Excesso de ganho nos caps

    Autor Mensagem
    vitorzanoni
    Veterano
    # set/09 · Editado por: vitorzanoni


    olá...

    bom estou com um pequeno problema me assombrando aqui ..
    é o seguinte:

    tenho um bass 5c..


    com caps NBS humbunker..
    recentemente coloquei um circuito ativo/passivo Bartolini Hr5.4

    Melhorou 100% o som... timbre ficou perfeito..

    so que de uns tempos pra ca..
    o som do bass começou a rachar no amp..

    mto estranho...

    segundo um luthier daki ele disse q o ganho de saida do bass ta muito alto..

    cap com ganho alto e circuito com ganho alto.. resulta em excesso de ganho segundo ele


    exist alguma forma de diminuir a resistência dos captadores?
    o meu no caso acho q é 8k
    ele disse q talvez um cap de 4k resolvesse meu problema...

    meus caps são blindados..


    OU SE NÃO...


    tem como eu mecher em alguma coisa no circuito para abaixar op ganho de saída......?

    Ja tentei "rebaixar" os caps (afasta-los das cordas) mas não deu certo..
    ainda continua rachando

    O que fazeeeer?

    Abraços


    Edit: quando eu disse rachar.... e como se estivesse com distorção o baixo.... e quanto mais pesado vc toca , mais ele racha... é quase como tocar em um falante estourado rsrs

    DotCom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vitorzanoni
    Já tentou trocar a bateria?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vitorzanoni
    Já tentou abaixar a altura dos capts em relação às cordas?
    Além de trocar a beteria...
    Abç

    vitorzanoni
    Veterano
    # set/09 · Editado por: vitorzanoni
    · votar


    ja troquei a bateria..
    e como citei no inicio ja abaixei os captadores...

    ok..

    grato

    Edit: e o problema ainda esta la´.. kkkk...

    assim...
    existe algum tipo de "capacitor" sei lá;;

    que serve pra segurar um pouco do ganho sei lá??

    DotCom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vitorzanoni
    É que isso aí tá muito estranho. Se tava funcionando e depois do nada passou a rachar o som no ampli, eu duvido MUITO que seja "excesso de ganho", como foi afirmado.

    Ah, e antes que falem: Também duvido muito que o sinal do baixo tenha danificado o pré do amplificador. Qualquer amplificador operacional aguenta muito além dos 9v que os baixos podem mandar.

    vitorzanoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    pois eh..
    esse circuito tbem tem a opção no manual dele de instalação com 18v

    ouseja..
    ele funciona com 9v.. mas posso colocar 18v se quiser

    por um acaso exist cap com 4k de resistencia..
    deu uma busca rapida na net...
    mas naum axei...

    DotCom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vitorzanoni
    Pois é, tem circuitos que funcionam com até 27V (Os EMG ...), mas mesmo assim não acredito que possam queimar prés.

    Duvido que você ache caps de saída tão baixa. O mínimo que eu vi foi 6k, e mesmo assim é raro. O mais comum é acima de 7k.
    Talvez os bartolini tenham uma saída bem baixa....

    vitorzanoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    entendo....

    gostaria mesmo era de falar com o Alex NAvarro...
    so que ja faz algum tempo que perdi o contato com ele...
    comprei com ele os caps...

    depois que a NBS parou ... não consegui mais falar com ele!

    mas td bem..agente vai se virando como pode...






    se eu tentar ligar com 18v será que muda alguma coisa??

    vitorzanoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    O QUE SABEM SOBRE ESSES CAPS?

    EMG-JSET

    SERÁ QUE É UMA BOA

    wiskeria
    Veterano
    # set/09
    · votar


    teu baixo tem controle de volume geral? Abaixa ele...

    vitorzanoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    wiskeria

    tem sim..mas acontece que mesmo com o volume baixo o som continua distorcido

    rodsom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vitorzanoni
    so uma correçao, nao existe capacitores com resistencia de 8k, 4k(ou qualquer que seja o valor). capacitores nao tem resistencia, e sim capacitancia. o que tem resistencia eh o resistor. esse som rachando eu acredito que seja alguma coisa que queimou no pre do baixo. eh raro acontecer, mas acontece. ja tentou ligar em outro cubo?

    DotCom
    Veterano
    # set/09 · Editado por: DotCom
    · votar


    rodsom
    cara, a gente tá falando de captadores, e não capacitores...

    DotCom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vitorzanoni
    Cara, recomendo você ir testando as coisas aos poucos.

    Teste seu baixo do jeito que está, mas em outro amplificador, e veja se o problema persiste.

    Teste seu baixo sem o circuito ativo, e ver se o problema persiste (eu diria que é praticamente impossível).

