Autor |
Mensagem |
Kamui_Sakeu Veterano |
# mar/07
Bom dia pessoas!
Como faz tempo que não participo do fórum resolvi criar esse tópico...não é novidade pra ninguém, pode parecer até bobo, mas sempre que puderem regulem seus instrumentos!
Eu tenho um sjb75 a pouco mais de 1 ano e nunca havia feito a tão falada regulagem inicial, ou seja, durante todo esse tempo toquei no meu baixo e me adaptei a ele, mas tocando outros percebi que ele deixava desejar em muitos aspectos, como pro exemplo trastejamento constante, cordas muito altas (na minah opinião) e tudo o mais.
Semana passada levei meu baixo para um luthier na zona sul (Arthur, conhecem?) e me impressionei ontem ao pegar o instrumento.
Além de estar brilhando tudo, ficou tudo melhor, está mais fácil de tocar, agora as cordas estao mais baixas, os trastes foram lixados e polidos, a tensão das cordas está ideal para mim (coloquei elixir .045, nunca havia tocado nessa tensão e com essa marca) e realmente a coisa é louca...quanto a marca pode ser q uns nao gostem, ou nao achem a melhor, mas caramba, q som dahora que tá, e nem fica perdendo a afinacao por serem novas, impressionante!
Bom, fica aqui um registro do efeito que um cara tem ao tocar no seu baixo todo reguladinho hehehhe.
Façam o mesmo! Recomendo tb o luthier, que parece gostar do que faz :D
|
denismonteiro Veterano |
# mar/07
· votar
é o Arthur Gouveia?
já levei meu "antigo" fender lá, o meninão parece que manja.... essa semana devo levar meu brinquedo novo pra dar um tapa tbm!
|
Kamui_Sakeu Veterano |
# mar/07
· votar
Ele mesmo cara!
Um amigo meu tinha indicado, ele semrpe manda regular o baixo dele lá e quando comprou um baixo novo mandou ele transformar o antigo em fretless e disse q ficou show de bola!
Na minah opinião ele manja viu, e gosta muito do que faz, ele explica tudo direitinho, o porque disso e daquilo, dá umas dicas, legal.
Talvez para alguns seja longe (+- atrás do credicard hall)...mas é bom...
fica aí o site: http://www.agguitarpoint.com/
|
squall21 Veterano |
# mar/07
· votar
vcs são de São Paulo? to louco atrás de um bom luthier aqui em Belo Horizonte =(
|
conehc Veterano |
# mar/07
· votar
squall21
ohhh nao podia vir mais a calhar... por concidencia eu tambem.... um que seja bom e barato... mandei um e-mail pro beggiato, mas acho que ele deve cobrar uns 80 reais so pra regular o meu baixo (nivelar trastes, ajustar altura, etc)... e ah, se puder ser um de facil acesso seria melhor ainda (bem verdade nao moro em bh, moro em itabirito, mas venho pra ca todo dia pra vir pra facul, e num horario de folga posso deixar o baixo no luthier....
|
squall21 Veterano |
# mar/07
· votar
conehc
quem é beggiato? se o serviço do cara for bom mesmo, até vale a pena pagar 80 conto... to precisando de um pra transformar meu baixo em fretless
|
Kamui_Sakeu Veterano |
# mar/07
· votar
Lá com o arthur é 70. Se for só regulagem sem retifica de trastes é 40...
Agora em Belo Horizonte...vish...nem sei...
eu sou de Osasco/SP...mas pra ir até lá é 1, 2...ou melhor...40min de trem hehehhe.
|
denismonteiro Veterano |
# mar/07
· votar
nuossa, moro pertinho do credicard, descobrir ele lá foi o canal!
antes levava lá no edmar luighi, lááááa na anchieta....
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/07
· votar
Kamui_Sakeu
Eu falo isso sempre............
|
eltonbass Veterano |
# mar/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Eu falo isso sempre............
é verdade, e vc ta certo!
porem ainda não levei o meu a um luthier...
mais vo levar!
|
conehc Veterano |
# mar/07
· votar
Kamui_Sakeu
70? ah, mandei um e-mail pra eles... se me cobrarem ate 80 eu faço.. eu tinha feito um orçamento quando comprei o baixo e eles me pediram 75 reais.... agora deve estar mais ou menos nessa media....
squall21
http://www.beggiato.com.br/ tem contato e endereço la... tem muita gente que foi e gostou... nao sei como ta o serviço dele agora...
ah, dizem que na promusic tem um luthier mesmo... (la na nossa senhora do carmo, perto do chevrolet hall)
|
Maurício_Expressão Veterano |
# mar/07
· votar
É impressionante como mesmo baixistas profissionais não fazem um set-up regularmente em seus baixos e depois reclamam que o tal marca ou tal modelo de baixo não presta...
