Quer tomar um rumo!

    Autor Mensagem
    gaara2005
    Veterano
    # out/07


    Galera, toco contrabaixo a uns três anos 90% de ouvido, mas agora que a coisa ta "esquentando" tô querendo aprender sobre harmonia, improviso etc..

    Olha eu consigo improvisar em cima de uma harmonia natural, mas é aquele improviso de "ouvido", onde uma nota não encaixa e a gente passa pra outra e, isso ta me encomodando. Quero aprender da maneira correta, passo a passo.

    Então por onde começo??????

    Ja ouvi falarem do livro do Almir Chediak, vi tambem um de harmonia tonal. Mas qual o ideal para o começo, pois como tenho ja uma bagagem prática tenho que ter cautela pra não ficar sem entender nada.

    Então começo por que livro ????

    Se possível me falem um cronigrama de livro pra que eu siga. Provavelmente um dos ultimos é o do Nico Assumpção (Eita que livro complicado)!!! Eheheheheh

    Saito
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu tenho o livro do Almir e é muito bom, muito bem explicativo e com uma boa didática. Mas não pense que vc vai aprender só lendo livrinhos não. Por melhor que o livro e seu autor sejam, vc não consegue e aprender como se tivesse um professor lhe esinando. O ideal é vc ter um professor e estudar um livro, as dúvidas (serão muitas) vc leva pro professor te esclarecer.
    Abraço

    Thiago Vianna
    Veterano
    # out/07
    · votar


    gaara2005
    O livro do Almir é muito bom e didático, dá pra começar a estudar sem ter muita teoria. Porém, o livro é sobre harmonia, ele não vai te ensinar como solar, vai apenas lhe fornecer uma base sólida, que lhe ajudará a entender como construir solos de uma maneira racional. Portanto, a ordem correta é primeiro Chediak, depois Nico Assumpção.
    Tem um outro livro muito bom, chamado A Arte da Improvisação, de Nelson Faria (guitarrista do João Bosco e parceiro de banda do Nico), embora não seja dedicado ao baixo, é um livro para todos os intrumentos, afinal música é música... Muito bom, tem centenas de frases e conceitos úteis. Acho que vc ainda encontra ele no 4Shared, senão encontrar me avisa que eu posto.
    Acho que é isso, abraço e bons estudos.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    gaara2005
    Então começo por que livro ????

    Se você não conhece nada de teoria musical e principalmente de harmonia, acho que o livro do Chediak neste momento não vai te ajudar muito... pode até causar uma certa confusão pra você.

    Antes de sair comprando livros, dá uma lida nos tópicos fixos aqui do fórum, tem muito material bom pra quem está começando, e a galera explica de uma forma bem fácil de se entender... comece por aí.

    Mas, lembre-se... nenhum livro ou bom material substitui um professor, procure ter aulas, divida o tempo entre teoria e execução, e acima de tudo tenha paciência e persistência, não ache que do dia pra noite você vai se tornar o mais novo Nico Assumpção da praça!

    Thiago Vianna
    4Shared, senão encontrar me avisa que eu posto

    Qual o link?

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    isaqueras
    Veterano
    # out/07
    · votar


    gaara2005
    Acho que vc já está encaminhado e o rumo tá tomado. Começar apurando o ouvido é o melhor modo de iniciar os estudos. Parabéns!

    gaara2005
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Blz galera valeu mesmo por todos os toques, vou segui-los com certeza!

    ClaudioBass

    Existe uma forma bem simples de se achar arquivos no 4Shared:

    Acesse o link: http://www.4shared.com/

    e faça a busca que vc deseja. Muitos ainda não conhecer este "método" ehehehehehehe!!!

    gaara2005
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Aproveitando, o que vcs acham da apostila de Harmonia Tonal do Norton Dudeque?

    Na ordem que vcs me passaram ela se encaixa onde ??

    Thiago Vianna
    Veterano
    # out/07
    · votar


    gaara2005
    Se vc quer um bom livro de teoria musical, te recomendo "Teoria da Música" do Buhomil Med. Você encontra aqui: www.musimed.com.br.
    Ou então o "Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" do Mário Mascarenhas.
    Abç.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    gaara2005
    Existe uma forma bem simples de se achar arquivos no 4Shared:

    :-) Eu sei... eu armazeno os arquivos do blog Gravidade Vertical no 4shared... é que eu achei que o amigo já estava com o link á mão!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    gaara2005
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Blz ClaudioBass!!

    aproveitando que vc falou sobre o blog gravidade vertical, vc conhece algum do mesmo nível sobre teclado e piano ??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quer tomar um rumo!