3 contra-baixos, 3 timbres e características distintas

    Autor Mensagem
    luizzeross
    Veterano
    # ago/08


    Boa noite a todos. Eu tenho 3 contra-baixos, sendo eles os seguintes:

    - Tagima B4-S (Special Series), comprado em Dezembro
    - Washburn XB-500, usado, fabricado em 1998
    - Cort Curbow 4, 2 meses de uso (comprado usado)

    Eu comprei o B4-S, pq queria começar a tocar contra-baixo, e fui tocando devagar, aprendendo o que conseguia, e por ai vai, porém, fui tentando, e vi este Washburn a preço de banana, aparentemente, muito bem conservado e tudo mais (com case da Washburn original!!). Acabei comprando.. toco em um WarmMusic velho, um BSM 115, auto-falante de 15, 200w. Quando liguei ele aqui, fiquei horrorizado com a qualidade sonora dele em comparação ao Tagima. O som era muito melhor e tudo mais, só tinha alguns ruídos, e os potenciometros chiavam, e a saida estava enferrujada. Mandei trocar tudo, gastei 70 reais, porém, o luthier me disse que o circuito dele estava semi-danificado, e era por isso que uns potenciometros não funcionavam 100%.

    Depois disso, um amigo começou a tocar baixo, comprou um Cort Curbow 4 cordas e se enxeu e desistiu, e vendeu por mais da metade do preço, não resisti, comprei também !!! Que diferença sonora, mais ainda no Slap, sai um som divino, porem, quando tira o médio e o agudo, o som fica sem definição nenhuma, até o Tagima tem sons sem medio e agudo mais definidos, pra tocar um blues, e coisas semelhantes.

    A duvida é a seguinte:

    Seria mais legal mexer no Washburn, trocar circuito e talvez captadores pra ficar um som bala? Ou é melhor vender ele com a case logo, e vender o Tagima também, e talvez até o Cort, investir num "Squier Deluxe Jazz Bass V"? Achei o Washburn muito confortável, e estou com medo desse Squier não ser tanto assim. Mas o som dele é bem legal, e tem vários controles de tom, além de um "Slap Switch" igual o Cort Curbow. Será que a madeira desse Squier é melhor que a do Washburn que tenho? Pois ele parece ser bem robusto, a madeira é até pesada. E o braço dele é perfeito, já o Squier é largo demais (5 cordas com espaçamento normal).

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    luizzeross
    Bom, sobre o squier, vc falou que a madeira dele até pesada.
    MDF tambem é pesado, mas não é o caso do squier.

    Eu faria o seguinte, não sei quanto custa os seus baixos mas, eu guardaria uma graninha, juntava com a venda destes 3 baixos e comprava um Fender de uma vez, para não ficar trocando e trocando de baixo de 2 em 2 anos.
    Se puder já vende dois deles para não perder tempo com o valor comercial, fica com um pra tocar, vai ajuntando grana, e quando vc tiver um valor que com a venda do terceiro de para comprar o Fender que vc quer, vende ele e compra o bichão.
    Não vai se arrepender.

    Abraços.

    laricasdog
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    se voce gostou do som do wash e do cort investe neles trocando os caps; se colocar um par de dimazio ou fender nos dois (uns 1000) vao ficar instrumentos muito melhores e com muito mais som. vende o tagima pra levantar a verba.
    vender os 3 pra comprar um fender, soh se voce for fender fanboy, pois tem diversas opcoes de baixos para cada tipo de som que vc ouve ou toca.
    os caps que vem nos squier sao de brinquedo, porem um squier com caps fender (1000) eh uma boa opcao para quem quer uma boa replica.
    abs

    chr19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    cara fica com o Wash, eu mesmo tenho um xb920 amricano com bartolini, puts nem gostava dele, mas começei a tocar e me apaixonei por ele, troco por nada. Acho que se vc curtiu fica mesmo, agora seria uma boa se ta afim de vender e investir em algo melhor, o Fender é meu sonho de consumo. Mas eu tentaria um rock bass sei la, eu achei bem versatil, interessante...

    rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: rcardo_lemos
    · votar


    Olha.. eu peguei um gianinni stratosonic.. triste! Tava com a parte eletrica fudida, ferragens ruins.. aí fui no luthier pra dar um tapa nele... a captação também era péssima (o cap da ponte nao tirava som da mizona). Pensei em dar um up nele e perguntei pro luthier (o Sergio Buccini) se nesse baixo valeria a pena.. e ele disse que a madeira tinha boa qualidade.. Ele me sugeriu colocar captadores dele mesmo, pois conseguiria criá-los de forma que suprisse deficiências da madeira e da construção (no caso, o baixo ressaltava muito os médios e não havia muito sustain).
    Troquei todas as ferragens, ele refez a parte elétrica e fez os captadores... nossa, ele tah muuito animal! Ficou muito bom....! E foi menos de 1000, tudo. Um custo-beneficio absurdo
    Troca uma ideia com luthier, ve os trampos dele.. se ele souber o que está fazendo, com certeza vc vai ter um baixo a altura das marcas grandes.. e às vezes um cap de série caro pode nao soar bem no conjunto do seu baixo..

    luizzeross
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: luizzeross
    · votar


    Sim, o seguinte:

    Rodrigo Frejat:
    Não é o Squier que é pesado, é o Washburn.

    Pesquisei sobre o Squier, a madeira dele é Basswood, a mesma madeira horroroza que é utilizada na minha guita, uma Strinberg CLG-45 (uma linda flying-v). Realmente, eu aposto que a madeira desse Washburn é muito melhor, e acho que vai ser melhor trocar o circuito e captadores dele, pois está tudo gasto. O braço é incrivel, eu faço coisas nesse Washburn que nunca saem nos outros 2 baixos. E eu gosto dele pq eu me adapto à ele bem.

