Volume das cordas difetentes

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/07


    Bom... acabei de chegar do ensaio e ja vinha notando uma certa diferença de volume nas coras... a E esta alta comprada com as outras... a G quase ñ sai som... bem baixo mesmo, meu baixo é um precision... sempre q troco cordas fica assim... umas marcas e outras ñ... sera problema de corda? regulagem? tibre da caixa?

    TugaBass
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Clinton_Jacks

    Podem ser várias coisas:

    1- O calibre das cordas que estás a usar pode ser mais fino do que deve. O precision é um baixo que deve usar encordoamentos medium, no minimo. Isto é: (G=0.45, D=0.65, A=0.85, E=100/105) porque é um baixo que exige uma grande tensão para tocar bem.


    2- A altura das cordas em relação ao pickup pode ser demais. Vê se o espaço que vai da corda até ao pickup é identico em todas as cordas. Podes sempre baixar mais as cordas mais agudas para que a vibração sobre o magneto seja melhor captada ou então levantar um pouco o pickup, desaparafusando os parafusos que o fixam ao corpo

    3- O pickup poderá estar avariado, não estar equilibrado nos magnetos ou estar mesmo sujo.

    4- A qualidade das cordas pode não ser muito boa ou poderão estar mal colocadas.

    5- Verifica se nos pontos de fixação das cordas está tudo bem. Na pestana no cimo do braço e na ponte/cavalete. Como são os únicos pontos de apoio das cordas, se não estiverem em condições, não deixam as cordas vibrarem como devem.

    Pode ser muita coisa, mas penso que estas possibilidades podem ajudar-te a minimizar o problema.

    Abraço.

    Rdg Bass
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Kra uma vez no meu Tagima Jazz Bass a corda "A" ficou assim, e quando troco as cordas costumo cortalas um pouco, nessa vez cortei a corda um pouco a mais do que devia e aconteceu isso, o som ficou mais baixo q as demais por ficar menos enrrolada na tarracha.

    limanegative
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    faz o seguinte: no proximo ensaio, leva uma chave de fenda consigo e conforme for notando a deficiencia, vc abaixa ou aumenta a altura dos caps.de repente é melhor ate abaixar o lado que esta com mais ganho do que subir o que esta com menos ganho.muitas vezes eu tbem noto essas diferenças e faço isso q estou lhe falando e sempre deu certo !

    CasToR_666
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Clinton_Jacks

    O volume da corda sai baixo somente ou ela vibra menos? Se for isso a corda ta muito baixa ou teu braço ta empenado...

    Se for só o som da corda que ta saindo baixo, o problema é no captador mesmo, tente fazer o passo 2 do tuga bass!

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    TugaBass
    então... as cordas q uso são Fender 7250ML (.045, .065, .080, .100) troquei janeiro e so agora q to usando o baixo... foi por um luthier, as cordas estão numa altura ideal... c abaixar + um pouco trasteja... a altua das cordas no cap tão iguais, no meu baixo as cordas entram por tras... e aparentemente esta td ok... vo ver c levo ele pro luthier pra ele da uma olhada na parte eletrica dele e nos caps

    CasToR_666
    elas estão vibrando normal...

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Se seu baixo estava normal e de repente ficou com 1 única corda com volume mais baixo podem ser 2 coisas:

    Se for corda nova, com certeza é qualidade da corda.

    Se for corda velha, isso acontece também, pois a corda vai perdendo o brilho e por conseqüência o volume também.

    Como já explicado acima, tem outros fatores mais difíceis de acontecer (como o corte da corda e perda de qualidade pois ficou com menor comprimento para enrolar na tarracha).

    Mas no teu caso, acho que a "E" está mais alta que todas e a "G" mais baixa que todas. Então pode ser mesmo o item 2 do Tuga.

    TugaBass
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Clinton_Jacks

    Ya! Faz isso! Pode haver algum problema nos captadores!

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    puts... to sem meu cubo em casa e fui liga o baixo no som q tenho aki... e saiu td normal o som das cordas... sera a caixa do estudio tipo... é uma caixa com falande de 15, fica no chão ela... e toco com o baixo bem grave... sera q por isso ñ tava saindo o som das cordas + agudas? o limiter q uso tb possa ter cortando o agudo... sei lá...

    dani_low
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    poderia ser a equalizaçao? sei la, tirando o agudo abaixa oq eh agudo ou algo do tipo....

    TugaBass
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Clinton_Jacks
    Qualquer coluna ou amplificador (Cubo ou caixa, como se diz no Brasil) que esteja no chão, perde sempre agudos e ganha mais graves porque o chão serve de passivo e por isso os agudos têm tendência a desaparecer e os graves a subir, mas isso não quer dizer que perca volume... perde é definição e recorte e como estamos a falar de um baixo passivo, é natural que isso aconteça.

    Experimenta ligar o baixo no mesmo amplificador mas no meio de uma sala, sem estar a um canto ou encostado a uma parede... Logo vês se há diferença.

    Ou então ainda melhor: liga o baixo a um pré-amp de headfones sem efeitos ligados, coloca os headfones e vê se há assim tanta diferença no som e volume das cordas. Aí vais tirar as duvidas todas. Provavelmente estás a passar pelo "EFEITO DE ESTUFA" (como eu adoro dizer cá em Portugal... e já começa a ser um termo muito usado por cá). Quando por qualquer razão não temos som para enquadrar o baixo na banda, recorremos aos cantos e paredes para nos servirmos do efeito passivo da sala ou palco... Eu recorro a isso muitas vezes quando apanho salas ou palcos com má acústica e sem munição... e resulta de tal maneira que a malta que está a tocar comigo diz que só ouve é baixo... Eheheheheheh! E até têm mais power que eu.

    Vê isso... Na volta o baixo não tem problema nenhum e é a sala que está a estragar tudo!

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Volume das cordas difetentes