Colocar mais um capatador?

    Autor Mensagem
    bazz
    Veterano
    # dez/06


    Eu tenho um baixo Gianinni GIB 400 (modelo Precision), ele esta muito bem regulado e macio, e estava pensando em colocar mais um captador, um modelo Jazz Bass na ponte, será que vale a pena, já que eu tenho q mandar um luthier "abrir um buraco" e instala-lo. Qual seria uma boa marca (fabricante) (SOund, BArtolini...)?

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    bazz
    É um processo bastante trabalhoso e q pod gerar consequências não muito boas...
    Fazer uma escavação em uma guitarra já pintada e tudo mais dá um certo trabalho. Pode riscar ou rachar/lascar a pintura.
    Sem contar q eu não se se um baixo precision com mais um cap no braço fica bem equilibrado. Mas isso é gosto de cada um e eu não me meto.Mas se vc estiver disposto mesmo a corer os riscos e achar q vale a pena, procure um luthier bom e de confiança pra fazer o serviço.
    Qnto aos caps q vc deve colocar, aí vai do seu gosto e do q vc toca.
    Tem uns tópicos aqui mesmo no fórm de aixo q dá uma geralzona sobre captadores. Eu mesmo li esses dias atrás.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu acho q vale apena colocar mais um captador no teu precision,pois isso irá lhe proporcionar uma vasta gama de timbres tornando o teu baixo muito mais versátil do q ele é,quanto ao captador é uma questão de gosto e do timbre q vc está á procura, então o melhor é vc procurar se informar e ouvir uns samples dos captadores baseando-se no timbre q te agrada e procura e nos estilos q vc toca.

    Mas vc precisa escolher um bom luthier pra fazer o serviço,como já foi dito, pq um erro por menor q seja pode comprometer o teu baixo por inteiro,prejudicando o sustain,o timbre natural e até mesmo a pintura q pode rachar, se o serviço não for feito com cuidado.

    WormKrash
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    comentário bem pessoal, mas se eu tivesse um desses Gianinnis clássicos, como o teu caso, sem dúvida ia colocar um set EMG PJ que já aproveita a escavação que tu tens no corpo. Comento isso porque provavelmente tu vai precisar trocar o captador P pela diferença de ganho comparado com o captador novo. até porque convenhamos que a parte elétrica deles (pelo menos dos que já vi) é bem fraquinha, mas a construção é legal, por isso vale a pena um investimento.

    Half
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    bazz
    Amigo, eu tenho um Fender Precision standard (o modelo padrão, americano, não o standard meia boca novo, o correspondente à atual american series) e apesar de sempre ter gostado muito dele, o som do captador Jazz na ponte sempre me fascinou. Mandei então, instalar um jazz na ponte e fiquei satisfeitissimo. Essa combinação PJ é muito consagrada, amplia em MUITO a versatilidade do Precision, que é um tanto quanto limitado.
    No meu optei por uma chavinha seletora de três posições ao invés de colocar mais um potenciômetro, assim, na posição 1 ele fica só com o P ligado, na posição 2 ambos, e na 3 só o jazz. Mantive os botões: um volume e um tone.

    Se o baixo é bem construído vale o investimento sim, mas não mande num luthier meia boca, pois não é um serviço tão simples de se fazer.

    Renato Nascimento
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    poxa eu to com um certo problema com o meu precision,um shelter antigo com o headstock igual ao dos fenders, que eu comprei ele usado e ele já veio com um cap j na ponte, mas o baixo tem uma diferença de volume mto grande entre os dois captadores e qndo liga os dois no maximo o som do baixo diminui bastante e fica mto agudo, o cap do braco tem polos metálicos e o da ponte não e o cap da ponte tá com o simbolo da marca raspado, seria mais conveniente, trocar só o da ponte pois o do braço me agrada ou fazer um up-grade geral, nisso incluindo captadores e parte eletrica em geral? eu tava pensando em colocar captadores cabreira e potenciometros gotoh. Meu pensamento tá no caminho certo ou teria outra alternativa mais em conta para essa situação?

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Renato Nascimento
    Primeiro, o ideal é uma boa revisão na parte elétrica. Pra saber se essa diferença de volume é alguma ligação mal feita, um mal contato ou a dimples diferença de saída de cada captador.
    A questão do captador do braço te agradar mais, pode ter a ver mais com a posição dele tb Não só com a marca ou modelo. Uma vez q captador da ponte tem por característica um timbre mais estalado, enquanto o do braço é mais macio.
    De qualquer forma, isso tudo é questão de gosto. E oq importa no final, é vc estar satisfeito com o timbre do seu instrumento.
    O fato de o captador estar raspado, mostra q o baixo pode não ter sido bem cuidado pelo antigo dono. Aí vale o conselho da revisão novamente.
    Se vc tiver algum luthier de confiança, leve o baixo até ele pra q possa ser feito uma avaliação. E ele vai saber te indicar tb as melhores opções para oq vc qr.

    bazz
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    na opiniao de vcs, qual é o melhor captador precision bass? procuro um com bastante brilho

    kadudu2
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara tenho um baixo Precision special, o "P J", original.
    é mto boa essa combinação
    vale a pena..

    Gui
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Renato Nascimento
    o problema é o tipo de ligação...no meu baixo mais antigo...também há esse "problema"...mas pra mim..ficou bom porque dá um som mais ameno...é um timbre bastante diferente do que o baixo me ofereceria...

    acho que tá em paralelo..e o que tu queria é em série (sempre me confundo nessas ligações..=[ )

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    essa combinação fica muito boa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Colocar mais um capatador?