O que é um bom baixista?

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: conehc


    Continuando com a série de tópicos "filosofia no contrabaixo" lanço agora esse tema... acho legal discutir coisas assim porque, como ja foi dito, muita gente, fala sobre algumas coisas muito substantivas como se tivessem significados estáticos... Exemplo: Tal baixo é bom. oks, mas o que é bom? o que é bom pra vc pode ser ruim pra mim..

    Sendo assim, lanço essa pergunta:

    O que é um bom baixista?
    Como consideramos um baixista como sendo bom? dentre as opções pra começar a discussao, podemos ja citar:

    - Quando ele é famoso

    - Quando ele sabe fazer algumas passagens legais, que todo mundo adimira, que ja estao consagradas - tipo umas musicas do jaco, uns slaps do marcus miller, uns tappings do stu hamm, etc... tendo este um belo talento individual no instrumento, mas algumas vezes quando colocado em contato com uma banda nao consegue se adapatar muito bem.

    - Quando ele faz bem o seu trabalho na cozinha da banda - nao interessa o ritmo - tocando com uma pegada consistente, com um som uniforme, com uma base teorica consistente, sem aparecer muito em termos de tecnicas e que mesmo que muitas vezes nao apareça, quando ele para de tocar a musica perde toda sua vida. Mas em compensação quando pede-se para demostrar talento individual ele fica perdido, pois nao sabe demonstrar nada a mais do que sua função na banda - seja marcação ou alguns riffs um pouco mais complexos.


    Digo porque as vezes, em lojas, vemos uma pessoa tocando um pedaço de the chicken ou portrait of tracy, ou entao alguns slaps rapidos, e ja logo falam: que baixista ótimo, mas quem garante que numa banda ele vai ser assim tambem?

    Apesar das técnicas serem muito interessantes e bonitas de se ouvir, é muito dificil de se usar determinadas tecnicas em determinadas musicas. Mesmo assim, se técnica for considerada fator relevante, baixistas que ficam só na marcação em ritmos como o rock serao considerados piores do que baixistas que fazem uma ou outra firula em ritmos como o funk.

    enfim, expressem sua opiniao.


    PS: Nao estou lançando o tema pra saber o que eu preciso fazer pra me tornar um bom baixista, isto ja tem aqui. eu quero saber o que, na concepção de cada um pode ser considerado relevante para se considerar um bom ou mau baixista.

    conehc
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: conehc
    · votar


    [reservado pra eu chegar a alguma conclusao geral depois que a discussao acabar, mas é pra vcs postarem!!! isso aqui é pra facilitar depois no dia que alguem entrar no topico, pra ter uma resposta mais imediata]

    squall21
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: squall21
    · votar


    da mesma forma que eu gosto muito mais do estilo de Eric Clapton do que de Steve Vai, eu tb prefiro muito mais um baixista que consegue preencher com criatividade uma música do que um que fica fritando nos tappings e tudo mais... claro que dependendo do caso, um tapping bem colocado fica ótimo, mas abomino essas fritações gratuitas que mtos arrumam.

    agora, ser famoso não diz NADA.

    GugaBass
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: GugaBass
    · votar


