Características dos captadores passivos de Alnico e Cerâmicos (Explica aí, Bertola)

    Autor Mensagem
    leomezz
    Veterano
    # jul/07


    O título já fala por si. Gostaria que os entendidos no assunto pudessem passar tudo que sabem sobre esses capatadores. Coisas do tipo: combinação captador/tipo de madeira(densa , macia / Alnico, cerâmico). Outro exemplo: Para obter-se um som semelhante ao do Marcus Miller devemos optar por cerâmico ou alnico? Combinado a que madeira? Ou, para um som grave e definido, típico de acompanhamento com o bumbo da bateria, usamos alnico ou cerâmico? Qual madeira?
    Entenderam?
    Abraço a todos

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leomezz
    Cara, sua pergunta já foi respondida em inúmeros tópicos, ademais ela contém componentes altamente subjetivos e que não podem ser respondidos com exatidão, até porque demandam pesquisa e aplicação pessoal da sua parte.
    Abç

    Leofunkbass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Não sou um profundo conhecedor desse assunto mais já tive experiências com os dois tipos de captadores.
    CERÂMICOS: O exemplo mais clásssico são os BARTOLINI, esses captadores tem características que são: timbres mais modernos, bastante médios-garves e na minha opinião tem agudos bem menos brilhosos que os de Alnico, nível de ruído bem menor, no geral eu acho que eles tem um timbre mais encorpado do que os de Alnico, mas perdem no brilho.
    ALNICO: Tive um baixo Ibanez fretless com 2 captadores de Alnico e: Possuem muitos médios-agudos, agudos brilhantes mas em comparação aos cerâmicos os de alnico tem um timbre mais "magro".
    Há também uma influencia direta das madeiras no timbre final, eu acho que madeiras bem densas e pesadas como o Mogno e o Ébano geram mais graves e médios-graves com um sustein maior.
    Quanto ao Fender Marcus Miller eu que eu sei é:
    Corpo: em Ash
    Braço e Escala: em Maple
    Captadores: Com certeza em Alnico
    Pré: O Pré também é fundamental no timbre final, os Foderas por exemplo, eles tem aquele timbre maravilhoso não só pela construção e captadores, mas principalmente pelo pré deles que é único.
    Aquele pré do Fender do Miller é um pré especialmente desenvolvido pra dar aquele som quente dele, é um pré ativo com 2 bandas, e que pode ser usado passivo também.
    Agora pra acompanhar a batera pode ser qualquer um dos dois, até porque a peça fundamental nisso é o baixista, tem que ter feeling. Mas pro meu gosto pessoal eu deixo o baixo bem médião roncado, na faixa do 600 a 800Hz ele precisa destacar e sair fora da ferquência grave do bumbo pra não embolar, eu particularmente não gosto de timbre graves demais e nem de agudos excessivos também.

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Leofunkbass
    Para conseguir esse medio grave vc toca mais com o capts da ponte ou do braço?

    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ok. Já havia percebido isso mas, como haveria de pesquisar em vários tópicos, resolvi concentrar as informações pertinentes a esses produtos em um único tópico.


    ademais ela contém componentes altamente subjetivos e que não podem ser respondidos com exatidão, até porque demandam pesquisa e aplicação pessoal da sua parte.

    Concordo em parte. Quando ofereço uma demanda de informação identificada (Som do Marcus Miller, por exemplo), acredito que os Luthiers têm plenas condições de determinar o conjunto de produtos que compõem o instrumento e que irão proporcionar o timbre desejado.
    De qualquer forma, obrigado.
    Leofunkbass

    Obrigado pelas informações.

    Leofunkbass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Captador da ponte com um pouco de grave aberto, o do braço eu quase não uso, acho muito grave e sem médios, mas isso é muito pessoal.

    kadudu2
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: kadudu2
    · votar


    leomezz

    Parabens pela inciativa, essa tbm era uma duvida minha e acredito que seja da maioria da galera q keira se aprofundar nesses assuntos.
    Vlw!

    Mauricio Luiz Bertola

    Uma explicação dentro do assunto e satisfatoria da sua parte não custaria nada né?!?! Ainda mais quando o topico "o menciona". ¬¬
    Apesar de q ja tenha em outros topicos..


    Leofunkbass

    Parabens pelas respostas cara! É assim q deve ser! :)

    ==============================================
    Por mais q tenha milhares de respostas por ai, o q interessa é a pessoa sair com a resposta daquilo que se é perguntado! (sem mafiazinha).
    ==============================================

    Eu preferi o ceramico pelo fato dele ter mais presença e tb por ele ter um medio grave mais forte que o de alnico, mas eu gosto mto de captadores com agudos cristalinos. Dai optei pelo captador do precision e adptei uma chave para ligalo em serie/single, em single ele perde um pouco do peso mais ganha agudos limpos e menos medios, dai quando kero um som mais "pesado" ligo em serie. OBS: no captador do braço.

