Fretless e normal.

    Autor Mensagem
    hugoky
    Veterano
    # mai/04


    Qual a diferença no som????
    Tem muita??
    Tenho um e me acostumei com ele pois acho mais agradável por ter milhões de tons diferentes além de não precisar apertar com força as casas é só um toquinho e pronto.
    E as cordas tem que ser especial? como são as cordas de fretless?

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Vou dar a minha opinião pessoal baseada no gosto musical próprio:
    1) BAIXO COM TRASTES: gosto do som de sigle coil tipo Jazz Bass. Prefiro o som limpo e definido. Quanto à mecânica de digitação você ela é no centro da casa pois assim a corda soará no traste seguinte, que é onde está a nota, por assim dizer.

    2) BAIXO FRETLESS: tem que roncar e ter som gordo e encorpado com menos definição. A mecânica de digitação, devido a ausência dos trastes, exige que você pressione no ponto exato onde seria o traste nos instrumentos com traste, ou seja, você toca diferente, por assim dizer. As marcações na lateral da escala também são diferentes no fretless, sendo nos pontos onde seriam os trastes.

    CURIOSIDADE: Jaco Pastoruis tocava num baixo fretless, no caso um Fender Jazz Bass onde ele só usava o captado da ponte, mas seu som nunca foi o de um fretless característico cmo conhecemos hoje, roncado. Era bem definido e com timbre próprio, timbre do Jaco. Creio que ele tocava sem os trstes porque preferia essa mecânica de digitação e não por causa da sonoridade, embora a sonoridade do Jaco seja a sonoridade do Jaco e ponto final, e só ele sabia da história de como chegou a ela.

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    hugoky

    Concordo com o que o CORVO disse.

    Só completando... O fretless exige muito mais feeling do músico, e exige mais domínio da mão esquerda. Técnicas como vibrato e slides são fundamentais para quem toca fretless.

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    Mbass
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    CORVO
    "As marcações na lateral da escala também são diferentes no fretless, sendo nos pontos onde seriam os trastes."
    entaum quer dizer que tem? e é de facil leitura? como é?


    marcioazzarini
    "O fretless exige muito mais feeling do músico"
    "slides"
    mi ixplica estas situações meu fi ...

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Mbass

    O q o CORVO quis dizer dizer é que ãs marcações (bolinhas) de um fretless original são correspondentes às posições das trastes, mas num baixo que foi transformado em fretless, vc pode se guiar pelas fretlines (q são as marcas das antigas trastes).

    Eu quis dizer que o fretless exige mais sensibilidade do músico, mais percepção auditiva (ouvido).

    E slides são aquelas "esacorregadas" que você dá na corda, fazendo um "zoom"...

    No meu site, na seção downloads tem algumas músicas que gravei com fretless, e dá pra sentir isso que eu quis te dizer.

    Abraços!

    Mbass
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    valew!!

    hugoky
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Eu acho mais fácil me guiar pelas bolinhas, acho que todos os baixos deveriam ter a bolina em cima e não dentro das trastes.

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    marcioazzarini, eu, por exemplo, acho o fretless muito bacana, de vez em quando brinco um pouquinho mas nem me engraço a ter um e nem digo que sei tocar.

    pagode alto astral
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Fretless pra mim é braço liso que nem esse do Favilla.
    Sem marcações.
    Mas claro...quem transforma sem colocar escala nova não tem como evitar a fret lines. :)

    Dark Avenger
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    pagode alto astral
    Mas isso influencia no som ou em alguma coisa sem ser estética?

    joaozitorossi
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Dark Avenger
    se for bem feito naum influencia no som...ou a influencia eh minima...agora se for mal-feito jah viu neh?

    pagode alto astral
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Dark Avenger

    No som não..apenas dificulta bem mais a execução pela falta de marcações. Mas a escala lisa vale qualquer esforço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fretless e normal.