como é a posição da mão direita na hora de fazer um arpejo no baixo.

Autor Mensagem
eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Krist Novoselic
vc sabe escalas pelo menos né?
eu ja fiz arpejos sem saber que eram arpejos.

vou ouvir as musicas ae.

HadeziN
Veterano
# mai/07
· votar


Você usa teoria e escalas mesmo sem saber quais elas são ;)

tem nem o q discutir
msm vc sendo autoditada, tocando as musicas q curti, vai ter uma teoria ali, msm vc ñ sabendo

enqnto ao baixo 'aparecer d+'
coisa de estrelinha isso

aqueles guitarrista q ficam no meio do palco se achando pra kraleo
q o baixo tem uma função especifica ñ se descute, alias, todos na equipe tem sua função

deixar ela de lado por um tempo vai depender da sua liberdade na musica e da criatividade do musico

outra coisa, arpeggio ñ é só aquele milhões de notas rapidas q nem guitarristas fazem (baixistas tb), é como nosso amigo John Arch
disse:

Arpejo é simplesmente tocar as notas de um acorde de forma melódica, ou seja, uma nota após a outra. Trabalhas-se com a hamonia msm. É simplesmente uma conseqüencia da escala da música. E veja, isso é sim uma das funções do baixo, e aliás, uma das funções mais elementares...

\o

Mickey Mouse IV
Veterano
# mai/07
· votar


Daqui a pouco vai ter nego querendo fazer sweep no baixo.

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Mickey Mouse IV
não precisa sweep, é só usar tres dedos q ta susse.

gabeiraz
Veterano
# mai/07
· votar


THE BASSMAN

Po cara, gostei... o cara tem a manha nos efeitos...e os timbres do baixo são bem diferentes... muito bom mesmo... !!!
Aí em sampa deve ter muita coisa boa!!!
Não vejo a hoa de conhecer!!!
Um grande abraço !!!

HadeziN
Veterano
# mai/07
· votar


Mickey Mouse IV
existe sweep no baixo

auehauehauehauhuaehauh

e é justamente pra se fazer arpeggios
usa-se 1 dedo em cada corda, e na subida aproveita o ultimo dedo q vc usou em todas

=]

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


HadeziN
eu tb faço assim.

zegotinha
Veterano
# mai/07
· votar


falando em sweep, tem um video do wooten que eu vi que ele desce arpejos com o polegar....bem legal..

apesar de não serem apenas pra isso, existem sim arpejios virtuosos no baixo tbm, e assim como na guitarra têm um efeito bem legal tbm.

eu gosto bastante de usar arpejos em tapping, e pro pessoal que gosta de tocar metal arpejos no baixo eu aconselho o Cd Defeying the rules do Hibria ( banda de power gaúcha fazendo um som de primeiríssima com excelentes linhas de baixo, recheada de arpejos na música kingdow to share).
e quanto a essa ideia de guitarrista estrelinha acho que nein vale apena continuar esse tipo de conversa...

THE BASSMAN
Veterano
# mai/07
· votar


gabeiraz

po legal neh cara..bacana, o baixoi dele é fretless esqueci de dizer, é um baixo feito pelo Tiguez, com ponte e tarraxas gotoh e captacao schaller!
usa bass chorus, wha, tem um mxr lá mas nem sei bem o que é...e tem mais um ou otro q nao me lembro eheheh Aki tem muita doidera mesmo auhauahuhaua
bom, valeu ae
abraçao

Guto EADG
Veterano
# mai/07
· votar


a ideia é fazer música com o baixo. não fazer baixo com a música.

HadeziN
Veterano
# mai/07
· votar


falando em sweep, tem um video do wooten que eu vi que ele desce arpejos com o polegar....bem legal

to ligado
tem um lance tb de fazer o arpeggio com o indicador descendo em todas as cordas pra fazer um tapping, e dps sobe com o indicador denovo

HadeziN
Veterano
# mai/07
· votar


zegotinha
hybria é foda \o/

steel lord on wheels tem arpejo atééééééé
aehuehueuhae

Gabriel dOliveira
Veterano
# mai/07
· votar


Eu repito q nao tenho nenhuma dificuldade, posso muito bem saber fazer linhas melhores q as suas..nao critique sem saber :P

Não critiquei vc cara. Leia direito, eu disse: "IMAGINO o quão limitada ..."
Imaginar que suas linhas são limitadas não é AFIRMAR que suas linhas são limitadas.


Eu sou totalmente contra papagaiada ... e a favor da musica boa..

Teoria é papagaiada? Você saber o campo harmônico e que notas pode usar dentro de uma música é papagaiada? Teoria não significa SÓ técnica extrema, tapping e arpejos em 200bpm não rapaz.
Reveja melhor seus conceitos pq saber a escala maior de C e sua relativa menor de A é saber um pouco de teoria.
Eu também sou contra a papagaiada.
E depois eu ouço sua banda, aqui onde estou não tem audio.

E ai? Sabe a escala maior de C e usa nas músicas? TA USANDO TEORIA! :)

Baxista
Veterano
# mai/07
· votar


Não acredito que estou vendo isto!

