Precision Bass com excesso de graves

    Autor Mensagem
    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/14


    Faaaaaala gurizada do Cifraclub!
    (Me desculpem pela pergunta tola, mas realmente estou com uma dúvida)

    Sempre fui guitarrista e, eventualmente, tocava baixo pra quebrar o galho em algumas bandas, etc. Mas nunca me interessei tanto por um baixo a ponto de comprar.
    Como ouço muuuuitas bandas com baixistas que usam Precision (The Wedding, Children 18:3, Fresno antes do Tavares sair, Oficina G3 em seu último álbum, The Devil Wears Prada, Run Kid Run, The Almost, Paramore antes do último álbum, etc) e sei de baixistas famosos que também tocam com precision (Duff McKagan, John Deacon, Matt Freeman, etc), eu acabei comprando um Precision da Condor, o P Master-V (passivo, sem captadores EMG).
    Ao tocá-lo, tive a surpresa: Ele é grave demais (bem o contrário do que ouvi em todas as bandas que citei acima, principalmente The Wedding, Children 18:3 e Fresno, que foram minhas principais influências ao comprar esse baixo). Achei estranho, pois já ouvi muito e até testei baixos como o Squier Affinity e o SX Vintage series e não achei tão grave quanto esse Condor.
    Quando testei um pedal esses dias, me impressionei, pois o vendedor da loja me deu um Tagima modelo MusicMan pra tocar e tinha mais agudos que o meu P-bass! No MusicMan eu senti mais a palhetada que o P-Bass.
    Pensei que, se eu trocar as cordas e regulá-lo, ele melhore o som (o vendedor me vendeu assim mesmo, sem regular e com cordas velhas).
    O que vocês acham que pode ser? Característica do baixo, captadores, potenciômetros ou só uma regulada dá conta do recado?

    Me desculpem pela pergunta aparentemente boba para muitos. Estou entrando agora no mundo do baixo e realmente fiquei intrigado com isso.

    Obs.: Muitos podem falar que os baixistas de bandas usam pedais, pré-amps e etc pra chegarem a certo timbre. Eu já sei disso, mas testei outros precisions e o condor realmente é mais grave.

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Vai depender muito do ampli que você está usando. E um pouco também das cordas (esse grave, se for mais pra "abafado", pode ser corda velha...)

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Kaah_lol
    · votar


    JJJ

    Imaginei que seriam as cordas, porque com minhas guitas e violões sempre ocorreu de cordas novas darem um som mais aberto ao instrumento.
    Não sei a quanto tempo o antigo dono tava com essas cordas, mas ele falou pra eu trocar o quanto antes.
    Toquei o bass com uma multiuso e também num cubo meteoro, cujo o modelo eu não lembro (mas não é aqueles demolidor). Inclusive testei o meu precision e o musicman nesse mesmo Meteoro.
    Imaginei que poderiam ser os captadores, mas pesquisei muito sobre esse baixo antes de comprar e sempre diziam que ele tem um timbre bem fiel de precision.
    Também testei ele com um SD-1 e deu pra sentir mais a palhetada (lógico kk)
    Mas o som dele limpo é bem grave, talvez abafado mesmo.

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Mais uma pergunta: To pensando em mudar a tensão das cordas pra 0.50 (a tensão original é 0.40, e pra afinação que eu uso, que é drop D e drop C#, fica trastejando muito). Será que o timbre vai puxar muito pros graves?

    Juncker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Essa galera que vc citou geralmente desce palhetada bem perto da ponte, onde sai mais agudo. Se vc fizer pizzicato perto do braço, o som fica mais grave. brinca mais com o botão de tone do precision... Além, claro, do ajuste (e qualidade) do ampli.

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Se o cara que te vendeu disse pra trocar as cordas... devem estar velhas e abafadas pra chuchu.

    E ampli multi-uso também não ajuda muito, né?... rs

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Kaah_lol
    Mais uma pergunta: To pensando em mudar a tensão das cordas pra 0.50 (a tensão original é 0.40, e pra afinação que eu uso, que é drop D e drop C#, fica trastejando muito). Será que o timbre vai puxar muito pros graves?

    Eu acho 50 grosso pra cacete... mas é questão pessoal (se bem que dropando 3 semitons... até dá). Testa 50 ou 45 e vê se fica bom (inclusive vai "puxar" um pouco mais o braço e talvez pare o trastejamento, sem precisar mexer em tensor).

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ

    Amp multiuso é uma bosta! KKK
    Mas eu só usei o multiuso pra ver se ele tava funcionando. Vi que era grave e fui testar na loja, aproveitei e testei um pedal pra bass.
    Semana que vem vejo esse negócio das cordas..

    Juncker

    Faço pizzicado entre o captador e a ponte e tem um som muito bonito. Mas nas palhetadas, toco bem perto da ponte mesmo. Assim não vibra tanto as cordas e também acho o som mais interessante ali por ser mais agudo.
    To com o tone do bass no máximo e os agudos não apareceram muito. Sempre testei precisions com tone no máximo e/ou em 90% porque gosto do timbre assim.
    O amp conta também... Quando eu voltar ao estúdio ou testar outro pedal em outra loja, vou ver se o timbre muda.

    Abraços!

    dibass
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    O que vocês acham que pode ser? Característica do baixo, captadores, potenciômetros ou só uma regulada dá conta do recado?
    Cordas novas e um pedal de EQ resolvem. Não esqueça de levar para um luthier fazer uma regulagem!! Valeu..

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ

    Pensei em 0.45 também, mas muita gente usa 0.45 pra afinação standard e acha bom. Um dos baixos que toquei (um squier) tava em 0.45 e coloquei afinação drop C# e ficou muito bom. Coloquei standard D# também e ficou maravilhoso.
    Talvez eu coloque 0.45 e deixe 0.50 pra próxima.

    Abs!

    dibass

    Acha necessário um pré-amp ou um EQ e um drive seria o essencial?

    Abs!

    dibass
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Kaah_lol
    Acha necessário um pré-amp ou um EQ e um drive seria o essencial?
    Só o EQ. Ou o drive caso tu queira o efeito.

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    dibass

    Eu precisaria de um drive, mas pra aparecer um pouco mais o som do baixo, pra dar uma sujada.
    O EQ não embolaria o drive?

    dibass
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Kaah_lol
    o EQ que vai "desembolar" o teu som. Muito mais importante ele do que o drive..

    Dingwall
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Onde tu comprou esse condor? é um baixo e tanto e procuro ha muito tempo, regule ele e troque as cordas, você terá um bom timbre tem pedal equalizer que na mão de muita gente faz é estragar o som, não esqueça de investir em um amplificador de baixo, pelo menos um staner, porque com esse não vai da certo.

    dibass
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    pelo menos um staner
    os staners costumam cumprir muito bem missão, porém são um pouco ruins na questão de EQ. Por isso o pedal.

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Dingwall

    Comprei com um amigo meu. Ele tava vendendo a 500 reais e ainda parcelou pra mim. Foi sorte! kk

    dibass

    Talvez eu compre um preamp ou uma Bass POD. Aí vou ter EQ e um possível drive, caso eu queira..
    Valeu mano!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precision Bass com excesso de graves