mais dúvidas sobre pedais para baixo

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: conehc


    (legal esse sistema de digitar o titulo do tapico e ir aprarecendo topicos relacionados)... entao, pra ninguem falar "use a busca", eu usei sim: essa,
    essa,
    e essa aki

    a minha duvida é a seguinte: minha banda esta começando a ir pra frente e estamos preenchendo a agenda com shows e tals... e como vou ganhar um dinheiro com isso, quero reinvestir ele na musica mesmo pra poder melhorar meu som e ter algum retorno com isso....

    minha duvida é a seguinte: comprei recentemente um jb'75, e agora quero melhorar o som dele... tenho algumas alternativas:

    equalizador behringer beq700, compressor sustainer CS100 - total (220,00)

    bass v-amp - (430,00)

    esperar uns 6-7 meses e pegar uns caps fender custon shop '60 (520,00)


    como os caps sao extremamente caros, e eu nao sei se compensa colocar eles num baixo que me custou 570 reais (sao quase mais caros q o baixo), estou quase optando pelos efeitos para me ajudarem a melhorar o som do baixo.

    Um detalhe, é que a "tradição" do pessoal que mexe com som aki na minha cidade, é ligar o baixo num direct imp2, pegar a paralela do direct e jogar num gk400mb com uma 4x10 e uma 1 x 15... foi assim em todas as vezes que toquei pra algum publico na m inha vida... e como os operadores de som daki sao muuuiiitooo bem formados, nao da pra confiar mto neles com respeito a equalização no PA... e se alguem vai tentar dar um toque neles, eles ignoram.... por isso q eu preciso de alguma coisa pra poder melhorar o som antes de mandar pra mesa, pq do jeito q eles sao eh capaz de deixarem tudo no flat e so olhar um pouco do volume....


    Qual das tres opções acima me daria o melhor som? (nao tenho como testar nada, pois moro num buraco... e em belo horizonte, odeio entrar nas lojas, pq os vendedores nao atendem com a minima vontade...)

    - Gosto do som do baixo linpo, com peso e bem definido, logo, o v-amp seria um bocado de dinheiro jogado fora...
    - O equalizer parece ser uma boa.. ja vi um topico de alguem que testou e gostou... parece bom pelo preço baixo (110), to quase pegando um pra semana q vem
    - o compressor, eu sei pra que serve, como funciona, mas acho meio inutil... (pelo menos por enquanto)... sou uma negação com slaps e nao uso mto tapping, por isso eh meio desperdicio... alguem conhece algum limiter da behringer? sabe onde tem pra vender na net?

    bem... no geral é isso... comentem ai e deem suas sugestoes... todas sao bem-vindas

    ((editando: eu estou com uma zoom bfx-708 aki... quando uso ela o som fica com peso e tals, mas ela pega o som do meu baixo e transforma em outro completamente diferente q nao eh tao bom qto o do baixo direto no amp e com a euqualização do amp))

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    conehc

    Para o que vc precisa, o Equalizer é suficiente. Simples, e o bjetivo. Pode confiar.

    Quanto a Zoom BFX708, eu obtenho ótimos resultados com ela, juntamente com meus baixos (uso em shows, além do meu Ibanez, o meu Shelter tbm). Mas como ela é uma pedaleira com muitos recursos, vc porecisa ter muita paciência para encontrar uma regulagem boa.

    E aproveito pra deixar uma dica: se vc não possui um técnico de som, é importante ter alguém da banda ao lado do operador de PA durante a passagem, pois realmente é difícil encontarr operador q deixe o som como a gente quer.

    Um abraço!

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    vou acabar tendo que pegar o equalizer mesmo... 110, baratinho... funciona... a bfx o cara ta querendo 400 reais, com isso eu compro um bass v-amp...

    mas quanto ao som, mesmo as vezes qdo tem alguem la do lado pra pedir pra eles deixarem do jeito que a banda quer, o operador vai la e muda tudo e deixa do jeito que ELE acha melhor...

    exemplo disso: ontem, show aberto de uma banda de forró que um colega meu montou pra ganhar um dinheirinho... na hora da pasagem, eu estava la, e o vocalista deles (que conhece bastante da minha banda e fica ajudando na hora de passar som), bem, ele estava la falando pro operador como queria... pois bem, na passagem ficou legal... chegou na hora, tudo tava mudado... 1 - a vareta da zabumba nao estava aparecendo, 2 - aquela batida grave estava mais alta que o resto da banda toda, 3 - o baixo nao apareceu nada, nadinha mesmo (xb-26a) 4 - a sanfona encobria a percursão... parece q o cara da mesa mudou tudo pro jeito q ele achava melhor

    da ate um certo desanimo de ficar tocando pra publico com operadores desses...