    Flw!

    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    kadudu2

    Obrigado pela sua contribuição. Esse tópico já esclareceu-me mais do que li em outros.

    Abç.

    Leofunkbass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Kadudu2
    Valeu cara, informações sobre esse instrumento são sempre bem vindas, afinal cada um tem uma experiencia, seja ela boa ou ruim, o legal é compartilharmos nossos conhecimentos e idéias.

    kadudu2
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leomezz
    Leofunkbass

    Com certeza! é isso ae!! o/

    Ajudando e aprendendo :)

    Abraçs!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kadudu2
    leomezz
    Caras, nem sempre tenho tempo para responder determinadas questões (como aliás o Leofunkbass gentilmente fez), ademais, como disse a discussão sobre este assunto é vasta e complexa, não podendo ser resolvida em um fórum. O gosto pessoal também influi muito nesta questão, e isso é altamente subjetivo. Eu, por exemplo, não gosto de som do Flea, mas acho a abordagem dele para a banda dele, essencial. Gosto do Crhis Squire, e do som pessoal que ele tira, mas jamais me espelharía no som dele e na forma dele tocar. O Miller é uma referência, e o Jaco outra, mas o som do Jaco não me agrada para tudo, etc, etc.
    Antigamente, quando não havia internet, ninguém se importava com isso, e sim com a música em sí, e num toque pessoal específico, fosse qual fosse o instrumento, amp ou capts. Claro que se sabia o que era bom ou ruim, até porque os padrões de referência eram altos; mas, fazer um som pessoal é (e era) fruto da pesquisa pessoal (à vezes solitária, às vezes com a co0laboração de amigos de banda), que ía da audição de discos à "fuçação" do próprio equipo (que muitas vezes era bem limitado).
    Abçs

    leomezz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Certo Luthier, compreendo a sua colocação. Agora, rapidamente, você sabe que tenho um SX em ASH. Só me responda uma coisa então: naquele site dos captadores sound há uma série de modelos. Quais vc indicaria para eu obter um timbre o mais semelhante possível ao do Miller?
    Abç

    kadudu2
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Aproveitando sua visita, hehehehe...

    Como vc tem esperiencia com eles:
    Na sua opiniao qual tem um timbre melhor para slap com mais agudos e menos medios do captador JB tradicional ceramico da malagoli: o HOT ou o NORMAL de 7k ?? (OBS: o ceramico)

    Vlw

    leomezz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    up!

    leomezz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    up up!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    leomezz
    Os Alnico Custom, sem dúvida
    kadudu2
    O Hot, pois a saída maior amplia a faixa de resposta de frequencia para os extremos.
    Abçs

    FCLBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não sei se isso existe, mas qual dos modelos (alnico ou cerâmico) é melhor para distorção?

    leomezz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Obrigado. Outra coisa, é o HOT ou Normal?

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    leomezz
    o par dos cabrera deve ficar ai em uns 300,,, com uns 450 vc compra um par de seymour duncan quarter pound http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59963200-captador-de-baixo-seym our-duncan-bassline-shjb-2-ou-3-_JM

    leomezz
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: leomezz
    · votar


    conehc
    É, realmente são bons mas muito caros. Tava pensando em pegar aqueles do site www.captadores.com.br mesmo. O que tu achas?
    Abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    FCLBass
    Os cerãmicos produzem um som mais "ardido" na distorção.
    leomezz
    Hot.
    Abç

    leomezz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Falou mestre.
    Eu estava aqui pensando, no site da empresa Sound eles anunciam todos os captadores jazz bass como ponte. Existe um específico para o braço? Ou posso comprar dois daqueles que servirão para o braço também?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    leomezz
    Pode, mas eu recomendo que o do braço tenha menor ganho.
    Abç

    leomezz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ok.

    Grimc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    leomezz
    up up!!

    seu FLOOOODDEEEERRRR

    Gui
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Grimc
    e tu tá fazendo pior!

    kadudu2
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Sobre o alnico:

    Eu nao gostei de 2 coisas:

    a falta de ganho e presença,
    e o som meio morto.

    Mais na kestao de qualidade de frequencias graves, medios e agudos sao boas, um som suave e equilibrado.

    leomezz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: leomezz
    · votar


    Grimc

    Flooder? Não entendi? Pelo que me lembro nunca fui repetitivo no fórum.
    Foi por postagens idiotas como essa que vc foi banido há um tempo atrás.
    Vê se manera velho, o fórum é para troca de idéias e não de "picuinhas".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Características dos captadores passivos de Alnico e Cerâmicos (Explica aí, Bertola)