Cortar o excesso da corda.

    Autor Mensagem
    NoSt Bass
    Veterano
    # set/07


    Então, estava conversando com um baixista em um festival, e ele mencionou que não é bom deixar muita corda enrrolada na tarraxa.

    Essa informação é correta?
    Se sim, porque?

    Pois deixo sempre um pouco enrrolado principalmente a G, no caso dela arrebentar, ter condições de arrumar.

    agradeço desde já!

    Soulface
    Veterano
    # set/07
    · votar


    NoSt Bass
    Essa informação é correta?
    De certa forma, sim.

    Se sim, porque?
    Pra não ficar aquele bolo de corda na tarracha.
    Além de feio, pode instabilizar a afinação.
    Tarrachas com travas são mis estáveis justamente pq não se precisa ficar enrolando a corda na tarracha.

    Pois deixo sempre um pouco enrrolado principalmente a G, no caso dela arrebentar, ter condições de arrumar.
    Arrumar como cara???
    Bom, eu sei q encordoamento de baixo é bem cariho. Mas tb não é algo q arrebente sempre (mesmo de guitarra eu arrebentei poucoas vezes na vida). Não compensa fazer isso não.
    Sem contar q esse tipo de gambiarra deve prejudicar bastante o timbre depois.

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    NoSt Bass
    segundo o manual da ibanez o ideal é deixar de 8 a 10 cm alem da tarracha e cortar. A corda vai dar umas 2 voltas, 2 voltas e meia no poste...

    NoSt Bass
    Veterano
    # set/07 · Editado por: NoSt Bass
    · votar


    Soulface
    Realmente não tenho como ficar comprando cordas. Eu só arrebentei duas cordas em toda minha vida, uma delas eu "arrumei" , porque o encordoamento era praticamente novo.

    Pois isso da ganbiarra, ela arrebentou com pouco uso, bem proximo da ponte, apenas refiz a volta naquele "bolinha" que segura a corda na ponte. Não senti mudança no timbre.

    conehc
    Foi +/- isso que eu deixei o meu.

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    NoSt Bass
    o problema é que quanto mais voltas mais tempo a corda precisa pra se assentar direito na tarracha.

    Essa emenda que voce fez eu tambem ja fiz, mas so ate o tempo de chegar as cordas novas... se fosse pra ficar tocando so em casa ate que dava, mas para fazer shows eu tinha medo de arrebentar.

    NoSt Bass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    conehc
    Mesmo caso que eu parcero.
    Fiz um show sexta, e coloquei cordas novas por causa que a G estava emendada, também fiquei com medo.

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # set/07
    · votar


    NoSt Bass
    coloquei cordas novas por causa que a G estava emendada

    Emendada é sacanagem!!!!
    Quando isso acontece, eu troco por uma corda antiga até substiuir o jogo todo!

    By the way...
    Eu sempre corto o excesso de cordas.

    NESCAU
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eu deixo com no máximo 3 voltas e deu. Qto a corda Sol, é possivel arrumar ela sem prejudicar o timbre quando ela arrebenta na ponte. Eu mesmo já fiz isso várias vezes... (algumas vezes para mim, e outras para outros baixistas...)

    FCLBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    NoSt Bass
    Esse lance q o conehc postou sobre o manual da Ibanez, eu já fazia algo parecido sem saber. Nas cordas mais grossas-B, E e A- eu deixava a medida de 4 dedos (aproximadamente 8cm) e para as mais finas-D e G-eu deixava 3 dedos (aproximadamente 6cm). Na pratica, elas ficam com 2,5 voltas.

    leomezz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Além de provocar instabilidade na afinação, enrolar demais as cordas acabará por deixar as voltas sobrepostas, causando o efeito alavanca, podendo arrebentar a corda mais rapidamente.

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Arrastão Cultural
    eu troco por uma corda antiga até substiuir o jogo todo!
    pois é, eu nao tenho jogos novos de reserva, mas agora estou com um jogo de cordas (e com um timbre razoavel) usado pra cada baixo meu... as cordas velhas ficam dentro das embalagens na bolsa, ja estao no tamanho certo para o baixo, é so trocar e tocar.

    NESCAU
    Uma vez eu estava com a corda G emendada, ficou uma ótima emenda, e como as cordas novas ainda estavam chegando (cortesia do the bassman) eu deixei ela lá, um cara veio pedir o baixo emprestado minutos antes do show porque o dele tinha arrebentado corda, ai eu num tive como negar porque ele ja me salvou outras vezes. Ele tocou e me devolveu o baixo, mas o cara me liga na terça pedindo o baixo denovo pra ensaiar e pra ficar com ele ate na quinta... fiquei sem graça de negar, falei pra ele buscar o baixo, mas pra evitar de ele levar eu peguei a corda e desfiz a emenda na ponte... ele acabou levando um tonante pro show... ainda bem que ele nao posta no fcc, senao ia ficar puto comigo.

    NESCAU
    Veterano
    # set/07
    · votar


    conehc
    malandrinho... hahaha

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    NESCAU
    mulher, carro e instrumento são coisas que não se emprestam

    Buda Baixo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    acho necessario apenas o tamanho para q ele de umas duas voltas no maximo!!! q é o necessario para ela nao se desprender!!!
    afinal se vc enrolar a mais, no caso do baixo essas cordas ficaram marcadas,e posso le garantir q a qualidade naum compença a economia!!!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # set/07
    · votar


    conehc

    ahuah foda..num dá p emprestar mesmo naum....so tipo tonante, jennifer, essas coisas do tipo.....compra um eagle de 200 conto e deixa ai jogado p qdo aparecer esses malas! uahua

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    SOCORRO!!!

    pessoal, desculpa ressuscitar o tópico

    Estou exatamente agora trocando minhas cordas, mas cometi um erro aqui: deixei muita corda pra fora da tarracha (de sobra) e a corda D ficou com menos de 1 volta na tarracha (meia volta +-). Não cheguei a afinar a corda 100%, mas ela já deu aquela amassada. Não sei se deixar menos de 1 volta faz com que a corda solte do nada, mas também não sei se esse amassado faz com que ela parta mais facilmente.

    E aí o que eu faço?

    a) Deixo a corda com menos de 1 volta mesmo
    b) Tiro a corda e folgo pra dar 2 voltas
    c) já era a corda

    Obrigado pela força!!!

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ops, desculpa gente, postei no fórum de baixo, minha corda é de guitarra

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Faca na Caveira
    Meia volta só é pouco... ela vai ficar desafinando fácil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cortar o excesso da corda.