Qual a vantagem de trocar um nut de plástico por um de osso?

    Autor Mensagem
    Claudio Zotelli
    Veterano
    # set/06


    Estou pensando em trocar o nut do meu baixo PB que é de plástico por um de osso!, o valor não é alto (25,00), mas qual a diferença real que terei? Mais sustain? ou melhor qualidade nas cordas soltas?

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    já aproveito para perguntar: e o de metal?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Claudio Zotelli
    Melhora o timbre e a sustentação. O de metal (latão ou alumínio), acrescenta mais "ataque" e um timbre idêntico entre a corda solta e a prescionada no traste.
    Abç

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Melhora o timbre e a sustentação. O de metal (latão ou alumínio), acrescenta mais "ataque" e um timbre idêntico entre a corda solta e a prescionada no traste.
    Abç


    Então a qualidade do latão é ainda melhor que o osso?pelo que entendi sim!?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Claudio Zotelli
    Depende de seu gosto pessoal....

    Panga_Lp
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Onde posso encontrar nut de metal? existe algum fabricante...quero trocar de dois baixos meus um jazz bass e um condor bc500

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Panga_Lp
    Em algumas lojas que trabalham com material de lutiería vende, se não encontrar vc pode mandar confeccionar em um torneiro mecânico, usando os seus como padrões.
    Abç

    Panga_Lp
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    pode me indicar boas lojas?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Panga_Lp
    Se vc for de SP, procure na Vintage.
    Se for do RJ na Musicware e na Pro-Music
    Abç

    THE BASSMAN
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Oi pessoal, vou deixar mais uma opçao de um cara q trabalha bem, e serio, é ao lado da vintage aki em Sampa, é o Velozzo, meu irmão trocou o nut da guitarra dele q era de plastico, por um de osso, ficou otimo, bem acabado e o preço quase nao acreditei, R$ 20,00!
    Abc

    Alex Navarro
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Por quê tanto sobre a qualidade e sonoridade do NUT se quando apertado a primeira nota na primeira casa tanto fará se o nut é de plástico ou de ouro?

    o nut tem de ter o material próximo ao do traste. Até onde eu sei, trastes são feitos de latão com um pouco de prata.

    Até onde já experimentei, latão e alumínio chegam mais próximos dos sons que sairão nas próximas casas.

    Antes e bem antes o osso era empregado pois era o material mais duro e fácil de encontrar e manusear. Isso eu estou falando de coisa de décadas à céculos.

    Materiais desse tipo de qualidade vem da canela do boi (não da vaca e não me perguntem porque!) do dente do porco e de elefante, o marfim, mas nem vamos pensar neste e deixar o bicho em paz.

    Eu acho que uma pestana de osso para dar o direcionamento das cordas e para manter um toque classico ... e logo adiante um traste zero é o melhor de tudo pois é o mesmo material de começo 'a fim..... O chato é que é feio....

    Du Bass
    Veterano
    # set/06
    · votar


    O que é nut? =/

    RodrigoBR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Du Bass
    Capotraste, onde as coras apoiam ao sair das tarraxas

    caso mandem confeccionar um e mais fácil procurar um ajustador mecânico... (ou o propio luthier)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a vantagem de trocar um nut de plástico por um de osso?