Bandas com 2 guitarras.

Autor Mensagem
Steve Harris eh o cara
Veterano
# jan/07


Quem nunca ouviu o comentario: "banda só com uma guitarra não tem peso" ou "hmm essa musica precisa de 2 guitarras" e coisas do genero? Po queria saber que que vcs pensam disso como baixistas. Afinal em bandas com apenas uma guitarra os baixistas tem oportunidade de "mostrar mais serviço" e criar levadas e grooves que sustentem a musica sem o auxilio de outra guitarra, surge também mais oportunidade para todos mostrarem mais criatividade.

E para por esse comentario por terra... basta ouvir Dream Theater, Symphony X e coisas do genero para ver que uma banda com 1 guitarrista pode (e tem) mto mais peso que mta banda com 2 ou 3 guitarristas por ae.

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


E para por esse comentario por terra... basta ouvir Dream Theater, Symphony X , Mr. Big...

Mas eu acho q independente da quantidade de guitarristas, a banda tem q saber aproveitar oq tem de melhor, e equilibrar a criatividade e capacidade de cada integrante.
Iron Maiden tem 3 guitarristas. E nem por isso Steve Harris é apagado.

fã de mp3
Veterano
# jan/07 · Editado por: fã de mp3
· votar


Acho que ter dois guitarristas numa banda é mais por uma questão estética, pois um pode sim dar conta muito bem do recado. Mas ao vivo talvez até se justifique em alguns casos.

LuizBass
Veterano
# jan/07
· votar


minha banda tinha 2 guitarristas,um saiu...e vo dize,tinha coisas q eu nem sabia q o guitarrista q ficou fazia,tamanho era o chiado dakelas distorções..

Krist Novoselic
Veterano
# jan/07
· votar


Rapaiz, banda com uma so guitarra nao tem peso se o baixista for ruin e tiver um instrumento ruinzão.
Eu toco em duas bandas, todas as duas so tem uma guitarra,, uma sendo blues/rock 'n roll/cowntry e a outra punk rock, e nao fica nada faltando , eu consigo preencher totalmente com o baixo.

Gui
Veterano
# jan/07
· votar


todas as minhas bandas tem duas guitas...e eu não sou nem um pouco apagado...

baixista tem que saber mostrar serviço...não fazer apenas aquelas linhas mamão com açucar...

o pessoal nunca lembra do baixista quando ele faz linhas faceis..mas quando se destacam...as pessoas lembram dele..
e se o baixista é ruim..as pessoas não identificam o que tá ruim..e colocam a culpa na banda...se a banda é boa...não lembram de nós...

esse mito de banda com um guitarrista num ter peso é furado total!

MaurícioLeite
Veterano
# jan/07
· votar


Eu acho q independe o baixista ter oportunidades a menos ou a mais.
Acho q se o baixista souber como groovar bem e fazer suas linhas ainda na velha "cozinha", poderá ter mil guitarras e o cara faria o mesmo.
Mas eu mesmo n acho necessário, e acho melhor uma guitarra só.
acho q só esses exemplos, de Dream Theater.. já falam por si
acrescentando Pain Of Salvation tb, recomendo. :)

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


Gui
e se o baixista é ruim..as pessoas não identificam o que tá ruim..e colocam a culpa na banda...se a banda é boa...não lembram de nós...

Falou tudo!
Bandas boas nao tem baixistas ruins... tem exceções, claro, hehehehe

mas o lance eh preencher o som, tem que ter volume, tem que ter peso, tem que abranger varias frequencias (nao gosta de medios? vai tocar korn cover entao...), tem que ter pegada pra nao tocar como um quati em estado de coma e, claro, PRESENÇA DE PALCO! Tem gente a menos na tua banda, tem que pular como dois!! hahahaha nao eh pra tanto tbm...

robgd
Veterano
# jan/07
· votar


em vez de 2 guitarras na banda sou mais uma guitarra e um teclado q prenche pra caramba tbm.

Gui
Veterano
# jan/07
· votar


robgd
em vez de 2 guitarras na banda sou mais uma guitarra e um teclado q prenche pra caramba tbm.
sim...eu também prefiro essa combinação...talvez por ter me acostumado a tocar em igrejas...onde era assim...
Will Piasecki
Falou tudo!
Bandas boas nao tem baixistas ruins... tem exceções, claro, hehehehe
sempre existem exceções a regra...um exemplo disso..é a banda mais minimalista que eu já vi..mas tem um som legal e cheio: White Stripes
PRESENÇA DE PALCO!
SIM!! isso é um negocio que divia ter curso..é tão feio ir num show e os caras ficarem como mumias..parados no palco (um dos motivos que eu acho chato DT)

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


Minha banda tem 2 guitas (as duas solam) e teclado, o processo de criatividade de cada um e acima de tudo o respeito entre músicos é que cria a sonoridade, é preciso ceder e conquistar espaços e deixar de lado os estrelismos. Nunca recusamos nenhum tipo de arranjo de nenhum de nossos músicos, bem como nunca tocamos as musicas na versão absolutamente original, sempre optamos pela releitura criando novas versões, assim como em 70% dos casos improvisamos um monte em cima das bases que surgem por acidente.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


Led zeppelin é um dos melhores exemplos de power trio (instrumentalmente falando) e no entanto nas versões de studio jimmy page chegava a mixar até 12 guitarras e nem por isso JPJ ficou na segunda, pelo contrario sempre ocupou lugar de extremo destaque no Led.

Mikael
Veterano
# jan/07
· votar


Pra mim tem muita banda só com 1 baterista - 1 guitarrista e 1 baixista que faz som muito melhor que essas bandas que tem quase 10 integrantes.

