Como colocar as cordas no baixo????

    Autor Mensagem
    geninho
    Veterano
    # mai/04


    Galera, sei q provavelmente serei mto zoado... negócio é o seguinte, comprei um baixo usado Washburn essa semana, só q as cordas tavam um lixo, cheio das gambiarras e eu comprei cordas novas pra poder tocar... só q eu tirei as cordas sem ver como elas tavam colocadas, e agora eu num to conseguindo colocá-las de forma a dar um bom som, fica um som meio preso, feio pra caramba.
    Foi malz, essa pergunta é mto ridicula, mas sou iniciante entre os iniciantes, e nem fiz aula ainda, então não zoem mto... e me ajudem por favor!!

    Ah, aproveitem e me falem se esse baixo é bom, etc e talz, e tb me falem alguns baixistas e bandas q eu deveria buscar ouvir (eu gosto basicamente de rock - todos os estilos). Valeu!

    Dark Avenger
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    geninho
    Som meio preso? como assim?
    se vc num conseguir resolver fala com alguem q entenda.

    Tobias Sammet
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    geninho
    cara so naum deixe sem corda se naum e prerigozo empenar o braço dele......qual o modelo dele??/

    Peck
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Cara, não esquenta, eu só vim aprender direito a trocar as cordas há pouco tempo, depois de quatro anos tocando baixo.

    Eu sei o que aconteceu contigo. Pelo que me falaram (e tem dado certo), não presta trocar todas as cordas ao mesmo tempo. Você precisa trocar uma por uma, da mais fina até a mais grossa, senão acaba desregulando o tensor, e aí só uma chave específica ou um luthier (o cara que conserta instrumentos) pra regular de novo. Regular o tensor não é nada de mais, é até fácil pra caramba, mas requer um pouco de experiência pra avaliar o ponto certo da regulagem.

    De qualquer maneira, pelo que tu descrevestes, esse "som preso" pode ser resultado da desregulagem do tensor. Normalmente, quando eu trocava todas as cordas de uma vez só, meu baixo também ficava com um som esquisito. Mas eu mandava pro luthier e ele dava um jeito rapidinho.

    Bem, eu acredito que seja esse o teu problema. Não conheço outro problema desse tipo que surja depois de trocar as cordas. Se alguém souber, avise.

    De qualquer maneira, a melhor coisa a fazer é mesmo levar num luthier, que vai avaliar essa regulagem a e de outras partes, como a ponte.

    Em tempo: tensor é uma barra de metal que fica por dentro do braço do instrumento justamente pra não deixar ele empenar tão fácil. Qualquer chave daquelas em "L" (não sei como chama) encaixada no buraco do tensor (que normalmente fica em uma das extremidades do braço) resolve o teu problema, mas eu ainda recomendo levar o baixo num luthier.

    Se eu fosse tu, eu dizia a tua cidade pro pessoal aqui do fórum, e, se tiver alguém que more por aí, ele vai poder te ajudar.

    Quanto aos baixistas... comece por Jaco Pastorius.

    geninho
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Valeu galera!
    Eu até q quero levar num luthier mesmmo, mas no momento to sem grana e tempo... será q num tem nada q de pra fazer nesse intervalo?
    Mas o q eu queria saber mais é como fazer pra colocar a corda, tipo q tem a abertura pra colocar, tem os trastes, mas por algum motivo eu num to tendo a manha de colocar a corda da forma certa, aquelas chavinhas perto da abertura (num sei o nome daquilo) estão saindo do lugar, etc e tal... é mais relacionado a isso...

    Peck
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Chavinhas perto da abertura?? Não sei o que tu queres dizer com isso, mas se a ponte (que é o que segura as cordas por baixo, prendendo-as por aqueles aneizinhos que vêm com elas) do teu baixo for igual à do meu, não te preocupa que ela é meio molenga mesmo, com uns parafusos esquisitos que ficam dançando se tu mexeres.

    Te preocupa em alinhar as cordas aos sulcos dessas quatro peças na ponte. Na mão do baixo, tenta colocar a ponta da corda bem fundo no orifício da tarraxa, e na hora de apertar, puxa a corda pra baixo pra deixar ela mais firme.

    Homaley
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    geninho

    Cara, não grila. Eu toco a mais de 12 anos e até hoje não troco as cordas do meu instrumento ( não gosto, não tenho saco e por incrível que pareça tem que ter as manha (pequenos detalhes).
    Toda as vezes que eu vou trocar as cordas eu levo num luthier. Aí aproveito e peço pra fazer uma regulagem ( tensor, oitavas, etc.)

    Vizzy
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    po eu tenho um condor bx 12 e as cordas q vieram neles fikaram todas ruins dpois de uns 6 meses q eu comprei... a pouco tempo eu fui numa loja e comprei um encordamento D'addario EXL220 .040 so q na hora q eu fui botar a corda 040 elas fikaram grandes d+ e alem do + umas delas arrebentou e tbm o baxo fikou fazendo + barulho desligado do q ligado nu amp. parecia som de guitarra sertaneja! (uHAUAhAUh) cual marca de corda eh + apropriado pro meu bx 12???

    dicipulo d marcus miller
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    kra eu sei coloca as corda mais naum sei afina quando todas as cordas estaum desafinadas ainda mais cordas novas ai fica meio dificil

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como colocar as cordas no baixo????