Ajuda iniciante contra-baixo

    Autor Mensagem
    Yroshi
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Yroshi


    Olá gente sou novo aki no forum e estou querendo começar a tocar Contra-baixo eletrico...
    Eu estou querendo comprar um mas não entendo mto... sou iniciante msm não sei nada então queria aqui pedir a ajuda de vcs por favor =/
    Olha so eu ja li os topicos para iniciantes do forum de contra-baixo e aprendi alguma coisa mas la n especifica mto então eu preferi criar um topico pedindo ajuda olha so:

    Eu tenho a disposição 900 reais pra comprar o baixo, eu queria um bom para começar de um marca boa e barata de preferencia eu pretendo tocar Heavy metal com ele então pensei em um de 4 ou 5 cordas mas não entendo nada msm. então keria vcs me ajudassem ai pq to completamente desinformado no assunto. a e eu gostaria de compra rpela internete tbm. Obrigado deiz de ja =]


    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    compra de 5 cordas

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Yroshi
    Olá gente sou novo aki no forum e estou querendo começar a tocar Contra-baixo eletrico...
    Eu estou querendo comprar um mas não entendo mto... sou iniciante msm não sei nada então queria aqui pedir a ajuda de vcs por favor =/


    Tem gente que, pra começar a aprender, gosta de comprar um equipamento bem baratinho e simplesinho, com um amp meia-boca só pra sair som mesmo, e ficar em casa estudando.

    Eu sou um pouco contrário a isso... sou a favor da idéia de que é muito mais confortável e gostoso aprender a dirigir num Porsche do que num Fusca. Já vi gente que desistiu do contrabaixo porque começou a aprender num Jenifer com tarrachas de acrílico.

    Recomendaria a você um baixo de primeira linha, bem regulado, e com boa amplificação... nada de caixinha Thor de 15W. Mas, como R$ 900,00 não dá pra comprar o "Porsche" dos contrabaixos, se você optar por um Fender Squier vai estar adquirindo um bom e honesto instrumento pra começar.

    Tome cuidado com papo de vendedor... utilizando uma frase do meu amigo André Rodrigues, observe que "... o melhor contrabaixo acústico do mundo, não vai ficar com uma sonoridade legal numa banda de heavy metal..." (AR). Entendido?

    Outra dica é: Tente começar com um baixo de 4 cordas. Tenho visto muita gurizada por aí que não sabe nada sobre acordes, escalas, intervalos e teoria geral, e já querem sair de cara pegando instrumentos de 5 e 6 cordas se achando o Steve Vai do contrabaixo (chega a ser cômico). Antes de tentar se tornar um super-bass-man, aprenda música!

    Boa sorte :-)

    [ ]s

    chab
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Yroshi
    esse negocio de começar a tocar em instrumento ruim não é bom. tu acaba não sabendo se é você que ta tocando mal ou se o baixo q é ruim.outra coisa tb q conta é o estímulo. é muito mais estimulante tu tocar num bom instrumento.tu vai aprender muito mais rápido.
    se essa regra valesse, a nossa primeira namorada teria q ser a maior barangaça.
    o importante tb é tu começar bem. arrume um bom professor,toque e estude.
    o contra baixo,apesar de muitos o considerar a cozinha da banda,é um instrumento riquíssimo e deve ser muito bem tocado.
    abraços e boa sorte.

    jcbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Uma dica que eu quero deixar é: Cara, estude mesmo.
    Passe a tarde estudando baixo se vc estuda colegial pela manhã, saca!
    Começe com as digitações para aquecimento ate vc chegar a escala Maior ja vai ta num bom começo.
    Outra dica seria vc comprar o método: Contra-Baixo Elétrico Básico I do Ronaldo Lobo.

    Espero ter Ajudado.

    Yroshi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass

    Eu sei tbm axo mto melhor aprender com um instrumento de boa qualidade do q um bem pobre... So q hj n tenho dinhero suficiente para o "Porsche" então eu queria algo intermediario vou ver esse ai que vc falou o Fender Squier

    Chab

    Tbm axo mto mto melhor e estimulante aprender com um isntrumento de boa qualidade mas como eu ja disse axo q meu dinhero so da pra um intermediario msm mas tbm n tenho ideas de preço e nem conheço instrumentos (vou olhar o q o Claudio passo). Ja to arrumando um professor pra me ensinar vou me esforçar mto msm, vlw

    jcbas

    Cara eu vou estudar mto kero me dedicar mto pra aprender isso vou ficar a tarde toda estudando msm, vou ver se compro esse método ai que vc passo mas primero quero msm o baixo.

