Afinar oitavas na troca de cordas

    Autor Mensagem
    mike1985
    Veterano
    # dez/06


    dae galera.

    eu estava decidido em trocar as cordas do meu baixo, mais antes de compra-las resolvi dar uma pesquisada, pra ver se é dificil de trocar.
    todos os artigos dizem q tem q saber afinar as oitavas, mais nao sei o q é isso.
    da de ser feito com o afinador normal, é outra regulagem, sera q eu conseguirei fazer, mesmo sem experiencia ??

    se alguem puder me explicar o q é essa afinação, eu agradeço.
    vlw

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    mike1985
    Bom... na busca do fórum vc vai encontrar explicações bem detalhadas sobre isso. Até mesmo por profissionais.
    Mas afinação de oitavas é o seguinte:
    Vc sabe q ao chegar na 12ª casa de qualquer corda, vc tem 1 oiava acima desta corda solta, certo?!
    OQ acontece é q se o instrumento não estiver bem regulado, as notas a partir da 12ª casa não batem com as notas das primeiras casas do braço. Ou seja, as oitavas estão desreguladas.

    Entendendo isso, vamos regular.
    Primeiro vc troca as cordas e afina ela normalmente.
    Devidamente afinado, agora vc vai tocar essa corda na 12ª casa. Ela deve ter a mesma nota da corda solta.
    Depois vc faz um harmônico natural no 12º traste e olha no afinado ql nota ele sai.
    Por exemplo... se vc está fazendo isso na 4ª corda (a mais grossa), todos esse processo tem q resultar na nota E (mi) no afinador.
    Se as oitavas estiverem dando outra nota, vcvai ter q mover os carrinhos (onde as cordas ficam apoiadas na ponte) para frente ou para trás até q as notas batam com a afinação da corda solta.

    Deu pra entender?
    Qualquer dúvida, é só perguntar q ajudarei no q for possível.

    mike1985
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    muito obrigado Soulface!

    pra ver se eu entendi:

    troco as cordas normalmente, afino elas, e depois comparo o som de cada uma solta, fazendo um harmonico na 12ª casa das respectivas cordas. se o em ambos os casos (solta e harmonico na 12ª casa), estiverem afinadas, ta pronto ???

    obrigado mesmo!

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    mike1985
    Exatamente...
    E pra se certificar mesmo, basta ir tocando da 12ª casa em diante e ver se as notas estão batendo com as primeiras casas.

    Caso esteja desregulado e vc precise mover os carrinhos, saiba q movendo os carrinhos pra frente (em direção ao braço) vc aumenta o tom. Para trás (em direção à ponte), vc diminui o tom.

    João EADG
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Soulface

    se liga cara esse carrinho q vc disse eh um parafuso q se manipula com chave de fenda ?

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    João EADG
    São esses negócios presos nos parafusos com molas desta foto.

    João EADG
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    ah agora intendi , mas eu mexo em direçao a ponte e vice versa pelo parafuse atras da ponte ou pelos buraquinhos do proprio carrinho ?

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    João EADG
    Os parafusinhos q tem no próprio carrinho (no caso da foto, um em cada ponta) são para ajustar a altura das cordas.
    Para mover os carrinhos, vc vai apertar ou afrouxar aquele parafuso q tem uma mola ali.

    João EADG
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Cara vlw msm e desculpa pela burrice mas sou iniciante , vo lah arrumar agora =)

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    João EADG
    Estamos aí para oq precisar! hehehehe
    Se eu tiver falado alguma merda, mais tarde o Bertola aparece aí pra puxar a minha orelha! =P

    João EADG
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    axo q nao tah na pq aki nu afinador for tiro e queda a luzinha verde piscando ;) vlw

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    João EADG
    Então pode tocar sossegado!

    João EADG
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Soulface
    Estava procurando isso a um tempo , mas to sossegado sim

    JaderGarcia
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    mike1985

    Acho que tu não entendeu... Se a corda solta está afinada, o harmônico também vai estar... Tu tem que afinar ela solta, comprovar que ela está afinada (tirando um harmônico na 12º casa) e aí apertar na 12º casa e evr o som se está afinado.
    EX: A primeira corda, a sol. Toca ela normal, tem que soar o sol, toca o harmônico na 12º, tem que soar o sol, daí toca a 12º casa (pressionando o dedo), tem que soar o sol...

    Não sei se fui bem claro, entendeu?

    Espero ter ajudado, abraços...

    JaderGarcia
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Soulface

    troco as cordas normalmente, afino elas, e depois comparo o som de cada uma solta, fazendo um harmonico na 12ª casa das respectivas cordas. se o em ambos os casos (solta e harmonico na 12ª casa), estiverem afinadas, ta pronto ???


    Lê de novo e vê se está certo... Acho que não...

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    JaderGarcia
    OQ q estaria errado?

    JaderGarcia
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Soulface

    O harmônico na 12º casa sempre vai estar afinado se a corda estiver afinado, ele tem que comparar o harmâonico com a casa 12º pressionada e ver se tem o mesmo som, entendeu?

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    JaderGarcia
    E não foi isso q eu falei no primeiro post?

    JaderGarcia
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Foi, mas é que o mike1985 postou isso:


    troco as cordas normalmente, afino elas, e depois comparo o som de cada uma solta, fazendo um harmonico na 12ª casa das respectivas cordas. se o em ambos os casos (solta e harmonico na 12ª casa), estiverem afinadas, ta pronto ???


    e tu respondeu:

    Exatamente...

    Sacou?

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    JaderGarcia
    É mesmo... deixei escapar isso.
    Mas de qualquer forma, depois eu fiz a ressalva pra ele se certificar mesmo, basta ir tocando da 12ª casa em diante e ver se as notas estão batendo com as primeiras casas.
    Fazendo isso, as notas não vão bater se estiver desregulado.

    Valeu aí!

    JaderGarcia
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Soulface

    Tá tranquilo, é que o mike1985 não tinha entendido totalmente certo...

    Abraços...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinar oitavas na troca de cordas