte é de aproximados 17mm.

    Prós -

    1:Timbre bem versátil,é fácil tirar um som de slap na onda do Marcus Miller,um pizzicato na onda Jaco e um tapping meio Stuart Hamm(quando usava o Factor),mas dá pra tirar timbres mais pesados tipo os do Jason Newsted ou do Robert Trujillo por exemplo,sem mexer muito no baixo.

    2:Conforto,bem equilibrada a relação do peso braço/corpo.

    3:Acabamento,a Condor teve um cuidado incrível nos detalhes desse baixo,é chinês mas tem um acabamento digno de um baixo americano ou japa.(apesar de que no meu baixo os polos do captador da ponte,na altura da corda B estejam meio desalinhados quanto a corda,mas já vi até Fender American Deluxe assim)

    Contras -

    1:Cordas muito próximas na altura da ponte o que dificulta muito a execução do slap.
    2:Nut de plástico,não me agrada muito um nut de plástico,já que eles se desgastam muito fácil.


    No geral é um baixo que me agradou muito,tem um timbre que eu preciso pros meus trabalhos e me custou muito pouco,paguei nele R$884 em dinheiro.Não vejo a menor necessidade de trocar nada nesse baixo,desde caps até as ferragens,tudo tem qualidade e funciona bem.Recomendo esse baixo sem dúvidas a qualquer baixista,do iniciante ao profissional que precisa de um instrumento barato pra gigs.

    Não tenho como gravar o som do baixo e nem tirar fotos dele,mas assim que possível eu tento postar alguma coisa do baixo.

    Sei que não tá muito bom o review mas é isso. \o/

    bdebaixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Curti bastante seu review. Se você não curte o nut de plástico, você pode facilmente trocar (ou levar em um luthier pra trocar). E parabéns pelo instrumento novo!

    Du Bass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    Muito legal o Review. Obrigado por disponibiliza-lo pro forum.

    Quanto ao Nut é o que o colega acima disse.

    Abraço e Fique com Deus.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
    · votar


    Rafael do Baixo

    Belo review, tava precisando...

    tah barato demais ai... quanto tah a versão 4c em ash???

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    bdebaixo
    Du Bass
    AnDerSon_BoLLo

    Valeu aí galera,que bom que gostaram do review. \o/

    Quanto ao nut,provavelmente eu o troque por um de osso no próximo mês,é cisma minha mesmo.


    AnDerSon_BoLLo

    O modelo de 4 cordas em ash tá saindo por uns R$860 nessa loja,mas ainda rola um desconto de 8% á vista,tá num preço ótimo essa linha da Condor.

    Evangélico
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    Parabéns cara, qualquer dia vou lhe contratar pra fazer coluna na cover baixo só sobre análises de instrumentos ! eheheheheh Falando sério agora, do jeito que vc falou deu até vontade de experimentar o baixo, posta as fotos de seu novo filho ae pls! rsrsr

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    E ae Rafael do Baixo!

    Curiosidade... eu ouço falar MUITO bem do shelter jb, inclusive jah testei um...
    Vc jah o testou? Pode fazer uma comparaçao entre o shelter e o condor? (Ou alguem do fórum)

    Pq eu tava afim de pegar um 5 cordas, e o jazz bass seria uma boa e barata pedida pra mim, além de eu ser fã de jb.. e como acho que nao tem o shelter versao 5.......

    Flww

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Evangélico

    Vou tentar tirar umas fotos da criança amanhã e posto elas aqui.

    rcardo_lemos

    Bom cara eu já testei alguns SX e uns Shelter JB,inclusive já vi de perto um turbinado com caps Lollar que ficou muito bom também.

    Comparando ambos os baixos, acho o Condor um baixo melhor que o SX normal,já que ele tem graves mais pesados e médios mais presentes que o SX.Mesmo se compararmos o Condor com o Sx+caps Lollar,eu ainda acho o Condor melhor,já que o som deles pra mim soaram bem "parecidos" (no mesmo nível),além disso o acabamento do Condor é mais caprichado e seu braço é bem mais confortável que o do SX,na minha opinião.

    Existem sx de 5 cordas,mas não no Brasil,infelizmente.Se você curte um som de JB e quer um bom baixo de 5 cordas dá uma testada nesse Condor que vai valer apena.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Massa o review... perguntei pro vendedor da loja sobre o Condor e o SX, ele disse q o Condor era + baixo, melhor acabado, som melhor e com + ganho q o SX.
    To afim de pega um JB desse, so q aqui na minha city ta meio caro o Condor, o de 4c ta por 1.300R$

    []'s

    gualtersouza
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Salve Rafael. Estou adquirindo meu primeiro baixo e aproveitando sua resenha, gostaria de lhe perguntar se você, conhecendo também os Shelter SX JB75 e similares, e comparando com o seu Condor novo, optaria por qual deles para usá-los em bailes, onde se toca diversos estilos musicais? Abç

    conehc
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gualtersouza
    vou dar pitaco na resposta: se for pra tocar em baile sem duvida vai ser o condor porque é de 5 cordas. Apesar de dar pra tocar com um 4c em bandas que tocam de tudo, algumas musicas de axé, sertanejo, etc usam e abusam da 5ª corda

    gualtersouza
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    conehc
    Valeu Conehc. Só complementando... a questão do corpo ser em basswood, é compensada nesse baixo com os caps ativos? Pensei então em adquirir um 5c ativo + bdi-21 para começar. O que você acha?

