Distancia das cordas

    Autor Mensagem
    LocoLive
    Veterano
    # nov/03


    Bom, antes q me batam eu ja t entei usar a busca e nao achei nada ...
    qual eh a distancia ideal entre a corda MI (a mais grave) e oi braço do contrabaixo ???

    nukebass
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    O título que vc postou fica parecendo que vc quer saber a distância entre as cordas(que nesse caso o ideal é entre 18-19mm).

    O que vc quer saber é a ação das cordas... nesse caso vou postar o que escrevi em minha apostila sobre Tapping:

    Sempre costumo dizer que o ideal é ter um Baixo regulado apenas para Tapping. Um Baixo regulado para beneficiar o uso do Tapping não atende bem outras técnicas como por exemplo um pizzicato com uma pregada mais forte. É certo que nem todos têm a possibilidade de ter dois instrumentos e até mesmo seria impossível mudar de baixo no meio de uma música pra executar um Tapping.
    No que diz respeito ao Tapping, o fator mais importante para uma boa tocabilidade é o da ação das cordas. Deve haver bastante discernimento ao regular a altura das cordas em relação aos trastes, pois se ficarem muito altas prejudicarão bastante a tocabilidade qualquer que seja a maneira de tocar; já se ficarem muito baixas diversos outros problemas surgirão: trastejamento, comprometimento do timbre do instrumento, e perca de sustain. No Tapping quanto mais baixa a ação das cordas melhor, mas como disse antes devemos achar um meio termo e também respeitar os limites de cada instrumento, mesmo porque alguns Baixos não são ideais para o uso do Tapping.
    A altura das cordas deve ser regulada somente depois de uma prévia regulagem do Tensor(parafuso que atravessa todo o comprimento do braço) e de certificar-se de que não há nenhum tipo de flexão no braço do instrumento*, estando a escala totalmente plana e alinhada. Tendo essa certeza, a regulagem da altura das cordas é feita nos parafusos dos saddles que são os carrinhos que ficam na ponte(figura). Essa regulagem deve ser feita corda por corda com uma chave Allen ou chave “L”. Sempre que baixar ou aumentar a altura da corda lembre-se de afiná-la antes de testar.

    *Nota: é normal haver uma pequeníssima curvatura na escala para que as cordas possam vibrar livremente. Para verificar se essa curvatura está em níveis normais, pressione a corda no primeiro traste como você faria se fosse tocá-la, e então pressione a corda no último traste da escala. Deve haver um pequeno espaço entre a corda e o 10º traste (cerca de 0.5mm). Se não houver esse espaço, ou se o mesmo for muito grande, você terá que fazer um pequeno ajuste no tensor até que a escala fique com sua curvatura natural.


    LocoLive
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    mas tipo 2mm no começo do braço eh muito grande ???

    LocoLive
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    up caralho

    nukebass
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    LocoLive
    Cara... isso depende da sua "pegada", do seu estilo de tocar, se vc usa palheta...etc... se vc sente-se confortável com essa regulagem então está ok... mas se vc sente dificuldades para tocar por causa disso então vc tem que ir a um luthier e pedir pra ele baixar o máximo possível a ação das cordas... isso já foi amplamente discutido aqui no Fórum... é só dar uma procurada...

    LocoLive
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ae nuke valew !! mas eh q eu ja fui na busca e realmente nao achei nada ... mas vlw !!!

    nukebass
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Olha só... cê tem que ir a um luthier... não é tão caro assim... e vale muito a pena! Mas vc tem que ir lá sabendo o que quer!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Distancia das cordas