Desistindo do Baixo

Autor Mensagem
Dpaulo
Veterano
# ago/07


A questão é a seguinte, estou muito cansado de tentar montar bandas, duram no máximo uns dois anos, é difícil este tipo de convivência. Primeiramente é difícil achar pessoas que queiram fazer o mesmo projeto que você, que se dedique como você se dedica. Na verdade estou me sentindo cansado dessa procura sem resultado. Estou pensando em vender os meus dois baixos e me dedica ao estudo do violão solo, um instrumento que me satisfaço sozinho em casa sem precisar de outros músicos para um melhor resultado.
Alguém aqui do fórum já passou por essa crise? rs

Gui
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo
as minhas duram coisa de um ano...eu já fiquei muito puto com isso uma época..agora tou mais sussa...porque sempre tenho alguém pra tocar..coisas que eu gosto...ou por $$$..

denismonteiro
Veterano
# ago/07
· votar


aieahueuahieahieahu!

que foda!

eu tava meio nessas a um mês atrás... na verdade ainda estou um pouco...
tava a uns 4 anos com minha antiga banda... que acabou por divergências musicais mesmo... deu vontade de parar de tocar tbm.... vender meus baixos ampli e tudo mais, com a grana dava pra trocar de carro... aiheaiuheaiuheaiuhea

mas deixei a poeira baixar e agora meio que desisti dessa idéia de vender tudo.... na verdade só estou vendendo as gorduras... coisas que eu tenho e não uso tanto ou não uso todos os recursos que oferece...

mas não tem jeito... se vc é músico amador tbm, tem que dar uma desencanada de levar as coisas a sério... pra mim ensaio com banda virou "a pelada do fim de semana", só pra se divertir.. se rolar show, blz, se não rolar, tá ótimo tbm...

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo
O mesmo problema vc pode encontrar num produtor, estúdio, gravadora, dono da casa de show, etc... realmente isso é um problema desanimador. Mas nunca estamos só. Sempre dependemos de alguém e isso não é filosofia. Acho que vc deve fazer o que é mais confortável e agradável a vc e se vc encontra isso no violão, blz. Vá em frente. Passei por uma crise, não por me desanimar com os outros integrantes, mas por achar que não levava jeito para o instrumento por mais que eu estudasse. Vendi tudo, desisti da banda e parei de tocar por longos 11 meses... até que um dia fui chamado para dar aulas e um aluno me disse que curtia muito o som da minha banda e decidiu tocar baixo por minha causa. Isso foi muito gratificante. Hoje eu toco e não penso em fãs, mas aquele aluno me ajudou a reencontrar e música.

leomezz
Veterano
# ago/07 · Editado por: leomezz
· votar


O músico pode até desanimar e vender tudo mas não consegue vender a ânsia de continuar tocando. Por isso, salvo se estivermos precisando de dinheiro, não se deve nunca desfazer-se se seus instrumentos, pois um dia nós estaremos loucos para tocar num contrabaixo e ele estará lá, e melhor, será um instrumento vintage...
abç

Dpaulo
Veterano
# ago/07
· votar


leomezz
não tinha pensado por esse lado, você tem toda razão.

MLMATOS
Veterano
# ago/07
· votar


Cara concordo com leomezz, se eu fosse voce nao venderia, compra o violao mas conserva os baixos

Brown
Veterano
# ago/07 · Editado por: Brown
· votar


Dpaulo
Po, não desiste não cara. Não deixe chateações externas atrapalharem uma paixão sua. Isso acontece com todo mundo, desencana.
É muito provável que você se arrependa depois de vender seus baixos.

Quer dar um tempo e tocar um pouco de violão? Então compre um violão simples e fique se divertindo com ele.
Depois de um tempo você vai querer voltar a tocar o baixo.

FCLBass
Bela história.... =)

BTNS
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo

Dê um tempo com a banda. Monte um novo projeto, primeiro sozinho: montando o repertório. Tirando os sons. Planejando os lugares. Quando tudo estiver ok, chame uns caras para gravar aquilo que você acredita que deva ser a linha desse trabalho. Com isso na mão é arrumar um jeito de viabilizar o projeto, onde você tenha maior controle.

espero que não desista.

