| Autor | Mensagem | 
| eltonbass Veterano
 | # mai/07 
 
 bom, usei a busca mas não achei nada muito certo, falavam que era parecido com cedro-rosa(que é parecido com mogno) em outro falavam que era mais agudo que o cedro rosa, em outro que era mais grave, enfim.
 
 Eu gostaria de saber ao certo as características e o timbre do Agathis.
 
 
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| Anulsotam Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 eu sinto falta d um topico realmente bom sobre madeiras aqui no forum... queria entender pq tal madeira da tal som... e td mais...
 
 
 ah, uma duvida facil...
 afinal, akela onda de que madeira boa é pesada, é lenda neh??
 
 
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| Gui Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 eltonbass
 tem algum topico falando sobre madeiras que tem ele..=X
 
 no google tu num achou??
 
 se não me engano..ele é tão pesado quanto o mogno..mas o som num é tão grave e num tem tanto sustain...mas ainda é medio grave!
 
 
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| Soulface Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 afinal, akela onda de que madeira boa é pesada, é lenda neh??
 Lenda das mais cabeludas!
 Tem um baixo de compensado lá em casa q é mais pesado q muito mogno por aí!
 
 
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| ki_suco Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 já escutei coisas muito ruins sobre agathis no fórum de guitarra...
 
 
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| conehc Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 ki_suco
 ja escutei horrores sobre basswood... hoje tenho baixo de basswood e um de ash, e te falo que só sao diferentes... o ash mais brilhante e o basswood mais grave,,, nada de som emboladao ou coisas parecidas...
 
 
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| conehc Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Anulsotam
 um dia ainda vamos criar um topico assim... ate da pra eu tentar organizar, mas infelizmente a facul acabando com minha vida... so em julho que vou ter tempo... foda... mas enquanto isso vou juntando um material aqui e outro ali...
 
 
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| THE BASSMAN Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 O lance é q todo mundo fala, fala , pq ouviu ou pq acha mesmo,....... eu tenho baixo de  ash, alder, basswood, ja tive de mogno e agathis, Naum acho nenhum deles ruim, nunca despedaçaram, descolaram e sempre timbrei de forma eficaz. Uma vez  tb peguei um baixo em basswood e achei super  abafado, embolado...ja sai metendo o pau...nada a ver, poderia ser,  e era, todo o conjunto, mas metia o pau na madeira.
 O agathis me deu um timbre bem versatil, eu conseguia ter muito brilho p usar tipo p slaps, ou conseguia grave  e som fechadao, para alguams levadas e grooves,  achei uma madeira leve o que me ofereceu um super conforto nos ensaios longos, eu teria novamente um baxo de agathis tranquilamente..ou de quer outra madeira....ate de compensado eu teria se achar um q  agrade e pq naum.........
 
 
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| eltonbass Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 ja ouvi mta gente falando que uns compensados tem um clean incrivel, vi no forum de guita, não sei se no baixo é assim...
 
 
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| conehc Veterano
 | # mai/07 · Editado por: conehc · votar
 
 eltonbass
 no baixo o compensado da um som beemmm grave sem nenhum brilho e embolado... acho legal pra quem toca de modo frenético com palheta... dava pra tocar altos hc legais com meu ex tonante hahah
 
 se sobre guitarras de compensado com clean legal: sei la viu... peguei uma squier de compensado uns dias atras pra consertar e te falo que nao consegui tirar som bom dela de jeito nenhum... so o braço que presta...
 
 
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| eltonbass Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 conehc
 acho legal pra quem toca de modo frenético com palheta
 uaheuiaehiuahea
 
 Bertolaa!!
 explica pra mim as caracteristicas do agathis!
 
 
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| Mauricio Luiz Bertola Veterano
 
    | # mai/07 · votar
 
 eltonbass
 Agathis é uma madeira comercial do sudoeste asiático. É barata e, COMO TODAS AS OUTRAS MADEIRAS,  sua qualidade se mede pela idade da árvore cortada, pelo tipo de corte, pela secagem correta, pela presença ou não de emendas, etc. NÃO EXISTE ISSO DE MADEIRA RUIM.
 Quanto ao timbre, fica entre o do cedro-rosa e o do mogno.
 Abç
 
 
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| eltonbass Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Mauricio Luiz Bertola
 um poco mais grave que o cedro-rosa e mais aberto que o mogno?
 
 
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| Mauricio Luiz Bertola Veterano
 
    | # mai/07 · votar
 
 eltonbass
 Em pricípio sim, mas essa "palheta" timbrística" varia de peça para peça.
 
 
 LUTIERÍA NÃO É CIÊNCIA EXATA, E NÃO ADIANTA NADA FICAR PROCURANDO ESSE OU AQUELE SOM COM ESSE OU AQUELE INSTRUMENTO, É PRECISO TESTAR, "ESCULPIR" O SEU SOM, COM A MENTE, OS OUVIDOS, OS DEDOS E O EQUIPAMENTO.
 
