Ajuda

Autor Mensagem
A__VeNuS
Veterano
# out/03


Oi! bom, estou faz pouco tempo tendo aulas de baixo, eu gostaria de alguma ajuda, pra conseguir entender melhor as tablaturas do site. Em várias músicas, aparecem escritos instruções como essas: T = Slap P = Pop. O que seria isso? por favor, se puderem me responder ficaria muito grata. Gabriela

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


Oi Gabriela, primeiramente SEJA BEM-VINA AO FORUM!!!Aki a galera eh muitu gente boa e sempre ajudará qdo precisar!!!

Entaummm T = Thumb e P = pop, tb existem otros termos, essa tecnica eh usada no slap, acho q seja o caso dessa musika, thumb eh uma batida na corda com o polegar na corda, proximo ao final da escala, aonde o somm soa melhor nessa tecnica, o thumb eh uma simulacao do bumbo da baateria, o Pop eh puxar a corda com o indicador, ou seja, vc dve dar um leve puxao na corda, fazendo um som similar a um estalo!!!
Vc pode achar mais sobre issu, com exercicios, na parte de curso de contra-baixo do cifraclub ou na Cover baixo!!!

RiBaSs
Veterano
# out/03
· votar


Voodoo cê nem deixou eu ajuda-la tb?! que issu kra? (tô brincando velho, boa explicação)

Bom, Gabriela... acho que ele já te disse tudo. Seja bem-vinda!!!

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Bom, então vcs poderiam me passar algumas músicas mais fáceis, para que eu possa ir pegando aos poucos. Se tiverem alguma dica também, por favor, me mandem, pois faz menos de 1 mês que faço baixo e realmente me apaixonei!!! Terei um apresentação em novembro tocando baixo, serão poucas músicas, mas já me sinto sinto confiante!!!!
Obrigada a vcs !!!!!!!!!

RiBaSs
Veterano
# out/03
· votar


Músicas? hum... o que vc curte? tenho umas linhas faceis do ed motta se vc quiser!!!

bom, pega ai uns exercícios por enquanto:


G----------------------------------------------------------
D----------------------------------------0-5-6-7-7-7-6-5-0-
A---------------------0-5-6-7-7-7-6-5-0--------------------
E--0-5-6-7-7-7-6-5-0---------------------------------------

E vai assim até a última corda, ou:


G----------------------5---7--|-7---5----------------------|
D-------------5---7--4---6----|---6---4--7---5-------------|
A----5---7--4---6-------------|------------6---4---7---5---|
E--4---6----------------------|----------------------6---4-|


ou então:

G------------------9-10-11-12------------------------------|
D---------------10------------11---------------------------|
A------------11------------------10------------------------|
E-9-10-11-12------------------------9-10-11-12-------------|


E assim vc vai descendo...
Bom, espero te lhe ajudado...
Té+

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


bom, eu gosto de tudo um poko......... nesse ponto me considero "legal", pois meu gosto vai de musica gaucha ateh rock (mas naum muito pesado pq eu naum curto muito). se quiser me mandar me dah um alo!

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Ah, quase tinha esquecido! Eu vi em uma música do Red Hot, um treco assim:
G------------------------------------
D---------3------------------3-------
A--55-3h5--3h5-0h3---55-3h5---0h3----
E---------------------------------3h5
O que siginifica esse 3h5? E como é executado??

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


h = hammer on

é um ligado na direção do corpo do instrumento.

p = pull off...o contrário.

bassplayer
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS

Hammer On, vc toca o 3(no caso ae), e coloca o dedo no 5 com a corda soando ainda... da um efeito bem legals,
espero ter ajudado, num so mto bom em explicações...

RiBaSs
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS
Mande seu e-mail uo icq p/ que eu te envie as tabs...

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS
Eh issu q a galera falou, hammer eh como martelar de leve a corda, tipo vc ta tokando a nota Dó e dah uma leve martelada p/ a nota Ré!!!Eh um efeitooo!!! e o Pull off eh o inverso do Hammer
como exemplo

h = hammer
p = pull off

3h5
5h3 entendeu??
Por a caso essa linha da bass eh o By the way??

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Sim, é By the way sim. Ainda não entendi bem isso. Vc tiraria o dedo do traste 3 e colocaria no 5 ou puxaria até o 5? Pq em algumas músicas vc toca a corda x (por exemplo) na traste y e "arrasta" o dedo até o traste z (nossa, que exepmlo + "perfeito" hehehe). Não seria isso??? Meu e-mail é nandinha_13_ga@yahoo.com.br mas quem tiver msn pode me falar

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS
Putss hehehe x,y,z, jah chega a matematica q eu aprendo hauahaua
MAs entaum, tipo hammer eh uma especie de martelada, bem de leve, tipo vc está pressionando com o dedo 1 na Dó ali, aii vc continua com o dedo lah, mas vc dah uma leve martelada na Ré, tipooo c eu tivesse como gravar um video e passar pela net eu te passava e vc ia entender rapidinhu hehehhe, naum eh complicado issu, mas vo te passar uma musika muituu boa p/ tu escutar esse tipo de efeito, Ozzy - No More tears


eb--5h7-----5h7-------5h7-------------------------------
Bb------0-0------0-0-------0----------------------------
Gb------------------------------------------------------
Db------------------------------------------------------
Ab------------------------------------------------------
Eb------------------------------------------------------



Escute essa musika, vc vai poder escutar o efeito do hammer melhor p/ entender como eh, um pekeno detalhe, essa musika o bass ta afinada 1/2 tom abaixo da afinacao tradicional

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Ah, agora eu entendi (demoro mas consegui!)!!! Vc faz tpw uma "ponte" entre as duas notas! eu acho que sei bem o que é isso. Seria então assim: tocar a corda no traste 5 e com a corda ainda "vibrando" "bate" o dedo na corda no traste 7. Acho que realmente entendi.......... =D E o x, y e z foi "pesado" mesmo......... hehehe

Ronin
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS
Eu vivo fazendo este Spam aqui... mas sempre tenho um bom feedback da galera que visita e curte o site. Dá uma visitada no meu site, tem bastante material para iniciantes.

http://www.rbonelli.hpg.com.br

Um abraço
e bem vinda ao CifraClub.

