Todos os contrabaixos japoneses são bons?

    Autor Mensagem
    bazz
    Veterano
    # nov/07


    essa ideia de pesquisar julgar os contrabaixos pelo local de fabricação eh verdade?
    aquela herarquia:

    1º Americano - Japones

    2º korea - indonesia - mexico

    3º china

    pensando assim será que todos os baixos japoneses são bons?

    kiki
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: kiki
    · votar


    sim, tudo que é japones sempre é melhor.


    brincadeira. mas é que, grosso modo, o que se produz nos paises de origem - japão, eua, alemanha, etc. - é o top de linha, onde se preza pela qualidade. o que é produzido no "terceiro mundo" - atualmente china e arredores, mas tambem mexico por estar perto dos eua - são linhas mais economicas. mesmo que sejam da mesma marca.

    o principal é a busca pela mão de obra barata (leia-se escrava), além de isenção de impostos, materia prima barata, componentes mais economicos, etc. então se voce busca qualidade, é um parametro bem razoavel a procedencia.

    eu nunca toquei, mas dizem que um fender mexicano não é ruim não.

    bazz
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    alguem conhece o baixo greco japones?

    bazz
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    *.* alguem conhece a marca greco? falem um pouco sobre ela....

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    bazz

    alguem conhece o baixo greco japones?

    Conheço a marca,fazem baixos bem legais,bem construídos,com um bom timbre e boa pegada,mas não tem o menor valor numa possível revenda.

    Quanto a pergunta do tópico a resposta é não.

    Nem tudo o que é feito no Japão é bom,já lá que tem marcas tão ruins quanto a nossa Tonante,o que difere um instrumento feito no Japão,Alemanha ou EUA,de um feito na Coréia,China,México,é a qualificação da mão de obra e a qualidade do material usado na construção.

    Mas nada impede que um instrumento fabricado na Coréia seja melhor que um mexicano ou americano.Eu já toquei em Fenders feitos no México,que não deviam absolutamente nada para os fabricados nos EUA,já até testei-os lado a lado em lojas e até os vendedores ficaram surpresos com o som do baixo.

    Não é certo você julgar um instrumento por sua nacionalidade,o certo é você testar vários instrumentos "iguais" e escolher o melhor deles,pois cada instrumento tem um som diferente.

    ClaudioBass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    bazz
    Rafael do Baixo

    Concordo com o Rafael, ser fabricado no Japão não é garantia de instrumento bom, e em muitos casos nem marcas conhecidas. Por exemplo, toquei num show usando um baixo elétrico fabricado pela Takamine modelo EC-412. Muito ruim, péssimo instrumento, não valia um centavo. Em compansação, os baixolões da mesma Takamine fabricados no Japão estão entre os melhores instrumentos do gênero (já tive um).

    Tem uma empresa bem pequena no Japão que fabrica um contrabaixo com a marca Hurricane, pouco conhecido no Brasil... achei um excelente instrumento, uma das melhores versões de Jazz Bass que já toquei!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Dpaulo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ClaudioBass
    concordo com você, o jazz bass fabricado pela Hurricane para mim são os melhores depois dos fenders.

    TugaBass
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    kiki
    o que se produz nos paises de origem - japão, eua, alemanha, etc. - é o top de linha, onde se preza pela qualidade.

    No caso da Ibañez quando era toda feita no Japão, eram muito bons... tenho um blazer de 4 cordas (basicamente é um Precision Bass) e um SDGR RB1000 dos antigos.

    Sem dúvida... apenas devemos também referir Inglaterra e mesmo Coreia porque esta já têm um grande conhecimento e qualidade nessa area (no caso da Ibañez, por acaso até nem gosto muito da qualidade deles). Durante muitos anos foram suporte de marcas conceituadas (Fender, Gibson, Ibañez, etc.)

    eu nunca toquei, mas dizem que um fender mexicano não é ruim não.

    Eu já! São bastante aceitaveis! Bons por sinal e não fazem assim tanta diferença dos americanos para justificar a enorme diferença de preço.

    bazz
    alguem conhece o baixo greco japones?