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    conehc

    Tem um lance legal... Sempre tem aquele amigo q sempre quis tocar algo, mas não consegue... O esquema é treinar o cara, pra transformá-lo num "técnico" da banda.. Aí em shows q rolar grana, dá até pra liberar uma verba pro camarada. Mas tem q treinar muito com o cara, pra ele sacar como que vcs querem o som. E o cara tem q ficar o show inteiro na house-mix, pq senão o dedo xereto do dono do som volta a atacar... hehehehe

    Abraço!

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    conehc
    minha duvida é a seguinte: comprei recentemente um jb'75, e agora quero melhorar o som dele... como os caps sao extremamente caros, e eu nao sei se compensa colocar eles num baixo que me custou 570 reais (sao quase mais caros q o baixo), estou quase optando pelos efeitos para me ajudarem a melhorar o som do baixo.

    Mano, só de curiosidade: quem te vendeu um JB75 por esse preço??!
    Sem querer ser "purista", não entendo porque alguém iria querer "melhorar" o som de um JB 75.

    Use um compressor e PRESERVE o timbre dele, que é uma das principais características que ele tem. O eq. ainda dá pra entender tua motivação, mas usando um V-amp nele voce literalmente tirará do JB75 a principal característica que é sua sonoridade.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Lendo outro tópico... vc tá falando de um Shelter, não?
    Eu, neste caso, compraria o V-amp e depois trocaria a captação.

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    marcioazzarini
    heheheh com certeza... ja estamos fazendo isso... tem um colega nosso q vai la em todo ensaio... ja sabe de cor como eh o som da banda... so temos q treinar ele na mesa de som agora... mas pra isso eu tenho 1 outro amigo q eh operador... legal q esse cara foi promovido tbm a fotografo oficial... todo show nos damos uma maquina pra ele tirar algumas fotos...

    mas quanto aos pedais, eu acho que vou pegar mesmo um equalizer e um limiter (todos 2 da behringer), vai dar uns 220...

    Gilberto Ribeiro
    sim gilberto, eh um shelter... se estivessem vendendo um fender de 75 a esse preço eu comprava uns 3 so pra garantir hehhe

    o timbre do shelter eh bem legal, tem agudos e medios bem presentes... so q eu acho que ta faltando um pouquinho de graves... dai a eu tar querendo um equalizador...

    com relação ao v-amp, eu tenho um pouco de medo de ele pegar o som do baixo e deixar ele meio pasteurizado (igual a zoom as vezes deixa)...



    e agora uma outra pergunta: pode ter o cabeçote q eu to ligando o baixo (ciclotron PRH620) ter mto a ver com essa falta de graves? pq eu estava vendo com um outro baixo (um gianinni), o som do ampli eh sem grave por natureza... com a equalização em flat so se escuta medio, e numa escala de 0 a 5 tenho q colocar o grave em pelo menos 3 pra obter um som decente.... Observei q ligando o baixo no line-in de uma mesa e depois ligando a mesa no aux in do cabeçote, com a mesma caixa, o som do baixo perde muito dos seus medios e agudos e fica mais grave....

    isso tem a ver com a baixa impedancia das entradas(ou saidas, nao sem bem ao certo) da mesa? ou eh o cabeçote q eh ruim mesmo? (eh 1 multi-head ligado a uma 1x12 com um 12pw3)

    subgrave
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Cara, em relação a melhorar o timbre um direct box não faz absolutamente nada, visto que a função do direct box é tão somente casar a alta impedância do contrabaixo com a baixa impedância da mesa, ou seja, ele diminui a impedância do som do baixo para que não distorça a mesa de som, e só!

    Como é um resurso amplamente utilizado em sonorizações, mas que desagrada os baixistas por utilizar-se do som cru, sem sequer a equalização do cabeçote, recentemente começaram a surgir direct box turbinados, especialmente desenvolvidos para contra-baixo.

    Esses direct box, além de fornecer o sinal de baixa impedância que o pessoal de sonorizações tanto deseja, também possibilitam equalizar o timbre (grave/agudo/médio) e geralmente possuem simulação de válvula, daí servindo também de pré-amp.

