Agathis - timbre, caracteristicas.

Autor Mensagem
eltonbass
Veterano
# mai/07


bom, usei a busca mas não achei nada muito certo, falavam que era parecido com cedro-rosa(que é parecido com mogno) em outro falavam que era mais agudo que o cedro rosa, em outro que era mais grave, enfim.

Eu gostaria de saber ao certo as características e o timbre do Agathis.

Anulsotam
Veterano
# mai/07
· votar


eu sinto falta d um topico realmente bom sobre madeiras aqui no forum... queria entender pq tal madeira da tal som... e td mais...


ah, uma duvida facil...
afinal, akela onda de que madeira boa é pesada, é lenda neh??

Gui
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
tem algum topico falando sobre madeiras que tem ele..=X

no google tu num achou??

se não me engano..ele é tão pesado quanto o mogno..mas o som num é tão grave e num tem tanto sustain...mas ainda é medio grave!

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


afinal, akela onda de que madeira boa é pesada, é lenda neh??
Lenda das mais cabeludas!
Tem um baixo de compensado lá em casa q é mais pesado q muito mogno por aí!

ki_suco
Veterano
# mai/07
· votar


já escutei coisas muito ruins sobre agathis no fórum de guitarra...

conehc
Veterano
# mai/07
· votar


ki_suco
ja escutei horrores sobre basswood... hoje tenho baixo de basswood e um de ash, e te falo que só sao diferentes... o ash mais brilhante e o basswood mais grave,,, nada de som emboladao ou coisas parecidas...

conehc
Veterano
# mai/07
· votar


Anulsotam
um dia ainda vamos criar um topico assim... ate da pra eu tentar organizar, mas infelizmente a facul acabando com minha vida... so em julho que vou ter tempo... foda... mas enquanto isso vou juntando um material aqui e outro ali...

THE BASSMAN
Veterano
# mai/07
· votar


O lance é q todo mundo fala, fala , pq ouviu ou pq acha mesmo,....... eu tenho baixo de ash, alder, basswood, ja tive de mogno e agathis, Naum acho nenhum deles ruim, nunca despedaçaram, descolaram e sempre timbrei de forma eficaz. Uma vez tb peguei um baixo em basswood e achei super abafado, embolado...ja sai metendo o pau...nada a ver, poderia ser, e era, todo o conjunto, mas metia o pau na madeira.
O agathis me deu um timbre bem versatil, eu conseguia ter muito brilho p usar tipo p slaps, ou conseguia grave e som fechadao, para alguams levadas e grooves, achei uma madeira leve o que me ofereceu um super conforto nos ensaios longos, eu teria novamente um baxo de agathis tranquilamente..ou de quer outra madeira....ate de compensado eu teria se achar um q agrade e pq naum.........

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


ja ouvi mta gente falando que uns compensados tem um clean incrivel, vi no forum de guita, não sei se no baixo é assim...

conehc
Veterano
# mai/07 · Editado por: conehc
· votar


eltonbass
no baixo o compensado da um som beemmm grave sem nenhum brilho e embolado... acho legal pra quem toca de modo frenético com palheta... dava pra tocar altos hc legais com meu ex tonante hahah

se sobre guitarras de compensado com clean legal: sei la viu... peguei uma squier de compensado uns dias atras pra consertar e te falo que nao consegui tirar som bom dela de jeito nenhum... so o braço que presta...

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


conehc
acho legal pra quem toca de modo frenético com palheta
uaheuiaehiuahea

Bertolaa!!
explica pra mim as caracteristicas do agathis!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
Agathis é uma madeira comercial do sudoeste asiático. É barata e, COMO TODAS AS OUTRAS MADEIRAS, sua qualidade se mede pela idade da árvore cortada, pelo tipo de corte, pela secagem correta, pela presença ou não de emendas, etc. NÃO EXISTE ISSO DE MADEIRA RUIM.
Quanto ao timbre, fica entre o do cedro-rosa e o do mogno.
Abç

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
um poco mais grave que o cedro-rosa e mais aberto que o mogno?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
Em pricípio sim, mas essa "palheta" timbrística" varia de peça para peça.


LUTIERÍA NÃO É CIÊNCIA EXATA, E NÃO ADIANTA NADA FICAR PROCURANDO ESSE OU AQUELE SOM COM ESSE OU AQUELE INSTRUMENTO, É PRECISO TESTAR, "ESCULPIR" O SEU SOM, COM A MENTE, OS OUVIDOS, OS DEDOS E O EQUIPAMENTO.

