Dica: Regulem seus baixos!

Autor Mensagem
Kamui_Sakeu
Veterano
# mar/07


Bom dia pessoas!

Como faz tempo que não participo do fórum resolvi criar esse tópico...não é novidade pra ninguém, pode parecer até bobo, mas sempre que puderem regulem seus instrumentos!

Eu tenho um sjb75 a pouco mais de 1 ano e nunca havia feito a tão falada regulagem inicial, ou seja, durante todo esse tempo toquei no meu baixo e me adaptei a ele, mas tocando outros percebi que ele deixava desejar em muitos aspectos, como pro exemplo trastejamento constante, cordas muito altas (na minah opinião) e tudo o mais.

Semana passada levei meu baixo para um luthier na zona sul (Arthur, conhecem?) e me impressionei ontem ao pegar o instrumento.

Além de estar brilhando tudo, ficou tudo melhor, está mais fácil de tocar, agora as cordas estao mais baixas, os trastes foram lixados e polidos, a tensão das cordas está ideal para mim (coloquei elixir .045, nunca havia tocado nessa tensão e com essa marca) e realmente a coisa é louca...quanto a marca pode ser q uns nao gostem, ou nao achem a melhor, mas caramba, q som dahora que tá, e nem fica perdendo a afinacao por serem novas, impressionante!

Bom, fica aqui um registro do efeito que um cara tem ao tocar no seu baixo todo reguladinho hehehhe.

Façam o mesmo! Recomendo tb o luthier, que parece gostar do que faz :D

denismonteiro
Veterano
# mar/07
· votar


é o Arthur Gouveia?

já levei meu "antigo" fender lá, o meninão parece que manja.... essa semana devo levar meu brinquedo novo pra dar um tapa tbm!

Kamui_Sakeu
Veterano
# mar/07
· votar


Ele mesmo cara!

Um amigo meu tinha indicado, ele semrpe manda regular o baixo dele lá e quando comprou um baixo novo mandou ele transformar o antigo em fretless e disse q ficou show de bola!

Na minah opinião ele manja viu, e gosta muito do que faz, ele explica tudo direitinho, o porque disso e daquilo, dá umas dicas, legal.

Talvez para alguns seja longe (+- atrás do credicard hall)...mas é bom...

fica aí o site: http://www.agguitarpoint.com/

squall21
Veterano
# mar/07
· votar


vcs são de São Paulo? to louco atrás de um bom luthier aqui em Belo Horizonte =(

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


squall21
ohhh nao podia vir mais a calhar... por concidencia eu tambem.... um que seja bom e barato... mandei um e-mail pro beggiato, mas acho que ele deve cobrar uns 80 reais so pra regular o meu baixo (nivelar trastes, ajustar altura, etc)... e ah, se puder ser um de facil acesso seria melhor ainda (bem verdade nao moro em bh, moro em itabirito, mas venho pra ca todo dia pra vir pra facul, e num horario de folga posso deixar o baixo no luthier....

squall21
Veterano
# mar/07
· votar


conehc
quem é beggiato? se o serviço do cara for bom mesmo, até vale a pena pagar 80 conto... to precisando de um pra transformar meu baixo em fretless

Kamui_Sakeu
Veterano
# mar/07
· votar


Lá com o arthur é 70. Se for só regulagem sem retifica de trastes é 40...

Agora em Belo Horizonte...vish...nem sei...

eu sou de Osasco/SP...mas pra ir até lá é 1, 2...ou melhor...40min de trem hehehhe.

denismonteiro
Veterano
# mar/07
· votar


nuossa, moro pertinho do credicard, descobrir ele lá foi o canal!
antes levava lá no edmar luighi, lááááa na anchieta....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Kamui_Sakeu
Eu falo isso sempre............

eltonbass
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu falo isso sempre............
é verdade, e vc ta certo!
porem ainda não levei o meu a um luthier...
mais vo levar!

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


Kamui_Sakeu
70? ah, mandei um e-mail pra eles... se me cobrarem ate 80 eu faço.. eu tinha feito um orçamento quando comprei o baixo e eles me pediram 75 reais.... agora deve estar mais ou menos nessa media....

squall21
http://www.beggiato.com.br/ tem contato e endereço la... tem muita gente que foi e gostou... nao sei como ta o serviço dele agora...

ah, dizem que na promusic tem um luthier mesmo... (la na nossa senhora do carmo, perto do chevrolet hall)

Maurício_Expressão
Veterano
# mar/07
· votar


É impressionante como mesmo baixistas profissionais não fazem um set-up regularmente em seus baixos e depois reclamam que o tal marca ou tal modelo de baixo não presta...

