Duvidas duvidass e mais duvidasss

    Autor Mensagem
    Triglodita
    Veterano
    # dez/07


    Primeiramente: Acompanho as aulas do Rodrigo Brizzi no CifraClub
    Algumas duvidas...
    1º= O que é um Groove? O rodrigo mostra vários grooves lá no curso mas eu não entendi ainda...Ja vi no site do Rapahel do Valle...Mas também não entendi! Pode ser uma coisa muito dificil ou MUITO fácil, mas como fas? Qual seu conceito??
    2º= O que é uma Frase? Vários exemplos e nehuma explicação...É uma coisa que segue a voz do vocal?? É parecido com o groove?? O que é??
    3º= O rodrigo diz que para se fazer um Groove ou uma Frase ou um Solo...É presciso se baziar em uma escala, mas existem alguns...Até no curso do CifraClub...Que não são uma escala só...São várias!
    Será que por exemplo: Eu começo a fazer a escala de Dó da terceira casa da Corda Lá...Aí num exercício desses, eu vou e coloco nisso, a nota SI, da segunda casa da corda Lá...Já que na escala de Dó tem Si...Sem problemas eu fazer isso...Estou certo? Ou o unico si que vai servir vai ser o da terceira casa da corda Sol...Que tá no desenho da escala que eu tava fazendo? Só pra constar...Se eu fizer um solo na escala: Fá maior por exemplo, nele não pode de jeito nenhum conter um Sol#...Né??
    4º= Ritmo...Se estiver tocando com uns amigos...Um no violão e outro na bateria...Aí, como vou saber qual o ritmo que devo seguir?? Vou seguir o ritmo do violão ou a beteria?? Ou nehum dos 2?? Ou um pouco dos 2?? Então vocês dizem: Ouça a musica...
    Tenho muita dificuldade de ouvir o baixo na musica...Será que tem alguma manha assim que vcoês possam dizer?
    5º= Notas parecidas...Se eu estiver tocando com uns amigos...Aí tpw...Não tenho a tab da musica...Mas quem tá na guitarra sabe tocar essa musica...Posso tirar algum proveito disso?? Por exemplo...Ele toca Dó...Aí eu tbm vou tocar Dó?? Ou não?? E se sim...Como vou saber qual dos Dós vai ser se tenho 10 dós no meu baixo??

    Bem...Se vocês tiverem passiencia pra ler isso tudo vou agradecer muito...

    eltonbass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    1º= O que é um Groove? O rodrigo mostra vários grooves lá no curso mas eu não entendi ainda...Ja vi no site do Rapahel do Valle...Mas também não entendi! Pode ser uma coisa muito dificil ou
    MUITO fácil, mas como fas?

    hum, como poderei explicar? assim, na musica "Tell me Baby", do RHCP, o Flea repete uma seqüencia de notas durante o verso. isso é um groove.

    2º= O que é uma Frase? Vários exemplos e nehuma explicação...É uma coisa que segue a voz do vocal?? É parecido com o groove?? O que é??
    o que eu entendo por frase é alguma coisa legal que vc faz na musica, tipo faz uns negócios usando a 5ª, 9ª e tals. pode ser também seguir o vocal. mas para mim frase acontece poucas vezes na musica, ela não se repete, não diferentes, assim se diferenciando do groove.

    3º= O rodrigo diz que para se fazer um Groove ou uma Frase ou um Solo...É presciso se baziar em uma escala, mas existem alguns...Até no curso do CifraClub...Que não são uma escala só...São várias!
    Será que por exemplo: Eu começo a fazer a escala de Dó da terceira casa da Corda Lá...Aí num exercício desses, eu vou e coloco nisso, a nota SI, da segunda casa da corda Lá...Já que na escala de Dó tem Si...Sem problemas eu fazer isso...Estou certo? Ou o unico si que vai servir vai ser o da terceira casa da corda Sol...Que tá no desenho da escala que eu tava fazendo? Só pra constar...Se eu fizer um solo na escala: Fá maior por exemplo, nele não pode de jeito nenhum conter um Sol#...Né??

    O si pode aparacer em qualquer lugar da escala, não importa aonde, tá na escala, tá valendo!
    Quanto ao G#, poderia aparecer como nota de passagem, você pode usar todas as notas, mas descanse em uma nota da escala.

    4º= Ritmo...Se estiver tocando com uns amigos...Um no violão e outro na bateria...Aí, como vou saber qual o ritmo que devo seguir?? Vou seguir o ritmo do violão ou a beteria?? Ou nehum dos 2?? Ou um pouco dos 2?? Então vocês dizem: Ouça a musica...
    Tenho muita dificuldade de ouvir o baixo na musica...Será que tem alguma manha assim que vcoês possam dizer?

    bom sei lá, sempre ouvi bem o baixo! mas com certeza vc vai ouvindo melhor ele com o tempo.
    quanto ao ritmo, é preferível seguir o da bateria.

    5º= Notas parecidas...Se eu estiver tocando com uns amigos...Aí tpw...Não tenho a tab da musica...Mas quem tá na guitarra sabe tocar essa musica...Posso tirar algum proveito disso?? Por exemplo...Ele toca Dó...Aí eu tbm vou tocar Dó?? Ou não?? E se sim...Como vou saber qual dos Dós vai ser se tenho 10 dós no meu baixo??

    sim vc pode tocar o dó, creio de muito de nós aqui ja teve de tocar seguindo alguém, quanto à que dó escolher, pode ser qualquer um, porém, use o bom senso :D

    eltonbass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    aaah sim, só falei o que eu acho, então pode não estar tudo o certo(o que é bem provavel).

    Triglodita
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    mais respostas por favooor...

