Braço empenado para tras (convexo), essa é a regulagem normal???

    Autor Mensagem
    Extrapolation
    Veterano
    # abr/06


    ae pessoal,

    bom, pesquisei na busca e só achei a descrição de resolução de problemas com o braço concavo, mas eu estou com um braço convexo aqui e queria saber se para coloca-lo na posição correta é soltando o tensor, é isso?
    e já q é para deixar as cordas agirem, deixo-as tensionadas ou devo solta-las mesmo assim?

    e outra coisa, como posso identificar se o baixo é escala aumentada ou nao?

    nota: eu sou guitarrista e o baixo é de uma amigo meu desesperado hehe
    agradeço desde já

    moog
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ta muito? se conseguir, tenta fazer o ajuste (soltando o tensor) com as cordas... (se naum estiver mto empenado). se estiver mto, solta as cordas, solta o parafuso do tensor um pouco e aperta as cordas novante... OU...
    peça para ele levar o baixo a um luthier experiente... hehehehe


    (0 q todos vaum recomendar)

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Já aconteceu comigo com um Yamaha BB 1600, em 1988.

    Eu fiz algo meio doido, bem tupiniquim - mas comigo deu certo.

    1. Desaparafusei o braço e soltei todo o tensor.
    2. Depois repousei-o sobre duas almofadas pequenas que tomavam quase um terço do tamanho do braço cada uma delas, levantando-o assim ligeiramente da bancada. 3. Cuidei para que ele não adernanasse, isto é extremamente importante.
    4. Coloquei pequenos pesos (livros) sobre o centro da barriga (sobre a escala) e OBSERVAVA o resultado.

    Durante um tempo, fiquei paranóico, parado, olhando... olhando... (rsrsrsrs) achando que estragaria o braço. Quando percebi que ele estava voltando ao normal, após o braço chegar onde eu queria, mantive a pressão dos pesos durante uma tarde inteira. Ao retirar o braço daquela tensão, coloquei-o de novo no instrumento e comecei a tensionar as cordas - sem o tensor. O resto foi ajuste. Talvez tenha sido uma grande sorte, mas o fato é que desempenei o braço e usei meu BB até 1993, quando troquei-o por um SDGR de 4 cordas.

    Extrapolation
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    moog
    valeu cara, tipo, eu nao to com o baixo aqui agora, nem me lembro muito bem da curvatura, mas acho q estava demais, o q tu considera por ser muito empenado?

    Gilberto Ribeiro
    ta loco cara, eu nao tenho coragem, ainda mais sendo o unico instrumento do cara
    e... o q é ardenar? nem no dicionario mirador eu encontrei essa palavra

    obrigado aos dois

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    A palavra é "ADERNAR"; no texto (vendo agora), acrescentei uma sílaba. Também não é "ARDENAR". Aí nem eu sei o que significa -se é que existe; por isso é que voce não achou no dicionário.

    "Adernar" significa "tombar, virar de lado. Usa-se muito o termo quando uma embarcação pesa e começa a tombar para um dos lados. Entendeu agora?

    moog
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Extrapolation
    o q tu considera por ser muito empenado?

    pega ele olhando por tras... olhando da ponte pro braço... e veja a curvatura... ou se possivel pegue algo bem reto e coloque sobre o braço ou ainda aperte a corda E no primeiro traste (F) e no ultimo traste
    Veja a Imagem


    veja se naum esta absurdo... naum sei como seria um absurdo hehehe.. só vendo mesmo... mas da uma olhada... tenta essas dicas do gilberto e minhas.... toma cuidado se for tentar, seja sutil no aperto no tensor...

    abç

    Extrapolation
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    aaahhhhhhhhh heheh valeu
    entendi agora

    moog
    sim sim, esses esquemas de verificar eu to ligado, fiz todos, esse da corda até, a corda encosta em todos os trastes hahahha ta mal o garoto lá

    o q nao sei mesmo é q angulo é considera exagerado mesmo

    valeu ae cara
    vo fazer o serviço na raça
    pq nao ta morto quem peleia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço empenado para tras (convexo), essa é a regulagem normal???