 Gostaría muito que os foristas parassem de perguntar sobre essa ou aquela madeira, esse ou aquele captador, esse ou aquele amp, e se preocupassem em FAZER MÚSICA!
 
 Abçs
 
 
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| Mauricio Luiz Bertola Veterano
 
    | # mai/07 · votar
 
 Desculpem o "desabafo"
 Mas, às vezes é necessário repetir certas questões enfaticamente para que isso fique "gravado" na mente das pessoas e se passe para uma etapa superior do conhecimento e do aprendizado.
 Abçs
 
 
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| THE BASSMAN Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Mauricio Luiz Bertola
 
 Falou tudo meu!
 
 
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| Anulsotam Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 o povo tbm abusa fica usando o bertola de oraculo ;x
 
 
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| Soulface Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 ja escutei horrores sobre basswood...
 Falar mal de basswood é a mesma coisa q jogar a marca Ibanez no lixo!
 
 
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| Gui Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Soulface
 Falar mal de basswood é a mesma coisa q jogar a marca Ibanez no lixo!
 
 realmente...
 
 muitas guitas da ibanez são feitas disso!=X
 
 
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| Soulface Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 To trabalhando em cima de uma baixo Ibanez de basswood agora.
 A única "reclamação" q eu posso ter dela, é por ela não ser uma madeira bonita! hehehehehehe
 Mas como instrumento, fica bem equilibrado.
 Vamos aver agora, com um top de maple.
 
 
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| gabeiraz Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Mauricio Luiz Bertola
 cara, na boa, mas não concordo com vc... creio que dúvidas sobre a madeira ou captadores ou instrumentos..., seja lá o que for... fazem parte vida de todo mundo... forum é pra isso... tirar dúvidas, pra mim tocar bem inclui timbre, conhecer o instrumento, características e tudo mais..., quanto mais se conhece as possibilidades, mais cartas na manga vc tem para aplicar na prática...
 Creio que qq dúvida é válida, e ninguem é obrigado a responder se não tiver afim, ou se achar que a dúvida é boba demais ou difícil demais...
 E todo mundo tem inumeras dúvidas sobre o contrabaixo, talvez vc não pois passam inumeros instrumentos em sua mão... mas, tem gente aqui no forum que mora em cidades muito pequenas sem ninguem para questionar ou em qq cidade sem a quem recorrer.
 Falo isso na boa, sem intuito de te confrontar... até pq vc é um dos maiores, se não o maior contribuidor do forum...
 Grande abraço !!!
 
 
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| eltonbass Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Soulface
 A única "reclamação" q eu posso ter dela, é por ela não ser uma madeira bonita!
 realmente lisona, mais ultimamente to achando ash feio pq os veios são mto fortes! bubinga acho muito bonita!
 
 
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| Soulface Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 eltonbass
 Bubinga é linda demais cara.
 O problema é q é dura pra cacete. Foda de trabalhar.
 Outra madeira muito pouco usada e conhecida, mas q eu acho muito linda pra se usar em escala, é o cocobolo.
 
 
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| eltonbass Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 cocobolo é bonita msm!
 e zebrawood? acha bonita?
 
 
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| Soulface Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 eltonbass
 Lindona demais cara!
 Não precisa de pintura nenhuma!
 Mas é bem fodinha de achar pra comprar. Pelo menos por aqui.
 
 
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| eltonbass Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Soulface
 só... e o som?
 mogno combina com ela? pq tem o cort c4 que é mogno com zebra top e é a linha baixa da cort.
 
 
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| Soulface Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 eltonbass
 Ahhhh mas depende da qualidade do mogno e do zebra tb né?!
 Pra te falar a verdade, eu nunca trabalhei com uma peça de zebra pra te dar uma opinião formaa. Apenas li à respeito.
 Aqui é bem difícil de achar ela pra se comprar.
 O máximo q eu consigo sem ter q apelar muito, são lâminas pra se fazer um top.
 
 
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| eltonbass Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Soulface
 só, mais diga la, se comprar um baixo desse o timbre tende a melhorar com o envelecimento da madeira? ou madeira ruin é madeira ruin pra sempre?
 
 
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| Soulface Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 eltonbass
 A madeira tem q estar bem seca, e cortada corretamente.
 Pode até ser q melhore com o envelhecimento.
 Mas é complicado vc comprar um instrumento hj com perspectiva q o timbre dele fique u pouco melhor daqui 10 anos né?! aheuhaehaehauea
 E qnto À melhora, isso é relativo. Varia de ouvido pra ouvido.
 Muito se fala sobre madeiras e tal. Mas isso tudo é muito teoria. Existem N fatores q podem contornar supostass deficiências entre uma madeira e outra.
 Não estou aqui dizendo q instrumento feito de bambu pode soar como mogno.
 Mas q desde q seja uma madeira de qualidade, bem seca, bem cotada, e o instrumento seja feito no capricho, o resto é mais questão de gosto.
 
 
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| eltonbass Veterano
 | # mai/07 · votar
 
 Soulface
 entendo...
 
 
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