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo
O que vc pode fazer tb é trabalhar com freelance, ou seja, com uma galera diferente mas que sempre pode estar com vc. Sempre q um determinado cantor vem ao RJ por exemplo, toco com ele (na maioria das vezes) e se não puder, o cara chama outro e assim vai.

grilo metal
Veterano
# ago/07
· votar


E aí galera? Parece q sou o único guitarrista por aqui, mas vou meter o bedelho também.

Dpaulo
Velho, espera o sangue esfriar, aí vc decide o q fazer, toda banda passa por crise. Há uns dois meses q o outro guitarrista da minha banda saiu, agente tinha a mesma formação a uns 5 anos, eu já estava acostumado com com dobras de guitarra bases mais elaboradas, com a saída
dele eu me sinto limitado pra criar arranjos, pois agora só posso contar o baixo, então agente tem q ficar revesando a função de "escorar" o outro.
Pra piorar, se um inegrante não puder ensaiar, já era o ensaio.
Sem contar as divergências de estilos e pensamentos entre os integrantes de qualquer banda.
Mas banda é isso, vc tem q ter paciêcia e perseverança.

Abraços pra galera!

chr19
Veterano
# ago/07
· votar


Cara enfrento este problemas ha 4 anos, o que faço:
estudo peças solo para baixo elétrico, compro métodos e play along tem me ajudado muito, aqueles que vc toca com a banda, tipo:
Quase acustico do Celso Pixinga, Alain Caron etc, não desanima não cara.

Rafael do Baixo
Veterano
# ago/07
· votar


Eu tbm nunca tive uma banda muito "estável",sempre entrei e saí de bandas em pouco tempo(a maioria acabou),e as vezes faço alguns shows como convidado,freelancer ou como substituto de algum amigo.

É muito difícil vc encontrar os caras certos pra montar uma banda,uma banda é q nem um casamento,se vc não se juntar as pessoas certas,a relação vai se desgastar em muito pouco tempo.E mesmo se juntando a essas pessoas certas,muitas das vezes,o relacionamento com o tempo tende a esfriar.É algo duro e cansativo mesmo,mas isso não é motivo pra desistir de tudo.

Eu já toquei com mais de 60 pessoas diferentes,em uns 5 anos de baixo,e só encontrei uma pessoa q tem a mesma vontade de levar pra frente um projeto sério e com a mesma dedicação q eu,q é o meu irmão q toca guitarra.

Tendo em vista essa minha dificuldade em encontrar membros pra tocar, venho desenvolvendo tbm um projeto solo,tocando o q eu gosto,apenas com baixo e voz(talvez eu toque um bumbo),vc tendo um baixo de 6 cordas vc pode fazer os acordes como em um violão,ou até mesmo associar isso a alguns elementos percussivos na mão direita,pra encher o som.

Ao meu ver,a partir do momento q a música deixou de ser diversão,pra ser aborrecimento,sem nenhum prazer,desista dela.Música antes de tudo tem q ser a sua diversão,algo q te faça esquecer todos os teus problemas e te faça sentir bem,independente se teu objetivo com a música é ser profissional ou amador.

Te aconselho a não vender os teus baixos,seria o seu maior erro,e vc iria se arrepender profundamente disso,desenvolva um projeto solo,tocando o q vc quer e gosta,vc pode se apresentar,usando loops de baixo,bases gravadas no PC,ou o q te servir como referência e base para realizar um trabalho solo,vc pode tbm passar a fazer freelances.

Dá uma ouvida no som desse cara,Seth Horan,ele foi convidado a ingressar em uma banda q vendeu milhões de cds,mas saiu dela pq não se sentia feliz tocando com aquelas pessoas,hoje ele tem um ótimo trabalho solo,apenas baixo e voz,usando delays e um pedal de loop apenas ele consegue encher o som,vale a pena dar uma ouvida no som dele,pra ver q é possível obter um bom resultado apenas com baixo e voz.

http://www.myspace.com/sethhoran

Não desanima cara,levanta a cabeça e toca teu baixo,tenho certeza q vc vai se sair bem,seja como artista solo,ou com uma banda q vc se sinta bem.