Todos os baixos que comprei usado (alguns de músicos conhecidos) estavam praticamente sem condições de serem tocados.
Tempos depois o músico de quem comprei o instrumento dá uma "experimentada" e assustado pergunta o que fiz no baixo, fala que se soubesse que o instrumento ia ficar tão legal não o teria vendido...

Poxa gente... Regular o baixo periodicamente é o mínimo que o instrumento necessita.

Instrumento novo pede uma regulagem a cada seis meses nos 2 primeiros anos. Instrumentos mais estabilizados 1 vez por ano deve ser revisto pelo seu luthier de segurança.

Tudo bem que no começo e com um baixo de estudante isso pode até ser irrelevante. Mas com o passar do tempo, com a evolução técnica, não ter um instrumento profissional e regulado é relaxo.

limanegative
Veterano
# mar/07
· votar


na minha opiniao eu acho q todo mundo quando ta começando deveria meter as caras e tentar aprender a regular do jeito q gosta, aproveitando que quando iniciante, seu instrumento nao é lá essas coisas e qualquer cagada nao seria tao desastrosa.na pior das hipoteses, ficaria uma bosta e bosta ele ja estaria de qualquer jeito e isso se resolveria facilmente levando-o em alguem especializado.ate hoje ninguem regulou a altura das cordas do jeito que eu gosto, mesmo levando ao jair da vintage, chegando em casa eu dou o meu tapinha pra ficar melhor.

TugaBass
Veterano
# mar/07
· votar


Maurício_Expressão
limanegative

Concordo plenamente!!!!

Eu já toco baixo desde os meus 16 anos... neste momento tenho 43 e desde o meu primeiro baixo (Ibañez Blazer) que era muito bom na época e ainda hoje é, sempre fui eu a mexer em tudo... e acho que ninguém conseguiría fazer melhor... Tenho vários baixos e em todos sou eu e só eu quem lhes mexe. Estão todos à minha medida em todos os aspectos.

Não porque não acredite nos outros, mas porque são coisas que não têm nada que saber e há certas afinações que são muito personalisadas...

Basta começar a mexer e vê-se logo como funciona! Em termos de afinações e ajustes de braço, pickups, pontes, cavaletes, é tudo à base de parafusos que apertam ou desapertam... e pronto!!!! Se ficar bem, não mexe mais... se não ficar, voltamos a mexer até ficar. Existe uma ou outra informação que se deve ter presente que eu posso dar-vos mais à frente. De resto, é muito fácil. Não há que ter medo.

Abraços.

limanegative
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass
nao ha o que ter medo realmente !!concordo com tudo que voce disse !! ninguem sabe seu gosto melhor q voce mesmo. meu baixo mais novo esta quase do meu jeito, mexo nele quase todo dia e parece que quanto mais voce mexe mais quer mexer a medida que vai ficando bom.

Maurício_Expressão
Veterano
# mar/07
· votar


Ih!
Sou mestre em regular baixos.
Começo a me concentrar 2 dias antes. Tomo chá de camomila. Escuto música indiana e canto gregoriano.
No dia da regulagem preparo a mesa. Limpo tudo. Deixo um jogo de chaves de fenda de vários tamanhos. Outro de chave allen.
Acendo 2 incensos e começo regulando a altura dos carrinhos da ponte. 1 de cada vez. Uso a toalha perfumada para tirar o suor...
A merd... quer dizer a ponte fica um pouquinho esquisita. Sem problemas. É só voltar à regulagem anterior.
Dai a porr.... quer dizer a ação fica muito alta e trasteja o braço inteiro. Sem problemas, sou um ser superior e evoluído...
É só dar uma pequena voltinha no tensor. Dai o Baixo fica uma bost...quer dizer, fica um pouco impraticável...
É só, com calma dar uma ajeitadinha com a chave de fenda...Não!!! Martelo não!!! Nem formão !!!!
Dai é só colocar tudo no case, levar no luthier e ainda ficar escutando o cara comentando: Pô, fuçou no baixo de novo? Vai dar o maior trabalhão pra arrumar !!! Vou te cobrar mais caro pra você aprender a não desrregular esse troço !!!
Essa é a minha técnica infalível para regular meus baixos.
Sempre dá certo. Sempre volta impecável do luthier !!!

