Essa regulgem é normal?

    Autor Mensagem
    Baxista
    Veterano
    # jul/07


    Meu baixo de 6 cordas,

    Bem foi regulado a seguinte maneira, um lado do braço do baixo está um pouco mais côncavos e o lado a onde as cordas mais grossas se encontram um pouco convexo, deixo ele deitado e vi q isso piorou um pouquinho, acredito como se tratando de um baixo q tem 2 tensores é normal q o luthier aperte mais um tensor do q o outro, principalmente onde estão localizadas as cordas q tem maior tensão correto, eu guardo ele com as cordas viradas para baixo, e como como posso ver até onde é normal e até onde pode causar algum problema? =+)

    Izabel Carvalho
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    mi dá ai teu msn ,, meu orkut tá bloqueado aki

    Viperbass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cara, normal não é não...
    Leva pra regular novamente...
    Quanto a guardar ele com as cordas pra baixo está correto, desde que a superfície seja plana.

    denismonteiro
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    muitos baixos de 6 cordas tem 2 tensores justamente para EVITAR isso...
    volta lá no seu luthier!!!

    e eu costumo guardar o baixo ou no case (e deixo o case de pé) ou fica no suporte mesmo (que tbm fica na posição de pé...)

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Izabel Carvalho

    Oi linda, meu msn e thebass.ad@hotmail.com!

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bem brows, acho q problema não é mais é de regulagem mesmo, mais está bem pouquinho, mais é melhor prevenir, tem um pro, to sem grana pra levar no luthier!

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    Cara, conversa com ele e passa um cheque pra frente, paga em dinheiro depois, sei lá... sendo a regulagem somente no tensor, não é nada absurdo de caro não.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    FCLBass

    heheh bicho to sem dinheiro até pra pagar lotação pra levar o baixo lá! Brasileiro sofre!!!

    Izabel Carvalho
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    anotado

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Izabel Carvalho

    Izabel a quanto tempo né, ou vc recebeu o e-mail do Luiz?

    Izabel Carvalho
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    sim... to tc com ele via gmail kkkkk

    conehc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    cuidado viu, olha isso rapido... concavo de um lado e convexo do outro pode ser braço torcido...

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    conehc

    Cara num sei, vou tentar explicar melhor, ele está reto de um lado, das cordas mais finas e do lado das grossas, ele ta um pouco convexo!

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    aparetemente não da pra ver, só quando se coloca contra luz é bem pequena!

    Gui
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    man...volta no ultimo luthier que te regulou o bass...manda ele refazer o serviço porco!!

    conehc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista
    o seu baixo tem 1 ou 2 tensores?

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    conehc

    Irmãozinho tem 2!

    TugaBass
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Baxista

    Em principio, isso não é um problema de maior! E normalmente os 2 eixos não têm que estar exactamente com o mesmo aperto. A força que as cordas mais grossas fazem, é muito maior que as mais finas e a altura delas também terá que ser um pouco maior e por isso a curvatura do braço poderá não ser igual nos dois lados (excepto se for peça inteira, todo em grafite).

    É possivel que até mesmo tu consigas dar-lhe um jeito (muito curto). Eu já falei nisso num dos tópicos anteriores. Vou ver se o descubro e ponho-o aqui. Até creio que foi um tópico criado por ti!?!?

    Abraços.

    TugaBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    OK! Aqui vai o comentário completo que fiz no outro tópico... Tem mais um ou outro ponto que não tem muito a ver com este caso mas também serve para situações futuras.

    Eu sempre que troco de cordas, tiro todas as antigas, dou uma limpeza no baixo em geral (braço, corpo, cravelhas, etc...) deixo o braço descançar uma hora ou duas ou até mais, conforme o tempo disponivel, para que todo o mecanismo do eixo e reforço cedam naturalmente para não viciar a mecânica do braço (aconselho vivamente a fazerem isso).

    Nem sempre uso cordas da mesma marca. Gosto de experimentar varias marcas e modelos (já apanhei algumas surpresas; boas e más), embora normalmente uso calibres muito edênticos, seja em baixos de 4, 5 ou 6 cordas: 0.30, 0.45, 0.65, 0.85, 105, 130.

    É natural que depois de o baixo estar afinado já com cordas novas, se sinta alguma dureza na tocabilidade, o que é normal, pois o braço cedeu naturalmente. Para corrigir isso não tem muito que saber:

    1º. - Arrear totalmente todas as cordas até ficarem lassas.

    2º. - Colocar a chave sextavada na respectiva cavidade do braço e torcer sensivelmente 1/4 de volta (em principio deve ser suficiente) no sentido dos ponteiros do relógio. Não se assustem se for preciso exercer um pouco mais de força aparentemente inconcebível e se ouvirem/sentirem um estalo no braço... É normal! Isso é porque todo o sistema do eixo do braço está agarrado por não ser mexido há algum tempo. Se por acaso ele não ceder à força que estão a fazer, não forcem mais! Dêem-lhe umas leves pancadas ao longo do braço de tras e de frente, sempre apoiando com a outra mão no lado contrário que ele há-de soltar... ái, ái! já estou a ver o pessoal a fazer caras feias!!!! É mesmo assim! Eh! Eh! Não tenham medo que não estraga. Imaginem as pancadas que ele sofre quando vai em transporte!!!?? Ou mesmo quando tocamos!!??? É muito pior... acreditem!!! Isso é que é duro!

    3º. - Voltar a afinar o baixo e experimentar então agora a tocabilidade e altura das cordas. Se ainda não estiver bem ao gosto, voltar a arrear as cordas e dar mais uma torção no eixo para esticar mais um pouco o braço. Se a primeira torção foi demais, então não é preciso arrear as cordas... basta destorcer o eixo um pouquinho (no sentido contrario ao dos ponteiros do relógio) e ir experimentando até ficar no ponto ao gosto do músico.

    - NOTA IMPORTANTE:
    -Para esticar o braço, faz-se sempre com as cordas arreadas.
    -Para aliviar o braço pode ser perfeitamente com as cordas afinadas... depois temos é que lhes dar um pequeno ajuste na afinação das mesmas.

    É tambem provavel que seja preciso baixar ou levantar os vários afinadores de ponte/cavalete, se alguma corda ou todas estiverem a trastear (arrastar). Se assim for, com a respectiva chave sextavada para levantar mais a ponte deve ser com a respectiva corda arreada; para baixar a ponte pode ser com a corda afinada e depois dar-lhe o ajuste ao tom correcto...

    Não é tão dificil como parece!!!! Só custa fazer a primeira vez... Depois começa a ser comum, sempre que se mudar as cordas.


    Abraços.

    Baxista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Aé lembrei, é pq o compu do meu trabalho não abriu, valeu pelo esclarecimento, por isso não to desesperado, poq como tem 2 tensores a curva não tem q ser igual, igual eu falei em cima, em relação das cordas grossas e finas, aqui em brasólia tava fazendo frio e ele ficou um pouquinho mais convexo, os dois lados, pe claro do lado das cordas grossas ficou um pouquinho a mais, pq é mais apertado, creio q não é nenhum problema!

    TugaBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baxista

    Pois! Pois! As diferenças de temperatura influenciam muito os intrumentos! Talvez isso tenha sido a razão! Mas não me parece que seja nada de grave e nada que não se componha...

    E até por vezes, depois de lhes fazermos o setup e se os eixos não ficarem apertados sem folga, eles podem ceder... é normal! Só ao fim de algumas afinações é que eles começam a respeitar correctamente o setup.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Essa regulgem é normal?