    O mais famoso é o "bass driver" da sansamp / tech 21.
    Recentemente fora lançado pela Hartke o excelente Bass Attack VXL, comprei um semana passada e o som é um verdadeiro um tapa na cara!!!
    Ainda, há uma opção barata produzida pela Behringer, agora não me lembro do modelo.

    Atualmente o primeiro pedal que um baixista deve se preocupar em ter são esses direct boxes turbinados desenvolvidos especialmente para contra-baixo, já que os direct boxes utilizados pelas empresas de sonorização efetivam exclusivamente o casamento de impedâncias.

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    subgrave
    esse pedal q vc está falando é o bdi... custa em média 140 reais no mercado livre... tem drive, simulação de valvula, eq de 2 parametros... enfim, eh 1 gdi pra baixo...

    no caso, se eu adquirisse um pedal destes, eu poderia eliminar de vez os directs das sonorizações e ligar o xlr direto nele?

    outra, nao seria melhor usar entao somente um equalizador como pedal antes do direct entao?

    ricardoribeiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Eu estava querendo um bass equaliser tb, porém vi um simulador de cabeçotes da Behringer que fiquei na dúvida qual deles valia mais a pena é esse ai: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=26&pid=268

    olha o que falam dele : (não seria melhor do que um equaliser?)

    Behringer BDI V-Tone Bass
    Muito mais do que um mero Direct Box, o DBI 21 é um Stomp Box pré-amplificador e simulador, projetado para competir diretamente com os melhores do mercado atual. Possui a autêntica tecnologia de simulador V-Tone capaz de trazer os grandes sons Vintage valvulados, slaps de funk, e distorções crunchy, num único equipamento. Apresenta ainda saída 1/4" TRS ou saída balanceada com conector XLR banhado a ouro, equalizador de 2 bandas especialmente sintonizado para os contrabaixos e chave Ground Lift. Ideal para ser utilizado como saída para gravação direta com emulação de válvula ou como um Direct Box padrão no modo Bypass.

    INFORMAÇÕES TÉCNICAS

    - Pré-amplificador Simulador para Baixo/stompbox com Saída DI

    - Simulador de Timbres: vintage, slaps e distorções crunch

    - Controle de Presença: definição e ajuste dos harmônicos.

    - Equalizador de 2 Bandas: sintonizado especialmente para contrabaixos

    - Modo Dual DI: para gravação direta com simulação de válvula ou Direct Box padrão em modo Bypass

    - Saída Disponível: conector TRS de 1/4" ou XLR balanceado

    - Chave Ground Lift: elimina problemas típicos com looping de terra

    - Alimentação: bateria 9V ou fonte (não inclusas)

    Centauro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    O BDI da behringer é bom prá timbrar e o controle de presence realmente realça o som do baixo, talvez seja suficiente, mas pelo que diz, sua necessidade maior é de equalização, nesse caso tem o behringer que mencionou (aliás me diga aonde encotrou este pedal), tem um lançamento que vi hoje no site da habro, um Bass equalizer da shelter com aparência robusta e também o triefx BASS com EQ, chorus e drive, caso queira ainda mais variedade no som...na dúvida pegue só o Bass equalizer behringer, aí a regulagem é por sua conta...

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    resolvi meio que ressussitar esse topico pra saber sobre mais duvidas...

    Centauro
    to quase comprando um bdi... mas queria que vc me dissesse um pouco mais sobre esse pedal (ja li todos os topicos que vc comentou sobre o bdi, mas ainda tenho algumas duvidas)

    eh o seguinte... eu queria dar uma equalizada no meu som, mas pelo visto, o bdi tem 2 botoes de equalização + presence, e isso imagino eu ja de pro gasto enquanto espero mais alguns shows pra comprar o equalizer...

    que mais... como eh o som dele? tipo, eu tava querendo, so pra dar uma timbrada legal no baixo e uma equalizada, o simulador de valvulado dele fica bom mesmo? no caso estaria comprando ele so pra melhorar meu som nos shows e conseguir aquele "timbrao"...

    a respeito do drive... eu nao curto muito isto, mas por exemplo, se deixar o drive bem baixinho, ele influi muito no som? (claro que so com um na mao e fuçando nele vou achar o que preciso, mas como nao tenho onde testar ne...)

    eh... so isso... minhas outras duvidas sao um equalizer e um limiter, so que o limiter eu sei que nao vai mudar em quase nada o som, ele pode ficar pra depois, e o equalizer eu posso quebrar o galho com o bdi...