Clinton_Jacks
Veterano
# mar/07
· votar


Maurício_Expressão
haUahuAHUahuAHAuhAUHAuAHUahuAHAU boa...

Sou louco pra aprender a regular meus bass... + tenho medo de mexer e fuder alguma coisa ow arranhalos... acho melhor levar pra alguem q ja trabalhe nisso a muito tempo... + confiavel... []'s

Bico
Veterano
# mar/07
· votar


conehc
squall21
Se ficarem sabendo de outro luthier de BH, postem aqui.
Só levei no Beggiato até hj, mas não achei nada de mais. O que não gostei foi que regularam meu baixo em E, mesmo eu tendo pedido pra ser em Eb. E o atendimento achei meio ruizinho tb. Tenho ouvido de reclamações do Beggiato.. por ele ter preços um pouco acima do padrão (parece) e tb pq pelo oq falam, ele mesmo não faz mais os serviços.. são outras pessoas.

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


Bico
eh, eu tambem tinha ouvido falar isso, que nao é ele, e sim os alunos ou algo assim.... tem uns topicos aqui no fcc que tem uns telefones de uns bons, mas eu nao to conseguindo achar... se achar eu posto aqui...

NixonMarques
Veterano
# mar/07
· votar


E aki no RJ? Quem indica um bom luthier?!?
Mauricio Luiz Bertola, vc faz esse tipo de trabalho?!?

Space Ace
Veterano
# mar/07
· votar


sempre levo minha guitarra pra regular, qualquer coisa q eu faça nela eu levo, desde mudança no calibre de cordas ate verificação so pra ver se ta tudo ok e dar uma geral

Space Ace
Veterano
# mar/07
· votar


NixonMarques

velho, te indico um luthier fodao, bom mesmo, e nao é caro, so nao sei se a localização dele é ruim pra voce, ele fica em nilopolis, se quiser eu te passo o tel. dele

NixonMarques
Veterano
# mar/07
· votar


Space Ace
Falae cara! Quero o tel dele sim...
Valeu!

Space Ace
Veterano
# mar/07 · Editado por: Space Ace
· votar


NixonMarques

o nome dele é fábio, diz q foi o george q te indicou blz? pode confiar q o cara é fera.


depois q tu anotar o tel. me avisa pra eu poder apagar

squall21
Veterano
# mar/07
· votar


Bico
conehc
Pessoal, me indicaram um luthier aqui em BH ontem. Liguei pro cara e ele parece ser gente fina e conhecer bem.

Pelo que parece, é meio careiro tb, mas as recomendações que eu tive são boas. Ele disse que uma regulagem completa sai por R$100,00.

To pensando em fazer um orçamento com ele para transformar meu baixolão (Strimberg BA450C) em fretless. Assim que fizer eu posto o preço aqui.

Ah eh, o site: www.lutheriapaubrasil.cjb.net

abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


NixonMarques
Sim, claro que faço.
Abç

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


squall21
interessante... mas é careiro mesmo hein... regulagem completa 100 reais... a vantagem é que é na lagoinha... facil chegar la... se fosse por exemplo no ouro preto ou algo parecido, podia ate cobrar 50 reais, mas eu ja desanimava so de ter que bater la...

NixonMarques
Veterano
# mar/07 · Editado por: NixonMarques
· votar


Space Ace
Ae cara, já anotei, pode apagar!
Obrigado!!!

NixonMarques
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ae, como faço pra entrar em contato contigo?!?
Abraço!

Bico
Veterano
# mar/07
· votar


conehc
squall21
Bem caro esse!.. No Beggiato, quando mandei, era 35 a regulagem. =P Mas isso já tem tempo.. mais de 3 anos.

Sei q tem um famoso em Ribeirão das Neves e que tem bons preços, mas não tenho o contato do cara.

E numa loja da Olegário (acho q a Fox Music), uma mulher me indicou um cara na própria Olegário, mas não fui nem conferir a oficina do camarada ainda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dica: Regulem seus baixos!