Regular oitavas. Como?

    Autor Mensagem
    Mayzen
    Veterano
    # out/04


    Ae, um amigo meu (tb baixista) ia regular o baixo dele c/ um otro colega dele aí...só q ele ñ sei pq ñ pediu p esse mulek, efim me deu o baixo dele p eu dá uns ajustes...fiz tudo...tipo escala, raço acertei, ponte, tensor só q eu nem sei como regular as OITAVAS...eu queria saber como q é e como funciona as oitavas, interfere em q?! alg aí pode me explicar, por favor e como q regula?! C isso for encher mt o saco d vcs, me manda, então, alg site q fale e explike sobre isso..vlwzão galera!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen

    interfere em q?!
    Se as oitavas estiverem desreguladas, quanto mais para perto da 12ª casa vc tocar, mais desafinado vai ficar (mesmo tendo acabado de afinar o instrumento)


    como q regula?!
    O ideal é ter um afinador digital. Primeiro vc deve afinar o baixo normalmente. Depois de afinar, vc verifica se as notas tocadas na 12ª casa de cada corda (as OITAVAS) estão afinadas tbm. Caso estejam desafinadas, vc deverá apertar u soltar o parafuso que fica atrás da ponte (que seguram o sadles - carrinhos, que tem as molas passando por eles).
    Não é um trabalho difícil, porém exige paciência.

    Escrevi um artigo para o site BassPoint, que fala um pouco mais sobre isso. Vc pode confeir por este link:
    http://www.basspoint.cjb.net/det_coluna.asp?coluna=Diversos&codigo=15

    Um abraço!

    Mayzen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marcioazzarini
    Pô aí kra, vlw msm!!Brigadão!! Consegui o lance..ficô bonzão!!Vlw msm!!Fui! Só uma outra coisa... Uma pergunta: Akele lance d o carrinho ficar mais para um lado ou outro (q vc ajusta pelos "parafuzinhos") q faz a corda acompanhar a curvatura do braço influi na afinação das oitavas ou vc só regula oitavas qnd anda com o carrinho p frente ou p trás?!Só curiosidade msm...a regulagem no outro bass ficô 10!!Vlw aí!!

    Peter Rocks
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marcioazzarini
    Vc deve ter inspirado em mim para fazer isso.. de tanto q eu t enchi o saco outro dia perguntando como regular as oitavas... hehehe

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mayzen

    Quando vc regula a altura dos carrinhos, precisa dar uma checada nas oitavas tbm, pois dependendo de quanto vc saobe ou desce, altera a afinação.

    Fico feliz em ter ajudado. ;]

    Peter Rocks
    Não só vc... hehehe
    Um monte de gente mandava e-mail perguntando sobre isso... hehehe

    Mayzen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marcioazzarini
    Ae, já q vc tá tão consultado assim p/ responder sobre oitavas, podia c espcializá hein!!!Pode ganhá uma grana!!hehahahea!! agora sem zuá..vlw aí kra..me ajudô mt....Fui!!

    Bruno Banda
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Sugiro alternadamente checar afinação de harmônicas e notas puras (apertendo-se normalmente as casas no braço do instrumento) para conseguir uma perfeita regulagem de oitavas. Claro, vai checando a afinação e ajustando os parafusos que ajustam a distância dos "tambores" da ponte.

    thiagu
    Veterano
    # out/04
    · votar


    dahora.. esse topico, uma vez eu levei meu baixo em um cara pra regula ele e o cara so estrago mais ainda, fiquei com uma puta raiva, sorte q o cara nao cobro nada..

    Mayzen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    pô, então é isso..o tópico vlw p/ alg coisa!! vlw!Fui!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Regular oitavas. Como?