Todos os baixos que comprei usado (alguns de músicos conhecidos) estavam praticamente sem condições de serem tocados.
Tempos depois o músico de quem comprei o instrumento dá uma "experimentada" e assustado pergunta o que fiz no baixo, fala que se soubesse que o instrumento ia ficar tão legal não o teria vendido...
Poxa gente... Regular o baixo periodicamente é o mínimo que o instrumento necessita.
Instrumento novo pede uma regulagem a cada seis meses nos 2 primeiros anos. Instrumentos mais estabilizados 1 vez por ano deve ser revisto pelo seu luthier de segurança.
Tudo bem que no começo e com um baixo de estudante isso pode até ser irrelevante. Mas com o passar do tempo, com a evolução técnica, não ter um instrumento profissional e regulado é relaxo.
|
limanegative Veterano |
# mar/07
· votar
na minha opiniao eu acho q todo mundo quando ta começando deveria meter as caras e tentar aprender a regular do jeito q gosta, aproveitando que quando iniciante, seu instrumento nao é lá essas coisas e qualquer cagada nao seria tao desastrosa.na pior das hipoteses, ficaria uma bosta e bosta ele ja estaria de qualquer jeito e isso se resolveria facilmente levando-o em alguem especializado.ate hoje ninguem regulou a altura das cordas do jeito que eu gosto, mesmo levando ao jair da vintage, chegando em casa eu dou o meu tapinha pra ficar melhor.
|
TugaBass Veterano |
# mar/07
· votar
Maurício_Expressão
limanegative
Concordo plenamente!!!!
Eu já toco baixo desde os meus 16 anos... neste momento tenho 43 e desde o meu primeiro baixo (Ibañez Blazer) que era muito bom na época e ainda hoje é, sempre fui eu a mexer em tudo... e acho que ninguém conseguiría fazer melhor... Tenho vários baixos e em todos sou eu e só eu quem lhes mexe. Estão todos à minha medida em todos os aspectos.
Não porque não acredite nos outros, mas porque são coisas que não têm nada que saber e há certas afinações que são muito personalisadas...
Basta começar a mexer e vê-se logo como funciona! Em termos de afinações e ajustes de braço, pickups, pontes, cavaletes, é tudo à base de parafusos que apertam ou desapertam... e pronto!!!! Se ficar bem, não mexe mais... se não ficar, voltamos a mexer até ficar. Existe uma ou outra informação que se deve ter presente que eu posso dar-vos mais à frente. De resto, é muito fácil. Não há que ter medo.
Abraços.
|
limanegative Veterano |
# mar/07
· votar
TugaBass
nao ha o que ter medo realmente !!concordo com tudo que voce disse !! ninguem sabe seu gosto melhor q voce mesmo. meu baixo mais novo esta quase do meu jeito, mexo nele quase todo dia e parece que quanto mais voce mexe mais quer mexer a medida que vai ficando bom.
|
Maurício_Expressão Veterano |
# mar/07
· votar
Ih!
Sou mestre em regular baixos.
Começo a me concentrar 2 dias antes. Tomo chá de camomila. Escuto música indiana e canto gregoriano.
No dia da regulagem preparo a mesa. Limpo tudo. Deixo um jogo de chaves de fenda de vários tamanhos. Outro de chave allen.
Acendo 2 incensos e começo regulando a altura dos carrinhos da ponte. 1 de cada vez. Uso a toalha perfumada para tirar o suor...
A merd... quer dizer a ponte fica um pouquinho esquisita. Sem problemas. É só voltar à regulagem anterior.
Dai a porr.... quer dizer a ação fica muito alta e trasteja o braço inteiro. Sem problemas, sou um ser superior e evoluído...
É só dar uma pequena voltinha no tensor. Dai o Baixo fica uma bost...quer dizer, fica um pouco impraticável...
É só, com calma dar uma ajeitadinha com a chave de fenda...Não!!! Martelo não!!! Nem formão !!!!