    Bem, um bom baixista é aquele que realmente sente o groove, tem feeling e sabe o que pode e o que não pode fazer na hora certa, e realmente ele não pode estar preocupado em aparecer toda hora fazendo frases inacabáveis e não agüenta ver um espaço pequeno dentro do andamento da música que novamente “mais uma vez” ele está ali improvisando de novo, pois o improviso é pra mostrar que o contra-baixo está ali vivo e harmonioso, porque é muito mais “stressante” o cara que fica improvisando toda hora do que o cara que segura a onda e toca um feijaozinho com arroz e faz uma leve voltinha ou então da aquela puxada na hora certa e alcança aquela “notinha” que se encaixa perfeitamente com tudo e da vida ao instrumento... E também, ele não precisa ser o mais veloz em tudo ou então sair atropelando tudo pra mostrar as suas abilidades, pelo contrário tudo tem sua hora mais isso também vai muito do que o cara ta tocando.
    O bom baixista tem que ter pegada e conhecer realmente o contra-baixo, não o instrumento dele em si, mais sim o instrumento como um todo e isso envolve técnica, harmonia, ouvido, etc...E quando falo pegada não é simplesmente bater o dedo nas cordas e tirar o som, não pelo contrario é como se ele conseguisse intercalar a força da mão direita com o jeito de pegar nas cordas com a mão esquerda (ou vice-versa) fazendo com que cada nota soe com um som limpo e não aquela coisa abafada e sem vida. Ele tem que saber ouvir o instrumento dele dentro da música, sentindo a melodia e vendo que a cada compasso tudo está andando “direitinho”!
    É claro que ninguém que comece a tocar hoje vai ter tudo isso como se fosse um pacote incluso na hora em q ele compra o contra-baixo, existem casos que são excepcionais que der repente em pouco tempo o cara já ta conseguindo tirar o som...
    Também é importante ressaltar, que existem músicas que pedem o contra-baixo como linha de frente e também existem músicas que são feitas para demonstrar a habilidade do baixista como bass-solo um exemplo disso é o Victor Wooten, Jaco Pastorious, Marcus Miller, Steve Bailey... e outros que realmente sabem o que estão fazendo. Umas das coisas mais ridículas que eu vejo praticamente todo dia, são pessoas elogiando supostos “músicos” que só por que a banda dele ta na mídia ele já é o cara. Não é porque ele é famoso ou tem dinheiro que o cara vai ser um dos “melhores”; isso é pra pessoas leigas que não conhecem de música e pensam que só porque o cara ta mídia ele toca muito e tal.
    Então pra resumir, o cara pra ser bom tem que talento e acima de tudo DOM!

    Abraços!

    eltonbass
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: eltonbass
    · votar


    É muito relativo.
    é preciso fazer um bom papel na cozinha e enriquecer a musica com tecnicas.
    e eu acho muito importante a fritação, pois não é só tocar na cozinha tem que mandar bem em tudo.

    gabeiraz
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    [ja que ta tão na moda reservar... não vou abrir mão da minha vaga e vou reservar pra mim tbm!!!] hehehe

    Saito
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Putz, todo mundo reservou e não disse nada... heheheeh
    Na minha opinião, um bom baixista é aquele que faz bem seu trabalho na cozinha, mas não só isso, que também se destaque com criatividade e feeling. Pra mim não adianta saber fazer mil e uma técnicas diferentes, mas na hora de tocar em conjunto não aplicar nada, não saber criar nada interessante.
    O fato de ser famoso tb não quer dizer nada, tem muito baixista sem sal que toca em banda fomosa por aí.
    Flw

    Dogs2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    relativo

    NixonMarques
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    conehc
    Levantou boa questão, eu tinha pensando nisso qnd vc tinha inaugurado os tópicos "filosofia no contrabaixo"... hehehe!

    Minha opinião: (q ñ é nada definitivo, apenas uma primeira impressão, passível a críticas, complementações, reformulações, etc...)
    Acho q o bom baixista é o bom músico. E o bom músico pra mim é o cara de mente aberta à todos os estilos, a todas as possibilidades musicais, sabe ser versátil, buscar se aprimorar cada vez mais e utiliza de todas as influencias pra deixar sua marca, seu próprio estilo na musica. Tbm é um cara q tem prazer a satisfação em fazer musica, em tocar, se ouvir e ser ouvido, conhecer gente nova, novos estilos...
    Portanto, um bom baixista, pra mim, é um cara q chega junto tocar numa banda de rock, mas tbm leva um samba, e usa elementos daí qnd vai tocar um funk, uma levada dançante, chega numa rodinha familiar e "se vira nos 30" pra tocar de Roberto Carlos à Maria Rita, q manda ver se alguém pede pra tocar Calypso na noite (e dando muita gargalhada, se diverte), se esforça pra pegar akele lick, ou pra tiar um standard de jazz pra tocar com a rapaziada, mas q sempre deixa sua marca, mesmo q ñ seja um destaque, mesmo sem fazer mil tappings, slaps, mas q cumpre o seu papel...