    Aew pessoal mto obrigado pela ajuda ainda to esperando mais respostas de vcs sobre boas marcas de baixos e baixos de qualidade mas não mto caros e tbm dicas em geral par aum iniciante =D vlw

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Olha cara, essa de começar a dirigir em Porsche eu acho que é meio furada.

    Um Squier Fender é o máximo do máximo que indicaria prum cara que ta começando. Primeiro de tudo é pq ele tá começando, e não importa o quão talentoso ele vá ser um dia, ele não sabe nada de contra-baixo, e dar um Fender ou um BX12 na mão dele vai sair a mesma coisa! Segundo é pq muita gente começa a tocar por fogo de palha, vcs devem saber, tipo uns 80% dos que começam a tocar um instrumento desistem. Então falar pra ele gastar 1000 pau num baixo pra depois ficar jogado ou vender por um preço bem abaixo do que ele pagou é sacanagem.

    Eu não vejo sentido nisso... Mas vai de cada pessoa.

    Eu te indicaria um Condor BX12 que é um ótimo instrumento pra iniciantes, está na faixa de 450-500 reais. Ou um melhor, um SX Jazz Bass Vintage que custa uns 600-700. Ou um Eagle Jazz Bass, que por sinal eu tenho, é um baita instrumento e custa 400-500 reais tb. Esse que eu tenho, posso opinar sobre ele e te digo que é um instrumento pra não vender mais...

    Não sei se vc tem Cubo(amplificador com caixa acustica), mas se não tiver vai ter que comprar né... Esses 900 são pra baixo e cubo?

    Flws

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal
    Um Squier Fender - tem aquele precicion preto com head preto e escudo prateado no mercado livre que sempre que vejo dá vontade de comprar.

    Yroshi
    se for pra tocar só em casa compra um condor xb25a usado, um bom fone (behringer hps3000 ou koss portapro) e começa a tocar... se for pra tocar em banda é melhor pensar em um ampli legal. se quiser baixo de 4 cordas o que não falta é opção, mas tem que ver o que vc mais gosta, com o que se identifica, o que acha confortável.

    Uma boa é voce aprender uma ou outra coisinha e ir na loja e tocar. Não deixa o vendedor tocar porque com certeza ele vai colocar bastante agudo no ampli, vai fazer uns slaps, uns tappings e vc fica maravilhado, mas quando vai ver o baixo a pegada é uma bosta, o som embolado com a banda.

    Gui
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal
    Eu te indicaria um Condor BX12 que é um ótimo instrumento pra iniciantes, está na faixa de 450-500 reais. Ou um melhor, um SX Jazz Bass Vintage que custa uns 600-700. Ou um Eagle Jazz Bass, que por sinal eu tenho, é um baita instrumento e custa 400-500 reais tb. Esse que eu tenho, posso opinar sobre ele e te digo que é um instrumento pra não vender mais...

    quem sabe até tu consegue um washburn xb400 com essa grana...ou um ldt b50, ou um condor bx24, ou ainda um cort nac4

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É só ter os contatos... Mas sendo iniciante é tudo mais complicado.

    Uma que ele não sabe qual o som que ele mais gosta de tocar, outra ele não vai ter tempo suficiente pra ver qual vai ser mais confortável... Um cara que nunca teve contato com um baixo e vai comprar um dá meio que um tiro no escuro... Vai por mim, vc é veterano, eu não! :P

    Gui
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal
    se tivesse o FCC na época que comecei...seria tão mais facil...

    mas o esquema dos preços..não é por contatos...é pra chorar mesmo os preços nas lojas...pechinchar!=DDDD

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É... por aqui eu tento chorar mas...

    "Olha, esse preço está à vista já... mas eu posso te fazer um desconto especial já que vc é cliente antigo, faço um desconto de 2,25% pra vc. Vai levar?"

    ¬¬

    Gui
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal
    hUIAEHOaeuiheiueahoiE

    eu levo se tiver no minimo 10% sobre o preço que eles dizem que já é especial..

    rfasioli
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal
    Gui
    Eu não duvido de mais nada com relação a preços de instrumentos e acessórios!!!
    Exemplo prático, aconteceu comigo!
    Jogo de Tarrachas Schaller 4 cordas, maior preço R$ 658,00 / Menor preço R$ 200,00 (cheguei achar por 180, mas estavam riscadas!!!)
    Captador SMB4a Seymour Duncan, maior R$ 748,00, menor preço em lojas r$380,00, paguei R$170,00 pelo ebay.
    Ponte Gotoh: maior preço R$ 780,00, menor preço R$200,00.