Dai é só colocar tudo no case, levar no luthier e ainda ficar escutando o cara comentando: Pô, fuçou no baixo de novo? Vai dar o maior trabalhão pra arrumar !!! Vou te cobrar mais caro pra você aprender a não desrregular esse troço !!!
Essa é a minha técnica infalível para regular meus baixos.
Sempre dá certo. Sempre volta impecável do luthier !!!
|
Clinton_Jacks Veterano |
# mar/07
· votar
Maurício_Expressão
haUahuAHUahuAHAuhAUHAuAHUahuAHAU boa...
Sou louco pra aprender a regular meus bass... + tenho medo de mexer e fuder alguma coisa ow arranhalos... acho melhor levar pra alguem q ja trabalhe nisso a muito tempo... + confiavel... []'s
|
Bico Veterano |
# mar/07
· votar
conehc
squall21
Se ficarem sabendo de outro luthier de BH, postem aqui.
Só levei no Beggiato até hj, mas não achei nada de mais. O que não gostei foi que regularam meu baixo em E, mesmo eu tendo pedido pra ser em Eb. E o atendimento achei meio ruizinho tb. Tenho ouvido de reclamações do Beggiato.. por ele ter preços um pouco acima do padrão (parece) e tb pq pelo oq falam, ele mesmo não faz mais os serviços.. são outras pessoas.
|
conehc Veterano |
# mar/07
· votar
Bico
eh, eu tambem tinha ouvido falar isso, que nao é ele, e sim os alunos ou algo assim.... tem uns topicos aqui no fcc que tem uns telefones de uns bons, mas eu nao to conseguindo achar... se achar eu posto aqui...
|
NixonMarques Veterano |
# mar/07
· votar
E aki no RJ? Quem indica um bom luthier?!?
Mauricio Luiz Bertola, vc faz esse tipo de trabalho?!?
|
Space Ace Veterano |
# mar/07
· votar
sempre levo minha guitarra pra regular, qualquer coisa q eu faça nela eu levo, desde mudança no calibre de cordas ate verificação so pra ver se ta tudo ok e dar uma geral
|
Space Ace Veterano |
# mar/07
· votar
NixonMarques
velho, te indico um luthier fodao, bom mesmo, e nao é caro, so nao sei se a localização dele é ruim pra voce, ele fica em nilopolis, se quiser eu te passo o tel. dele
|
NixonMarques Veterano |
# mar/07
· votar
Space Ace
Falae cara! Quero o tel dele sim...
Valeu!
|
Space Ace Veterano |
# mar/07 · Editado por: Space Ace
· votar
NixonMarques
o nome dele é fábio, diz q foi o george q te indicou blz? pode confiar q o cara é fera.
depois q tu anotar o tel. me avisa pra eu poder apagar
|
squall21 Veterano |
# mar/07
· votar
Bico
conehc
Pessoal, me indicaram um luthier aqui em BH ontem. Liguei pro cara e ele parece ser gente fina e conhecer bem.
Pelo que parece, é meio careiro tb, mas as recomendações que eu tive são boas. Ele disse que uma regulagem completa sai por R$100,00.
To pensando em fazer um orçamento com ele para transformar meu baixolão (Strimberg BA450C) em fretless. Assim que fizer eu posto o preço aqui.
Ah eh, o site: www.lutheriapaubrasil.cjb.net
abraços!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/07
· votar
NixonMarques
Sim, claro que faço.
Abç
|
conehc Veterano |
# mar/07
· votar
squall21
interessante... mas é careiro mesmo hein... regulagem completa 100 reais... a vantagem é que é na lagoinha... facil chegar la... se fosse por exemplo no ouro preto ou algo parecido, podia ate cobrar 50 reais, mas eu ja desanimava so de ter que bater la...
|
NixonMarques Veterano |
# mar/07 · Editado por: NixonMarques
· votar
Space Ace
Ae cara, já anotei, pode apagar!
Obrigado!!!
|
NixonMarques Veterano |
# mar/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Ae, como faço pra entrar em contato contigo?!?
Abraço!
|
Bico Veterano |
# mar/07
· votar
conehc
squall21
Bem caro esse!.. No Beggiato, quando mandei, era 35 a regulagem. =P Mas isso já tem tempo.. mais de 3 anos.
Sei q tem um famoso em Ribeirão das Neves e que tem bons preços, mas não tenho o contato do cara.
E numa loja da Olegário (acho q a Fox Music), uma mulher me indicou um cara na própria Olegário, mas não fui nem conferir a oficina do camarada ainda.
|