Mas como já falaram, independente do número de integrantes o cara que é bom sabe se destacar de qualquer maneira.

Raven_Heart
Veterano
# jan/07
· votar


Dream Theater, Symphony X , Mr. Big, Pain Of Salvation, Motorhead, Black Sabbath, Pantera...
Como já foi dito, se o baixista marcar presença, não precisa 2 guitarras...mas se o cara não se apresenta, fica só no canto tocando a tônica dos acordes, com um timbrezinho meia boca, aí não tem jeito, né...

Zpok_Bass_ACP
Veterano
# jan/07
· votar


Raven_Heart
Membro # Enviado: 9/jan/07 20:27
Quote

Dream Theater, Symphony X , Mr. Big, Pain Of Salvation, Motorhead, Black Sabbath, Pantera...
Como já foi dito, se o baixista marcar presença, não precisa 2 guitarras...mas se o cara não se apresenta, fica só no canto tocando a tônica dos acordes, com um timbrezinho meia boca, aí não tem jeito, né...



Idem ao Raven_Heart...

Seu nick é da música do Xandria?

Homem da Ciência
Veterano
# jan/07
· votar


Cream =)


Jack Bruce manda.

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


Homem da Ciência

Rush! =)

Homem da Ciência
Veterano
# jan/07
· votar


E Niacin que não tem guitarra?



Bom, acho que para sons pesados 1 guitarra é suficiente. Outro exemplo é Deep Purple.

Will Piasecki

:D

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


Homem da Ciência

Emerson, Lake e Palmer!!

Tem uma entrevista do Greg Lake se nao me engano na cover baixo, lá um reporter perguntava "como vcs fazem para preencher o som sem guitarra?", no que Lake respondeu "usávamos teclados", hahahahahahahah, um tanto quanto óbvio mas foi engraçado...

Ernani_Harris
Veterano
# jan/07
· votar


na minha opniao .. banda com baixista bom , nao necessita de uma 2° guitarra...

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/07
· votar


Acho que depende muito da banda.

Essas que voce citou, DT e Symphony X por exemplo, teem um guitarrista só, mas em compensação os teclados nestas bandas são extremamente importantes, então de certa forma, cobrem muito a cama tambem pra guitarra, além de terem seus momentos solos tambem.

Analogicamente, é como se houvessem dois guitarristas na banda hehehe

Atualmente prefiro tocar sozinho (sou guitar). Ter um segundo guitarrista na banda exige uma sincronia maior, uma afinidade, uma combinacao de timbragens, e uma serie de outros fatores.

Prefiro 1 guitarra + baixo + batera. Mas tambem gosto da formacao com teclado.

Raven_Heart
Veterano
# jan/07
· votar


Zpok_Bass_ACP
Seu nick é da música do Xandria?
Não, é da música do W.A.S.P.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/07
· votar


Raven_Heart
Não, é da música do W.A.S.P.


haahhaha boa

Blackie Lawless rulez \m/

Kamui_Sakeu
Veterano
# jan/07
· votar


Opa...assim...White Stripes tem só uma guitarra e uma bateria...mas tem peso viu...ao vivo entao mais ainda! Confiram o DVD Live in The Blackpool Lights...

Mas assim, quem preenche o peso da banda é o baixo :P

eltonbass
Veterano
# jan/07
· votar


não esqueçam o Red Hot Chili Peppers otima banda com um de cada!esse esquema de duas guitarras é só firula.

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/07
· votar


Eu já tive uma banda de hard-instrumental,q fazia um som próprio com parecido com o som do Steve Vai e do Tritone,q no inicio tinha apenas uma guitarra,mas com o tempo a banda viu a necessidade de mais uma guitarra,não por incompetência minha,pq eu fazia muito bem a minha parte,mas sim pelo modo como construímos as nossas músicas e como queríamos q elas se desenvolvessem.

A inclusão de mais um guitarrista na banda,me deu muito mais liberdade,pois ao invés de eu ter q ficar segurando as pontas da banda,enquanto um guitarra solava,como eu fazia antes,eu pude passar a trabalhar mais com frases rápidas,dobras com a guitarra,grooves mais espaçados, e até solos,sem q o som ficasse vazio.Sempre tinha mais alguém segurando as pontas além de mim.

Eu pude mostrar mais serviço com duas guitarras na banda do q com uma,mas tem gente q consegue mostrar mais serviço com apenas uma guitarra na banda.

Mikael
Veterano
# jan/07 · Editado por: Mikael
· votar


Rafael do Baixo

Interressante o que você falou da sua experiência, mas eu creio que da pra desenvolver um baixo mais livre e até com solos em determinados pontos com apenas um guitarrista.

Vamos pegar o exemplo que falaram ai do Red Hot, o Fle é um exemplo de baixista que tem que segurar as pontas na hora do solos do Frusciante, porém tem horas que ele sola e improvisa também, ele não é um Jaco certamente mas consegue fazer sua tarefa de segurar as pontas e se divertir ao mesmo.

Eu acho que quanto mais intrumentos... o som fica menos "claro" e menos verdadeiro no que diz a emoção do seu compositor... mas isto já é loucura minha ehehe

eltonbass
Veterano
# jan/07
· votar


Rafael do Baixo
claro se os guita souber bem o que estão fazendo ai só melhora concerteza!

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


baixista q eh bom nao precisa ter na banda um guitarrista a menos pra mostrar q eh bom

eltonbass
Veterano
# jan/07 · Editado por: eltonbass
· votar


Midgard
isto é verdade!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bandas com 2 guitarras.