    Todos os itens eram do mesmo modelo!
    Então, eu digo, o negócio é procurar e pechinxar mesmo. Aliás, sair um pouco dos grandes centros de comercio de instrumentos (tipo a Teodoro Sampaio), tem alguns itens que a galera tabela o preço mesmo!

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Uma coisa que costumo fazer é perguntar o preço das paradas em todas as lojas que conheço e mandar o cara anotar num cartão da loja o preço. Aí caso o preço de uma loja esteja parecido com o de outra, mas essa q tá um pouco mais cara é uma loja mais confiável, dá mais garantia, os caras atendem melhor e tal, aí eu vou nela e choro... "pow, a loja tal me faz por esse preço, me faz mais barato que eu levo já". Sempre cobrem! Qnd fui comprar meu ampzinho de estudo procurei numas 5 lojas, achei desde 300-380, fui numa que tava 315 mas que me atendeu melhor e falei pros caras, "olha esse me faz a 300, e aí?" (detalhe, o cara me fazia 300 à vista, se fosse parcelar dava mais) Aí o cara conversou com o gerente... no fim me fez por 298 em 3 vezes uaHuaHua! Ganhei 2 pilas e ainda parcelou! uahuaHua

    É sempre bom fazer esse chorinho, os cara sempre acabam cedendo... As vezes não da pra fazer por menos senão os nego saem no preju, mas qnd dá eles fazem.

    Oq eu odeio é o cara que atende mal, aí não dá vontade nem de chorar pelo preço... Ptz fui umas 5 vezes naquela Cia da Musica aqui em CTBA... das 5 umas 3 vezes um cara me recebeu, mandou falar com um muleke, o muleke as 3 vezes disse que já tava de saída e mandou falar com outro cara... ptz, dá uma raiva! Vc fica lá olhando prum lado e pra outro pedindo por favor pra alguém te atender!

    Então... resumindo, pesquisa bem aí que essa é a alma do negócio! :D

    Yroshi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal

    Por isso msm q eu n keria começar com um instrumento top eu kero um intermediario tbm n kero o pior de tds e n tinha pensando noCubo (akbei de descobrir q existe XD) tpo esse q vc compro vc pode especificar alguma coisa sobre ele pra mim pq n sei nada msm e um cubo barato sera q tbm pode me indicar? eu tava pensando em comprar pela internete se tbm souber algum site agradeço

    Gui

    Sera q tu pdoe especificar mais sobre esses isnturmentos ai pq n sei nada @_@

    rfasioli
    Tpo kara vlw pelas dicas eu vo da uma olahda nas lojas aki tbm mas a minha preferencia eh comprar pela net pq aki as coisa são mto caras e a maioria n tem aki (Porto velho Rondonia)

    Ae gente vlw pelas dicas espero respostas kem quize rme add no msn:
    Rafaelbezerra.rox@gmail.com

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Cia da Musica aqui em CTBA
    sem duvida o pior atendimento!
    porem o melhor preço.

    a Drum Shop é equilibrado bom atendimento, bons preços.

    a Casa Sartori é boa para achar as coisas que vc não faz ideia que vende. e ainda tem um bom preço, mas não pense em testar nada lá, td amontoado os bagulho.

    A Station Music sem duvi o melhor atendimento, muito bom, porem vc paga por isso, mas lá tem camisas da fender e da mxr, caso vc queira.

    se vc quiser testar as coisa tem que ser na drum ou na station e para comprar na drum ou na cia da musica.

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass, discordo sobre a station e drum shop... Sempre pesquiso qnd vou comprar e sempre lá foi o mais barato... Baixo, alça, cordas, afinador/metronomo cabos, tudo eu achei mais barato por lá. Tava dando uma olhada nos BDI21 e lá custa 160, na cia da musica vi por 180. E eles se vc chorar eles baixam o preço, e dá pra parcelar sem acréscimo. Só achei foda uma revista, "the best of Victor Wooten" com as tabs e partitura custar 79,90... Olhei o nome, fui no emule e baixei UhAuaHU

    Nunca fui na Casa Sartori, preciso ir. Fica na rui barbosa né?

    Yroshi, esse cubo que eu comprei é para estudo. É um Warm Music rb108 de 30W rms, dentro de casa dá pra acordar a galera do seu quarteirão, mas se for colocar do lado de um amp de guitarra ralhando no ouvido tem que aumentar demais o volume daí distorce. É um bom cubo, paguei 300 pilas aqui.