ABATANGERINA
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo
bem, já senti isso várias vezes. principalmente pq meu primeiro instrumento (por 15 anos) sempre foi o violão. o meu problema é q de fato comecei a gostar MUITO DE BAIXO. como resolvi o velho dilema de não ter com quem tocar (ou quando têm, ou não são bons ou não são teu estilo)? bem, meu projeto n° 1 é o seguinte:

1 - reformar meu baixo (é um samick ruizinho, mas vai ser ele por mais algum tempo.
2 - COMPRAR UM ESTÚDIO DIGITAL (br 600). cara com esse estúdio vc pode gravar o q tú quiser como acompanhamento. pelo menos, vai ter como tu se divertir sozinho, e eventualmente se apresentar mesmo ao vivo. é óbvio q não é a mesma coisa q tocar com uma boa banda, mas... é MUITO MELHOR Q TOCAR SOZINHO (ou mal acompanhado).
3 - comprar um baixo novo (provavelmente um cort NB4).

é isso.

Dpaulo
Veterano
# ago/07
· votar


ABATANGERINA
Acho que não me vendi os baixos ainda por pena, por que sei que não vão pagar o que valeria a pena. Tenho dois baixos.
- Music Man Sting Ray 5 - cor natural
- Fender Jazz Bass American Series Fretless - sunburst com escudo branco.

adoro esses baixos e o problema que não decidi em vender é que sei que dificilmente terei baixos equivalentes de novo

Brown
Veterano
# ago/07
· votar


grilo metal
Parece q sou o único guitarrista por aqui

Não é não. Eu também sou, mas a paixão pela música é a mesma, não importa o instrumento... :)

ABATANGERINA
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo
essa parada do estúdio é realmente uma execelente opção..dá uma olhada no site da boss e da zoom.

TaylorBass
Veterano
# ago/07
· votar


As vezes eu fico chateado com isso tb..
Mas po , se eu vender tudo..eu não vou ter nada pra fazer em casa! hauhahaue
abraço p/tds!

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo
Quem tem um set desses só pode estar em uma das opçôes, ou ama os baixos e suou pra cacete pra comprá-los ou está nadando em dinheiro.

Se vc ama esses baixos (deveria amar!), não venda, vai ser barra comprar outros iguais.
Se vc está nadando em dinheiro, não venda. A grana arrecadada não vai te fazer diferença!

Enfim, fica com eles. Qq hora vai dar vontade de tocar de novo!

"Instrumento não se troca, se acumula!!!"

Dpaulo
Veterano
# ago/07
· votar


Arrastão Cultural
te garanto que não estou nadando em dinheiro..rss...pelo contrário.
acho que é só mais um desses dias que vc acorda de ovo virado..rss
se questionando sobre tudo

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo
isso de acordar questionando ate a propria existencia da vida acontece... mas assim, mesmo eu sendo uns 12 anos mais novo que vc a unica coisa que eu falo é pra nao parar definitivamente, e nem vende os baixos, mesmo que seja so pra vc brincar.. mesmo tocando por hobbie, tocar em coisa boa nao tem preço.

so pense na possibilidade: vc vende tudo, e daqui uns 3 anos resolve tocar denovo. vc mesmo disse que nao esta nadando em dinheiro, entao vai ser complicado comprar um mm e um jb se vc nao colocar o dinheiro em algum fundo de investimento ou coisa parecida

THE BASSMAN
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo

Eu ja tive essas neuroses meu....é foda...é duvida p kct na cabeça, a 14 anos atras eu tinha parado de tocar...nào exstia esse negocio de internet, e bandas so se formavam com a galera da escola, da rua...sei lá....bom, a minha banda acabou, cortei meu cabelao, fui pro exercito, ainda resisti uns 2 anos tocando mesmo...depois guardei o baixo....e nem imaginava q poderia ter uma banda novamente, vendi um jazz bass 76, e fiquei com um jennifer q meu pai me deu qdo tinha 15 anos, todos esses anos so brincando c o jenni, eventualmente....e sempre ficou um fundinho de frustração, pq eu naum tinha chegado onde queria....dio nada, numa mesa de bar, em 2005 resolvi montar uma banda com amigos q estavam parados, tinhamos guitarras e baixo.....da net veio um batera de 54 anos parado a 20, mas com folego de muleke, e um vocal tb...pronto formamos a banda e em 4 meses ja tinhamos show marcado, foi bacana....a banda terminou, fiquei chateado, mas banda precisando de baixista naum falta ...Acaba uma procuro outra..ja estou na 4a banda depois do recomeço ...Não sei qto tempo isso dura...mas não quero parar tao cedo...ou de repente nunca mais...com bandas as vezes pode complicar um dia, mas curtir um groove e ter um fender na mão..acho q isso é pra sempre.....no final lhe digo, fique com pelo menos um baixo..nunca se sabe....
Boa sorte