    denismonteiro
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    NixonMarques
    o que vc falou se encaixa perfeitamente na descrição de um bom músico.

    um bom baixista não necessariamente precisa preencher todos os requisitos.

    ele tem que exercer seu papel de manter a base da música, seja fazendo firulas ou não.

    agora se ele toca calipso ou mortification, é outra história...

    Space Ace
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    bom baixista é aquele q alem de ser baixista na banda ele ainda ajuda em casa, protege os mais fracos e ajuda o irmaozinho no dever de casa

    conehc
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Saito
    minha opiniao é parecida com a sua... eu posso nao saber fazer tecnicas pra tocar sozinho, mas em compensação, numa banda nao deixo a desejar...

    Dogs2
    exatamente por ser relativo que coloquei esse assunto em questao... o que VC acha?

    Space Ace
    hahaha nao deixa de ser viu.... mas bom baixista no sentido musical é outros 500.... se for assim eu sou um baixista pessimo hahaha

    luckie
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    NixonMarques
    denismonteiro

    Concordo com vcs dois, e acredito q a capacidade de improvisação tbm é super importante e faz toda a diferença na hora de se dizer se o cara é ou não um bom baixista.
    Quando falo de improvisação to falando tanto de um profundo conhecimento teorico musical e tbm de pratica no instrumento.
    É mais ou menos o q eu acho ... mas é por aí.[/b][b]

    luckie
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Depois do "... mais é por aí." por favor ignorem o resto ...
    Valew

    eltonbass
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Space Ace
    huaiuhei aepodes crer

    luckie
    tem um link escrito editar do lado do quote, por esse link vc edita o q vc escreveu de errado.
    E pra colocar o nome dos outros e negrito é só clicar no nick do sujeito.

    Gui
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    pra mim..o bom baixista é aquele que faz a cozinha..num some na música..e que seja agradavel aos ouvidos..

    o cara pode fazer um riff de 300 notas por segundo..mas geralmente nesses...não dá pra encontrar o ritmo...então a cozinha fica desfalcada...

    o cara pode tocar só tonica..mas desde que faça bem ritmado..já dá outra cara ao som...

    simplicidade é um dom dos baixistas que são mais marcantes pra mim...

    eltonbass
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Gui
    não gosto de baixistas que fazem só a tonica, tem q pelo menos fazer notas de passagem...
    mais gosto é gosto.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Um bom baixista é aquele q trabalha em função da música,faz o q a música pede e pronto,sem querer se exibir com uma banca de fodão,não importando se a música for uma lambada só com a marcação de tônica,um black metal com frases em semi-colcheia a 400bpm ou um jazz Avant-Garde de 40 minutos totalmente improvisado.

    É claro ele tem q estar com seus estudos de teoria e de técnica em dia,pq se a música pedir um two-hands em fusa numa escala louca ele vai ter q fazer.O cara faz o q cada estilo e cada música pede,bastando pra ele apenas q o resultado final agrade as pessoas.

    Gui
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    eltonbass
    eu também não gosto...mas não gosto de baixistas sem ritimo..se o cara fizer só tonica mais ficar no ritimo..é um baixista decente..mas tem uns ai..que só sabem enfiar notas no meio..esquecem que o baixista também tem que ter ritimo..esses ai pra mim são os piores!!!

    Saito
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    NixonMarques
    Falou tudo po, isso aí complementa a minha opinião. O bom baixista tem a mente aberta à todos os estilos. Por exemplo, pra quem não curte forró, escutem aviões do forró... o baixista destrói muito. Mesmo sem gostar de forro, vai gostar das linhas do baixo.

    conehc
    Comigo acontece o mesmo, não sou lá essas coisas pra tocar sozinho, mas tocando numa banda eu desenrolo alguma coisa.

    eltonbass
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: eltonbass
    · votar


    Gui
    isto é verdade, é o que acontece quando alguns guitarristas pegam no baixo, não tem a "essencia" do baixo, que é o ritmo.