    Como vc mora -me perdoe a sinceridade- onde o lula perdeu o dedo, o frete vai sair meio caro, então coloque o frete do baixo e cubo em 100 pilas(deve dar um pouco menos) e sobra 800 pro baixo e cubo. Esse warm music que eu falei tem no ML por 250, sobram 550 pro baixo.

    Aí vc tem que ver. Eu pegaria tanto o Condor BX12 que dizem que é ótimo, ou o Eagle Jazz Bass sbj006 que é ótimo tb. Ambos custam 400-450. Sobra 100 pilas pra vc comprar cabo, alça, metronomo/afinador, e umas palhetas. :D

    Flws!

    fabricio 12
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Yroshi

    Uma dica irmão: Yamaha Rbx 170 pois é um baixo excelente pelo seu preço e serve pra metal sim. Opinião véio.

    Valeu. Abraço.

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Yroshi
    e n tinha pensando noCubo
    uma dica mais prática (não entendo muito de instrumentos) do que é bom voce comprar logo de cara:

    -um baixo (óbvio, siga os conselhos da galera aqui).
    -um cubo (amplificador). se for tocar em casa sozinho, um de 15watt deve dar. mas se voce tem plano de tocar com banda em breve (e é muito mais legal que tocar sozinho), talvez seja melhor voce comprar um mais potente.
    -cabo (pelo menos um, algo entre R$10 e R$30).
    -uma correia (aquela fita de pendurar o instrumento, acho que vai mais uns R$30 ou mais, que baixo é pesado, tem que comprar uma razoavelmente boa).
    -uma bag (bolsa pra guardar, tambem serve pra transportar. pelo menos mais uns R$30 ou R$ 50, uma razoavel).

    ou seja, pode separar dos seus 900, uns 30% pelo menos de acessórios. ou vá chorando isso na loja, como desconto. às vezes os vendedores fazem, ao inves de descunto, um pacote com bag, cabo, etc. tudo do mais simplezinho, mas dá pro gasto.

    é isso, espero que te ajude estes conselhos. boa compra!

    Yroshi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal

    Ta blz então kara quase td certo então mas ai esses dois baxos q vc falo
    o Condor BX12 e o Eagle Jazz Bass sbj006 qual deles eh melhor pra tocar um heavy metal (eu n sei c tem diferença de isnturmentos qt ao estilo musical isso prova q n sie anda msm xD) e c tu sabe algum site onde eu possa comprar o instrumento tbm pela internete pq aqui realmente onde o lula perdeu o dedo n tem nada kara blz vlw =]

    Kiki
    Blz kara vlw pelas dicas ja vo reserva um poco do dinhero msm pros acessorios

    Fabricio 12
    Blz kara vlw pelas dicas vou dar uma olhadaai na net

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Loja virtual de instrumentos é díficil, mas sempre tem o Mercadolivre cara, onde vc compra e vende de tudo. (não ganho nada por dizer isso)

    Cara, sobre tocar heavy metal... acho que os 2 são bem similares. A diferença está nos captadores, no número de trastes e o desenho do baixo.

    Mas, eu acho, e não sei se é real, mas os 2 dá pra tocar metal na boa. É só ter dedos rápidos :D

    Flws!

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: eltonbass
    · votar


    discordo sobre a station e drum shop... Sempre pesquiso qnd vou comprar e sempre lá foi o mais barato...
    bom ja achei varios produtos mais baratos na cia da musica, porem eu acho que station é o melhor lugar de fazer negocio, pq eles não tem nome nem nada, a loja é nova né...
    a drum acho muito legal testar as coisas lá, ninguem te atrapalha.

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Tem aquelas salinhas lá né?

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal
    na drum, podes crer, lá é muito legal...
    ainda mais que da para levar um guita junto e tocar uma musica hjunto para ver como o som se si com acompanhamento, acho isso bem importante.

    fucking smoke
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    não compre tonante no minimo austin no maximo um condor pq vc não precisa ir lá na loja e compra o melhor baixo do mundo e achar o maximo não adianta compra um 4 cordas alem de quatro cordas ser mto haver com heavy metal depois de aprender compre um melhor

    edersombarros
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    tem esse curso que indico CLIQUE AQUI: http://bit.ly/fuibanido E CONHEÇA 5 RAZÕES PELAS QUAIS ESTE MATERIAL PODE SER
    A MELHOR MANEIRA DE APRENDER

    - EDITADO PELA MODERAÇÃO -

    Regras do Fórum Cifra Club

    3. É proibido!
    3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;
    3.2. Flood e Spam;

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda iniciante contra-baixo