Problema na parte elétrica Precision Jazz

    Autor Mensagem
    Iron Madruga
    Veterano
    # fev/09


    tenho aqui em casa um contrabaixo grom's 4 cordas, dum amigo meu que começou a tocar bateria.... Ele tava parado aqui em casa pq tinha muito ruído...só por ser um baixo não muito afamado, meu amigo nunca pensou em levar a um luthier, pois não valia os pila do concerto... Enão eu mesmo abri ele , e resolvi o problema do ruído...(que era o fio terra que tinha escapado da ponte).....
    só que quando liguei ele...houve outro problema...ele funcionava um tempo....e depois começava tipo a saturar, e derepente falhar.....se vc desligava ele e ligava.....ele fazia a mesma coisa.......funcionava normalmente, depois saturava e falhava.....deixei ele um dia parado e fui tocar novamente.....ae aconteceu o mei extranho......ele funcionou normalmente.....mas os pontenciômetros que deveria ser , um de volume geral, outro do captador da ponte(jazz) e o outro do braço (precision)...não funcionam assim......pois nenhum deles funciona como volume geral...cada um deles muda um pokinho do timbre, até o que devieria de ser o volume geral........eu baixei um esquema elétrico da net para PJ......e está tudo certinho.......qual será o problema? pode ser o capacitor, ou algum dos potenciômetros?
    Sou novo ae no forúm, apesar de já ter pegado muita coisa daqui...e toco contrabaixo a quase um ano....
    ficaria grato a qualquer ajuda....

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
    · votar


    Tira uma foto e posta ae.

    Esse circuito é V/V/T???

    jkdias
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Iron Madruga
    mas os pontenciômetros que deveria ser , um de volume geral, outro do captador da ponte(jazz) e o outro do braço (precision)...não funcionam assim......

    o correto seria um volume do cap do braço, um volume do cap da ponte e um tone geral.

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O ponto é esse. heheheh

    Iron Madruga
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Iron Madruga
    · votar


    o correto seria um volume do cap do braço, um volume do cap da ponte e um tone geral.

    isso mesmo......
    mas não fuinciona assim...

    o esquema elétrico tah igual ao PJ que eu peguei desse site....

    <a href="http://www.malagoli.com.br/Esquemas2/" target="_blank" rel="nofollow">http://www.malagoli.com.br/Esquemas2/</a>

    jkdias
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: jkdias
    · votar


    Iron Madruga

    Faz o seguinte, zera os três controles, depois verifique:

    1) Não pode sair som nenhum no baixo;
    2) Abre somente o potenciômetro do meio, tem que sair um som bem médio-opaco, sem brilho;
    3) Vai abrindo gradualmente o potenciômetro de baixo (próximo ao jack), o brilho tem q começar a aparecer conforme vc for girando o knob;
    4) Feche novamente os dois potenciômetros e repita a operação, substituindo o pot do meio pelo de cima; o timbre deve ser característico dos precision, deve começar grave-opaco e o brilho deve surgir conforme vc for girando o primeiro knob.

    Se isso não acontecer e os fios estão ligados corretamente, provavelmente tem algum fio partido ou potenciômetro bichado...... sugiro refazer a parte elétrica, gasta em torno de 20 reais fazendo em casa.

    Gui
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pelo problema que tu falou..o baixo deve ser ativo...troque a bateria dele!

    luizmusicman
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    É isso ai Gui, estou achando que o problema desse baixo é esse também. Iron Madruga, a bateria arriou e tu não percebestes?

    Iron Madruga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Não galera não é problema de bateria.....eu tenho outro ativo e sei quando acaba bateria, esse do meu amigo é passivo mesmo.

    jkdias
    Faz o seguinte, zera os três controles, depois verifique:
    1) Não pode sair som nenhum no baixo;
    2) Abre somente o potenciômetro do meio, tem que sair um som bem médio-opaco, sem brilho;
    3) Vai abrindo gradualmente o potenciômetro de baixo (próximo ao jack), o brilho tem q começar a aparecer conforme vc for girando o knob;
    4) Feche novamente os dois potenciômetros e repita a operação, substituindo o pot do meio pelo de cima; o timbre deve ser característico dos precision, deve começar grave-opaco e o brilho deve surgir conforme vc for girando o primeiro knob.


    Se é por isso ele está funcionando corretamente, só que pelo esquema eu pensava que seria como vc disse antes: um volume do cap do braço, um volume do cap da ponte e um tone geral, mas então o tone geral não é volume geral? desculpem a ignorância.

    KaizerSoze
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vc usa pedal? se a bateria do pedal estiver arriada isso acontece tb...

    jkdias
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Iron Madruga
    mas então o tone geral não é volume geral?

    não, nesse esquema o knob do tone só altera a tonalidade mesmo, mais brilho e menos brilho, não interfere no volume.

    Iron Madruga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    bah então blz.......
    e eu escrevi aquele monte de besteira só por causa dessa duvidazinha...heheheh

    desculpa ae galera e valew pela atenção....abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema na parte elétrica Precision Jazz