    Ala
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Gui
    concordo plenamente, existem alguns baixista que acabam com a musica e com a banda junto porque não respeitam o ritmo e ficam querendo fazer fazer virula e perdem o compasso, não existe nada pior do que um baixista ruim de compasso.

    rfasioli
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Particularmente quando eu vou à uma loja eu não fico pagando mico me exibindo!!! Prefiro tocar tônicas e testar o equipamento, pra depois não me arrepender!!!

    Por essa frase já dá pra saber:
    - Não gosto do Stuart Ham e do John Myung, são bons mas não me agradam;
    - Victor Wooten, Flea, Les Claypaul, são excelentes músicos;
    - Mas os que eu adoro são Pastorius, Arthur Maia, John Paul Jones, Paul McCarthney...

    O bom baixista pra mim é aquele que o som agrada! Pago um pau pra linha de baixo feita pelo Arthur na Avohai do Zé Ramalho, é simples, mas é perfeita pra música! Outro som que a linha de baixo tem essa mesma característica é a The Rover do Led...
    Ficar fazendo firula não tá com nada, pra isso basta treinar, não é necessário talento. Agora Criatividade e Inovação é necessário muito talento e sensibilidade.

    rfasioli
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    "Um bom baixista é aquele q trabalha em função da música,faz o q a música pede e pronto"

    Concordo plenamente!

    eltonbass
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    rfasioli
    - Não gosto do Stuart Ham e do John Myung, são bons mas não me agradam;
    o John Myung é uma das minhas maiores influencias!

    - Victor Wooten, Flea, Les Claypaul, são excelentes músicos;
    sem dúvida! o flea foi um dos que mais influenciou, ainda quero ter um slap igual o dele.

    - Mas os que eu adoro são Pastorius, Arthur Maia, John Paul Jones, Paul McCarthney...
    dessa lista para mim só vai o Jaco, que influencia todos os baixistas, mais o arthur manda bem.

    Shakal
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pra mim o bom baixista é oq consegue tirar um som bonito do baixo. Não importa a técnica que use, se é fácil ou difícil. Pra mim não importa os meios utilizados para tirar o som, mas sim o som em si que sai do baixo. Pra mim isso sempre foi primordial.

    Por isso eu gosto bastante do Stuart Hamm, vejo muitos caras dizendo que oq ele toca é fácil e não sei oq... Mas pra mim as musicas dele tem sentimento, tem alma, não é só um monte de notas uma em seguida da outra.

    Mas também gosto do Victor Wooten, que tem estilos variados de tocar, e bem diferentes dos outros. Aquele Slap na velocidade de luz que ele faz é incrível! E o cara tem o feeling quando está tirando o som, é só ver na cara dele, vc olha e sabe que o cara está dentro da musica, ou a musica está dentro dele.

    Já o Jaco Pastorius é um caso aparte. Ele é um ser humano muito doido, teve altos podres... Eu não sei se eu gosto dele ou se eu o odeio! Mas que aquilo que ele faz é uma coisa excepcional, isso ninguém pode negar.

    FLWS!

    Guto EADG
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    RÍTMICA+conhecimentos de harmonia+feeling = bom baixista

    bass_player
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pra mim a rítmica é definitivamente o ponto mais importante, pois se estiver ruim acaba com a música. Mas isso é quase que obrigatório dentro do que a música pedir...
    Conhecimentos teóricos não faz de ninguém um bom baixista, bom é o que sabe aplica-los dentro do que pede cada música; e criatividade é o que diferencia um músico dos outros.

    Um baixista deve estudar teoria e técnica, para poder na hora certa, colocar sua criatividade e agradar quem ouve a música ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é um bom baixista?