    Pensei nesse lance de Fender, mas não sou nem profissional, nem fanático. Tenho como exemplo, meu amigo de infância, tem uma banda em BSB, Casa Redonda, ele agora ta com uma guitarra Fender japa, e uma Condor mexida. No começo a Fender era chegou no set dele fazendo barulho e gritando e botando pra f*der. Depois ele colocou um humbucker Seymour Duncan na Condor, e me disse claramente, ele agora toca com a Condor como guitarra principal, pois ficou muito melhor o som. Disse até que o som da Condor da briga com o som da Gibson SG do outro guita da banda, perdendo em alguns pontos, e ganhando em outros. Por isto estou mesmo pensando em colocar ou Seymour Duncan, ou EMG, ou Bartolini no Washburn.

    Hoje toquei no Washburn novamente, eu gosto da sonoriadade dele, o Cort Curbow é meio estranho o som, não é ruim, é excelente, mas parece estar faltando algo naquele contra-baixo. O Tagima nem falo nada, é ruim de tudo, a ponte é horrível, péssima pra regular altura e oitavas. Mesmo assim, gostaria de saber a opnião do pessoal, e mais importante, os que tem mais de um instrumento, que divulgassem suas experiências com os "upgrades", comparações, ganhos e perdas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    luizzeross
    a mesma madeira horrorosa
    Cara, isso não existe. O que existe é madeira cortada erradamente, mal sêca, mal usinada e com excesso de colagens.
    Abç

    laricasdog
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    a madeira dele é Basswood, a mesma madeira horroroza

    tem diversos reviews falando que o basswood eh uma boa madeira, que ainda tem a caracteristica de ser mais leve que as outras.

    ricardo, investir 1000 num gianinni eh bastante corajem, mas se vc gostou eh o que importa.

    abs

    rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    laricasdog
    Foi +- 800 na real... E mesmo 1000 seria o preço de um novo baixo, mediano, que mereceria investimento proporcional.. baixos bem bacanas pra cima sao, na maioria, de 1600 pra cima.. achei bom negocio

    luizzeross
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Se a madeira eh ruim ou não é, não sei pois não sou maceneiro. Eu sei que todos os móveis daqui de casa, são velhos, de madeira, e um guarda roupa novinho que compraram pra outro quarto, de uma madeira fuleira, ja ta caindo aos pedaços, enquanto os outros aqui estão 100%. Mas o basswood é uma madeira boa? Pois até aonde eu vejo, todos instrumentos de menor custo utiliza basswood. Já os mais carinhos, nem sempre. E o luthite, ele é bem solido, pq não gostam?

    P.U.L.S.E
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: P.U.L.S.E
    · votar


    luizzeross
    O Basswood é usado nas guitarras Ibanez JEM (a famosa do Steve Vai, com exceção de um modelo que eu não me recordo o nome), e em algumas guitarras do Joe Satriani.

    É uma madeira como qualquer outra, e é uma madeira barata, pelo simples motivo de que ela é MUITO abundante e porque o plantio da árvore de basswood gera poucas despesas, além de ser uma árvore que cresce rápido.

    luizzeross
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: luizzeross
    · votar


    Interessante!! Mas agora, alguém conhece o captador que é usado no Squier Deluxe JB V ?? E o circuito?? Além disto, alguém me recomenda um circuito bom para usar com captadores Seymour Duncan?? Eu queria EMG, porém, no própio site diz que só funciona com captadores EMG.

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    luizzeross
    Os captadores do Deluxe eu não sei... Mas do Vintage Modified são Duncan Designed (segunda linha da seymour duncan)

    Quando ao Curbow: Todo mundo que tocou com ele, fala que o som dele é legal, mas some no meio da banda. Nunca toquei pra comprovar, mas serve como alguma referência.

    Se eu fosse você, vendia o tagima e o Cort, e analisava se valia mais a pena trocar o circuito do Wash ou vendê-lo também.

    Mas eu não toco profissionalmente...
    Tudo bem, mas é que você já gastou o dinheiro com baixo, de qualquer jeito. A diferença é que você vai ter UM baixo caro, ao invés de 3 mais baratos. O gasto será o mesmo, e você terá um som melhor.

    Aliás, já pensou em trocar o amplificador?

    luizzeross
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ja sim, mas estou com 2 aqui à venda, está complicado vendê-los. Tenho que vender minha guitarra também, e ver se vendo os 3 ou 2.

    maquiro
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Aliás, já pensou em trocar o amplificador? (2)

    luizzeross
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Agora eu troquei o Cort Curbow 4, por um Cort G Series, passivo, estilo Music Man, 5 cordas e peguei R$ 300 de volta no negocio. Gostei dele, pois eh muito mais confortável de tocar que o outro Cort, porém, o som é um pouco fraco, e só tem um botão de controle além do volume. Estou pensando em fazer um upgrade nele, ja que gosto de tocar nele, porem, nao sei qual captador pegar, e se pegar passivo ou ativo. A principio, eu gostaria de testar aquele EMG-MM HZ (serie passiva da EMG), ou um Seymour Duncan, ou um Bartolini, porém, estou sem referências, e não acho captadores em lugar algum. Alguém ai também saberia me informar se o som mudaria se eu trocasse os potenciomêntros? Eu abri o escudo, e notei que não existe circuito como nos outros baixos, apenas o fio do captador que liga nos potenciometos, e vao pra saida... tirei varias fotos, alguem interessa em ver?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 3 contra-baixos, 3 timbres e características distintas