    Ernani_Harris
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    conehc kra sei q a pergunta nao eh pra mim.. mas acho q posso t ajudar... tb to pra comprar esse pedal lah pra sexta fera dia 2 eu acho...

    kra jah scutei o gdi 21.... SAO OS MELHORES 165 REAIS MAIS BEM GASTOS Q JAH VI NA VIDA...

    o pedal tem o bass o treble (grave e agudo) e esse presence... que ta mais pra medios...q medios eh o q dah presença no som...

    o drive dele parece q se abrir ele mto embola um poquinho.... mas cmo vc falo nao pretende usar mto.. nem eu heheh.... mais um pquinho ate pra tocar dream theater faz bem .. em algumas musicas... e na hora d solar tb....

    d resto eh volume e o simlador d amp valvulado... q pelo q vi eh show d bola.... com simulaçao de microfone on/off axis e far...

    e por exemplo sei q o forum eh d bass.. mas um prof d guitarra amigo meu q tok a 15 anos acha a v-amp2 da behringer melhor q da pod...

    bom mas em relaçao a esse pedal... com certeza ele da uma ajeitada no timbre legal.... e o q vc vai fazer eh o msm q eu tb... prmeiro ele . depois o limiter... so q dpois ainda vo pegar um equalizer da boss...hehe

    spero ter t ajudado... abç e fuiz!!!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Ernani_Harris

    com simulaçao de microfone on/off axis e far...

    naum tem isso naum pow.. ou tem???

    Pq seu professor prefere o Vamp2 q o Pod (depende da serie do Pod)???

    conehc

    Pq vc tah preferindo o mais o Limiter q o Compressor???

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Cara a Behringer tbm tem Limiter..não sei se é tão bom quanto o Boss..mas se for levar em consideração a qualidade do BDI deve ser bom tbm!

    Mas gosto das opções de equalição do BDI..acho o Equalizer muito exagero..hehehe...é timbre que não acaba mais...rs

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Ernani_Harris
    heheh acho que o bertola vai acabar convencendo todo mundo do forum a montar um set igual o dele: lmb-3, bdi-21, beq-7... e depois dele, la pra final julho ou agosto vou pegar o equalizer da behringer... o limiter eu to meio que deixando pra depois pq posso me virar treinando pegada primeiro, ai depois ele entra so pra complementar dando uma regulada e com o enhancer dele la...

    AnDerSon_BoLLo
    Anderson, eu to preferindo o limiter mesmo... compressor tira muito a dinamica, sei la... sem contar que todo mundo reclama que os compressores dao muito ruido... ele é mais proprio pra baixo que o compressor (pelo menos os da behringer) e tem o enhancer la... parece que isso da uma bela diferença....


    Quanto ao drive... bem, eu tava meio receoso de pegar o bdi pq uma das principais funçoes dele é exatamente o drive... achei que drive = overdrive... mas fiz a experiencia ontem... montei um pedacinho de uma musica no fuit loops com o boo bass, e coloquei o antares tube pra ver o que fazia com o som... show de bola demais... drive no 5 ja da uma bela aquecida no som... gostei do timbre... agora so falta acabar as negociações no ML que daki umas 2 semanas eu to com o meu.. vou ver se posto um review dele pra acabar com um pouco das duvidas, tipo o que o Gilberto Ribeiro fez do variax...

    NESCAU
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    conehc
    Vc está vivenciando um problema que eu sempre tive. mas vc tem várias soluçoes pra ele, e dentre elas a mais barata é a seguinte frase: "meu amigo mesário, eu nao uso direct box, ainda mais se vc tem um GK disponivel, prefiro usar a saida direct dele." (fale isso com firmeza que ele vai te atender, se nao atender. antes do show começar, troque vc mesmo os cabos.) O Gk é um ótimo pre amp, só nao exagere no volume (o primeiro botao da esquerda pra direita no caso do 800) senao satura no PA. Use mais o boost e os volumes das potencias.

    Se isso nao der certo. compre um pedal DI da behringer q é bom, barato, serve como direct box e pre amp. vc vai conseguir ótimos timbres e vai usar o direct box q o tecnico do P A "exige"

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    conehc

    Em Relação ao Compressor... o q me atrai nos compressores eh pq eles aumentam os sinais baixos e naum pq eles diminuem os sinais saturados (limiter)... mas ai eh de cada um

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mais dúvidas sobre pedais para baixo