    FCLBass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gualtersouza
    O corpo é em Ash.

    Dpaulo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    se você toca muito slap, coloque um nut de latão, fica do car...

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gualtersouza

    Essa tua pergunta eu já respondí ao rcardo_lemos logo acima,conheço bem o SX Sjb 75,e acho o Condor um baixo melhor que os SX,já que ele tem graves mais pesados e médios mais presentes que o SX,fora que o Condor é um pouco mais leve que o SX,então é melhor pra se tocar por longos shows sem prejudicar a sua coluna.

    Agora se você for tocar em bailes,faço das palavras do conehc as minhas,dá pra tocar de tudo com um baixo de 4 cordas,mas um baixo de 5 cordas é o ideal pra tocar de uma forma mais fiel as músicas de sertanejo,samba,pagode,axé etc,onde abusam muito dos gravões da corda B.

    Dpaulo

    se você toca muito slap, coloque um nut de latão, fica do car...

    Valeu pela dica cara =)

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rcardo_lemos

    Jah testei os dois tambem (condor e sx)... no mesmo set de caixas...
    inclusive jah tive um sx... e assino em baixo em algumas coisas que o rafael falou, como que:

    *o Condor eh um baixo melhor que o SX normal,já que ele tem graves mais pesados e médios mais presentes que o SX

    a primeira vez que testei achei que tinha mais brilho tambem...

    *e o acabamento do Condor é mais caprichado e seu braço é bem mais confortável que o do SX

    com certeza, o maple do braço mesmo, parecia mais "refinado", hehe... e a pegada fica melhor tambem... o problema do condor ainda eh o preço em alguns lugares...

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Pois eh.. dando uma pesquisada rapida na net, não achei mais barato do que R$997, na Playtech

    Mas msm assim, que doideira esses jb nao?/

    Rafael do Baixo

    Aonde vc pagou 884 no seu?

    ___________

    Vcs acham mais jogo do que um bc 5000, por exemplo? Ou eh diferente?

    conehc
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    é muito bom que a condor esteja fazendo instrumentos melhores que a sx. Daqui a pouco se a habro perceber que está perdendo mercado vai começar a importar aqueles modelos ltd 5c, os precision e outros sx mais top a um preço barato pra concorrer com a condor e por aí vai, isso desenvolve bem o mercado nacional e com o tempo teremos boas marcas de instrumentos (lembrando que ate um tempo atras a condor era sinonimo de baixos ruins a lá golden e compania e hoje está sendo muito elogiada)

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rcardo_lemos

    Eu achei o meu aqui no RJ,na loja Acústica Perfeita da Rua da Carioca,era o último do estoque e tava muito barato mesmo,na mesma rua tinha ele em outra loja por R$960,dei muita sorte mesmo.

    Vcs acham mais jogo do que um bc 5000, por exemplo? Ou eh diferente?

    São baixos com propostas bem diferentes,fica meio difícil de serem comparados.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rcardo_lemos

    no mercado livre tem alguns baratos...
    mas naum vi o modelo natural em ash...
    ah, e o bc5000 eh totalmente diferente, soh vc ouvindo os dois pra saber qual te agrada mais... vlwz

    conehc

    espero

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    pow vei... toda hora agente posta no mesmo min... hweuwhuhue

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Huahuahu

    Tanto o cjb 5a como o bc 5000 seriam baixos pra "toda a vida" neh?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    heheheh

    rcardo_lemos

    Tanto o cjb 5a como o bc 5000 seriam baixos pra "toda a vida" neh?

    Eu os considero baixos pra vida toda,o BC5000 eu já pude ver como se sai em shows e em estúdio e é um ótimo baixo,o CJB 5a eu ainda não tive como tocar em estúdio ou em shows com ele pra saber como ele se sai,mas pelo timbre dele acho que deve se sair muito bem também.

    Não são baixos top,mas tem um nível bem alto.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Legal!
    Entao.. por exemplo, se eu tiver futuramente uma grana disposta a ser gasta em baixo.. um upgrade neles (seja trocar ponte, ou tarracha, ou circuito, ou caps, etc.. por algum motivo) valeriam a pena?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rcardo_lemos

    Na minha opinião vale a pena sim cara,esses baixos tem uma construção de muita qualidade.

    Só não acho uma boa idéia comprar um baixo já pensando em fazer as modificações nele,pois o resultado final é uma incógnita,e pode não agradar muito.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: rcardo_lemos
    · votar


    Rafael do Baixo
    Sim, sim.. Eu faria isso soh se eu começasse a ficar insatisfeito com o baixo... como eh o caso de hoje em dia.. vai fazer 4 anos q tenho um bx 12 heheh
    Ateh penso em dar um pequeno grau nele qdo eu tiver com pelo menos um segundo instrumento e dinheiro pra gastar

    Evangélico
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    também compro bastante em lojas nessa rua e na rua da constituição.

    gualtersouza
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    FCLBass
    Bem lembrado. Me confundi com um anuncio do ML, que tratava do XB25a e nao do CJB5A.

    Rafael do Baixo
    Nao vamos tocar pagode. Vai ser estilo rock (anos 60, 70), pop anos 80 e 90. Nada de pagode. Grato pelas dicas.
    Abc

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review:Condor cjb 5A