dúvida : fender jazzbass x precision

Autor Mensagem
dxfence
Veterano
# set/07


eaí, galera..

antes de mandarem eu usar a busca, é um caso específico.. então nem venham com isso..

vou comprar um baixo de natal. e a minha dúvida crucial é entre o precision contra o jazz bass. parece fácil, mas não é..

eu amo o jazz bass e até prefiro ele um pouco do que o precision.
só que eu já tenho um baixo para jazz (um ibanez artcore, que eu amo), que tem uma propriedade mais de jazz, sustain grande, etc..

será que vale à pena eu comprar o jazz ou o precision?

(os dois americanos, standard)

obrigado pela ajuda!

dxfence
Veterano
# set/07
· votar


obs: minha banda toca música brasileira..

exemplos: novos baianos, los hermanos, móveis coloniais de acaju..

ClaudioBass
Veterano
# set/07
· votar


dxfence
será que vale à pena eu comprar o jazz ou o precision?

Cara, isso é uma discussão sem fim... uns vão enumerar vantagens a favor do Precision e outros a favor do Jazz Bass, e esse tópico vai ficar enoooooorme... No fim das contas, tanto o Precision quanto o Jazz Bass você vai conseguir tocar todos esses estilos que citou.

Fender Jazz Bass não significa que seja um baixo exclusivamente para quem toca Jazz. O Luizão Maia usava um Jazz Bass e tocava samba. O André Rodrigues usa um JB 74 e toca POP com o Lulu Santos. Assisti a um show do Cama de Gato na época do Arthur Maia em que ele usava um Precision todo preto pra tocar Jazz.

O que vejo muito entre a gurizada por aí, é que o Precision ficou mais "esteriotipado" como baixo pra rockeiro (graças a Mr. Harris).

Mas... enfim, depois de muito blá-blá-blá... vou te dar uma resposta que considero péssima: Qualquer um dos dois que você comprar, vai estar comprando bem! :-)

[ ]s

conehc
Veterano
# set/07
· votar


dxfence
ja que é apenas um pedidio de opiniao, pega o precision.. o jb é mais versatil, vai servir pra outras bandas (ja vi o cara do chiclete com banana ocm um jb marcus miller), o precision tem aquele timbre mais grave, mas bem regulado te da um som muito foda.

(ok, nao tem nexo essa resposta, mas se eu fosse comprar hoje compraria o precision)

dxfence
Veterano
# set/07
· votar


hahah, bem sem nexo.. mais a verdade é que gosto tanto de um quanto de outro, e estou preferindo que as pessoas me enumerem razões de comprar um ou outro pois não consigo me decidir..

alguem sabe qual baixo o dadi usa?

conehc
Veterano
# set/07
· votar


dxfence
vou fazer uma coisa com mias "sustança" entao...

jb:
- timbre clássico, se voce ouve rock desde criança com certeza cresceu ouvindo inúmeros jb's
- 2 captadores sendo que o do braço te dá mais peso e o da ponte mais brilho, isso somado ao controle de tone te possibilita ter vários timbres bem legais
- o braço tem um trastejado cacateristico que pra tirar só deixando as cordas mais altas, o braço é mais estreito nas primeiras casas
- o corpo tem um shape assimetrico que nao deixa a porcaria do baixo ficar "certo" em tripé algum

pb:
- baixo fácil de ser encontrado no rock, punk rock, emo, hc, alguns heavy metal, alternativo, progressivo
- timbre inconfundível, grave redondo, sem tantos medios como o jb - é mais fechado mas tem la seu brilho, o slap fica com um som bem caracteristico, mas tem la sua variedade de timbres tb: da pra chegar a uns timbres bem fechadoes ate timbres estalados, mas é um pouco limitado porque tem so um captador entre o braço e a ponte
- o braço é um pouco mais largo perto do nut e é possivel uma ação mais baixa sem trastejar

cada dia eu gosto do timbre de um, nesses dias eu estou mais chegado pro precision por causa do timbre grave sem perder brilho, mas pode ser que a manha eu cisme com um jb... essas coisas vao muito de opiniao e do estado de espirito do momento.

ps: quem é dadi?

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Cara, isso é opinião sua, vc tá perguntando algo que só vc pode responder... Não existe melhor entre Precision ou Jazz Bass, isso não dá nem pra discutir.

Como vc disse, vc já tem o Ibanez Jazz e gosta muito dele... ficar com 2 Jazz é redundância! auhauahua Pega o Precision, pelo simples fato de ter alguma coisa diferente. É a unica coisa que o Jazz ganha do Precision, no seu caso.

ClaudioBass
Veterano
# set/07
· votar


dxfence
alguem sabe qual baixo o dadi usa?

No último show da Marisa Monte que assisti, o Dadi usou um Yamaha na maior parte do show, e tocou com um Music Man em algumas músicas.

conehc
ps: quem é dadi?

O Dadi passou a ser conhecido no cenário musical na formação de uma banda chamada A Cor do Som. Depois disso fez inúmeros trabalhos de studio e tocou com uma penca de artistas, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Barão Vermelho e Marisa Monte.

Diz a lenda que a música "O Leãozinho" do Caetano foi uma composição dele em homenagem ao Dadi, na época em que o Caetano era a fim de dar uns pegas nele!

Assista ao DVD Memórias, Crônicas e Declarações da Marisa Monte que você vai poder ver o Dadi atuando.

