Coisas mais importantes para ser um bom baixista

    Autor Mensagem
    hell_boy
    Veterano
    # jan/05


    Galera vamos listar o grau de importância que cada um dá para se tornar um bom baixista, os ítems são os seguintes:

    1 - Dedicação pessoal
    2 - Um bom equipamento
    3 - Um bom professor

    Eu dou a seguinte porcentagem:
    1 - 50%
    2 - 25%
    3 - 25%

    Acho q a dedicação pessoal está acima de tudo para se tornar um bom músico, e vcs o q acham?

    José Mário Zanini
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hell_boy

    Não discordo de vc no quesito dedicação pessoal, mas acho que tem coisa mais importante, intaum eu colocaria assim:

    01. Humildade (acredito que seja a chave de todas as portas).
    02. Força de Vontade (com isso já é meio caminho andado).
    03. Dedicação, dedicação e dedicação (música se resume nisso).

    Colocaria o percentual somente para a humildade que é 100 % o restante vai da disponibilidade e tempo de cada um.

    Agora um bom equipamente e um bom professor ajuda bastante, mas não é o essencial.

    E tem mais uma coisa:
    Gostar do Instrumento que toca (toquei dois anos só pra ganhar dinheiro, tocava por tocar, mas a partir do momento que eu me apaixonei pelo baixo, meus conceitos, minha forma de tocar e ouvir mudaram...) melhorei mto depois disso...

    Flw.

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    1 - INTERESSE (GOSTAR)
    2 - FORÇA DE VONTADE
    3 - UM BOM PROFESSOR
    4 - UM BOM EQUIPAMENTO

    1- 40%
    2- 30%
    3- 20%
    4- 10%

    Gui
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Interesse (35%)
    Força de vontade (25%)
    Equipamento (20%)
    Divulgação (20%)

    FBassist
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    1. Interesse
    2. Força de vontade
    3. Um bom professor
    4. Um bom equipamento
    5. Humildade

    1. 100%
    2. 100%
    3. 20%
    4. 75%
    5. 200%

    bassjunior
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Forca de vontade_80%
    Humildade_15%
    Um bom equipamento_5%

    FBassist
    Aulas de matematica tambem ajuda muito(495% !?), hehe ;D

    hell_boy
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Acho que o fato de ser humilde não vai influenciar em ser um bom baixista ou não, eu digo bom no sentido de tocar bem, como pessoa já é outra história, tipo o cara pode ser o maior metido e ao mesmo tempo tocar pra caralho.

    Flea Balzary
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    axo q além d todas essas coisas comentadas, tem q ter o dom...
    a humildade naum reflete na qualidade do baixista.
    Aew galera, mto Red Hot pra vcs!!!

    Gui
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hell_boy
    sim...influencia!!
    vc sendo humilde...não se achará o melhor...e sempre vai querer aprender mais e mais pra ficar melhor!!!

    bassjunior
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hell_boy
    Concordo c vc em parte. Mas o cara tem q ser humilde pra aprender com outros baixistas e nunca achar q sabe tudo, por q ninguem sabe tudo!

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Concordo com o que foi dito aqui, todos os itens citados são muito importantes mesmo, porém faltou algo:

    VOCAÇÃO

    Digo vocação, pelo fato de ver muitos músicos excelentes desistirem por não aguentar o "pega". Houve tempo que realizávamos cerca de 4 shows por semana (de quinta a domingo), com contratos em várias casas (www.polosopostos.cjb.net*), e é aí que os problemas começam a aparecer. Neguinho ter que deixar de ver a namorada pra ir tocar, mal chegar de viagem e já subir na van novamente, e às vezes nem voltar para a casa. Isso para uma banda meramente iniciante e com reconhecimento regional apenas. Agora eu imagino a vida de músicos de bandas grandes, que ficam meses na estrada deixando pra trás a família, casa, amigos... Fora o fato de saber lidar com diversas situações dioferentes... Precisa ter vocação mesmo. Não é para qualquer um.


    *Hj em dia nossa agenda está mais devagar devido a troca de vocalista, o que nos fez ficar muito tempo parado, e estamos aos poucos "retomando" nosso lugar no espaço.

    Expressão
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Vocação: E isso não é só dom, que é uma coisa inata. Vocação é uma soma do inato com a força de vontade. Eu até acredito que um cara com dom zero e força de vontade 100% pode ser um vocacionado.

    Cabeça: Tem que saber ouvir. Por incrível que pareça, o homem sabe falar (ou no caso tocar) mas tem uma dificuldade enorme em ouvir.
    Sem ouvir, o músico passa a não ter formação.
    Ouvir significa escutar e procurar entender de peito aberto tanto um rock, quanto ou funk, quanto um samba, quanto um xote, quanto uma música de Vivaldi e por ai vai.
    Dizer que não gosta ou não curte sem conhecer não é ter opinião. É ser alienado. E isso faz diferença na formação do músico.

    Recursos: Tem que ter recursos. Tanto material (equipamento), quanto de divulgação, quanto de técnica e principalmente de conhecimento.

    Por fim: Jogo de Cintura: Saber se adaptar às condições. Ser maleável e transformar os percalços em alicerce.

    25% de cada item acima.

    Thiago Correia
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    marcioazzarini
    o site da sua banda nao esta abrindo aqui! :/

    mas isso q o marcio falou eh verdade..ainda to comecando mas ontem fiz uma gravacao independente..e oq eu corri atras de microfone..mesa de som..e tudo mais nao eh brincadeira..comecei a correr atras eram 11:00 horas da manha.. comecamos a organizar tudo eram 2:00 e acabamos de 5:00(pq teve algums problemas) e terminamos de gravar eram 9:50.. depois tive q devolver todo o material q era emprestado..cheguei em casa eram 11:00 ..tomei banho e fui dormi! !mas vale a pena!

    TrasTTe
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não apenas como baixista, mas como músico no geral acho que esses são os fatores:

    1- Cabeça aberta: a capacidade de compreender em essência diversos estilos.

    Não quero dizer com isso que o cristão tenha que AMAR tudo que existe desde forró-bodó a trash metal, mas é interessante que se ausente de vez em quando o julgamento do que nos agrada ou não, para se entender as música de uma maneira mais universal (não ficar bitolado em apenas uma forma de se fazer música) e apurar o feeling...

    2- HUMILDADE: capacidade de se reconhecer que sempre se tem algo novo a aprender.

    Hermeto pascoal (ENTIDADE musical brasileira... hehehe) toca a pelo menos uns 1000 anos, o cara É a música e toca com músicos muito feras...
    Ainda assim, volta e meia pode se ver ele tocando com pessoas que sabem no máximo assobiar (e olhe lá) e em rodas de amigos. Ele afirma que a música não é limitada a uma elite de pessoas com técnica apurada, mas sim a toda e qualquer pessoa que queira expressar o que sente através de sons (tem algo mais "musical" do que isso?)

    3- Força de Vontade: capacidade quase sobrenumana (hehe) de persistir exaustivamente na busca de novas técnicas, novos timbres e aprimoramento pessoal...

    1- 40%
    2- 30%
    3- 30%

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Expressão
    Dizer que não gosta ou não curte sem conhecer não é ter opinião. É ser alienado. E isso faz diferença na formação do músico.

    Realmente, este é um ponto muito importante. Cada estilo tem muito a oferecer.


    Thiago Correia

    Tá normal... www.polosopostos.cjb.net

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Coisas mais importantes para ser um bom baixista