Guto EADG
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo
- Music Man Sting Ray 5 - cor natural
- Fender Jazz Bass American Series Fretless - sunburst com escudo branco.


me empresta eles, por um tempo ilimitado... dai vc meio q faz um 'teste drive' de como seria se vc fosse vende-los... =D

Dpaulo
Veterano
# ago/07
· votar


Guto EADG
Instrumento é que nem mulher ou você se livra (no caso vende) para outro ou fica com ela. isso de emprestar não existe...rss

dxfence
Veterano
# ago/07
· votar


Dpaulo

não venda de jeito nenhum, cara..

esses instrumentos, assim como o ato de tocar baixo, são pra sempre.

e se mesmo que você queira fazer algo solo, como voz e violão..
é sempre bom ter um baixo à mão!

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


Dpaulo

Não desiste!!!! Senão como vc vai poder entrar nesse tópico daqui para frente?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/165282/

Vc vai se arrepender se vender tudo...

Fairtrax
Veterano
# ago/07
· votar


Putz! Que tópico triste cara! Experimentem o seguinte:

Escutem isso: http://www.myspace.com/sethhoran
Link do nosso amigo Rafael do Baixo

Em sequencia leiam isso:
do nosso amigo THE BASSMAN

Eu ja tive essas neuroses meu....é foda...é duvida p kct na cabeça, a 14 anos atras eu tinha parado de tocar...nào exstia esse negocio de internet, e bandas so se formavam com a galera da escola, da rua...sei lá....bom, a minha banda acabou, cortei meu cabelao, fui pro exercito, ainda resisti uns 2 anos tocando mesmo...depois guardei o baixo....e nem imaginava q poderia ter uma banda novamente, vendi um jazz bass 76, e fiquei com um jennifer q meu pai me deu qdo tinha 15 anos, todos esses anos so brincando c o jenni, eventualmente....e sempre ficou um fundinho de frustração, pq eu naum tinha chegado onde queria....dio nada, numa mesa de bar, em 2005 resolvi montar uma banda com amigos q estavam parados, tinhamos guitarras e baixo.....da net veio um batera de 54 anos parado a 20, mas com folego de muleke, e um vocal tb...pronto formamos a banda e em 4 meses ja tinhamos show marcado, foi bacana....a banda terminou, fiquei chateado, mas banda precisando de baixista naum falta ...Acaba uma procuro outra..ja estou na 4a banda depois do recomeço ...Não sei qto tempo isso dura...mas não quero parar tao cedo...ou de repente nunca mais...com bandas as vezes pode complicar um dia, mas curtir um groove e ter um fender na mão..acho q isso é pra sempre.....no final lhe digo, fique com pelo menos um baixo..nunca se sabe....
Boa sorte

Eu juro que quase chorei!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Venda e se arrependa...

Eu toco sozinho aqui em casa. Tiro umas musicas intermediárias dos solistas (Wooten & CIA) e tal... Dá pra se divertir sozinho tb, mas é bem mais legal juntar uma galerinha e sair tocando.

THE BASSMAN
Veterano
# ago/07
· votar


makumbator

pow..puta topico show de bola esse!! auahauha curti meu..e. já to postando lá tb...sou da 3a idade do forum tb...ahuah boa !

THE BASSMAN
Veterano
# ago/07
· votar


Fairtrax

pow cara...é triste asism? uahauha que nada pow....foi so uam pausa..to a milhao...to amis empolgado do q com 19 anos pow!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desistindo do Baixo