Gostaría muito que os foristas parassem de perguntar sobre essa ou aquela madeira, esse ou aquele captador, esse ou aquele amp, e se preocupassem em FAZER MÚSICA!

Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Desculpem o "desabafo"
Mas, às vezes é necessário repetir certas questões enfaticamente para que isso fique "gravado" na mente das pessoas e se passe para uma etapa superior do conhecimento e do aprendizado.
Abçs

THE BASSMAN
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Falou tudo meu!

Anulsotam
Veterano
# mai/07
· votar


o povo tbm abusa fica usando o bertola de oraculo ;x

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


ja escutei horrores sobre basswood...
Falar mal de basswood é a mesma coisa q jogar a marca Ibanez no lixo!

Gui
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Falar mal de basswood é a mesma coisa q jogar a marca Ibanez no lixo!

realmente...

muitas guitas da ibanez são feitas disso!=X

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


To trabalhando em cima de uma baixo Ibanez de basswood agora.
A única "reclamação" q eu posso ter dela, é por ela não ser uma madeira bonita! hehehehehehe
Mas como instrumento, fica bem equilibrado.
Vamos aver agora, com um top de maple.

gabeiraz
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, na boa, mas não concordo com vc... creio que dúvidas sobre a madeira ou captadores ou instrumentos..., seja lá o que for... fazem parte vida de todo mundo... forum é pra isso... tirar dúvidas, pra mim tocar bem inclui timbre, conhecer o instrumento, características e tudo mais..., quanto mais se conhece as possibilidades, mais cartas na manga vc tem para aplicar na prática...
Creio que qq dúvida é válida, e ninguem é obrigado a responder se não tiver afim, ou se achar que a dúvida é boba demais ou difícil demais...
E todo mundo tem inumeras dúvidas sobre o contrabaixo, talvez vc não pois passam inumeros instrumentos em sua mão... mas, tem gente aqui no forum que mora em cidades muito pequenas sem ninguem para questionar ou em qq cidade sem a quem recorrer.
Falo isso na boa, sem intuito de te confrontar... até pq vc é um dos maiores, se não o maior contribuidor do forum...
Grande abraço !!!

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
A única "reclamação" q eu posso ter dela, é por ela não ser uma madeira bonita!
realmente lisona, mais ultimamente to achando ash feio pq os veios são mto fortes! bubinga acho muito bonita!

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
Bubinga é linda demais cara.
O problema é q é dura pra cacete. Foda de trabalhar.
Outra madeira muito pouco usada e conhecida, mas q eu acho muito linda pra se usar em escala, é o cocobolo.

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


cocobolo é bonita msm!
e zebrawood? acha bonita?

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
Lindona demais cara!
Não precisa de pintura nenhuma!
Mas é bem fodinha de achar pra comprar. Pelo menos por aqui.

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
só... e o som?
mogno combina com ela? pq tem o cort c4 que é mogno com zebra top e é a linha baixa da cort.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
Ahhhh mas depende da qualidade do mogno e do zebra tb né?!
Pra te falar a verdade, eu nunca trabalhei com uma peça de zebra pra te dar uma opinião formaa. Apenas li à respeito.
Aqui é bem difícil de achar ela pra se comprar.
O máximo q eu consigo sem ter q apelar muito, são lâminas pra se fazer um top.

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
só, mais diga la, se comprar um baixo desse o timbre tende a melhorar com o envelecimento da madeira? ou madeira ruin é madeira ruin pra sempre?

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
A madeira tem q estar bem seca, e cortada corretamente.
Pode até ser q melhore com o envelhecimento.
Mas é complicado vc comprar um instrumento hj com perspectiva q o timbre dele fique u pouco melhor daqui 10 anos né?! aheuhaehaehauea
E qnto À melhora, isso é relativo. Varia de ouvido pra ouvido.
Muito se fala sobre madeiras e tal. Mas isso tudo é muito teoria. Existem N fatores q podem contornar supostass deficiências entre uma madeira e outra.
Não estou aqui dizendo q instrumento feito de bambu pode soar como mogno.
Mas q desde q seja uma madeira de qualidade, bem seca, bem cotada, e o instrumento seja feito no capricho, o resto é mais questão de gosto.

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
entendo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Agathis - timbre, caracteristicas.