    Eu não conheço!!!!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Não quero cirar polêmica e não quero que ninguém fique com raiva ou achando que estou criando caso.
    Mas falando somente de Fender Jazz Bass, os baixos japoneses me decepcionaram muito.
    Falam tanto nos fóruns da vida desses baixos Fenders japonês, que a primeira vez que toquei um por umas 2 horas: um re-edição 1969 de 2001, preto eu não acreditei. Achei o timbre muito ruim.
    E olha que estava com meu ampli e meu Fender Jazz Bass Americano 1983 junto. Parecia um Americano Tradicional que tinha acabado de usar em um show a umas semanas atrás.
    Poderia ser aquela unidade que saiu ruim, portanto eu desconsiderei isso.
    Depois toquei em outro Top de linha. Re-edição do 1975. Também preto, mas com escudo red tortuose. O timbre foi muito parecido ao outro.
    Por fim recentemente toquei num Fender Japonês 1984. Todos têm o som bem parecido. Um timbre muito constante.
    Desculpem, mas para mim o timbre é muito parecido ao do Fender Southern Cross e o Americano Highway, pouca coisa melhor que o American Tradicional.
    Esses 3 baixos japoneses tem timbre pem parecido e bem longe do timbre dos Fender Americanos de 1972 e 1983.
    Foi uma decepção...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Dizer, sempre, todos, nunca...essas cosias , é generalizar demais.
    O lance é ir pelo seu gosto. eu estou testando uns baixos de 5 cordas, quero algo barato, ate no maximo uns 2 mil, toquei no yamaha bb415, e achei uma merda, prefiro meu condor xb-25.
    em cotrapartida um cara pegou um fender geddy lee, japones e plugou...puuuuuta som, incrivel o baixo, fora q é lindo demais, e é Japa, sei lá, nao tem nada como testar.

    Maurício_Expressão

    Fala garoto, me diz uma coisa, agora fiquei curioso, o seu jazz bass tem o escudo inteiro como os americam tarditional, que serie é ele? eu sempre soube q esss escudos sairam nas series traditional, mas em outras eu não sabia!
    Valeu, abraço.

    allexcosta
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Fender num tem jeito neh? Tem q tocar antes de comprar pq eh uma senhora loteria. O controle de qualidade deles realmente deixa a desejar, a nao ser q seja Custom Shop.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    allexcosta

    Cara, concordo, mas achoq qquer instrumento tem q testar neh...até p sacar se é o que realmente procura. eu qdo compro algo, testo um puta tempao, e qdo acho testo pelo menos, 3 instrumentos iguais. Já to na busca de um novo 5 corddas..to começado a procurar agora..vamos ver qdo eu termino isso.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    THE BASSMAN
    O Fender Jazz Bass American Standard 1983 é o top de linha de 1983. Esse baixo tem o escudo inteiriço.
    As re-edições de 1983 já têm o thunbrest metálico conforme o ano original do baixo re-editado.
    Até 1998 era o único Jazz Bass fabricado assim pela Fender.
    No final dos anos 90 a Fender lançou para o mercado latino americano um baixo barato com pedaços de madeira no corpo e hardware genérico (e não Fender) o American Traditional que também tem o escudo inteiriço.

    O grande problema da Fender é que existe zilhões de modelo. A uns 10 anos atrás falar que você tinha um baixo American Standard era dizer que você tinha um baixo topo de linha. Hoje falar a mesma coisa é dizer que você tem um baixo barato da Fender...
    Isso acaba confundindo bastante mesmo. Por isso você vê no ML gente vendendo American Traditional (que deveria valer no máximo uns R$ 1.800) por R$ 4.000. Ele é idêntico ao 1983 (esse sim vale R$ 4.500)....

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Maurício_Expressão

    Opa, legal meu, valeu a explicação. realmente o fod** é isso, eles tem muitos modelos, confunde mesmo.
    Agora entendi legal!!

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Maurício_Expressão
    tipo esse? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65333298-fender-jazz-bass-ameri can-tradicional-com-case-rigido-_JM

    o cara ainda ta pleiteando troca por alembic.. melhor vender o baixo, o carro e depois pensar no alembic.. porque trocar acho meio dificil...

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    conehc
    Exatamente... Se você plugar um baixo desse num ampli, ouvirá que falta muito para um baixo desse soar como um Fender de verdade...
    Mas como tem gente que compra só pela marca... Esse ai passa tranquilamente como Fender Americano legítimo...
    Na realidade o som o Fender Southern Cross que tenho é igual ao som desse baixo.

    TugaBass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Maurício_Expressão
    O grande problema da Fender é que existe zilhões de modelo. A uns 10 anos atrás falar que você tinha um baixo American Standard era dizer que você tinha um baixo topo de linha. Hoje falar a mesma coisa é dizer que você tem um baixo barato da Fender...

    Concordo plenamente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Todos os contrabaixos japoneses são bons?