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Ronin
Eu estava observando seu site, e entrei em equipamentos, pois pretendo em breve comprar meu próprio baixo, claro, inicialmente somente ele, mas mais tarde uma caixa, só pra ensaiar em casa mesmo. Será que vc poderia me dizer quais marcas são boas, mas não muito caras, pois minha situação financeira não me permite comprar coisas muito caras.........

Tio Fefê
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS
Bem vinda gabriela, acho q vc ja entendou o q é um hammr-on.
Sou baixista das antigas e visito aqui o forum pra dar uma força pra galera, e acabo aprendendo muito com isso tbm. Conte conosco! Vc pediu o msn de quem tivesse, então ai vai o meu , pra vc e pra quem quiser trocar ideias uteis do nosso mundinho musical - fefilus@hotmail.com
Abração!

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Tio Fefê
Espero que me ajude também, assim como a galera tem feito!!!! Gostei do apoio que encontrei aqui, pois não conheco muitas garotas baixistas, inclusive acho que sou a única em minha cidade. Vejo que posso contar e muito com vcs!!!!!!! Muito Obrigada!!!!!!! Quem tiver músicas fáceis, pode me mandar!!!!! Ah, alguém pode me dar alguma dica sobre as músicas do Metallica e Evanescence???

RiBaSs
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS
hehe, realmente é muito díficil encontrar garotas baixistas. Acho que é pelo peso do instrumento!

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS

Dica para Metallica? Bem , acho que Metallica não tem muito segredo , apenas tocar as notas certas e o mais importante: muita pegada e intensidade! Bem como o saudoso Cliff Burton fazia!

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Eu espero que não tenha mesmo, pois quero tocar em uma banda, só que els tocam bastante Metallica, daí complica um pouco, pois conheco pouquíssimas musicas deles. Desculpe a demora na resposta, andei tendo uns "probleminhas" por aí

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS

Ok.
Algumas idéias:

- Escute bastante as músicas que serão as covers.
- Use fone de ouvido para isso pq em muitas do Metallica o baixo se esconde nas guitarras e vc não vai achá-lo facilmente.
- Não esqueça do que falei antes : pegada e intensidade( rola até uma cara de malvadona pra ficar mais dentro do clima se vc quizer...zueira )
- Passe adiante as músicas que vc achar mais difíceis de tocar pois numa banda cover tem que fluir o todo e um que esteja travando faz perder muito tempo.
- Se vc já consegue improvisar , usar viradas e solar , vá com cuidado pois as músicas do Metallica são mais densas e de "conjunto" não exigindo muitas quebradas durante elas como un funk antigo fusion ou jazz. Se quizer acrescentar algo estude bem a harmonia da música em questão.
- Uma dica lógica mas muito útil pra terminar : faça um cd com as covers requeridas e toque junto com ele sempre que puder.

É isso.

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Tpw, esses negócios de virada, tentaram me explicar uma vez e eu não consegui entender muito bem.......... Será que vc poderia me explicar melhor????

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS

Sabendo por ex que uma música de rock em compasso quaternário , normalmente no último deles o "tempo" retorna ao início. É nesse momento que rolam mais seguidamente as viradas ou frases.
Ouvindo quase que qualquer rock vc já saca o que estou dizendo. Se ligue na bateria. Normalmente é o que mais salienta "o retorno" do tempo.(com algum rolo ou batida no prato)

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Tpw, então seria, em um compasso, uma "preparação" pro próximo (será isso mesmo?)

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


Seria a colocação de uma frase ou uma ou mais notas fora da linha original naquele momento que a música "retorna" . Quase todas as músicas que vc imaginar tem isso.
Imagina o fim de um refrão ou o final de uma estrofe ou de um solo.Qdo há o retorno ou uma mudança de parte é aí que se diz a tal "virada".
Pode ser no meio de uma levada mas comumente é no fim.

A__VeNuS
Veterano
# out/03
· votar


Ah.............
Mas isso eh complicado, não é???? Bom, pelo menos pra mim pareceu.......... Ainda não consegui entender direito. Agora é a vez que eu volto pros meus exercicios bem feliz......... heheheh

JesterBass
Veterano
# out/03
· votar


eh assim
o kra ta todo empolgadao tocando LA...huhuhu la la la la la, ai ele tem q passar pra DO, mas como ele eh o fodao no baixo e quer mostrar todo o potencial d seus super dedos atomicos ele faiz toda aquela inrolaçao passano por outras notas ate q finalmente ele cai na DO.
isso sim eh o q chamamos d virada. :)

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


Poooo falaram quase td akii hauahuaha, bommm mas eh issu ai q o Pagode disse aí, escute a bateria tb!!!Eh importante a combinacao do baixo com o baterista, alias eh essencial!!!
Preste atencao nas musikas, nas viradas de bateria ou nos pratos, vo ver c acho alguma musika com um exemplo legal e p/ vc treinar!!!
Ahh falando do Metallica, tenta tirar a musika mAster Of Puppets como exemplo!!!

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


A__VeNuS

Bem , eu tentei lhe explicar como achei mais claro , mas creio que fica mais fácil vc sacar como o JesterBass falou.
Mas é isso. Vale mais a pena se exercitar do que ficar nesse blábláblá.
Falow!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda