Aterramento da parte elétrica!

    Autor Mensagem
    Baxista
    Veterano
    # jul/07


    Bom dia brows,

    Tô com uma dúvida, meu baixo ta blindado, mais fiquei sabendo q tenho q fazer o aterramento da parte elétrica, como faço isso? Tem q aterrar o port de volume e balanço? Ou só um!!! Aproveitando este tópico, meus baixos estão com a escala e o braço meio seco, porq aq em brasília, tá um mer...... esquenta num dia e o outro faz frio pra kc...... dai fica nisso, e eles estão com a escala seca, eu hidratava com óleo mineral, mais agora fiz com óleo de peroba, tem alguma diferença?

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    Teoricamente se ele está blindado, a parte elétrica deveria estar aterrada, isso é:
    Todos os pots devem estar conectados à blindagem, seja por contato ou via fio soldado ligando o corpo deles à blindagem.
    O negativo dos Caps e do Jack também devem estar ligados à blindagem, assim como deve haver uma conexão da ponte com a mesma.

    Acredito que esteja assim, mas se não estiver, não tem mistério.

    Quando aos "hidratantes", não faço a menor idéia!

    Baxista
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Arrastão Cultural

    Bro não tem nenhum fio ligado na parte blindada não, e se não tiver a blindagem não funciona né? Quantos fios devo ligar? De qual potênciômetro, sendo q o meu tem volume, balance, médio, grave e agudo! Meu circuito é ativo!

    denismonteiro
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    afe!
    meu pai passava óleo de peroba numa porteira que tinha em casa
    aeiauheiauheiauheiauheaiuhea

    sei lá cara, acho que tem produtos específicos pra isso.... se não me engano o Dunlop 65 (óleo de limão) é exatamente pra isso, hidratar a escala....
    e se bem me lembro custa uns 20 conto o potinho...

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Baxista
    O baixo tá blindado com o que? Folha de cobre, alumínio ou tinta condutiva??
    Toda a cavidade do circuito está coberta?

    Os pots e o jack normalmente fazem contato direto com a blindagem, mas nada impede que vc solde um fio no corpo dos Pots( em todos eles) e conecte na blindagem, soldando se der, ou então com conectores e aparafusando.
    É importante que todos os negativos estejam no mesmo potencial e estejam ligados à blindagem.
    Vc pode usar um uníco fio para todos os pots.

    Mas antes de mais nada, pergunta básica....
    Seu baixo está chiando? E quando vc abre todo o agudo do circuito?
    Se não estiver chiando, nem mexe que vai ser só dor de cabeça!!!

    Baxista
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Arrastão Cultural

    Ta chiando sim pq? Quando abro todo o agudo!

    Baxista
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ta brindado com papel aluminio! Não entendi os negativos no mesmo potencial, q isso?

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É o seguinte...

    O fio do negativo dos caps, um fio ligado à ponte, o borne negativo do jack, o corpo dos pots e o negativo do circuito ( geralmente um fio preto) devem estar todos juntos e ligados à blindagem, ou seja encostando no papel alumínio.
    Estando ligados todos juntos, não tem diferença de tensão entre eles. Isso é estar no mesmo potencial.

    Se só chia quando vc abre todo o agudo, deixa como tá, senão pensa em mexer!

    Baxista
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Arrastão Cultural

    brow, se eu ligar o q acontece, já q me recomendou deixar como tá! Causa oq?

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Se só tá chiando com o agudo todo aberto, provavelmente não vai acontecer (mudar) nada.

    Faz uns testes só encostando as pontas dos fios na blindagem e nos componentes, sem soldar, e vê se vc sente alguma melhora.

    Pedrinhow
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ei o meu bass tambem tah chiando com o agudo todo aberto... como eu mudo issu?

    e outra pergunta se eu comprar potenciometros novos mais de marcas diferente dos antigos vai mudar a timbragem do meu bass?

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pedrinhow
    Se é só com o agudo todo aberto, deixa como tá!

    Desencana!
    Só com blindagem com folha de cobre e componentes de primeiríssima(incluindo o circuito ativo) é que pára.

    Potenciômetro não muda timbragem!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aterramento da parte elétrica!