    Teste seu circuito em outro baixo, se possível.

    Se você suspeita que o problema seja saída muito alta dos captadores (o que eu garanto, NÃO É! Como é que tava tudo funcionando antes e agora não tá? Se fosse problema de saída, desde o primeiro dia já apareceria), os EMG são a pior opção, já que eles costumam ter uma saída bem alta.

    rodsom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    DotCom
    confundi entao...rsrsrs...
    eu apostaria no pre do baixo entao, algum resistor de saida, transistor. isso ta me cheirando aquela famosa ligaçao direta na entrada cannyon da mesa, sem usar direct e com o phanton ligado.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Oque acontece é que apesar do circuito bartolini ser muito bom, ele acrescenta muito ganho, pq os captadores bartolini tem ganho muito baixo, então se vc usa com outros captadores costuma não ficar muito bom

    vitorzanoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    rodsom

    ok cara..desculpe ai..e q sou bem leigo nessa parte tecnica/eletrica e tals... rsrsrs

    Ja testei esse bass em vários amps.... e em todos eu obtive o problema

    eu apostaria no pre do baixo entao, algum resistor de saida, transistor. isso ta me cheirando aquela famosa ligaçao direta na entrada cannyon da mesa, sem usar direct e com o phanton ligado.

    o que quer dizer? ^^


    DotCom

    Ai é que está cara....
    Com o circuito passivo o problema ainda continua... so que as distorções não são tão fortes de como se estivesse com o circuito ativo.


    Krist Novoselic
    penso que possa ser isso também, massss.. poutz..
    caps bartolini são caros..

    quero ver primeiro se existe alguma saída além dessa!
    caso contrario...X(
    teremos que apelar
    rs



    Vlw pessoal pela atenção!! rsrs...

    DotCom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Krist Novoselic
    Cara, eu consideraria isso também SE NÃO FOSSE o fato de tudo estar funcionando perfeitamente, e depois passar a dar isso.

    vitorzanoni
    Mesmo testando em outro amplificador? E outros baixos nesse ampli, funciona tudo perfeito?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vitorzanoni

    O ideal é você ir eliminando aos poucos os agentes que podem estar causando esse problema,eu começaria tentando usar o baixo em outro amplificador,com um cabo novo,depois testaria o baixo sem o circuito [retirando-o do baixo mesmo,não o deixe em apenas em bypass,tenho certeza que isso vai resolver],lembre-se de trocar todos os fios,potenciômetros e o jack nesse proceso,já que o problema pode estar em algum desses elementos [muito pouco provável o problema estar nos fios e pots,mas nunca se sabe].

    Depois teste esse circuito com outros captadores,pode ser os caps antigos do seu baixo,usando algum cap fuleiro de R$100 só pro teste,ou coloque esse circuito no baixo de algum amigo,pra ver se o problema persiste.

    Mas na minha opinião,isso tá me parecendo muito com algum problema no próprio circuito cara,tenho certeza que se você o tirar do baix,esse problema acabará.

    Se o problema for no circuito mesmo,leve o seu circuito pra alguém que entenda bem desse assunto,como o Ladessa em SP,que faz uns circuitos nos moldes dos Bartolini,e ele pode ver se esse teu circuito tem alguma solução ou não.

    vitorzanoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    DotCom

    Sim..cara..testei em uns 3 amplis diferentes...


    Rafael do Baixo

    ta certo então..é o seguinte...

    pelo que vi.. tal situação ta muito estranha e dificil de ser resolvida mesmo..

    o que vou fazer?

    durante essa semana vou correr atras de tudo isso..não so do que o Rafael do Baixo disse mas do que Todos disseram..uma coisa por vez... e varios testes e testes. pra ver o que eu acho por aki ok?

    provalvelmente...caso ninguem responder nesses dias... quando eu tiver um reposta fixa para tal problema eu Ressucito esse tópico....kkkk

    DotCom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vitorzanoni
    Beleza, seu problema tá parecendo ser bem estranho, quero mesmo saber qual é o problema, afinal...

    kadudu2
    Veterano
    # out/09 · Editado por: kadudu2
    · votar


    vitorzanoni

    Faz o seguinte: coloca 1 resistor de (47ohm ou de valor um pouco maior) ligado em paralelo nos fios que vem do captador pro potenciometro, explicando melhor: ligue 1 lado do resistor no negativo do captador e o outro lado no positivo do captador, (como se fosse em "curto") isso fara com que a saida do seu captador seja reduzida, porem podera diminuir algumas frequencias, por isso fassa o teste do valor dos resistores quanto maior o valor dele o som ficara mais proximo do original, quanto menor o valor o som ficara mais sem força e macio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Excesso de ganho nos caps