[ ]s

Maurício_Expressão
Veterano
# set/07
· votar


Eu tenho a solução ideal para o seu problema: compra 1 de cada. E eu não estou brincando !!!

dxfence
Veterano
# set/07
· votar


obrigado pelas respostas!

o único ruim é que só tive oportunidade de testar o precision highway, este de qualidade pior do que um standard, e os jazzbass que testei, um era 1962 reissue se não me engano e outro era standard, deixando o precision no chinelo!

por isso a minha dúvida.. vou ver se eu consigo testar um precision e dar a minha opinião..

e o caetano é pai de um amigo meu.. acho difícil ele querer dar uns pegas no dadi hahha!

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Cara, faz o seguinte... compra os 2, fique com oq vc mais gostar e me dá o outro. Feito?

luiz_sjrp
Veterano
# set/07
· votar


dxfence

Pra ajudar:
O JB é feião, mas tem um som legal!
O PB é até bonitinho, mas tem um som pesadão.

:P

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


dxfence

só que eu já tenho um baixo para jazz (um ibanez artcore, que eu amo), que tem uma propriedade mais de jazz, sustain grande, etc..

cara, bem da verdade o Jazz Bass só tem de jazz o nome, ele não tem nada a ver com os baixos acústicos que eram usados no jazz da década de 50... o léo fender simplesmente aproveitou o nome "jazz" que tinha um enorme apelo comercial e lançou o jazz bass.

Mas, ainda assim, sugiro o JB em lugar do PB, é bem mais versátil e, particularmente, acho o timbre bem mais bonito.

Sugestão: vende seu ibanez e compra um JB e um PB!

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


luiz_sjrp
O JB é feião

caraca!

GuilhermeBaixista
Veterano
# set/07 · Editado por: GuilhermeBaixista
· votar


Liguei pro Chapolin perguntando se ele podia nos ajudar...

Ele disse: "Mi Hermanos, és mui fácil. Manda-lo que compre un precision com captacion "J" en la ponte !!"

Ahhh... e me passou esse link tb :
http://cgi.ebay.com/Fender-American-Precision-Bass-White-Tortoise-shel l_W0QQitemZ270164259460QQihZ017QQcategoryZ64401QQssPageNameZWDVWQQrdZ1 QQcmdZViewItem

Abç !

Tarracha
Veterano
# set/07 · Editado por: Tarracha
· votar


Eu tenho um PB e não me arrependo..eu gosto de timbres graves!

Uso a ação das cordas bem baixo e desço a mão..não tenho problemas de trastejamento!

Qdo acabar de pagar esse, minha próxima compra é um JB:

http://www.fender.com.br/produtos/produto.php?produto=7272&linha=933&c ategoria=baixo#1

E lá irei mais 15 meses pagando um baixo! haha

ps: meu PB é um precision standard americano

DotCom
Veterano
# set/07
· votar


Se for pegar o precision, pega o que tem a captação PJ então... Mais possibilidades de timbre.

Cara, é difícil decidir. Os dois tem um timbrão. Eu pegaria o Jazz Bass pois sou apaixonado pelo modelo (teria, sem pensar duas vezes, um JB de cada marca que existe).

Gui
Veterano
# set/07 · Editado por: Gui
· votar


Shakal
ele disse que tem um baixo pra jazz...e não que tem um jazz bass...o que ele usa pra jazz é um ibanez artcore...que é semi-acustico...com um timbre mais gravão...fechadão..

dxfence
sugiro o JB nesse caso...além de ser mais versatil que o PB...se comprasse o PB, tu teria dois baixos mais ou menos com a mesma timbragem!!

o Dadi já usou Gibson LP (que ele gostava dos graves, timbre semelhante ao teu ibanez), um JB (que ele cortou o chifre de cima...foi o baixo que ele usou mais tempo..no a cor do som foi quase tudo gravado com o JB)...

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


O que vejo muito entre a gurizada por aí, é que o Precision ficou mais "esteriotipado" como baixo pra rockeiro (graças a Mr. Harris).
ainda bem, viva o harris \o/

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


PJ rules.

conehc
Veterano
# set/07
· votar


eltonbass
pj? captação ou baixista?

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Captação, nunca ouvi as linhas do PJ. Só pirei no Alembic Custom(!) dele.

conehc
Veterano
# set/07
· votar


eltonbass
ahhh mas num é a mesma coisa,,, um pj nunca vai ser um jb, vai ser sempre um precision com som proximo ao de um jb com o cap da ponte...

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Ahhnn entendi! Então vc não tem um Jazz Bass? Po, pega o Jazz Bass então! É mais bonito, mais elegante... todo baixista tem que ter um Jazz Bass, que seja logo um Fender!

zegotinha
Veterano
# set/07
· votar


vo coloca a pulga atrás da sua orelha e indicar o precision

Krist Novoselic
Veterano
# set/07
· votar


Eu não gosto de jazz bass, acho muito agudo, sem peso, acho o corpo muito feio, grandão.. atrapalha tocar nas ultimas casas,, o braço é curtin..

Prefiro precision,, masss, a combinação precision + jazz bass(ponte) é o mais legal dos dois..

Mas pra mim mesmo não serve nenhum dos dois,, eu gosto de baixos com a escala bem longa estilo gibson, e prefiro dois captadores duplos.

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


Krist Novoselic
Eu não gosto de jazz bass
o braço é curtin..

34'...... vc tá se referindo ao nº de casas?

conehc
Veterano
# set/07 · Editado por: conehc
· votar


jkdias
ele se refere à posição dos "cutways" e ao numero de trastes

Gui
Veterano
# set/07
· votar


conehc
pow vei...mas a maioria dos gibson tem 20 casas também...

vai entender...

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Gui
é, mas aí entra a outra coisa que eu falei, pega um baixo flyn'V por exemplo: parece que o braço dele é bem maior porque nao tem nada pra atrapalhar: o corpo começa quase no ultimo traste.. ja um jb nao, o corpo começa no 15º traste na parte de cima..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dúvida : fender jazzbass x precision