    Triglodita
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    quanto a seguir o violão...eu fasso assim...o kra tah dando um dó, aí eu dou um dó no mesmo ritmo dele...o kra tah dando um si...eu dou um si no mesmo ritmo dele...quando ele muda eu tbm mudo...

    Triglodita
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    e quanto a seguir o ritmo da bateria...é só o bumbo neh??
    por favor explikem mais as minhas duvidasss

    robgd
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Triglodita

    seguir o ritmo da bateria...
    quando voce estiver tocando em uma banda voce vai saber o q é. não é so seguir o bumbo nao

    ABATANGERINA
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Triglodita
    pô cara, tu tá muito confuso. e acho q tu tá complicando as coisas. esquece os nomes "groove", "frase", "solo". e.....
    Tenho muita dificuldade de ouvir o baixo na musica...Será que tem alguma manha assim que vcoês possam dizer?
    ouça as músicas!! pô cara, isso aí é só tu ajustar a equalização do seu som. isso é ESSENCIAL!! ouvindo direitinho, vc vai passar a entender como se comporta o baixo numa música (as várias maneiras). um conselho: estude escalas (não é difícil) e acordes. a maioria das linhas fica andando nas notas de determinado tom. isso facilita.
    em relação ao ritmo, isso é FUNDAMENTAL. seguir bateria, violão, guitarra...depende... em geral a gente têm q se ligar mais na batera (mas isso é pra QUALQUER UM INSTRUMENTO, não apenas o baixo). nada mais podre q um baixo tocado fora do rítmo.
    sugiro q vc adquira o método do dan dean. é muito mais objetivo q ficar catando pequenos cursinmhos na net.

    Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Triglodita
    Tenho muita dificuldade de ouvir o baixo na musica...Será que tem alguma manha assim que vcoês possam dizer?
    no começo...eu ficava tentando identificar o baixo..mas sempre deixava emboladão..sem querer...ai eu pegava a tab da música na net...tocava as notas que tavam lá (em qualquer sequencia e ritimo..só pra ter ideia do som mesmo) e ficava ouvindo a música acompanhando pela tab...ai eu comecei a perceber o baixo sem precisar da tab...dai pratirar de ouvido foi um pulo...=DDD

    sobre frase, groove e solo...eu entendo dessa forma:
    frase: uma sequencia de notas que tu faz poucas vezes na música...normalmente de estrofe pro refrão..coisa assim..
    groove: uma sequencia de notas que tu faz sempre que aparece aquela cifra/naquela estrofe ou refrão
    solo: o nome já diz...é sua piração..coisa que é só uma vez na música...

    sobre ritimo...vai testando..vê o que encaixa...vai testando..as vezes acompanhar o bumbo fica mais legal..as vezes bumbo e caixa...as vezes o violão...depende da música!! se num for propria de vocês..ouve bastante a música e tenta perceber onde o baixista se encaixa!

    Triglodita
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    bom...vou tentar seguir o conselho de vcs...com um ou 2 meses os resultados aparecem se eu estudar bastante neh??
    Vou viajar da ki a 3 dias...talvez eu leve meu baixo e vou estudar as escalas e as notas no braço...Os acordes tbm...Aí quando eu voltar vou começar a pegar musica...
    Mas vou continuar pegando o curso de baixo do crifra club pq lá ensina as coisa...

    vlw pessoar...

    PERA...eu não entendi bem o talz de equalizador do som...Q poha é essa nunca ouvi flar...Uso o WMP 10...Fala aí como é que ajusta, se é isso que vc quis dizer...

    ABATANGERINA
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Triglodita
    PERA...eu não entendi bem o talz de equalizador do som...Q poha é essa nunca ouvi flar...Uso o WMP 10...Fala aí como é que ajusta, se é isso que vc quis dizer...
    num sei o q é wmp, mas a grande maioria dos aparelhos de som (msm pequenos mp3) têm opções de equalização. dá uma fuçada aí no seu som. hoje em dia, a maioria dos aparelhos de som "caseiros" têm equalizações "pré-definidas", tipo "rock, classic, pop, etc". tu têm q procurar aquela q privilegia mais os GRAVES. agora se o wmp é um mp3zinho vagabundo, aí vai ser difícil achar graves qq q seja a eq.

    Triglodita
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    wmp = windows mega player -.-
    axei um equalizador aki...tpw...se pode configurar...aí tem um bocado de parada parece caixa de som msm...
    31Hz-62-125-250-500-1KHz-2-4-8-16KHz
    com uma barra pra almentar e diminuir...Posso ajustar pra qualquer tpw de musica...mas n sei mexer nisso kra...

    Triglodita
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ja aprendi no WMP...é só abaixar todos da direita, colokar o terceiro no maximo, e os 2 primeiros poe de 0 a 10 ou mais...Só sai o som do baixo...muito bala!!

    eltonbass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    sobre ritimo...vai testando..vê o que encaixa...vai testando..as vezes acompanhar o bumbo fica mais legal..as vezes bumbo e caixa...as vezes o violão...depende da música!! se num for propria de vocês..ouve bastante a música e tenta perceber onde o baixista se encaixa!
    isso, não se limite :D

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Triglodita

    Cara, c tah pensando um pouquinho demais. Por enquanto vai fazendo coisas mecanicas como escalas e exercicios e ouvindo muita musica, o resto vai vir. Como nosso amigo disse aih em cima, esquece um pouco a terminologia.

    Abraco,

    Alex.

    Triglodita
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    é...mesmo..pega velo primero neh?? Mas tpw...é bom agente ir pegando as teorias...e ao mesmo tempo ir pegando umas musicas...

    jjmartins
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    bumbo caixa tum ta tum ta ..... 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 o 1 sempre vai ser a cabeça do tempo.Treine sempre com um metronomo,e procure um bom professor e puder é claro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas duvidass e mais duvidasss