Krist Novoselic,[b][/b]

Dizer que quem sabe teoria é ruim! Isto é relativo, se vc acha que não precisa usar o arpejo é problema seu, mas quem não sabe de teoria apenas imita os outros, praticamente todos não sabem droga nenhuma, na hora de tocar com pessoas que sabem teoria, não sai nada! Até porque não sabe tocar apenas imita, então meu caro, tú é que está perdendo com isso, e dizer "deixa isso pra guitarra", nunca vi tanta ignorância na minha vida! O bom da teoria é que ajuda a colocar seu próprio estilo no baixo. O baixo pode fazer, tanto como na guitarra, até porque todos os grandes baixistas fazem arpejos e tudo mais! É porque são grandes baixistas, não imitações igual aqueles idiotas que dizem que teoria é ruim, é a mesma coisa de falar que um baixista toca ruim, por exemplo: Um amigo meu disse que o Duca Tambasco não toca nada, e ele é baixista, bem eu perguntei pra ele assim: Você toca melhor que ele? Ele me respondeu que não! Você sabe o que tá fazendo no baixo, e ele me repondeu que não, então fica calado, porque pra falar que ele não toca nada, vc tem que ser melhor que ele, seja de qualquer pessoa, sendo que vc nem sabe droga nenhuma!

Fala isso para um maestro, de que arpejo é uma idiotisse e que não precisa de usar. Ele vai falar que vc é o cara mais idiota do mundo!

Baxista
Veterano
# mai/07
· votar


Tinha um amigo meu que foi tentar aprender guitarra aqui em brasília, a única coisa que ele descobriu depois de 7 anos tocando é que não sabe nada, despois que entrou na escola de música de brasília! Tem muita gente que faz solos por ai, que os caras que ensinaram pra eles, arpejos e etc, que é tudo já montado!

Uma vez fiz uma pesquisa aqui, perguntando para o pessoal o que é isso, o que é aquilo, exemplo, como se forma os acordes, e escalas! A pergunta cruel, que o pessoal adimitiu que não sabe merda nenhuma, como se cria? Qual a base? Ninguém soube responder, até aqueles que ganharam um diploma de profissional das mais conceituadas escolas de brasília, que não aprenderam, apenas passaram tudo montado pra eles!

Bando de papagaios!

Guto EADG
Veterano
# mai/07
· votar


Baxista

deu? acabou? parabéns pra vc.

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Você toca melhor que ele? Ele me respondeu que não! Você sabe o que tá fazendo no baixo, e ele me repondeu que não, então fica calado, porque pra falar que ele não toca nada, vc tem que ser melhor que ele, seja de qualquer pessoa, sendo que vc nem sabe droga nenhuma!
não precisa tocar melhor pra falar que o cara é ruin. o Duca é bala! toca muito!

Uma vez fiz uma pesquisa aqui, perguntando para o pessoal o que é isso, o que é aquilo, exemplo, como se forma os acordes, e escalas! A pergunta cruel, que o pessoal adimitiu que não sabe merda nenhuma, como se cria? Qual a base? Ninguém soube responder, até aqueles que ganharam um diploma de profissional das mais conceituadas escolas de brasília, que não aprenderam, apenas passaram tudo montado pra eles!
o que q tem a ver?

deu? acabou? parabéns pra vc.
(2)

Baxista
Veterano
# mai/07
· votar


Não quiz dizer que vcs são papagaios, só falei quiz dizer que a teoria é a alma de tudo, compreende! Este tipo de discussão vai longe! Uma coisa digo, no geral, não desistam da teoria!

Baxista
Veterano
# mai/07
· votar


Os "papagaios", são meus amigos daqui não vcs!

Edão
Veterano
# mai/07
· votar


Joseilton

Uma das posições de mão direita que vão te dar melhor condição de arpejar é tocar mais perto da ponte do CB, dessa forma você vai ter mais resistência das cordas e assim poderá tocar com mais agilidade.
Pode ser ainda, que o arpejo não necessite de velocidade e sim de precisão, portanto, independerá da posição que você utiliza (braço captador ou ponte), sendo que o arpejo executado mais próximo do braço vai sair com timbre mais encorpado, menos ataque, podendo, portanto, ser tocado com menos força, pra que não distorça o som. Isso depende também da intenção, mais é praxe: Braço menos intensidade (força aplicada pra tirar a nota), ponte mais intensidade (força) e mais brilho na nota.

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


Tudo bem,, nao quis onfender ninguem.. eu so disse q acho totalmente desnecessario.. mais deixa baixo... cada um tem um ponto de vista...


De boa entao...

dru
Veterano
# mai/07
· votar


esse papo de baixista que não gosta de arpejo é brinadeira né ? isso existe no mercado da musica (profissional )? não esses cara são bicos bicudos que não tem garra e disciplina para o estudo e sem saber de nada falam qualquer asneira .e pior ,recebeu um conselho de um outro parceiro dizendo que isso era importante e mesmo assim disse que faria as linhas de baixo sem os arpejos ,amigo se vc é musico ou pretende ser ,mude para o seu bem .agora tenho pena do outro q disse ai que isso é coisa sem valor de musico teorico isso é um absurdo ,o saber liberta, e diminui a limitação da sua alma ,é preciso ver a verdade crescer com a verdade não achar q oq sabemos é o bastante e fecharmos as portas do conhecimento .kkkkkkkkkkkkkk muita paz e muito som

Baxista
Veterano
# mai/07
· votar


Olha é isto, concordo com o "dru", até porque teoria é a alma de tudo,Krist Kovalic, posso até ter exagerado um pouco, desculpas por isso, mais brother, estude cara, que vai ser bem proveitoso, porque vc vai colocar seu estilo no baixo, estude!!!

Edão
Veterano
# mai/07
· votar


E aí galera esse tópico vai ficar nesse nível mesmo? Ninguém vai falar pro cara o que ele tá querendo saber? Putz...

Gui
Veterano
# mai/07
· votar


Edão
já responderam!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como é a posição da mão direita na hora de fazer um arpejo no baixo.